segunda-feira, 29 de março de 2010

Como vai a sua família?

O Senhor nos fez, para andarmos junto com a família, mas você já observou como as pessoas estão isoladas?
Durante a semana a casa está quase vazia, alguns estão no trabalho, outros na faculdade, cada um segue o seu próprio rumo, todos correndo em busca da conquista. Se tem problemas não compartilham em casa, cada um tenta resolver a sua maneira. Eu e meu esposo, somos pastores de uma igreja, que é repleta de jovens e muitos nos procuram buscando ajuda, e sabe o que temos visto? Muitos pais não conhecem os próprios filhos, outros nem se preocupam em saber se estão felizes sentimentalmente, como estão na escola, na faculdade, vivem isoladamente no meio de todos que os cercam.

Já se sentiu assim? Isolado, sozinho, abandonado, mesmo estando numa casa cheia?
Já parou para pensar que todos dentro de casa, podem estar sentindo a mesma coisa?
Estamos numa correria tão grande em busca da conquista, do sucesso, que não temos tempo, para ver o que está acontecendo dentro da própria casa, as vezes nem conhecemos as pessoas, com quem vivemos e isso é muito triste...
Já parou para perguntar aos seus filhos, esposa ou esposo se eles são felizes ao seu lado.
Quero ilustrar esta palavra, para você entender melhor, o que quero te dizer:Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: Um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido...
E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.
Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo mundo. E disse a ela:
- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina!
Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.
A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estava, lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto.
Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu:
Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

Cuide das pessoas que você ama! E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado? Termine de ler esta palavra e vá no teu filho e diga o quanto você o ama, se não tiver em casa, liga para ele no celular, pergunta como está o seu fim de semana. Sua esposa(o) está com você? Diga-lhe que sua vida, não teria , graça se não estivessem juntos, afinal apesar dos problemas, vocês são uma só carne, não é mesmo? Você tem honrado os seus pais? Ainda dá tempo, não demore mais.
Eles são únicos querido(a), cuide deles, são herança do Senhor, para fazer os seus dias melhores.
Seja feliz, ainda dá tempo, não deixe para amanhã, tome uma atitude, antes que seja tarde demais.
Que o Senhor te abençoe, com toda sorte de bênçãos espirituais, nas regiões celestiais.

Até a próxima
Pastora Janethi Menezes

Arqueólogos encontram sinagoga da época de Jesus Cristo

O local das escavações, a praia de Migdal, na costa do Mar da Galiléia, é citado tanto em escrituras judaicas quanto cristãs.

Arqueólogos israelenses descobriram as ruínas do que eles acreditam ser uma das mais antigas sinagogas do mundo.

Segundo a arqueóloga Dina Avshalom-Gorni, as ruínas descobertas no norte de Israel são da época do Segundo Grande Templo de Jerusalém, entre os anos 50 antes de Cristo e 100 depois de Cristo.

O local das escavações, a praia de Migdal, na costa do Mar da Galiléia, é citado tanto em escrituras judaicas quanto cristãs.

Durante os trabalhos, os arqueólogos encontraram uma pedra gravada com uma imagem de uma menorá, o candelabro de sete velas utilizado em cerimônias religiosas judaicas.

A menorá é um símbolo do judaísmo de mais de 3 mil anos e também o emblema nacional de Israel. A imagem gravada na pedra encontrada nas escavações aparece em cima de um pedestal e ladeada por ânforas.

Segundo os arqueólogos, esta é a primeira vez que uma imagem de uma menorá é encontrada em uma escavação fora de Jerusalém.

A cidade de Migdal, sob o nome aramaico de Magdala, é citada nas escrituras cristãs como o local de nascimento de Maria Madalena, uma das mulheres que acompanharam Jesus Cristo.

Segundo Avshalom-Gorni , é possível supor que a comunidade que seguiu Jesus na Galiléia frequentava a sinagoga descoberta.

Com chão de mosaicos e paredes cobertas por afrescos, o salão principal da sinagoga descoberta media 120 metros quadrados e era rodeado por bancos de pedra para os fiéis.

Fonte: BBC Brasil

Adoção: um grande passo de amor

A adoção tem se tornado um fenômeno pelo mundo e a cada dia mais e mais pessoas decidem adotar um filho. No Brasil, o processo de adoção de crianças está bem menos complexo, demorado e burocrático devido ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao pleno funcionamento do Juizado da Infância e da Juventude.

Mas o desejo pela adoção deve ir muito além de modismos. Um grande passo de amor e coragem deve mover pessoas para adotarem um filho. Mesmo com o processo simplificado, esta é uma decisão que envolve toda a família, o que a torna um pouco mais complexa. Para uma adaptação trânqüila, a criança precisa se sentir bem-vinda, amada por todos, por isso o consentimento da família é tão importante.

Paciência é outro pré-requisito. O tempo de espera durante o processo de adoção depende de vários fatores, entre eles as exigências dos candidatos. Quanto mais restrições forem colocadas na ficha, mais tempo se leva para encontrar o filho.

A Igreja Batista da Lagoinha desenvolve um trabalho social com crianças para adoção por meio do trabalho “Abrigo Infantil Pró-criança”. Criado em 2001, tem por objetivo acolher, como medida de proteção, crianças de 0 a 6 anos que são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares de Belo Horizonte e Juizado da Infância e Juventude. As crianças, enquanto abrigadas transitoriamente, ficam à disposição do Juizado para retornarem às famílias biológicas ou encaminhadas às famílias substitutas para adoção. Atualmente, o projeto abriga 15 crianças.

É importante lembrar que é ilegal ir a um abrigo para escolher a criança e simplesmente levá-la. A chamada "adoção à brasileira", isto é, quando uma pessoa registra a criança adotada como se fosse natural é proibida por lei, com pena de prisão e perda da guarda da criança.

Conheça de perto o projeto
Gilcéia Fernandes, psicóloga e coordenadora do Abrigo, convida a todos a conhecer o projeto, mesmo aqueles que não possuem o desejo de adotar uma criança podem ajudar de outras maneiras.

O Abrigo Infantil Pró-criança está situado à rua Borba Gato, 101 A, no bairro São Cristóvão – Belo Horizonte (MG). Telefone: (31) 3421-1884.

O passo a passo da adoção
Qualquer pessoa com mais de 21 anos, independente do estado civil, pode adotar, desde que tenha pelo menos 16 anos a mais do que a criança a ser adotada.

O primeiro passo para adoção é procurar o Juizado da Infância e Juventude para fazer um Cadastro de Pretendentes para Adoção com dados de identificação pessoal, renda financeira, profissão e domicílio. Também deve identificar sexo, cor e idade da criança ou adolescente pretendido. Nesta primeira etapa, é preciso levar os seguintes documentos:

Certidão de Antecedentes obtida em cartório.
Xerox da Certidão de Nascimento ou Casamento.
Xerox da Carteira de Identidade e do CIC.
Atestado de Antecedentes Criminais obtido em uma Delegacia de Polícia.
Atestado de Idoneidade Moral, firmado por 2 testemunhas e firma reconhecida em cartório.
Atestado de Sanidade Física e Mental dado por um médico.
Xerox do comprovante de residência.
Fotos coloridas dos candidatos ao cadastro.
Declaração de Bens do menor a ser tutelado, se for o caso.

Um dos motivos para a demora no processo de adoção é a preferência por crianças recém-nascidas, brancas e do sexo feminino – estas são minoria entre as crianças em situação de adoção. Segundo a psicóloga Dulce Barros, essa preferência pode refletir dois erros de avaliação do casal que pretende adotar: "Primeiro, as pessoas têm a falsa idéia de que a menina é mais dócil e tem menos problemas, o que não é verdade. Segundo, porque isso pode ser uma espécie de recusa em aceitar o ato da adoção, uma tentativa de se fazer de conta que o processo foi natural". A assistente social, Maria Josefina Becker, explica que isso pode ser revertido por meio do trabalho de psicólogos a assistentes sociais que trabalham durante o processo.

Caroline Novais
Fonte: Portal Terra

O poder do louvor

Deus deseja ouvir a sua voz. Louve ao Senhor não importa a situação. Não ligue para as situações. Deposite sua fé na luz de Cristo.

“E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus” (Apocalipse 8.3,4)

O mundo está vivendo tempos difíceis. Uma terrível crise financeira tem assolado o planeta. A violência urbana tem crescido em uma escala assustadora. A natureza está sentindo o resultado da ação do homem em proporções cada vez mais alarmantes. Não é uma tarefa nada fácil louvar ao Senhor em tempos de tribulação, não é mesmo? Parece que algo nos impede de demonstrar nossa gratidão a Deus quando estamos passando por uma crise.

Em minha adolescência, sempre ouvia falar sobre o aquecimento global e sobre os efeitos catastróficos que a intervenção do homem na natureza traria nos próximos vinte anos. Parece que nosso prazo está acabando. A ampulheta foi virada e os últimos grãos de areia estão caindo.

Em meio a tantos problemas, as pessoas reagem de diferentes formas. Algumas fingem que nada está acontecendo. Continuam a levar suas vidas naturalmente. Estão tão envolvidas pela rotina de seu trabalho que são incapazes de enxergar o problema ou não querem admitir sua existência.
Um outro grupo de pessoas, no entanto, faz parte da outra ponta do iceberg. Elas vivem no extremo da ansiedade, do pânico e da depressão. Não conseguem enxergar esperança em meio ao caos. Tudo o que fazem é se desesperar. Elas têm pensamentos negativos e só visualizam um final trágico.

A que grupo de pessoas você pertence?

Se você não pertence a nenhum dos dois grupos, parabéns. Você faz parte do seleto grupo de pessoas que têm fé. “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11.1). O apóstolo Paulo nos traz não uma definição do que seja fé, mas o modo como ela opera. Nesse sentido, a fé pode ser entendida como uma convicção estabelecida em relação às coisas que não são vistas e a expectativa estabelecida de uma recompensa futura.

Depositamos nossa confiança sempre em alguém ou alguma coisa que possa nos trazer, de fato, um sentimento de segurança. Um filho tem confiança em seu pai porque sabe que todo seu sustento provém dele e caso faça alguma coisa errada, ele sempre estará por perto para ajudá-lo. Um piloto de corrida tem confiança em seu veículo porque certamente tem conhecimento da potência da máquina que controla. Ele sabe que se algo der errado, tem meios para parar o veículo em segurança, sem que aconteça um grave acidente.

A essência da fé é a segurança que ela nos proporciona. Provavelmente você deve estar lendo minhas palavras em um lugar seguro, seja na sua casa, trabalho ou faculdade. Você tem confiança que está protegido em relação ao fato de ser vítima da ação de terceiros que tenham a intenção de lhe prejudicar ou mesmo por algum acontecimento longe de ser previsto ou evitado.

Quando nos falta confiança, damos lugar a um sentimento bastante perigoso: o medo. O medo é o responsável direto pela falta de fé, pela incredulidade. Quando nos sentimos com medo não conseguimos enxergar além desse mundo terreno, não conseguimos contemplar o sobrenatural. O medo está enraizado em nossa própria natureza como homens e tem sua origem na morte espiritual de Adão. O medo nos afasta tragicamente de Deus.

Louvando na tempestade

Sempre fui apaixonado por barcos. Já tive a oportunidade de fazer algumas viagens. Gosto da tranquilidade das águas. É inspirador o modo como a brisa sopra por cima das pequenas ondas. As belas aves planam no imenso céu azul como se não se importassem com a presença de seus admirados visitantes.

Certa vez, viajei de lancha pela Amazônia. As águas do Rio Amazonas são tranquilas e parecem formar uma linda sinfonia que se une à paisagem incomparável da floresta.

O rio corta a floresta e por isso não é difícil encontrar troncos no meio das águas. O piloto da embarcação precisa ficar sempre atento para desviar das armadilhas do caminho e evitar um desastre. Experiência e atenção são indispensáveis para garantir a segurança dos passageiros.

O que quero dizer é que mesmo em meio à tranqüilidade (rio), as adversidades surgirão (troncos). Mesmo sendo servos de Deus, não estamos livres dos problemas da vida. Nascemos de novo em Cristo (João 3.7), mas ainda vivemos em um mundo onde o mal impera, onde o pecado, muitas vezes, vence a santidade.

Você pertence ao Pai, ele toma conta da sua vida. Você, no entanto, vive em um mundo entregue às paixões da carne. “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno” (1 João 5.19).

Talvez o ambiente onde você trabalhe não seja exatamente um paraíso na terra. As pessoas falam mal de você pelas costas, tentam, de todas as formas, impedir seu crescimento profissional. Mas não se preocupe, não deixe que isso lhe abale. Seja luz no meio das trevas! Pode, por acaso, a luz brilhar no meio da luz? Não, a luz só brilha no meio da escuridão. Deixe sua luz brilhar no meio do caos e faça com que as pessoas percebam que há algo diferente em você!

Permita-me voltar a falar sobre barcos. Em minhas experiências nessas viagens, um sentimento sempre me incomodou. Ao mesmo tempo em que ficava feliz por ter chegado à terra firme em segurança, entristecia-me o fato de ter que abandonar a embarcação. As águas me traziam um estado de verdadeira paz.

Comumente vemos na Bíblia algumas passagens que se referem a “águas”, como no Salmo 23.2: “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas”.

Agora imagine o seguinte: uma grande tempestade se aproxima. Antes que o comandante da embarcação perceba, ventos fortes começam a soprar. Os instrumentos de navegação nada podem ajudar, pois estão danificados! O que fazer? Como perguntei antes, a que grupo de pessoas você pertence? Você irá fazer de conta que nada está acontecendo e esperar a morte iminente? Irá se desesperar e, não se importando com ninguém, cuidará de salvar sua própria vida? Ou terá simplesmente fé?

É possível louvar ao Senhor em meio à tempestade?

Lucas nos conta o que aconteceu com ele e os demais discípulos: “Num daqueles dias, [Jesus] entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?” (Lucas 8.22-25).

Os discípulos ficaram apreensivos. Eles pertenciam ao segundo grupo, se desesperaram. Estavam com tanto pavor que somente lembraram que Jesus estava a bordo do barco quando as águas representavam perigo para suas vidas. Aqueles homens estavam acostumados com o mar. Aquela tempestade era apenas mais uma que deveriam enfrentar. Eles pensavam que poderiam passar pela tribulação pelas suas próprias forças, pelos seus próprios meios. É bem provável que antes de acordarem Jesus, os discípulos tivessem tentado – porém, sem sucesso – deter o avanço da água sobre a embarcação.

Até que ponto você consegue suportar? Até onde suas forças são capazes de aguentar as pressões deste mundo? As águas inundaram seu barco e você já não sabe o que fazer?

Mesmo em meio à tempestade, a luz de Cristo brilha forte. Você já percebeu que a luz não se abala com o vento? A luz não se move por causa das tempestades ou das chuvas. A luz permanece imóvel, parece não se importar com os problemas. Eles não a atingem.

Jesus é a nossa luz. Todos os seus problemas são pequenos perante ele. O Salvador está sempre disposto a ajudar, basta você simplesmente “acordá-lo”. Jesus quer ouvir a sua voz a chamar por seu Nome. Ele quer que você confesse com seus lábios: “Mestre, não posso caminhar com minhas próprias forças, preciso do seu amparo. Me ajude. Me salve!”.

Jesus deseja ouvir a sua voz. Louve ao Senhor não importa a situação. Não ligue para a tempestade. Deposite sua fé na luz de Cristo.

Muitas vezes reclamamos da vida. Reclamamos que Deus não se importa conosco, não nos salva de nossos problemas. Eu faço a seguinte pergunta para todos nós: temos conversado com Deus o suficiente? Estamos buscando intimidade com ele? Eu lhe desafio a buscar intimidade com o Senhor. Também me incluo nesse desafio. A voz de Deus deve ser constante em nossas vidas.

Nossas orações são levadas pelos anjos como fumaça até a presença do Senhor (Apocalipse 8.4). Deus se importa com seus filhos. Ele se importa com todos nós. O Pai Celestial se importa com você! Ele reserva uma atenção toda especial para você. Ele só deseja ouvir a sua voz. Converse com seu Pai.

Autor: Renato Collyer
Fonte: www.icrvb.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

Visita ao Desafio Jovem do Recife - D.J.R.

No dia 21 de Março deste mês tivemos mais uma visita ao desafio jovem do recife, foi uma bênção, Deus se fez presente naquele lugar. teve muito louvor, palavra de Deus, testemunhos e acima de tudo a presença do nosso Senhor Jesus Cristo.

A parte de louvor foi bem variada com o nosso ministério de louvor, César e Daniele, os Gideões, Mocidade e encerrado com os nossos irmão do desafio jovem.

A pregação foi feita pelo nosso Pastor Manassés e o principal para glória de Deus aconteceu que foi a conversão de 3 jovens para o Senhor. Saímos de lá no final da tarde na certeza de que grandes coisas o Senhor tem feito ali no D.J.R. e que grandes coisas ainda ele irá fazer naquele lugar; no dia 20 de Junho estaremos retornando aquele lugar, para vocês que perderam já vão se programando pois será uma verdadeira bênção.
Fiquem com Deus;
Willams Andrade

quinta-feira, 18 de março de 2010

Shockwave no Brasil supera o número do ano passado

BRASIL (*) - Milhares de pessoas orando juntas durante três dias. Esse foi o saldo do evento Shockwave, no Brasil, ocorrido no final de semana. “Não temos palavras pra expressar nossa alegria com o Shockwave 2010”, comenta Daniele Moraes, coordenadora do ministério underground no Brasil. “Ver milhares de jovens brasileiros unidos pra orar é algo maravilhoso e muito poderoso”, completa ela. O Shockwave acontece simultaneamente em vários países do mundo.

“Para sermos sinceras, o Shockwave 2010 superou nossas expectativas. Tivemos algumas dificuldades no caminho que não esperávamos. Então paramos tudo e, ao invés de nos corroermos de preocupação, nós decidimos praticar aquilo que é objetivo do Shockwave: orar. Pedimos a Deus para que Ele movesse o coração dos jovens desse Brasil para que olhassem a Igreja Perseguida com amor, e então Deus foi lá e fez. Cerca de 1900 jovens (mais que o dobro de inscritos do ano passado) se inscreveram no site para participar do evento; no twitter, a participação foi massiva, de modo que recebemos até atenção internacional (UG da Inglaterra). É maravilhoso sempre constatar que o que não podemos fazer, Deus faz. O Shockwave já havia sido planejado pelo próprio Deus, por isso não tinha como dar errado”, contam Daniele Moraes e Samanta Pimentel, coordenadoras do ministério underground no Brasil.

“A onda de oração não pode acabar depois deste fim de semana. Precisamos formar uma grande onda permanente de oração que irá crescer a cada dia até a volta de Jesus Cristo. Vamos continuar unidos, orando pela Igreja Perseguida. Muito obrigada a todos que participaram. Nós desejamos que você esteja com a gente e saiba que vamos orar por isso.”

Relatos de impacto do Shockwave na vida de jovens brasileiros chegaram ao email do underground/Brasil. A possibilidade de orar ao mesmo tempo e em concordância com jovens do mundo inteiro chamou a atenção de muitas pessoas. Leia:

“Pertenço à Igreja Peniel de Nova Contagem e pela primeira vez participamos do Shockwave, e foi maravilhoso participar desses dias de oração pelos nossos irmãos perseguidos, e todos se emocionaram com vídeos e depoimentos. Tivemos três dias de trabalho voltado para os irmãos perseguidos e um domingo de oração ininterrupta. Que nossos irmãos tenham de alguma forma se sentido confortados através de nossas orações. Oramos também pelos perseguidores, para que Deus tenha misericórdia dessas vidas. Que o mover do Espírito Santo de Deus se manifeste nesses países. Amém.”
Fabiana – Contagem

“Nos reunimos na igreja, juntamente com os jovens e adolescentes, e escolhemos a Arábia Saudita como país foco; servimos esfihas para que todos pudessem entender alguns aspectos da cultura do país, apresentamos fotos, música cristã do pais, assim como fatos importantes de sua História. Depois disso, falamos sobre a Igreja nesse país e a perseguição que sofrem, já que está como 3º na classificação de perseguição. Listamos os motivos de oração, e oramos em grupos e também em clamor por esse país. Foi uma noite muito especial.”
Mariana – Campinas

“Olá, meu nome é Lorena. Minha igreja fez esse negocio e eu me emocionei, tô orando por eles e por vocês. Quero dizer que eles são mais que vencedores em Cristo Jesus. E se eu fosse maior, porque ainda tenho 10 anos, se eu fosse presidente desses países, eu ia dar liberdade aos cristãos [para] que eles fossem livres para cultuar a Deus.”
Abraço, Lorena - Servindo ao Rei Jesus.

“Foi intenso, havia crianças e adultos, porém a maioria era jovem, alguns nunca haviam ouvido sobre a Igreja Perseguida e foi um prazer indescritível levar a eles essa informação. Organizamos uma intercessão criativa. Oramos pelos pedidos do site, oramos a palavra e adoramos a Deus com louvores, pois cremos que a adoração é também uma excelente arma de guerra. No final compartilhamos sobre o que significou pra cada um estar ali e foi lindo ouvir que Deus encheu cada coração com o Seu verdadeiro amor e alguns tiveram visões, outros foram impactados pela fé dos irmãos perseguidos. Vamos continuar com esse clamor... queremos dar início a um grupo jovem de oração em Blumenau/SC, pelos cristãos perseguidos. Glórias a Deus por isso!!!” Sarah – Blumenau

Fonte: Portas Abertas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Tirando forças de onde não existe

Certa tarde o paizão saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos.

Em determinado momento da caminhada, Helena, a filha mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava muito cansada para continuar andando. O pai respondeu que estava também muito fatigado, e diante da resposta a garotinha começou a choramingar e fazer "corpo mole". Sem dizer uma só palavra, o pai cortou um pequeno galho de árvore e o entregou à Helena dizendo:

- Olhe aqui um cavalinho para você montar, filha! Ele irá ajudá-la a seguir em frente.

A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho verde tão rápido, que chegou em casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau, que foi difícil fazê-la parar de galopar. A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude de Helena? O pai sorriu e respondeu dizendo:

- Assim é a vida, minha filha. Às vezes a gente está física e mentalmente cansado, certo de que é impossível continuar. Mas encontramos então um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez.

Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção... Assim, quando você se sentir cansada ou desanimada, lembre-se de que sempre haverá um cavalinho para cada momento, e nunca se deixe levar pela preguiça ou o desânimo.

A vida sentimental do jovem

Relacionamento. Essa é uma palavra presente na vida de todos os seres humanos, independentemente de faixa etária, sexo e raça. Tudo começa dentro do lar. Os pais e familiares próximos são as primeiras pessoas com quem o indivíduo estabelece laços afetivos. Anos depois, a criança começa a se relacionar com coleguinhas na escola, na igreja e na vizinhança. O tempo passa e esse indivíduo se depara com uma complicada situação: sua vida sentimental.

Geralmente, na pré-adolescência, o menino e a menina se enxergam de forma diferente. O primeiro já não quer mais jogar bolinha de gude ou brincar de carrinho. E a segunda não quer mais saber das bonecas, nem das brincadeiras de casinha. Tudo começa a ficar estranho. Quando ela olha para o vizinho, seu coleguinha há anos, sente um frio estranho na barriga. No caso dos meninos, aquela colega de turma deixa de ser a chata para ser a linda, e não é nada agradável admitir que sente o coração bater mais forte assim que a vê.

Momentos de adaptação

Toda mudança exige uma adaptação. É necessário um preparo. O jovem, no entanto, não estudou durante a infância sobre como lidar com seus sentimentos, até porque não é assim que acontece. E esse despreparo, às vezes, se torna um fardo pesado. Em alguns casos, jovens evangélicos encontram dificuldade de compreender o assunto porque nunca conversaram sobre isso com seus pais, líderes de escola bíblica e pastores. O tema complica ainda mais quando, sem respostas, o jovem começa a namorar e inicia o novo relacionamento sem saber como fazê-lo.

Para a psicóloga clínica e escolar Elaine Cruz, autora do livro “Namoro é + Sexo é –” (foto) O que Somar? Quando Subtrair?, publicado pela MK Editora, a época em que vivemos é privilegiada, já que podemos desfrutar de um progresso tecnológico que inclui telefones celulares, computadores e Internet. Segundo Elaine, todo o mundo está conectado em uma, agora, aldeia global. A facilidade da informação é positiva, mas aumenta a responsabilidade do jovem, que necessita de mais conhecimento para enfrentar, por exemplo, o competitivo mercado de trabalho.

De acordo com a psicóloga, além das descobertas que o jovem passa no seu processo natural, ele tem que se dedicar para ser bom na escola, no curso de idiomas, de informática e no pré-vestibular. A pressão é grande e muitos procuram meios para fugir da responsabilidade. É nesse ponto, que, segundo Elaine, a educação dos pais com base na Palavra de Deus é importante. Normalmente, jovens que não contam com esse apoio tomam o rumo das drogas, do sexo e da violência.

A especialista explica que a violência é estimulada em filmes e desenhos animados. Já a pornografia, desde o início de 2000, está cada vez mais comum em revistas, longa-metragens, na televisão e, principalmente, na Internet, com o crescimento do número de sites eróticos e chats de encontro.

Importância do limite

Com a propagação do erotismo, o jovem tem sido doutrinado pela mídia a praticar relações sexuais o quanto antes. Segundo Elaine, o resultado disso é a dura realidade de moças e rapazes contaminados por doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids, e adolescentes grávidas, que não têm maturidade para cuidar dos seus bebês ou que optam pelo aborto.

Para Elaine, o fácil acesso à informação é ótimo, porém, como tudo, deve ter limites. Os pais devem saber o que os filhos, ainda pequenos, têm assistido na televisão, os sites que têm visitado na Internet e o andamento da criança na escola, incluindo, nesse ponto, as amizades. A presença dos pais no crescimento dos filhos é fundamental para que eles aprendam a fazer escolhas. De acordo com a psicóloga, todo relacionamento está ligado em saber dizer sim ou não.

Mas o que isso tem a ver com a vida sentimental do jovem? Segundo Elaine, tudo. "As decisões amorosas são as mais difíceis. Ultimamente, as pessoas têm vivido relacionamentos cada vez mais curtos. Alguns envolvimentos são tão rápidos que nem o nome de relacionamento podem receber", dispara. Elaine explica que a maioria dos jovens não namora, mas “fica” com alguém durante um pequeno tempo. Às vezes, em uma noite, o casal se beija, mantém relações sexuais, porém mal se conhece. Não se sabe nada sobre o outro, nem mesmo nome ou idade.

Esse comportamento pode ser resultado do medo de uma decepção. Para Elaine, os jovens estão cada vez mais perdidos quando o assunto é namoro, principalmente aqueles que valorizam os ensinamentos cristãos. As pessoas não sabem quem namorar, como namorar, que limites impor e se devem ou não praticar sexo antes do casamento. Esses e outros questionamentos podem ser evitados se o assunto não se tornar um tabu e for tratado pela família com sabedoria. Com relação a isso, Elaine ressalta que esse é o objetivo do livro que escreveu, direcionado não só ao jovem, mas aos pais, que devem ter respostas para as dúvidas de seus filhos.

“A proposta é ampliar o conhecimento do jovem sobre o namoro, discutindo o assunto de forma direta e transparente. A maioria dos exemplos e questionamentos apresentados no livro foram retirados de situações de consultório e palestras. O objetivo é mostrar ao jovem cristão que ele pode resolver seus conflitos sentimentais respeitando os limites impostos por Deus e pela sociedade”, finalizou a especialista.

Viviane Chaves - Elnet.com.br

Participe do Domingo da Igreja Perseguida!

BRASIL (*) - Em todo o mundo, cerca de 100 milhões de cristãos são perseguidos por conta de sua fé em Cristo. Muitos deles vivem em países em que a religião oficial é o islamismo, o hinduísmo, ou que têm regimes políticos comunistas e nenhuma religião é permitida. Nessas nações, os cristãos são minoria e enfrentam os mais diversos tipos de restrições, desde a perda do emprego, até a morte de familiares.

Entretanto, são poucos os brasileiros que sabem disso. Provavelmente, acredita-se que, por se estar em pleno século XXI, a perseguição não aconteça mais. Porém, não é isso que a Missão Portas Abertas tem acompanhado e, por esse motivo, ela tem a grande tarefa de levar à consciência da Igreja no Brasil essa verdade.

A mídia secular tem, cada vez mais, destacado os fatos da intolerância religiosa contra os cristãos. Jornais como o Diário de S.Paulo e sites como o UOL, publicaram recentemente notícias sobre a perseguição. Por isso, é hora de a Igreja no Brasil tomar conhecimento e agir em favor da parte do Corpo.

Um dos eventos para despertar nas igrejas brasileiras a lembrança desses irmãos perseguidos é o DIP - Domingo da Igreja Perseguida - que foi criado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas, há 20 anos. A data varia de ano para ano, pois é marcada para o domingo seguinte ao de Pentecostes. Esse critério foi adotado porque no relato bíblico de Atos 4, o início da perseguição aos cristãos acontece logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, pode-se dizer que essa foi a “fundação” da Igreja Perseguida.

Este ano, o DIP acontecerá em 30 de maio. Nesse dia, as igrejas criam atividades de acordo com o tempo permitido pelo pastor. Algumas utilizam todo o domingo, outras parte do dia, ou ainda, parte do culto. O que importa, é que a Igreja brasileira ouça sobre a Igreja Perseguida. O site www.domingodaigrejaperseguida.org.br contém todas as informações necessárias para realizar o evento, com sugestões e explicação de como se tornar um organizador do DIP.

O organizador é a pessoa responsável pelo evento em sua comunidade. Ele será o representante dos cristãos perseguidos em sua congregação, pois o DIP não pode acontecer sem ele. Ele é fundamental para que as igrejas em todo o país saibam o que os cristãos no mundo têm enfrentado para servir a Cristo.

Você pode ser um desses cristãos como Paulo descreveu em 2 Coríntios 8.4: “Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos", que fazem questão de ajudar aos “santos”. A Igreja Perseguida precisa que você, que sabe que ela existe, divulgue a outros. Ela precisa ser conhecida. Ela precisa que seus irmãos da Igreja Livre intercedam, orem e lembrem deles em suas atividades na igreja.

Converse com seu pastor e seja um organizador. Estamos à sua disposição para ajudá-lo a criar o melhor ambiente dentro do tempo que lhe for permitido. Não fique de fora! Participe da assistência aos nossos irmãos que nos ensinam lições de fé, perseverança e força em meio a tantas adversidades.

A Igreja Perseguida precisa de você. Faça algo por ela. Realize o DIP em sua igreja.

domingo, 14 de março de 2010

Mensagem Pastoral: “Vivamos a cada dia em busca da verdadeira fonte que sacia a nossa Sede JESUS”

TEXTO: “Salmo 42”

Queridos irmãos na mensagem passada baseado no texto de “Oséias 6. 3” eu vos escrevi acerca da necessidade do conhecimento que devemos ter de Deus, e sei que todos nós na qualidade de cristãos que somos estamos envidando todos os esforços possíveis para alcançarmos esse conhecimento. A palavra de Deus é bem clara quando se refere ao crescimento espiritual dos que O servem de todo coração e tomam a decisão quanto à escolha em abandonar tudo aquilo que não agrada a Ele “Josué 24. 14 e 15”.
Neste começo de trimestre tomamos como base para nossas reflexões o tema “MATURIDADE - A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÔ e maturidade é o que nós precisamos para viver uma vida cristã mais digna diante deste mundo que todos os dias tem nos trazido surpresas tais que são indecifráveis aos olhos humanos. Portanto precisamos estar preparados para que possamos viver cada dia pela palavra de Deus.

“JESUS CRISTO A VERDADEIRA FONTE QUE SACIA A NOSSA SEDE”

1 – Assim como a água é essencial a vida física, assim também Deus e a sua presença são essenciais à satisfação e a normalidade da vida;
2 – Sem sede de Deus a pessoa morre espiritualmente;
3 – A busca desenfreada pelas coisas deste mundo, e os prazeres que ele oferece tem afastado muitos cristãos de buscar a Deus continuadamente;
4 - A oração é a fonte de alimento para uma vida CRISTÃ cheia da presença de Deus, portanto devemos orar para que seja aumentado o nosso anseio pela presença Dele em nossa vida cotidiana;
5 – Devemos estar preparados para que Deus se manifeste em nós através do seu Espírito Santo e o mundo veja que somos de fato seus servos;
6 – A presença de Deus em nós é o diferencial que temos deste mundo “portanto prossigamos em conhecer o SENHOR Ele é o nosso Deus.”

Conclusão:

Nos dias atuais é impossível sermos cristãos autênticos sem demonstrarmos a presença de Deus em nossas vidas, é preciso realmente ser mais do que meros espectadores da palavra ou admiradores da mesma, é preciso viver de modo digno do Evangelho para o qual fomos chamados. “Filipenses 1. 27 – 30”

Pastor Manassés Santos,
No amor de Jesus.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fase - Entendendo os adolescentes

Alguns já taxaram erroneamente estes jovens de "aborrecentes". Durante o crescimento e o desenvolvimento da criança, as experiências são vividas e elas estarão aflorando exatamente nesta fase, a adolescência. Somam-se os próprios desafios, os do presente e do futuro.

Tudo isto vem fazer da adolescência uma fase difícil de ser enfrentada pelo próprio adolescente, como também compreendida pelos adultos. O propósito desta matéria não é apenas o de ajudar o adolescente a enfrentar com maturidade esta fase, mas também proporcionar ao adulto uma visão mais clara dos conflitos da adolescência e ajudá-lo a construir e edificar o jovem durante essa experiência. Vamos refletir de forma sumária sobre algumas características importantes e fortes da adolescência:

A - ENERGIA EM POTENCIAL

A criança vem num processo fantástico de crescimento e descobertas, e, na adolescência, são possuidores de uma energia em potencial. Eles estão sempre em movimento físico, sempre prontos para a próxima aventura. Até parece que estão ligados em 220 watts.

B - OS LIMITES

O adolescente está descobrindo o mundo, está conhecendo coisas e tentando se encontrar neste contexto de vida. Um dos grandes problemas que o adolescente encontra, é a dificuldade de reconhecer o limite das coisas. Enquanto a maioria dos adultos já sabe e vive certos limites, o adolescente não entende que existam limites, por vezes, atropelam tudo e todos.

Neste ponto entra o forte "conflito de gerações", quando os pais tentam estabelecer limites, mas o adolescente não os reconhece, pois a vida para ele é ainda uma grande descoberta num mundo infinito de aventuras. Os limites de horário, de amizades, de comportamentos, de palavras, de escolhas e opiniões, estabelecidos pelos pais, parecem ser desconhecidos e irrelevantes ao adolescente.

C - INFLUÊNCIAS

Sabemos que as amizades podem ser uma fonte de boas ou más influências na vida do adolescente. Todo adolescente tem necessidade de viver e conviver em turmas ou "tribos".

Infelizmente, nem todas as amizades possuem valores e princípios corretos e isto se torna um perigo, caso o adolescente não saiba como escolher. Por vezes, os pais lutam para proporcionar uma boa educação e formação e sofrem, quando o filho é influenciado por más amizades.

Muitos adultos sofreram traumas por uma adolescência conturbada, no desejo de se sentirem aceitos por um grupo e se auto-afirmar. Muitos iniciam cedo experiências com cigarro, chopes, prostituição, pichações e até vandalismo, porque são influenciados de forma errada. Daí vem o brinco, o cabelo pintado, a calça rasgada e o vocabulário diferenciado.

D - CONFLITOS

Na adolescência, os conflitos afloram de forma veemente.

Vamos pensar em alguns deles:

1) O CORPO
Para muitos é complicado lidar com o crescimento do corpo, parece que é disforme. Às vezes, o nariz parece desproporcional, o pé não pára de crescer, há o crescimento dos pêlos, dos seios e do pênis... O adolescente tem, por vezes, dificuldade de assimilar esse desenvolvimento corporal.

2) AUTORIDADE

Em regra geral, o adolescente tem dificuldade em reconhecer e aceitar uma autoridade. Alguns adultos vivem o saudosismo do tempo em que o pai era obedecido por apenas um olhar, hoje em dia, parece que vivem um outro extremo, nem o olhar, nem o falar, nem o bater, nem o castigar, parecem estabelecer princípios de autoridade na vida do adolescente. Quando os pais não conseguem transmitir esses princípios de autoridade, o adolescente terá dificuldade de obedecer na escola, no trabalho e na igreja.

3) DIREÇÃO PROFISSIONAL

Outro conflito que o adolescente vive é o fato de, ao se aproximar dos anos finais do colégio, precisar escolher a profissão a seguir. Que curso fazer? O que eu vou ser?

Se esse conflito não for solucionado, você verá o estudante entrando e saindo de faculdades, porque não sabe o caminho certo a seguir. A escolha de hoje poderá não ser a do ano seguinte.

4) SEXO

É na adolescência que ocorre o conhecimento real e a identidade masculina ou feminina. É uma fase de definição, a qual pode levar o adolescente a conflitos. O menino preocupa-se, por ter uma voz ainda fina, não ter pêlos desenvolvidos e não se interessar por meninas. Por sua vez, a menina por achar que tem traços masculinos, pêlos que começam a crescer e a falta de interesse por meninos. Isto pode gerar conflitos e distúrbios na área da sexualidade. A descoberta e prática do sexo, nesta idade, têm gerado centenas e milhares de meninas grávidas, assumindo um papel de mãe precoce.

5) NAMORO

Um grande perigo nesta fase da adolescência é o namoro. Muitos adultos ainda sofrem com as frustrações que tiveram, quando adolescentes. A falta de conceitos e princípios corretos de um relacionamento a dois podem gerar feridas e conseqüências para o resto da vida.

O "ficar" com um, com outro, com mais outro e outro, tem gerado uma adolescência descompromissada e irresponsável. O namoro está muito mais próximo do físico do que do emocional.

6) RESPONSABILIDADE

Em regra geral, o adolescente tem dificuldades de ser responsável com as tarefas. Ele enxerga o mundo de forma "light", não tem muito a noção das conseqüências. Para ele, para tudo se dá um jeito, tudo se resolve.

São poucos aqueles que assumem um compromisso hoje, e realmente continuam amanhã. Nesta fase, o adolescente pensa muito na namorada, nos passeios, nas variadas diversões e esportes. Estudar e trabalhar parecem não ser prioridades.

7) COMPORTAMENTO

Um conflito gerado pelo adolescente é a sua forma irreverente de se comportar. Há como se fosse um padrão de comportamento, como se fosse um estereótipo. Você identifica um adolescente pelo seu jeito desleixado de andar e sentar, o uso de tênis grandes, chamativos e exagerados. A barra da calça arrastando no chão, o cabelo pintado, o brinco na orelha ou no umbigo, o boné quase permanente, fazem parte de um modismo que padroniza o comportamento do adolescente.

CONCLUSÃO

Creio que os pais, os adultos e a igreja têm uma contribuição fundamental a dar ao adolescente.

1° - AMOR - É preciso deixar claro para o adolescente que ele é amado. Isto não apenas com dinheiro ou presentes, mas com gestos e palavras. O adolescente precisa ser amado.

2° - DIÁLOGO - Os pais precisam ter intimidade com o filho, manter um diálogo aberto, ajudando-o em seus conflitos e necessidades. Seja amigo de seu filho. Abençoe e não amaldiçoe.

3° - PACIÊNCIA - Precisamos ter paciência para ensinar duas, dez, vinte vezes a mesma coisa. Não desista nunca.

4° - AMIZADES - Ajude o adolescente a escolher bons amigos. Lembre-se de que ele precisa de boas amizades.

5° - ESTABELEÇA FUNDAMENTOS - Sabendo das situações que o adolescente enfrentará, os pais devem estabelecer fundamentos sólidos para os filhos viverem uma adolescência sadia. Esta é uma tarefa que Deus delegou aos pais e não apenas às escolas ou à igreja. Os fundamentos morais e espirituais serão os alicerces para que o adolescente não seja influenciado erradamente. Conheço inúmeros adolescentes que são bênção em casa, no trabalho e principalmente na igreja. São exemplos para outros.

6° - A IGREJA - Como igreja, acolhemos e amamos o adolescente. Procuramos criar espaço para que desenvolva atividades em grupo, são instruídos na Palavra de Deus e corrigidos, quando necessário.

Creio que a igreja tem muito para oferecer ao adolescente e, conseqüentemente, aos pais e à família. Se necessário, recorra e peça ajuda ao pastor da Igreja. O adolescente bem formado e orientado é uma fonte em potencial para trabalhar na igreja e na vida secular.

7°- ORAÇÃO - Os pais e a igreja devem colocar em oração a vida do adolescente. E o poder de Deus que estará operando na família e no adolescente. Se os pais estão enfrentando problemas com o filho na adolescência, devem investir tempo em oração, fazer campanhas e clamar pelo Senhor. É a oração que mudará seu filho.

Autor: Pr. Joel Cardoso Jr
Fonte: www.melodia.com.br

A Bíblia toda em um ano?

É bom ter metas e um cronograma de leitura bíblica. Para algumas pessoas, porém, estipular um prazo pode tirar todo o prazer de uma leitura devocional.

Nesse período é sempre a mesma coisa: tempo de ficar frustrado porque não conseguiu completar a leitura da Bíblia em um ano - se é que conseguiu manter uma leitura regular da Escritura...

Surge, então, o fenômeno subsequente: todos voltam para o livro de Gênesis, a fim de começar do zero uma nova tentativa.

Esse clima de frustrações acaba por gerar um desânimo maior para a leitura da Bíblia. A sensação de que é impossível concluir os 66 livros fica mais forte do que qualquer outra impressão para quem usa o mesmo método há tempos.

Uma dica: continue a ler de onde você está. A menos que você tenha parado há muito tempo, é possível pegar o fio da meada e se situar no contexto geral da coisa. Continue até concluir, buscando disciplina e flexibilidade, ou seja: estipulando metas alcançáveis e perseguindo-as diligentemente.

É bom ter metas e um cronograma de leitura bíblica. Para algumas pessoas, porém, estipular um prazo pode tirar todo o prazer de uma leitura devocional - para se tornar o cumprimento de uma tarefa. Avalie com calma para saber se você é uma dessas pessoas.

Dedique-se à leitura da Bíblia. Do seu modo - desde que respeitando os princípios de interpretação. Não detenha a Escritura em um exclusivo instante "a sós com Deus", mas leve-a além - deixe-a invadir cada momento do seu dia. A leitura da manhã pode ser o tema da reflexão de um dia inteiro. A leitura da noite pode ser o tema da reflexão do dia seguinte.

Faça a você mesmo o favor de ler a Bíblia contemplando a sua beleza, relevância, autoridade e atualidade. Ninguém merece ler um texto velho considerado apenas um documento milenar. Aprecie a Escritura, tendo a certeza de que é a Palavra de Deus para a sua vida hoje.

E tenha uma boa leitura.

Autor: Allen Porto

sexta-feira, 5 de março de 2010

Louvor e Adoração - A força do compromisso

Participar dos ensaios não é cumprir formalidade, é honrar o compromisso assumido, parte fundamental para o êxito pretendido

Recentemente, conversei com o líder de um ministério de dança sobre a falta de compromisso das pessoas com relação à obra de Deus. Ele me falou das lutas que eles têm enfrentado devido ao excesso de faltas nos ensaios do grupo. Dor de cabeça, dor no pé, mal estar repentino, visita a casa de parentes e tantas outras desculpas tentam justificar as constantes faltas. E isso impede a excelência do trabalho que deve ser feito sob unção e temor de Deus, primeiramente para ele e depois para a edificação da Igreja.

Essa conversa me fez pensar no quanto as pessoas estão deixando a desejar na obra do Senhor. Tudo é motivo para faltar – estudos, festas, família, dinheiro... É claro que não podemos julgar as pessoas, mas como participantes da obra do Senhor sabemos que existem aqueles que criam situações inimigináveis e até ilárias para faltar. Mal sabem eles que os ensaios, por mais cansativos que sejam, são importantes para o aprimoramento, a unidade e o crescimento do grupo – seja ele de dança, louvor, teatro etc.

Infelizmente, muitos agem como “fogo de palha” na obra de Deus. Vão nos primeiros ensaios, falam que “vão fazer e acontecer”, mas depois começam a criar situações diversas para faltar. Quando, na verdade, seria muito mais simples falar a verdade ou dar lugar para outras pessoas que têm compromisso com as coisas de Deus.

O compromisso é a marca registrada do crente. É como se fosse o “selo de qualidade” dele. Por isso, ao assumir o compromisso de participar de algo, a pessoa deve fazer o possível para cumpri-lo, caso contrário, as coisas começam a desandar. Ensaiar é preciso. Faltar, só se houver realmente necessidade.

É comum as pessoas aceitarem facilmente o convite para uma festa ou um passeio, mas quando o assunto é igreja não têm a mesma disponibilidade. Inventam desculpas e colocam tudo acima da igreja, ou devo dizer de Deus, claro. Pois não é para ele o nosso trabalho ou ele é um mero expectador da nossa vida que sempre fica em segundo lugar?

Neste sentido o líder precisa ser amoroso, mas firme. Não se faz nada para Deus com desleixo. Então, impor regras e exigir o cumprimento delas é o mínimo que se deve cobrar. Quem não quiser se submeter também não deve participar. Deus exige primícias e não sobras.

As dicas a seguir são para líderes e liderados. Não é uma receita pronta, mas informações que vão ajudar os líderes a aprimorar o ambiente dos ensaios e motivar os liderados a participar deles.

Para o líder

Saia da rotina. Faça de cada ensaio uma oportunidade para que os liderados cresçam espiritual e teoricamente.

Vez ou outra faça uma confraternização entre os membros do grupo.

Mude o local dos ensaios, sempre que possível, é claro. Por exemplo, se for um grupo de dança ou teatro, ensaie um dia ao ar livre, leve-os a um lugar especial.

Mostre sua autoridade como líder, coloque regras no grupo, não permita que os componentes façam o que quiserem ou faltem quando acharem que devem faltar.

Não seja um líder autoritário, isto é, mandão, que não ouve os liderados, que é grosso ao falar, prepotente e que acha que só a opinião dele é que conta. Um líder que age assim, “espanta” os seus liderados.

Saia da mesmice. Utilize vídeos, DVDs, realize palestras, convide pessoas para falarem a respeito da área com a qual vocês estão trabalhando. Se for um grupo de louvor, por exemplo, chame alguém para dar um palestra interessante ao grupo.

Saiba perceber quando o liderado é tímido. Trabalhe com esse liderado de forma especial, incentivando-o. Não aceite piadinhas de mau gosto ou falas desmotivantes do tipo: “Esse aí nunca vai conseguir!”. Esse tipo de frase, faz com que muitos se sintam incapazes e não queiram mais voltar aos ensaios.

Para o liderado

Lembre-se: é por meio dos ensaios que se aprimora tanto a parte espiritual quanto a técnica.

Faltar em demasia e sem necessidade interrompe esse aprimoramento. Isso será ruim para você mesmo.

Se você fosse o líder, certamente não gostaria que os seus liderados faltassem sem uma justificativa convincente. Então, não aja da mesma forma.

Seja participante e pergunte sempre que não souber de algo ou quando não entendeu. Caso não queira interromper o ensaio, pergunte ao final do mesmo.

Não seja um liderado “problema”, aquele que vive faltando, que não tem compromisso com Deus e com o seu líder e faz o que quer. Lembre-se: Deus tudo vê e um dia a “casa cai”.

Bem, ficam aí essas dicas. Espero que a partir de hoje, você tome uma posição, em primeiro lugar com Deus, e depois com o seu líder. Comece agora mesmo a mudar de atitude. Como? Indo ao ensaio!

Ana Paula Costa
Fonte: http://www.lagoinha.com/

Não se esqueça de que tudo passa

Tudo Passa

Havia um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, mas sentia-se confuso. Resolveu consultar os sábios do reino e disse-lhes:

- Não sei por que me sinto estranho e preciso ter paz de espírito. Preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver alegre.

Os sábios resolveram dar um anel ao rei, desde que o rei seguisse certas condições:

Debaixo do anel existe uma mensagem, mas o rei só deverá abrir o anel quando ele estiver num momento intolerável. Se abrir só por curiosidade, a mensagem perderá o seu significado. Quando TUDO estiver perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e nada mais puder ser feito, aí o rei deve abrir o anel.

O rei seguiu o conselho. Um dia o país entrou em guerra e perdeu. Houve vários momentos em que a situação ficou terrível, mas o rei não abriu o anel porque ainda não era o fim. O reino estava perdido, mas ainda podia recuperá-lo. Fugiu do reino para se salvar. O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que perdeu os companheiros e o cavalo.

Seguiu a pé, sozinho, e os inimigos atrás; era possível ouvir o ruído dos cavalos. mas tinha que continuar a correr. O inimigo se aproxima e o rei, quase desmaiado, chega à beira de um precipício. Os inimigos estão cada vez mais perto e não há saída, mas o rei ainda pensa:

- Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção. Ainda não é o momento de ler a mensagem...

Olha o abismo e vê leões lá embaixo, não tem mais jeito. Os inimigos estão muito próximos, e aí o rei abre o anel e lê a mensagem: "Isto também passará". De súbito, o rei relaxa. Isto também passará e, naturalmente, o inimigo mudou de direção. O rei volta e tempo depois reúne seus exércitos e reconquista seu país. Há uma grande festa, o povo dança nas ruas e o rei está felicíssimo, chora de tanta alegria e, de repente, se lembra do anel, abre-o e lê a mensagem: "Isto também passará". Novamente ele relaxa, e assim obtém a sabedoria e a paz de espírito.

Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou de dificuldades, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que tudo é efêmero, de que tudo passará, de que é impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não.

A ansiedade, freqüentemente, não nos deixa analisar o que nos ocorre com objetividade. Nem sempre é possível, mesmo. Mas, em muitos momentos, precipitamos atitudes que só pioram o que queríamos que melhorasse, e é na esfera dos relacionamentos amorosos que isso ocorre quase sempre.

A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós... Manter as emoções constantemente sob controle é pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos.

"Dar tempo ao tempo" não é sintoma de passividade, mas de sabedoria na maior parte dos casos.


Fonte: http://www.melodia.com/

Perguntas sobre namoro e sexo

Hoje namoro sem sexo não é namoro. Como o jovem/adolescente crente pode enfrentar essa pressão da sociedade?

Existem muitas maneiras.

1. Primeiro o jovem precisa ter uma profunda experiência com Deus. O amor a Deus tem que ser maior do que o amor à garota.

2. Nutrir-se da Palavra de Deus e freqüentar a igreja.

3. Orar e receber o poder do Espírito Santo diariamente.

4. Cultivar a moral e a ética.

5. Praticar exercícios físicos.

6. Ocupar a mente e o corpo, a ociosidade sempre o leva a procurar lugares e pessoas que não o ajudarão e a pratica do erro.

7. Não ficar sozinho com a menina por muito tempo.

8. Saber que Deus dá o escape nos sonhos, o que a Bíblia chama de acidente ou polução noturna.

2 – Por que se fala pouco sobre sexualidade entre solteiros na igreja e continuamos a ver adolescentes grávidas nas igrejas?

Quem fica grávida quase sempre e uma boa ou “boba” menina. As “espertinhas” usam pílulas ou levam uma camisinha na bolsa. Sexo na igreja ainda é um tabu. Alguns não falam por preconceito, medo ou ignorância. Eles realmente não sabem como abordar o assunto de forma limpa, saudável e didática. Para eles sexo e sujo e pecaminoso. A santidade do sexo é renegada e espúria. Sexo e visto como algo criado pelo próprio diabo, o que não é verdade.

3 – Como os pais devem orientar seus filhos na vida sexual?

De forma clara, sem preconceitos, com total liberdade; não tornando impuro o que Deus santificou.

4 – Sexo antes do casamento é pecado? Por quê?

O ato sexual é a consumação da união. O casamento não se consuma na igreja ou no cartório. De fato, a união se realiza na consumação do ato sexual. Ora, se alguém se une a outro alguém sexualmente, na verdade está casado com essa pessoa. Se existe amor a ponto de praticar sexo, por que não casar? Se não existe amor para casar, por que praticar sexo?

Que ama quer praticar sexo com a mesma pessoa por toda a vida e não apenas uma vez ou outra. Sexo sem amor dura 30 minutos. Sexo de quem ama dura 30, 40 anos.

5 – Pesquisas apontam (do Unicef é uma) que metade dos adolescentes meninos já tiveram a primeira relação sexual – isso antes dos 15 anos. O que tem levado os jovens a iniciarem a vida sexual tão cedo?

A mídia ensina que nada há de errado em sexo livre. Não se ensina abstinência sexual, ensina-se a prática do sexo apelidado de seguro. Seguro para quem? Previne-se o HIV, mas não se previne a deterioração das emoções, a perda do sagrado que existe dentro de todo ser humano, que é maculado por um prazer momentâneo. Usar e abusar do outro não é errado, afirmam muitos, desde que se use camisinha, desde que a garota não engravide.

Os jovens não recebem o vírus do HIV, nem a semente da fecundação, mas carregam dentro de si um germe muito pior, o da culpa, da falta de vergonha, do egoísmo e do pecado. E o pecado gera a morte, não a morte física, mas espiritual.

Quem ama não usa. Existe um tipo de sujeira que água e sabão ou propaganda favorável não pode lavar.

6 – Considerações?

Podem me chamar de quadrado, mas as pirâmides do Egito foram feitas de quadrados e estão em pé até hoje.

Ou lutamos pelo casamento, pela família e pelos valores que construíram as grandes civilizações, ou a sociedade só terá um destino: o fracasso.

Silmar Coelho, doutor em liderança e teologia, Igreja Metodista Wesleyana.


Fonte: http://www.sexocristao.com/

O AZEITE DA UNÇÃO

Arqueologia

Grant R. Jeffrey
Livro Assinatura de Deus - Editora Bompastor

Trecho do livro citado acima, página 200 e 2001

Um dos aspectos mais incomuns do antigo tabernáculo e do templo era o azeite da unção, especialmente preparado com cinco ingredientes específicos, para a unção do templo e dos sumos sacerdotes. Moisés descreveu o mandamento de Deus para o povo de Israel: "E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da santa unção. E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho" Ex 30:25-26. Um dos cinco ingredientes necessário na preparação do óleo era o cinamomo. O azeite e seus ingredientes foram perdidos, aparentemente para sempre, quando os romanos destruíram o templo em 70 d.C. e queimaram o pequeno bosque onde estavam as únicas duas árvores que produziam um dos cinco ingredientes. Sem um dos ingredientes, os judeus não poderiam mais obedecer os mandamentos de Deus para ungir o templo reconstruído.

Além disso, o profeta Daniel predisse que quando o Messias retornar, será ungido com esse azeite de unção: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos." Dn 9:24. Como essas profecias poderiam se cumprir, se um dos principais ingredientes do azeite foi perdido para sempre? Inacreditavelmente, há vários anos, arqueólogos descobriram em Israel um vaso de barro enterrado perto das cavernas do mar Morto, o qual estava cheio do antigo azeite da unção. Os cientistas confirmaram que o óleo tem dois mil anos de idade e que é composto com os mesmo ingredientes descritos em Êxodo 30:25-26.

Fonte: http://www.jesussite.com.br/