segunda-feira, 24 de maio de 2010

Santidade no namoro em Deus

Como ser puros em dias nos quais a sexualidade é tão explorada? Não é muito fácil! Hora após horas nos deparamos com o diabo oferecendo um cardápio convidativo, mexendo com nossos sentidos. Ao ligarmos a TV, lá está o maligno usando o erotismo com todas as suas forças; sãos as novelas e os filmes pornográficos (inclusive, o servo de Deus não deve assistir novelas ou filmes pornô); os programas humorísticos, são verdadeiros exploradores da sexualidade; nas revistas mulheres seminuas são tratadas como mercadorias à venda na feira e nas propagandas o nudismo vende de arroz a carros importados; na escola é o assunto das rodinhas de “amigos” que influenciam a muitos que se dizem “crentes”; no trabalho, é o assunto preferido dos companheiros e até na igreja os relacionamentos entre os jovens são imorais à semelhança do mundo.

A resposta de como ser puros neste mundo é: "Guarda-te para que não sejas também tentado”. Gl 6.1 Este é o mandamento deixando por Deus a todos, sejam jovens ou anciãos!É preciso ser cheio do Espírito Santo, andar em santidade, retidão e com o coração transbordando de amor pelo Eterno, este amor nos constrange a vivermos segundo os Seus preceitos. É provável que o nosso amor pelo Pai, nos colocará em algumas situações difícil, em relação à vida social ou mesmo profissional. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça...” Mt 6.33 “Ninguém pode servir a dois senhores; ... Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mt 6.24 Amados do Senhor, melhor é servir a Deus exclusivamente, buscando colocá-Lo em primeiro lugar em todos os aspectos de nossa vida. Primeiro a vontade de Deus, em seguida a nossa! Assim deve ser a vida do Servo.

Servo de Deus: Padrão, Modelo (1º Tm 4.12 e Tt 2.7)

O diabo sabiamente através de muitos canais tem ensinado que a juventude precisa aproveitar a vida, curti-la ao máximo; e nessa idéia louca, muitos pratos são apresentados, em seu interior manjares com aromas agradáveis e aparência que enche os olhos tem seduzido a muitos, destruindo totalmente as vidas. Infelizmente é a conseqüência do pecado, da inobservância das orientações do Senhor; que ensina-nos a dizer não ao mundo. O maligno tem sabido manipular com grande astúcia aos homens e dissimuladamente planta em suas mentes, vazias do Espírito Santo, a aparência do mundo. Leva ao homem a pensar segundo os princípios da terra e a assimilar suas práticas. É comum encontrarmos nas igrejas pessoas que se dizem “crentes”, porém, tão envolvidos com o mundo e seus costumes que infelizmente é impossível vê-los como padrão ou modelo de alguma coisa boa. Sãos homens com longos cabelos e mulheres tosquiadas; piercing; tatuagens; roupas, músicas, linguagem comuns aos filhos das trevas; mente depravada; adeptos da masturbação e de relacionamentos nos quais a sensualidade vem à tona; seguidores de homens e de seus costumes. Meu Deus é uma juventude dura, fria e doente. Como ser modelo assim? Onde estão os “Timóteos” da casa do Senhor? Tm 1.18

Servos de Deus: Santos (1Co 6.13b; Cl 3.5; Sl 119.9)

Quando o Senhor chamou o homem para junto de Si, deu-lhe um mandamento: "sede santos, como Eu sou" (1Pe 1.16). A vida “santa” (segundo preceitos da lei divina) é a condição principal para a vitória diante do diabo e seus demônios. A santidade nos reveste com a armadura do Senhor, protegendo-nos do toque do maligno, de sua espada e dardos. Viver em santidade é morrer para o mundo, afastar-se do pecado e entronizar na vida o Senhor Jesus, obedecendo-o incondicionalmente até às últimas conseqüências. É impossível ser santo e continuar nas práticas comuns aos filhos das trevas! Se continuares a ter prazer em tais práticas, com certeza, o Senhor não tem prazer em tua vida!Ame o Senhor acima de todas as coisas!

Servo de Deus: Puro no Namoro (Dt 7.3,4; 2Co 6.14)

A preocupação com o namoro e até mesmo a sua prática é totalmente dispensável, quando nos deixamos guiar e olhamos as coisas com a visão do Espírito de Deus; afinal, somos participantes da providência divina. É preciso que tenhamos em mente, que o Senhor nos conhece e tem um carinho especial para com cada um de Seus servos. Nada acontece por acaso; acasos não existem para Deus! Bom e sabermos esperar, pois, no devido tempo, conforme a Sua vontade será providenciada a pessoa certa para companheiro(a). Esta busca louca, desenfreada pela "cara metade" é uma distorção da vontade de Deus. É um meio de alimentar a carne com os atos impuros que normalmente há nos namoros; vergonhosamente isto acontece entre os cristãos. Infelizmente, o diabo tem aproveitado esta brecha para entrar e agir no meio da juventude; os costumes e atos são semelhantes aos dos ímpios.

“Ficar” (antigamente: paquerar) é uma prática inconcebível ao servo de Deus; em si mesma, denota que é um relacionamento apenas para a alegria da carne, a impureza e sensualidade exacerbada são comuns.Cada vez é mais comum, encontrarmos em congressos e acampamentos de jovens os casais relâmpagos, que se formam e separa-se em apenas algumas horas! Na vida do verdadeiro servo de Deus não há lugar para isso.Pais amados ensine e aconselhe seus filhos a andarem nos caminhos da santidade!

Servos de Deus: Fiel ao Senhor (Rm 8.39)

Nos últimos anos muitos conceitos foram mudados e entraram em choque com os princípios bíblicos e outros ainda serão reformulados. A juventude foi atingida em cheio, encontra-se vivendo em um mundo preparado para o pecado, no entanto devem ser santos. O apelo a pecar é muito forte e muitos falham, deixa-se levar. A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que são! Porque a zombaria? A resposta é simples: Vivemos num mundo dominado pelas forças malignas. E a idéia principal do rei do mundo é destruir o homem. Lamento, ver que até mesmo a igreja tem incorporado como normal muitas ações comuns ao mundo! São as reuniões “sociais” e algumas idéias insanas que as afastam do Pai.

Os namoros impuros, cheio de prazeres da carne, são formas claras e evidentes da infidelidade ao Senhor (Mt 5.28; 1Ts 4.1-8; 2Pe 2.13). Geralmente, estes relacionamentos culminam na fornicação (1Co 7.2; 6.9; Gl 5.19). É uma tragédia na vida de qualquer jovem. Fugir do pecado é uma forma sábia de agir.

Servo de Deus: Foge (2Tm 2.22)

Paulo cheio do Espírito Santo, aconselhou a Timóteo dizendo: "Foge das paixões da mocidade". É um conselho completo para você, de fácil entendimento: Foge do pecado! Foge!O Espírito de Deus está dizendo: Evite as companhias que não edificam e o induzem ao pecado! Não freqüentes lugares, onde o Senhor não entraria! Uma auto-pergunta: “O Senhor Jesus agiria assim?” E Lembre-se: "de todas as coisas o Senhor te pedirá conta”. Ec 11.9

Elias de Oliveira
Fonte:www.vivos.com.br

sábado, 15 de maio de 2010

Os Sonhos de Deus são maiores que os teus

A palavra “sonho” vem do Latim "Somniu" - desejo veemente, aspiração. (Fonte: Dicionário Aurélio.)

Quando era criança minha mãe costurava e seu desejo era que aprendêssemos também a costurar para que pudéssemos, quando maiores, ajudá-la nessa atividade. Sempre achei a profissão dela muito digna, porém, eu tinha outro sonho, trabalhar num escritório, em meio há papéis, números e atividades que envolviam a profissão. Com o passar dos anos, fui crescendo, e esses sonhos também. Estudei, me formei e hoje trabalho, há mais de dez anos, numa construtora (diretora financeira). Além dessa profissão o Senhor também realizou outro sonho (docência) e através dessa outra profissão também falo do Seu amor e da Sua graça para meus alunos.

Deus sonhou com a nossa vida; formou-nos com um propósito específico e uma missão. Em Jeremias 1.5 diz: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.” Ansiamos em ver o cumprimento dos sonhos de Deus em nossa vida, mas temos que crer que o Senhor tem o tempo certo para cumpri-los. Filipenses, 2.13: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Como saberemos se um sonho é do Senhor?

Precisamos entender que os sonhos de Deus vêm acompanhados da Sua glória. A palavra do Senhor nos diz: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Co 2.9.)

Amado(a), eu não sei exatamente qual é o seu sonho, um ministério, casamento, um emprego melhor, uma faculdade, cura, porém, seja qual for, creia que os sonhos de Deus são maiores que os teus e no tempo certo eles irão se realizar.

Deus lhe abençoe!

::Suely Marques de Rezende
fonte: lagoinha.com

O que se deve evitar no namoro

Namoro e Sexo

O que deve evitar quando sair para namorar. A Bíblia diz em Romanos 13:13 “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja”. O namoro não deveria incluir relações sexuais. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:13, 18. “Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo... Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. Mantenha-se puro ou pura. A Bíblia diz em 1 João 3:3. “E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”

Para que não se danhe a si mesmo emocionalmente, os desejos e as atividades sexuais devem ser mantidos sob o controle de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3-5 “. Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus”. Se já foi demasiado longe físicamente, que deve fazer? Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4. “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado.

Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12. “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades". "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”. Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado.

A Bíblia diz em Salmos 32:1-6. “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo". Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: "Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão”.

Fonte:jesusvoltara.com.br

Radar do tempo

“Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (João 12.24.)

Conheço a história de um ilustre homem de Deus, pastor no Brasil, que viveu um momento muito difícil em seu ministério; visivelmente os cultos em sua igreja eram muito ruins, os ministérios congregacionais não tinham liga, as pessoas não conectavam entre si, os relacionamentos não se firmavam. Naquela ocasião as pessoas começaram a sair da igreja, procuravam aquele pastor e diziam: “pastor gostamos muito de você, sua pessoa é agradável e nos faz bem sua amizade, mas não suportamos mais congregar nessa igreja, encontramos outro ministério que nos atende melhor e queremos sua benção para partir”; esse pastor, com uma sabia postura, jamais negou abençoar a qualquer um daqueles irmãos, ou os abençoou com o coração camuflado, com sinceridade sempre despedia em paz suas ovelhas. Em um determinado dia, após vários irmãos terem partido, um valoroso obreiro o procurou para o mesmo fim dos anteriores, informar que estava saindo. Esse nobre pastor, com o coração já desgastado, perguntou a Deus qual era seu erro, não achando resposta, disse aquele obreiro: “meu irmão, estou tão desgastado te confesso que se eu não fosse o pastor desta igreja também iria embora”, e mais uma vez despediu em paz aquele irmão. Como acabou a história desse nobre pastor? Saberemos ao fim deste artigo.

Uma das maiores avenidas para sabedoria é o discernimento, Salomão, o grande rei disse: “sábio é aquele que discerne o tempo e o modo de todas as coisas acontecerem”. Somos contemporâneos em uma época marcada pela busca insana de resultados, somos doutrinados desde crianças a chegar com velocidade aos objetivos, não só os nossos, mas também com os que a vida, a sociedade, as pessoas, os sistemas, nos impõem. Somos a geração “comida rápida”, gostamos da carne macia, porém detestamos o som da pressão na panela, detestamos ainda mais o tempo necessário para o bom cozimento dos alimentos, gostamos de microondas modernos, que acelerem os processos de preparação nos contextos em que estamos inseridos, aqui deste lado do equador a vida é assim. Velocidade, resultados, metas, fins que justificam os meios, e como vários outros aspectos de nossa era, este aspecto do triunfo a qualquer preço e sob qualquer padrão invadiu nossas igrejas.

Inúmeras são as estratégias apresentadas, buscando um objetivo central, CRESCIMENTO. Neófitos assumem sob seus ombros um peso espiritual que não estão prontos para carregar, orientados por líderes fascinados pela ilusão do poder e nesse ínterim tem se perdido, perdendo sobretudo sua comunhão primária com o Maravilhoso Criador do Universo. Tudo isso é muito perigoso.

É tempo de ligarmos nosso radar do tempo, detectar com precisão o modo e o tempo das circunstâncias que estamos vivendo. Como igreja brasileira precisamos parar com essa ambiciosa busca pelo crescimento, circunstância essa que se tornou um vício em nosso abençoado Brasil, e olharmos para a essência do evangelho, abandonando um pouco os benefícios das massas facilmente manipuláveis, hipnotizados pelo bel prazer.

A Palavra de Deus é muito clara, existe tempo para todo propósito debaixo do sol, existe um tempo certo para todas as coisas, sempre terão aqueles que estão no tempo de abraçar, e aqueles que estão no tempo de afastar-se de abraçar, aqueles que estão no tempo de chorar e aqueles que estão no tempo de rir, aqueles que estão no tempo de ajuntar e aqueles que estão no tempo de espalhar. Trafegando paralelamente pelos corredores dos palácios congregacionais no Reino de Deus, o que precisamos é discernir qual é o nosso tempo, a maturidade inevitavelmente passa pelo caminho da perda, sobretudo perder para Deus. Sim perder para Deus. A sequencia do versículo lido no início deste artigo é: “Quem ama a sua vida prede-a, mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” (João 12.25.) Precisamos aprender a lição do grão de trigo, a lição da perda que em supra-sumo é: Não se pode ressuscitar sem antes morrer. Desejamos avidamente a glória do domingo de ressurreição, mas não queremos sobre nenhum aspecto o sabor amargo do fel das três horas da tarde na sexta feira no gólgota. Amadurecer exige tempo, trabalho, perdas, em fim, sangue, suor e muitas lágrimas.

Jamais triunfaremos verdadeiramente, sem antes passarmos no caminho pontuado pelo pai celestial para que andemos. TRIUNFALISMO é uma perigosa obsessão da alma que tem nos afligido no século XXI. Igreja brasileira, abra os olhos do coração e grite a alto e bom som em plenos pulmões, “SENHOR precisamos te ver! Precisamos ver o caminho que o Senhor tem pra nós e não queremos mais ver o caminho que nós temos para o Senhor”, nos quebrantar com um coração contrito, pedir perdão a Deus, pois um coração quebrantado e contrito Ele jamais desprezará.

Em fim o fim da historia do nobre pastor citado na introdução deste artigo. Alguns anos após a fase difícil que ele viveu, onde muitos queridos foram embora, a igreja era a mais bem falada em sua cidade na qual eu tenho alguns amigos verdadeiros. No tempo de hoje, a igreja possui uma membresia fiel e ativa, com mais de cinco mil pessoas, todos os ministérios da casa funcionam, fluem como águas cristalinas incansáveis, que descem sobre as corredeiras de um ribeirão saudável. Os pequenos grupos bem equilibrados e crescentes como o exército descrito em Joel capítulo dois, com soldados correndo nos campos de batalha em fileiras bem arregimentados, um do lado do outro, e ninguém aperta seu irmão, os ministérios congregacionais, admiráveis, bem organizados e sem nenhuma disputa de poder. É uma igreja onde não se há dúvidas da presença gloriosa de Deus no governo de tudo.

E o nobre pastor ainda não achou resposta para sua pergunta, onde foi que eu errei? Porque ele não errou, apenas estava como um grão de trigo caído na terra, e no momento da severa decisão, seguiu o caminho certo, pois se não morresse, ficaria ele só. Mas como morreu, foi partido, perdeu para Deus, gerou e tem gerado muitos frutos, é assim que nós vencemos, igreja brasileira, deixando que o processo de Deus, não o nosso, flua. Esse é o verdadeiro e essencial triunfo. Por isso oremos todos os dias, pedindo a Deus que tenha misericórdia de nós e nos presenteie com radares bem aferidos para discernimos o tempo e o modo de todas as coisas.

::Pr. Romney Cruz
Fonte: Lagoinha.com

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mensagem Pastoral: “Fortalecendo a família através da PALAVRA de Deus”

Texto Base: Deuteronômio capitulo 6. 1 – 9.

Queridos irmãos, vendo os acontecimentos destes últimos dias e preocupado com as más influências que eles têm trazido ao povo de Deus, decidimos dedicar todo este mês a todas as famílias Cristãs, em especial as de nossa Igreja. Por isso estaremos ministrando estudos específicos que venham contribuir para o nosso fortalecimento espiritual e uma melhor e maior harmonia entre nós e os nossos familiares. Esperamos que todos vocês possam acompanhar os estudos e captar o maior conteúdo possível nestes dias. E com base no tema acima estaremos estudando outros temas como, por exemplo: (“investimento na família e no casamento”, “a família e os valores morais”, “a família e os limites”, “a família e a influência da cultura secular”). Neste rápido tratado extrairei algumas lições para nossa meditação: “COMO POSSO MELHORAR O MEU RELACIONAMENTO COM MINHA FAMILIA”

1º – para termos um bom relacionamento familiar precisamos da total dependência aos preceitos de Deus: “1 – amar ao Senhor de todo coração, 2 – Ser leal a Ele, 3 – Retribuir suas bênçãos como forma de gratidão, 4 – amar ao próximo, 5 – e saber que Ele anela ter comunhão profunda com seu povo e Etc. (Deuteronômio 6. 5);

2º - devemos nos esforçar na aplicação da palavra de Deus em nossa vida e em nosso coração, pois sabemos que somos espelhos para nossos filhos e cônjuges, eles são os maiores observadores de nossos atos. Se a palavra de Deus estiver em nosso coração certamente ela será um árbitro para nossas ações (Salmo 51. 10, Deuteronômio 6. 6);

3º - o ensino da palavra de Deus e sua aplicação no meio familiar é a base que temos para medir o nosso relacionamento com Ele no convívio com os nossos familiares (Deuteronômio 6. 7 – 9);

4 º - o ensino da palavra de Deus no lar deve ser uma tarefa altamente prioritária dos pais pois eles devem se esforçar o máximo para levar seu lar a ter um real relacionamento com Deus (Deuteronômio 6. 7).

CONCLUSÃO

A minha alegria é saber que o povo de Deus nunca está só. Ele sempre estará nos ensinando os seus caminhos e nos mostrando como devemos andar neles, basta tão somente obedecê-lo e procurar viver em harmonia com seus ensinamentos. Aproveitemos bem estes momentos que iremos presenciar na casa de Deus neste mês e adquiramos bons hábitos, e uma boa educação familiar.

No amor de JESUS CRISTO,
Pr. Manassés Santos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Jovem cristã morre após prisão e falta de cuidados médicos


ERITREIA - Uma jovem cristã eritreia, presa desde 2008 por causa de sua fé em Cristo faleceu há 10 dias devido à malária e anemia profunda, no centro de detenção Sawa.

A Portas Abertas confirmou a morte de Senait Oqbazgi Habta, 28 anos, na noite da última sexta-feira, no Centro de Treinamento Militar perto da fronteira eritreia com o Sudão.

Ela é 13ª cristã a morrer por sofrer maus tratos e longo período na prisão desde que o regime repressivo do presidente da Eritreia Isaias Afewerki proibiu todas as atividades e cultos religiosos que não sejam das igrejas aprovadas pelo governo: ortodoxa, católica, evangélica luterana e da religião muçulmana.

Senait foi presa em 2008 por frequentar um grupo de estudo bíblico na universidade em Mai-Nefhi. Juntamente com outros 15 estudantes, ela foi levada para o Centro de Treinamento Militar Sawa e submetida a punições pesadas.

Enfrentando circunstâncias terríveis, ela e seus colegas foram aprisionados em contêineres de metal, onde suportaram o calor durante o dia, e o frio extremo durante a noite. Eles não saíram ao ar livre, ou para receber cuidados médicos ou de higiene.

De acordo com fonts locais, os oficiais do Centro ofereceram a liberdade e cuidados médicos para Senait, contanto que ela negasse a Cristo, mas ela se recusou.

Quando os oficiais finalmente permitiram que Senait fosse para o Centro Médico Sawa no mês passado, mas era tarde demais. Devido à doença e fraqueza, ela faleceu logo após a transferência.

Senait era “uma filha preciosa de Deus”, afirmam os cristãos que a conheciam. Ela era solteira, e nada se sabe sobre sua família.
Tradução: Missão Portas Abertas








Fonte: Portas Abertas

sábado, 1 de maio de 2010

No silêncio do ser...

No meio da luta e tribulação, muitas vezes o que mais desejamos é ter um ouvido amigo para desabafar. Queremos conversar, falar, expor nossos sentimentos e até mesmo chorar. Um ombro amigo para chorar muitas vezes é um presente de Deus em nossas vidas, não é verdade? Mesmo que saibamos que esse amigo ou amiga não tem o “poder” de resolver a situação, é bom mesmo abrir a nossa boca e falar, falar, falar...

Mesmo sem ter ninguém para conversar, sentamos e abrimos a boca por meio da oração para falar com Deus. Ele é aquele amigo que sempre está com as mãos estendidas para nos abençoar e ouvidos atentos para ouvir (Isaías 59.1). E muitas das vezes, nosso “falatório” transforma-se em murmuração. Não são poucas as vezes que começamos a falar e falar com o Senhor e essa ‘fala’ vem carregada de queixas, de ‘porquês’, de perguntas etc etc. Queremos até dar ordens a Deus, para que Ele faça isso, ou aquilo segundo a NOSSA vontade e não a DELE!

O profeta Jeremias em um momento de luta, tristeza e grande pesar, fez uma declaração um tanto quanto contraditória em relação à nossa ânsia de falar, falar e falar: “Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do Senhor e isso em silêncio” (Lamentações 3.25-26.)

Calar-se quando somos acusados, calar-se quando somos injustiçados, calar-se quando queremos gritar por socorro... Um desafio para aqueles que esperam no Senhor. Um desafio, mas com a certeza de que Aquele que tem nas mãos o controle da nossa vida, NUNCA, JAMAIS perdeu uma batalha! Não será a sua que Ele vai perder!

E quando você se cala, para de reclamar, de murmurar, de blasfemar, e então, abre a voz do seu coração e começa a adorá-lo, pois como Ele habita no meio dos louvores do seu povo, sua adoração, será a casa do amado, e onde Ele mora, como diz uma canção “não há tristeza, não há dor, não há choro!” Aleluia!

“Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo, uma brisa tranqüila e suave.” (1 Reis 19.11-12.) E eis que Ele, o Senhor, falou com Elias no silêncio da brisa tranquila. É no silencio do seu ser que Ele quer falar com você.
Deus abençoe,

::Renata Lima

Você é ciumento(a)? Leia e se informe

Essa é uma pergunta que todos deveriam se fazer . Andei verificando o que significava ciúme no Dicionário Aurélio, diz o seguinte: “Sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade fazem nascer em alguém...". Parei por aí. É muito sério isso gente. Como um cristão pode ser ciumento? Como um marido ou esposa pode ser ciumento (a)? Gálatas 5:19-21: Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Tiago 3:16: Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.

I Coríntios 13: 4-7: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não arde em ciúmes; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

Fico imaginando, o quanto deve ser difícil para um homem ou uma mulher sofrer por ciúmes. Mas, e o cristão! Porque tem ciúmes ? Porque o amor não sobressai sobre o ciúme ?

Porque existe tanta insegurança em uma relação ? Não consigo imaginar como alguém que ama, que leva Deus a sério, que realmente crê nas promessas da Palavra pode ser ciumento.

A Palavra diz:

Efésios 5: 22-30:
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

Como alguém pode ser uma só carne e ter ciúmes ?
O ser uma só carne é ser um em tudo ! É ser uma só carne, uma só mente e um só coração. Como pode ser isso . O corpo físico é um do outro, seus pensamentos são um para o outro, assim como seus corações.
O amor entre um homem e uma mulher, no Senhor, é isso.
As necessidades físicas, sexuais, devem ser satisfeitas um com o outro, os seus desejos, seus pensamentos devem ser em fazer o outro feliz, o seu coração deve amar seu cônjuge acima de tudo e de todos, só abaixo do seu amor pela Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Como pode amar alguém e desconfiar dessa pessoa ?

No verso 25, de Efésios 5, citado anteriormente diz que devemos amar nossa esposa, como Cristo amou a igreja, e a si mesmo entregou por ela.

O mesmo se diz para as mulheres que devem estar sujeitas a seus maridos em tudo.

No Aurélio, desconfiar significa :

Supor, julgar, não ter confiança, suspeitar, duvidar, entre outras definições.

Como um cristão que leva a sério a Palavra, pode não confiar no seu cônjuge? Aonde está o amor verdadeiro ?

Julgar no Aurélio é Decidir como juiz ou árbitro; sentenciar, imaginar, conjeturar, formar opinião sobre, avaliar.

Em Hebreus 13:4 diz :

Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.

O ciúme não leva as pessoas ao crescimento, a alegria, ao amadurecimento, mas leva ao sofrimento, a dor, a desconfiança, ao desentendimento.

Quantos casamentos se abalam quando existe o ciúme.
Confiar é segundo o Aurélio :

Ter confiança; ter fé; esperar, acreditar. pôr confiança, esperança (em alguém ou em alguma coisa), confidenciar.

Quem confidencia sua vida, seus pensamentos, seus desejos, seus sentimentos com alguém a quem não confia?

Quem não confia, fica desesperado com atrasos, com amizades, suspeita de tudo e de todos.

Conta-se que uma linda e simpática mulher, carismática, atraente aos olhos das pessoas, porque seu sorriso era encantador, sua voz transmitia paz, segurança, alegria em viver, era casada com um homem muito ciumento, mas que nunca demonstrava para ela esse ciúme que sentia dela, ele sofria por dentro.

Por muitas vezes ele ardia em ciúmes, só por ver sua esposa conversando com muitas pessoas, sempre rodeada de amigas e amigos, pessoas que gostavam muito da amizade dela, porque sempre tinha uma palavra de conforto, de incentivo, de alegria, sempre mostrava o lado bom das coisas.

Um dia, morrendo de ciúmes, ele começou a seguir sua esposa, ouvir atrás da porta suas conversas ao telefone, revirar sua bolsa enquanto ela dormia a procura de alguma coisa que a delatasse, nunca encontrava nada.

Certo dia, ouviu meia conversa de sua esposa com outra pessoa, sobre o encontro na casa dessa pessoa, no início da noite. O marido, ardendo em ciúmes, ficou atento aos movimentos de sua esposa naquele dia, tudo parecia muito suspeito, ela fazia muitas ligações de seu celular, querendo esconder alguma coisa, falava em tom um pouco mais baixo do que de costume, era muito estranha a atitude dela naquele dia.

Ele a estava seguindo, mas por um problema no trânsito, perdeu sua esposa de vista, ficou irado, furioso. Tentou ligar para o celular dela e só dava ocupado, ou fora de área. O que será que ela estava fazendo, com quem ela estava naquele momento.

Aí recebeu uma mensagem pelo celular dizendo “ me pegue as 19:00 horas em tal endereço “. Ele olhou no relógio, faltavam ainda alguns minutos, correu desesperado até o endereço dado, pensando muita bobagem pelo caminho, até que chegou em frente a casa cujo endereço ela tinha dado, estava tudo meio escuro, apenas uma pequena claridade em uma das janelas, a cortina estava fechada, uma pequena sombra movimentava-se, talvez ela estivesse lá, com alguém, e não suspeitasse que ele viria mais cedo. Ele como um raio abriu a porta e precipitou-se para dentro da casa, na escuridão, batendo-se pelos móveis, fazendo um barulho enorme, quando num repente a luz se acendeu, a casa estava lotada de amigos, colegas de trabalho, parentes e sua linda esposa, cantando para ele ...parabéns prá você.....

É de se imaginar a cara que ele ficou quando se deparou com aquele cena.

Isso é apenas uma estória, mas ilustra muito bem o que o ciúme pode fazer com uma pessoa.

Se vocês levam Deus a sério, não deixem o inimigo colocar barreiras entre você e seu cônjuge, rejeite qualquer atitude que está fora da Palavra. Lembre-se do que diz em Romanos 13 : 9-10,

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Ou o que diz em Gálatas 5:22:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Conclusão:

Vale a pena ser ciumento? Vale a pena viver uma vida de desconfiança, suspeitando de coisas irreais sobre seu cônjuge ? Vale a pena viver fora da Palavra ?

Paulo de Abreu Marcondes
Igreja Batista do Bacacheri - Curitiba/PR

Jovem estudante de teologia é morto por extremistas

ÍNDIA (26º) - Extremistas hindus invadiram eventos cristãos no Estado de Madhya Pradesh, Índia, no início do mês, provocando a morte de um estudante de teologia e deixando outros feridos.

O corpo de Amit Gilbert, 23 anos, foi encontrado em um poço próximo ao local atacado por um grupo de extremistas no dia 17 de abril em Gram Fallaiya, distrito de Betul. Com as cabeças cobertas e carregando barras de ferro, integrantes dos grupos extremistas Dharam Sena e Bajrang Dal cortaram a energia elétrica durante o evento e começaram a atacar.

Testemunhas oculares disseram que os agressores perseguiram Amit, e o agrediram, principalmente nas pernas. A polícia do Estado, controlada pelo partido Bharatiya Janata Party (BJP) disse que, no momento, eles acreditam que Amit caiu no poço acidentalmente em meio à confusão, mas os cristãos que estavam no local disseram que é improvável.

O corpo foi encontrado com a cabeça e as pernas submersas, mas não apresentava água nos pulmões quando foi retirado de lá, conta o pastor Santwan Lal, organizador do evento de 17 de abril, sugerindo que Amit foi morto antes de ser jogado no poço.

“Primeiro Amit foi agredido, e depois jogado no poço. Se ele tivesse caído, teria mais machucados e algum osso quebrado, já que o poço é rochoso e estreito. Mas esse não foi o caso.”

O pastor Santwan e outros cristãos disseram que a postura do corpo não deixa dúvidas de que Amit foi assassinado. “Havia um ferimento no rosto dele.”

Já foi realizada uma autópsia, mas as autoridades não divulgaram os resultados. Aparentemente, os extremistas do Rashtriya Swayamsevak Sangh e Bajrang Dal estão pressionando as autoridades locais.

Fonte: Missão Portas Abertas

Pais, seus filhos precisam de sua reprovação

COMO NÃO EDUCAR SEUS FILHOS
Policiais de Houston, no Texas, publicaram uma norma de 10 pontos de “como criar um delinqüente”. É interessante meditar neste resumo:

1- Comece na infância a dar a seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando ele crescer, acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.


2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.

3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até ele chegar aos 21 anos e “decida por si mesmo”.

4- Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.

5- Discuta com freqüência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser.

7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”.

8- Tome partido dele contra vizinhos, professores e policiais. (Todos têm má vontade com seu filho).

9- Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “Nunca consegui dominá-lo”.E, finalmente…

10- Prepare-se para uma vida de desgosto. Vivemos num mundo com tanta violência e visível falta de educação. Vale a pena pensarmos melhor em que tipo de valores estamos repassando aos nossos filhos. Se você achou interessante esta mensagem repasse ao maior número possível de pais, professores e de, futuros pais. O mundo precisa de cidadãos de bem, e a responsabilidade também é nossa.

Fonte: www.melodia.com

Deixe para trás o passado amarelado

Meu coração: uma foto amarelada na parede

Hoje é comum o registro de momentos em fotografia, algo extremamente simples.

Você viaja para Paris, vê a Tour Eiffel e daí tira mil fotografias num único dia. Uma maravilha... Belas poses, álbuns e até filmes, que se cumulam ano após ano.

Recordar é saudável e até divertido. Quem não gosta de se ver numa foto antiga, numa daquelas roupinhas de bebê?

O mesmo não pode ser dito sobre a idéia de guardar em nosso sentimento - e em nosso coração - memórias de coisas desagradáveis e perdidas, que efetivamente não retornarão jamais.

Um ente querido que se foi. Um emprego dos sonhos não-conquistado. Um relacionamento quebrado subitamente. Um comportamento inconveniente que feriu. A violência das palavras que agrediram. E por aí afora...

Ora, prender-se a tais coisas pode significar viver no túnel do passado, no tempo dos “retratos amarelados” do remorso e da tristeza.

Toda essa consciência “amarga” lança espessa sombra sobre os novos dias, as novas chances, as novas pessoas que encontramos a cada manhã.

Se você se enquadra em tal perfil de comportamento, HOJE é tempo de fazer uma revisão.

Durma tranqüilo ao final do dia e, ao acordar, deixe pra trás o passado amarelado da vida e afirme, como fez Davi:

“Este e o dia que Deus nos deu, alegremo-nos nele.” Salmo 118:24