segunda-feira, 30 de agosto de 2010

É melhor obedecer

Filhos devem estar atentos para a importância desta atitude

Um fato bastante comum na juventude é vermos meninos e meninas acreditarem que sabem de tudo e por isso não precisam ouvir e obedecer aos pais. A frase: “Sou dono da minha vida e faça dela o que quero” é muito conhecida de quem tem adolescentes em casa. Sim, a vida de fato pertence a uma única pessoa, ao seu dono. Mas, quando se é jovem e vive debaixo da responsabilidade dos pais é preciso dar satisfações e obedecê-los e na fase adulta o respeito e reverência devem continuar. A grande maioria dos jovens costuma pensar que está preparado para fazer o que bem entende e resolver tudo da forma que achar melhor, sem necessitar de orientações de quem é mais velho e não tem os mesmos anseios e pensamentos que ele.

Entretanto, se você parar e pensar, verá que nesta faixa etária certamente a pessoa não possui uma total e real segurança a respeito de suas decisões. Hoje os filhos vivem um momento difícil, pois muitos destes relacionamentos entre pai e filho se transformaram em amizades e daí, se confunde esta relação de liberdade e igualdade com uma certa falta de autoridade vinda da parte de quem é o responsável.

Talvez você esteja lendo isso e pensando: “Mas eu sei o que faço da minha vida, não sou criança... e que história é essa de dizer que meus pais são autoridade? E minha vontades não contam”? Sim. Suas vontades são importantes, porém, se você quer uma vida abençoada e seus dias prolongados neste mundo é preciso obedecer aqueles a quem Deus instituiu. As Escrituras Sagradas mostram que dos dez mandamentos de Deus, um deles diz, honrai pai e mãe, para que seus dias se prolonguem na Terra. Destacando que este mandamento é o único que está seguido de uma promessa. (Efésios 6:1-3).

O pastor David Silveira, da Igreja Missionária Evangélica Maranata, de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, afirma que desobediência e rebeldia não são problemas dos dias atuais. Ele, que foi criado em uma família de dez irmãos, conta que quando eram crianças e desobedeciam aos seus pais, eram repreendidos e muitas vezes acabavam apanhando. Mas, ao contrário de muitos, ele reconhecia que isto era um carinho para com ele. “Minha mãe faleceu com 86 anos de idade e todos nós sempre admiramos, honramos, respeitamos e obedecemos a mamãe até o último minuto de sua vida, e ainda hoje, temos saudades de seu zelo; não há em nós rancor nem traumas psicológicos pelo fato de termos sido corrigidos quando necessário”.

Por isso, ele acredita que as atitudes de pais corrigirem os filhos e estes deverem obediência são corretas. Pastor Davi diz ainda que todos devem guardar no coração e colocar em prática essas palavras ditas por Salomão, filho do rei Davi: O filho sábio alegra a seu pai mas, o insensato despreza sua mãe. (Provérbios 15:20). E continua exemplificando: Deus ordenou a Moisés para que dissesse ao povo: Maldito aquele que desprezar o seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá amém. (Deuteronômio 27:15).

O jovem David Junior, de 15 anos, filho do pastor David, foi perguntado sobre o que acha da obediência. E disse que para ele, isto é natural por uma questão lógica. “Meus pais cuidaram de mim quando eu era um bebê, me deram banho, comida, roupas, cama, por diversas vezes me levaram ao hospital, ensinaram tantas coisas e acima de tudo me amam”.

Quando uma pessoa não reconhece esta autoridade e passa a agir de maneira inconseqüente, ela vai colher os frutos do que plantar. (Galátas 6:7). Pastor David acredita que talvez seja esta a razão básica porque tantos jovens têm enveredado por caminhos horríveis, sendo ceifados de forma tão trágica, trazendo assim, angústia para sua família. Ele completa dizendo que na Bíblia o apóstolo Paulo mostrou em sua carta a Timóteo que nos últimos dias o povo sobreviverá dias difíceis e as pessoas seriam desobedientes aos pais. “Não faça parte dessa triste estatística. Ame, honre, respeite e obedeça aos seus pais”, conclui.

Por Gisele Alves
:: Fonte: Site Elnet
Fonte: http://www.lagoinha.com/

domingo, 29 de agosto de 2010

O meu serviço revela o meu cristianismo!

Neste tempo tenho meditado muito sobre o “serviço”. O meu serviço revela o meu cristianismo. Um dia estudando sobre Atos 1.8, descobri algo muito profundo sobre o significado do “por que receberíamos o poder”. Então se lê: “Mas recebereis poder para servir, ao descer sobre vós o Espírito Santo (continua).

Jesus passou todo o tempo aqui na terra servindo. Ele se afastou de suas necessidades e prioridades pessoais a favor das pessoas. Lembremos da humilhante cena na cruz...

Imagine seu emocional, sem falar da dor que sentiu na carne... O ápice do sofrimento humano. Mesmo assim Ele deu “ouvidos” ao pior dos homens que estava ao seu lado.

Compartilho com vocês parte da vida de uma das pessoas mais linda que já conheci. Usarei o pseudônimo de Sr. João.

Sr. João foi morar, voluntariamente, em um local outrora conhecido como “cidade dos leprosos”, por amor a um tio que tinha a doença. No dia em que ele completara 74 anos de idade, nossa equipe preparou uma surpresa para ele. Quando chegamos, com o bolo na mão, ele com as luzes apagadas da sua humilde casa, saiu e pediu, em um tom assustado, para todos entrarem. Minutos antes, ele ouvira os tiros que interromperam a vida de mais um filho. Mais tarde, meu esposo Kelvin e eu chegamos à casa dele. Ele me abraçou chorando muito e me disse: “Mais uma corda arrebenta dentro de mim. Foi o terceiro filho assassinado”. O episódio não apenas ocorreu com uma arma de fogo, mas a cabeça foi decepada e exposta em uma cerca de arame, visível a todos. Já era de madrugada, Sr. João enxugou as lágrimas e disse: “Vocês devem estar com fome, vamos comer, afinal de contas hoje é o dia do meu aniversário”. Insistimos para ele não se incomodar, mas mesmo assim fez um café, cortou o bolo e nos serviu. Detalhe, o sangue de seu filho ainda gritava a metros de sua casa. Mas ele, como nosso mestre Jesus, se afastou de sua dor, por amor a nós.

Jesus tinha muito mais a se preocupar do que visitar, curar, libertar, alimentar, dividir, ensinar, discipular, perdoar... Afinal, uma cruz lhe esperava. Humanamente, Jesus nunca teria condições de se preocupar com alguém.

Em dezembro de 2007, elaborando uma prova para os alunos do CTMDT, pedi ao Senhor uma palavra para deixar registrada, e Ele me deu:

“Que seus olhos sejam atraídos pela simplicidade,
Que seus ouvidos saibam escutar até mesmo quando não há palavras,
Que sua boca profetize quando todos desacreditarem,
Que seu coração arda sempre de amor,
Que seus braços saibam incluir,
Que suas mãos estejam sempre disponíveis para semear,
Que sua camisa seja a causa do seu próximo,
E que seus pés nunca se cansem em andar pelo caminho do bem!”

Onde estão os servos?

::Juliana Leão
Fonte: http://www.lagoinha.com/

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cotidiano - Não temas

Não há sentimento melhor do que estar ao lado do Senhor. É maravilhoso quando nos retiramos em louvor, consagração e oração e somos agraciados por sua presença; nossa vida recebe a vida do próprio Deus; transbordamos de tanta alegria, glória e regojizo e somos convencidos pela inexplicável sensação de que Ele está entre nós.

Quem não teve uma experiência dessas com Deus? No quarto, na sala, no trabalho, na faculdade ou na igreja, seja onde for, quem nunca se viu preenchido pela companhia do Espírito confortando, exortando, renovando e encorajando nossas vidas e moldando-as à Sua vontade?

Essas situações parecem confirmar e completar todo o conceito que temos da presença de Deus. Como disse, parece...

Esse trecho bíblico que tantas vezes se repete na Bíblia direcionado a pessoas diferentes, em lugares e circunstâncias diferentes não costuma nos vir à memória quando o Senhor “está entre nós”. Quando nossa adoração sobe, nossas orações rasgam os céus e estamos em comunicação direta com o Pai, a promessa que emana dele não é percebida por nós, pois, afinal, estamos vivenciando-a.

Isso não é difícil de entender quando nos voltamos para o contexto em que essas palavras eram – e são – proferidas pelo Senhor. Em sua totalidade, elas foram direcionadas a pessoas em desespero, que precisavam urgentemente de encorajamento, que estavam em profundo desânimo e vontade de recuar devido a terríveis problemas. Foi assim com Jeremias, Ezequias, Davi, Elias, Rute, Maria, Pedro, João, enfim, pessoas que por um momento se viram travadas por algum tipo de temor.

São esses momentos que o Senhor usa para ministrar em nós o caráter da sua Presença. Neles, aprendemos o que realmente significa ter a presença do Altíssimo. Erradamente achamos que sabemos discernir se Deus está ou não conosco. Julgamos Sua presença pela nossa capacidade de percebê-la e então sempre fazemos juízo errado quando nos vemos em meio a tribulações e provações, pois nesses momentos, nossas orações e petições parecem não sair de cima de nossas cabeças, nosso louvor insiste em não subir e nos vemos sozinhos, aparentemente abandonados e muitas vezes declaramos: “Deus não está comigo”. Ledo engano...

É justamente em meio a adversidades que Ela se mostra poderosa e acolhedora. Mesmo que não a percebamos, é ela que nos garante em pé. Quando tudo indica que vamos perder para o medo e a dor, o Senhor nos diz que não devemos temer e muito menos recuar e o porquê é simples: Ele está conosco. Essa é a maior e melhor de todas as garantias.

Sua presença está a nossa disposição na mesma medida sempre, independente se estamos no melhor ou pior momento de nossas vidas; se estamos fracos ou fortes ela nos segura do mesmo jeito. É igualmente surpreendente e maravilhoso ao que eu citei no inicio do texto quando tudo indica que estamos sós e o Senhor, por Seu Espírito, nos alerta: Estou contigo. Esse é o conceito de Presença que a Bíblia nos transmite e o único que devemos ter em mente.

Na cruz, isso foi definitivamente resolvido, pois “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2Co 5.19), isto é, estava restaurando sua presença em nós de uma vez por todas, retirando toda maldição que nos separava dele. Cristo se viu abandonado ali – Deus meu, por que me desamparaste? – para estarmos em eterna comunhão com o Pai.

Nossos sentimentos e nossas emoções são péssimos em perceber o Senhor por perto. Só a fé que faz, mesmo em momentos terríveis, nossa alma descansar e dizer: “Sim, Senhor, tu estás aqui”.

Não temas, amado.

“Eis que estou convosco até a consumação dos séculos.” (Mt 28.20.)

Deus te abençoe!

::Tiago Lino
http://www.tiagolinno.wordpress.com/
Fonte: http://www.lagoinha.com/

sábado, 14 de agosto de 2010

Sem Viajar na Maionese

"E aí véi? Colé? Tudo em cima? Pô! Pirô o cabeção! Tipo assim! É o bicho! Irado mano! Muito doido! Vamo vê as parada! O qué que rola! Falô! Saca? Lindo na parada! Num rola! Só na manha! Fi! Pode creuza! Cê fraga! Quemô o filme! Colé cara! Nó, cê tá zuano! Vô bate um gancho! Quis idéa, mano! As mina ali! Trocá umas idéa! Que paia!!!!!!”

Você conseguiu entender todas as gírias que estão acima? É complicado, não é? Imagine conversar com uma pessoa que só fala assim? Para os gramáticos e estudiosos do nosso português isso pode doer o ouvido quando pronunciado.

Mas não é de hoje que a Língua Portuguesa vem sendo invadida por diversas formas de linguagens cifradas, pertencentes a determinados grupos. As gírias já fazem parte do vocabulário de muitas pessoas. E, algumas vezes, encontram espaço até mesmo no meio evangélico.

Ano entra, ano sai e as gírias se modificam de acordo com os padrões ditados pelo mundo através da moda, música, dança, novelas, filmes, veículos de comunicação e outros diversos meios de propagação. Verificamos que de tempo em tempo surgem novas expressões no cotidiano da sociedade. Elas nascem em grupos ou tribos fechadas, crescem com o auxílio de várias pessoas e dos meios de comunicação e morrem ou renascem na voz do povo.

O grupo Mamonas Assassinas, por exemplo, no auge do sucesso, levou vários jovens à “curtirem” as letras de suas músicas cheias de “besteirol” e gírias do tipo: “... seus cabelo é “DA HORA” (legal), “...você é meu “CHUCHUZINHO” (querida). E ainda se davam ao luxo de pronunciarem palavras em inglês como: “Oh! Yes!”. Uma outra expressão que ficou muito marcada foi a do jogador de futebol Edmundo, mais conhecido como “Animal” (o ser de instinto muito forte). O locutor Osmar Santos foi o primeiro a denominá-lo desse modo e a partir daí não parou mais. Aliás, atualmente, tudo que se refere a pessoas de índole violenta, acabam recebendo o nome de “animal”, o que pode trazer maldição para a vida de quem recebe o pseudônimo.

“Ficá de molho; chamá a galera; captá a mensagem; tá de antena ligada ou, então, ele não é nenhuma Brastemp!”, já se tornaram expressões familiarizadas e usadas pelo povo. Os jovens e adolescentes aprendem nas escolas a se comunicarem através das gírias. Malandros de ruas e morros gostam de sair com o “pisante” novo (tênis novo). Com os surfistas o vocabulário vem das praias. E a mídia? A mídia é a maior responsável pela divulgação dos vocábulos por toda a sociedade. O filme “Batman” quando estreou nos anos 90 fez com que várias pessoas incorporassem em sua linguagem a “Bat hora, o Bat canal e o Bat lugar”, fazendo assim uma ‘batida’ de novas expressões. Até os verbos foram transformados pelos artistas famosos. Renato Aragão, o “Didi” dos “Os Trapalhões”, disse: “Aí vareia”. E pegou mesmo. Até hoje se ouvem pessoas pronunciar “vareia” ao invés de varia. Outra exemplificação vem de uma atriz mineira, Gorete Milagres, fazendo o papel de “Filomena”. Durante um bom tempo ouviu-se dizer: “Ô! Coitado!” Até alguns evangélicos brincavam, ou falavam sério usando a expressão.

Mas o cristão, como deve proceder?

Como foram colocadas neste texto, as gírias surgem, se espalham, viram linguagens comuns, somem ou ressurgem. É difícil, por exemplo, para um jovem estudante que está na fase da sua adolescência, não usar algumas palavras desse tipo. É complicado até para os pais aceitarem ou enxergarem como normal.

Às vezes as pessoas brincam com essas palavras e nem imaginam que algumas podem trazer maldições para sua vida: “E aí, bicho!” Mas que bicho é esse? “Seu animal!” Lembre-se: você é um ser criado a imagem e semelhança de Deus.

Ao nos convertemos, um dos primeiros sinais de mudança na nossa vida está na fala. Imagine um pastor conversando com alguém e dizendo palavrões, gírias e expressões o tempo todo. Para quem gosta será normal, mas outras pessoas desconfiarão de sua conversão e de seu ministério. Há determinados crentes que usam uma linguagem tão pesada que não conseguimos identificá-los como parte do corpo de Cristo. Existe uma marca registrada em nós, que é a semelhança com o nosso Deus. Por isso devemos vigiar no que falamos.

Em certas ocasiões, até sem querer, pronunciamos alguns vocábulos. Ou, então, precisamos adequar a nossa fala dependendo do grupo de pessoas que estamos lidando. Por exemplo, com um grupo de roqueiros não vamos ficar pregando para eles com palavras difíceis, pois eles não irão assimilar o que estamos querendo transmitir. Com os meninos de rua é a mesma coisa, eles falam muitas gírias. Para que eles entendam o evangelho, nosso linguajar terá que ser adequado de uma forma que eles compreendam.

Paulo em Tito 2:7, diz: “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo legalidade nenhuma que dizer a nosso respeito.” No livro de Tiago, capítulo 3, verso 10 encontramos: “De uma só boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas cousas sejam assim.”

Que através deste artigo você possa ser despertado a compreender o propósito do Senhor para sua vida. Somos povo exclusivo de Deus. Somos sal da terra e luz do mundo. Precisamos mostrar nossa diferença e não nos igualar ao mundanismo. Não há como impedir o avanço dessas expressões. Cabe a cada um de nós, então, refletir, discernir e procurar evitar pronunciá-las, principalmente quando as mesmas vêm até de novelas e emissoras de televisão que não professam o nome do Senhor.

Obs.: Que algo fique bem claro, dependendo do estado, lugar ou país, algumas expressões e gírias não são consideradas como tal. Para algumas culturas, o que é gíria para nós, para eles é normal pronunciar.

Ana Paula Costa
Fonte: http://www.lagoinha.com/

Por que surgem os boatos?

A vida de uma pessoa pode ser transformada da noite para o dia por causa de um simples boato. Fofocas, calúnias e intrigas comprometem qualquer ser humano trazendo tristeza, depressão e até um isolamento da sociedade. Mesmo porque até provar que “alhos não são bugalhos”, lá se foram noites de sono e a moral da pessoa envolvida foi por água abaixo. Há casos em que o sujeito demora algum tempo para desmentir um boato ou até mesmo não consegue isso, ficando no prejuízo.

Quantos já não se viram envolvidos em difamações? Por exemplo, como um homem pode provar que não assediou uma mulher sendo que a mesma insiste, falsamente, em dize-lo? Ou como alguém pode provar que é inocente de um roubo visto que um desafeto insiste em acusa-lo? Difícil responder. Ninguém gostaria de passar por situações assim. Existe pessoas que são presas e acusadas injustamente.

Com os evangélicos não tem sido diferente. Nos últimos anos os boatos no meio cristão têm aumentado de maneira assustadora. Pastores, igrejas e cantores evangélicos, que antes não apareciam em noticiários seculares, hoje têm seus rostos expostos na mídia para que todos vejam. São tantas as calúnias, que se perde até a conta. Dizer que o pastor tal morreu, que a cantora tal ficou grávida antes de se casar, que um determinado líder foi pego em adultério, que o cantor fulano se desviou do evangelho e outras pérolas, já são costumeiros no dia a dia.

Foi vinculado na internet, que o Pastor Silas Malafaia, vice-presidente da Igreja Assembléia de Deus na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, teve que desmentir um boato que circulou há algum tempo atrás, envolvendo seu nome. O boato acusava o pastor de ter sido afastado de seu ministério na Igreja por supostas irregularidades. A cantora Aline Barros, no início do ano, foi alvo de outro boato. Ela foi acusada de estar veiculando mensagem satânica através da faixa "Fico feliz". A cantora Cassiane também passou por um dissabor semelhante.

Mas por que isso acontece?


Uma das causas mais graves dos boatos é a inveja. A Palavra de Deus em Provérbios 14:30 diz que “a inveja é a podridão dos ossos”, ou seja, corrói, destrói a vida de quem é invejoso. Por inveja, casamentos são desfeitos, famílias são desestruturadas, amizades são rompidas e vidas são arruinadas por causa do diz-que-diz e a imaginação invejosa de pessoas que não suportam ver os outros felizes.

Outro motivo pelo qual surge o boato é o desejo incontrolável e maligno de fofocar. Isso tem a ver com a “língua comprida”, considerado a maior arma para semear a divisão, a discórdia e inimizades nas igrejas (Tiago 1:26; 3: 5, 6 e 8). É deplorável quando vemos pessoas que ficam esperando uma falha qualquer do seu próximo para detonar a imagem da mesma com rumores, exageros e até calúnias.

O ciúme também dá origem a balelas. Alguns ciumentos não suportam a prosperidade alheia, bem como o sucesso de outrem, isso porque o ser ciumento se relaciona quando se tem falta de segurança, por baixa estima.

Na verdade os boatos têm acabado com a vida de várias pessoas. Não só dos “famosos”, mas de pessoas comuns também. O tempo para abafar a dor deixada pela calúnia é demorado, as cicatrizes ficam para o resto da vida dependendo do grau do problema. Todo e quaisquer tipo de boatos devem ser evitados por aqueles que servem verdadeiramente a Deus. Devemos fugir daqueles que gostam de inventar as coisas, pois mesmo sem querer você também está dando legalidade para estragar a vida de alguém.

O boato é como fogo que alastra destruindo tudo que está a sua frente. A Bíblia declara que tudo que se planta, se colhe. Assim é com o pecado, hoje pode ter acontecido com um conhecido seu, amanhã pode ser você.

Ana Paula Costa
Fonte: http://www.lagoinha.com/

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mensagem Pastoral: “Eu tenho a Marca da Promessa........ ”

Texto Base: (Gálatas 2.20 - 22)

A marca da promessa é parte de um dos belos louvores que cantamos em nossa Igreja, os quais tem sido de fato muito especial em nossos cultos. Ao entoarmos esses louvores temos sentido muita alegria da parte de Deus através da mensagem que eles nos transmitem e tocam profundamente os nossos corações. Mais será que de fato todos estão entendendo, vivendo e sentindo o profundo significado da mensagem que esses louvores nos transmitem? Ou às vezes cantamos e nos alegramos por pura emoção ao vermos outras pessoas expressarem seus “sentimentos”. Sinto profundamente necessário que precisamos fazer uma alta análise em nossa vida para, não tornarmos os nossos cultos em meros encontros de Domingo à noite, ou em um momento puramente emocional que após seu término e ao voltarmos ao nosso convívio natural não sentimos nenhuma mudança em nossas vidas. O texto escolhido para nossa reflexão foi escrito pelo Apostolo Paulo em uma de suas experiências mais profundas em relação ao sentimento da escolha que fez ao lado de JESUS. Escolher seguir a CRISTO em nossa geração tem sido de fato muito desafiante para todos nós, mais naquela época e na situação do Apostolo Paulo, que era um homem de destaque em sua sociedade também foi um desafio de grande proporção. Por isso que precisamos fazer a diferença em nossa vida diante de Deus e dos homens é preciso ser cristão de uma forma mais autentica e não meros evangélicos “GOSPEL” que não fazem diferença entre o mundo e o verdadeiro cristão. Portanto a “MARCA DA PROMESSA” não pode ser somente cantada em nossos cultos, mais sentida e vivida em todos os momentos de nossa vida. No caso do texto proposto o problema vivido na Igreja de Gálatas não era muito diferente do que tem sido vivenciado em nossos dias. Vejamos:

1 – havia um grupo de falsos mestres que estavam tentando persuadir os cristãos de Gálatas a seguirem outros ensinamentos e a não aceitarem os ensinamentos do apostolo Paulo que se baseava nos ensinamentos de CRISTO, o verdadeiro EVANGELHO (Gálatas 1.6 - 23);
2 – o evangelho por eles ensinado “os falsos mestres” consistia em não somente crer em Cristo mais também ligar-se a fé Judaica mediante a circuncisão (Gálatas 5.2), as obras da lei (Gálatas 3.5), e a guardar o Sábado (Gálatas 4.10);

Aplicação prática para nosso dia a dia:

- Nesta carta o Apostolo Paulo revela a atitude, inspirada pelo Espírito Santo, de julgamento e indignação para com aqueles que procuram perverter o evangelho original de Cristo e mudar a verdade do testemunho apostólico em ensinamentos meramente humanistas. Essa mesma indignação deve fazer parte do pensamento do verdadeiro cristão que não pode aceitar a mentira em lugar da verdade. – o verdadeiro cristão não deve se envolver com ensinamentos que sejam diferentes dos praticados pelo Verdadeiro Evangelho (Gálatas 1.9); - qualquer ensinamento, doutrina, ou idéia que se originem em pessoas ou mesmo em Igrejas que não estejam em acordo com os ensinamentos e padrões seguidos pelos ensinamentos da Bíblia não podem ser incluídos no evangelho de Cristo;

CONCLUSÃO:

Portanto defendei a chamada e a vocação pela qual fostes chamados. Fomos chamados a verdade do evangelho e não as fantasias que desviam a verdade.

Pr. Manassés Santos

sábado, 7 de agosto de 2010

Uma mensagem aos pais!

Hoje comemoramos mais um Dia dos Pais e nada é mais importante para uma família do que ter um pai que conhece o Deus Todo Poderoso e sabe quais são as responsabilidades que Ele lhe deu. Muitos lares estão sendo destruídos porque os pais não conhecem ou não colocam em prática as suas responsabilidades. Há uma ampla falta de compreensão sobre a natureza da paternidade (Os 4.6). Um pai deve representar a paternidade de Deus para seus filhos. Temos um tremendo chamado diante de nós. Qual tem sido a nossa perspectiva de pai? Temos que transmitir aos nossos filhos os padrões de Deus. Temos que descobrir e colocar em prática o que a Palavra de Deus diz sobre os pais e para os pais.

A responsabilidade de um Pai

Um bom pai conhece o Pai celestial
Um homem não será capaz de entender o que significa ser um bom pai se não conhecer seu Pai celestial. Confiança e dependência de Deus é o que um pai precisa exibir para seus filhos (Jo 20.17).

Um bom pai ama a mãe de seus filhos
A segunda coisa mais importante que um homem pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles. Os filhos têm uma sensação de segurança quando veem isso. As crianças assimilam tudo o que veem, e os filhos observam como o marido trata sua esposa muito do que se imagina. Uma criança geralmente perde o respeito por seu pai se ele não der à sua mãe a consideração e o amor que ela merece (1Pe 3.7).

Um bom pai ama seus filhos
Amar não é comprar presentes. Amar é ser um presente. O amor também significa corrigir, repreender e disciplinar seus filhos se necessário. Amar seus filhos significa estabelecer padrões para eles. Você precisa dar a seus filhos um amor que imprima valores eternos. Você não deve dar ao seu filho tudo que ele quer. Você deve dar ao seu filho tudo que ele precisa.

Um bom pai é responsável por seus filhos
Os pais têm a responsabilidade diante de Deus de criar seus filhos. Deus não deixa o cuidado e a criação de seus filhos para eles mesmos ou para a sociedade. Ele delegou isso a você.

Quanto tempo você gasta com seus filhos? Você de fato os está educando? Para ser responsável por seus filhos, você precisa gastar tempo com eles, eles devem ser uma prioridade.

Um bom pai ensina e instrui seus filhos
Um pai precisa ler e estudar a Palavra de Deus para que possa ensiná-la aos seus filhos.
Ele precisa conhecer as ordens de Deus. É impossível ensinar alguma coisa que você mesmo não aprendeu (Gn 18.18-19). Quando os pais ensinam aos seus filhos os desígnios de Deus, eles aprendem que vale a pena ouvir quem conhece a Palavra de Deus.

Um bom pai treina e disciplina seus filhos
Nosso Pai celestial tem interesse pessoal em nosso treinamento. Da mesma forma devemos pessoalmente treinar nossos filhos. Ao disciplinar e corrigir seu filho, você está dando esperança a ele. Você dará a ele um sistema de valores para a vida inteira (Pv 22.6).

Um bom pai encoraja seus filhos
1 Ts 2.11-12. Mais três responsabilidades de um bom pai: encorajar, confortar e advertir. Filhos precisam de encorajamento. uma palavra de incentivo. Os pais precisam encorajar seus filhos naquilo que eles estiverem tentando fazer mesmo que não sejam perfeitos.

Um bom pai conforta seus filhos
Filhos precisam também de conforto. Você os encoraja quando fazem algo certo ou quando você quer aperfeiçoá-los em alguma coisa. Para ser um confortador, você tem de ser acessível aos seus filhos.

Um bom pai adverte seus filhos
Os pais também advertem ou exortam seus filhos a viverem uma vida correta. É responsabilidade de um pai advertir seus filhos das consequências de se rejeitar a Deus. Se você estiver caminhando nos caminhos de Deus quando adverti-los, eles respeitarão o Deus do pai deles.

Um bom pai não provoca seus filhos
A impaciência e a aspereza dos pais são caminhos para provocar os filhos à ira (Ef 6.4).

Fonte: http://www.lagoinha.com/

Número de evangélicos não para de crescer e em alguns anos podem mudar o Brasil


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no início de outubro de 2009, mostra uma evolução considerável em diferentes aspectos da vida dos brasileiros. Segundo o sociólogo Alexandre Brasil Fonseca, a participação evangélica mais efetiva neste processo pode ser notada na alteração de certas políticas públicas.

“É um segmento socialmente organizado, que argumenta e luta por suas opiniões. É inegável que isso traz benefícios sociais. Com isso, não é um fato desprezível a histórica participação evangélica em Conselhos de Direitos Civis, nos últimos anos”, revela o sociólogo.

Recentemente uma das maiores revistas do País publicou uma série de matérias em que fazia previsões para o Brasil em 2020. Em uma dessas publicações, a revista aborda o crescimento evangélico. “Estima-se que 50% da população brasileira poderá ser evangélica” daqui a 11 anos, segundo estatísticas do Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes).

Ainda de acordo com a revista, “a influência evangélica em 2020 contribuirá para a diminuição no consumo do álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número de lares desfeitos, já que a família é prioridade para os evangélicos”.

Fonte: Arca Universal

As 10 dúvidas mais comuns sobre virgindade

1) O que vem a ser a virgindade? R: Virgindade ?Estado de pessoa virgem, isto é que nunca praticou um ato sexual, estando puro, intacto, que nunca foi usado;inexplorado. 2) Porque tem crescido o número de adolescentes e jovens que tem tido experiências sexuais tão cedo? R: Conforme pesquisa que realizei durante um ano entrevistando jovens mães (adolescentes e jovens) cheguei a conclusão que existe ainda uma lacuna quando o assunto em pauta é virgindade. Entendo que a família tem a maior porcentagem de responsabilidade em educar e ensinar os filhos, porém a Igreja também tem uma parte na responsabilidade em orientar o jovem, pois a Bíblia Sagrada nos revela claramente a respeito da virgindade, e o porque de ser virgem e o que fazer para guardar-se para o matrimônio. A escola também tem uma boa porcentagem na responsabilidade em passar para o jovem a respeito da virgindade, no entanto vemos não só a escola, mas o Governo e algumas entidades e veículos de comunicação, como as novelas; onde tanto o sexo entre adolescentes como ser mãe independente é normal.

Ao invés de ensinar ao jovem a manter-se virgem até o matrimônio, evitando assim doenças, uma gravidez indesejada ensinando-os a fazer segundo a palavra de Deus, como diz as Escrituras Sagradas; todavia vemos estes ensinando os jovens a como usar o preservativo. Temos consciência que por de trás desta ?preocupação da mídia, existe uma preocupação muito maior em todo este processo de comercialização, que por sinal é bem lucrativo, do que se preocupar como será o futuro destes jovens nos quais entram tão cedo para o mercado do sexo?.

3) Quando a Bíblia fala a respeito da virgindade, ela se dirigi ao homem também?

R: sim. Se analisarmos as Escrituras Sagradas, veremos o apóstolo Paulo dirigindo-se aos homens solteiros, no capítulo 7, respectivamente nos versículos 1e 8 na carta aos Corintios:?...,é bom que o homem não toque em mulher; más por causa da impureza cada um tenha a sua própria esposa; bom seria se os solteiros e viúvos fossem como eu, todavia aos que não conseguem dominar-se, bom é que se casem, pois é melhor casar do que se abrasar?. Entendemos que Paulo exorta o homem solteiro a cuidar das coisas que pertencem ao Santuário de Deus, como também ele mesmo o fez, todavia se for para o homem andar em fornicação, prostituição, antes, seja melhor casar-se e ter uma esposa, pois é melhor casar do que se abrasar.

Tanto na época em que Paulo escreve aos Corintios como nos dias de hoje, muitas pessoas acham que podem andar em adultério, fornicação e continuarem a oferecer sacrifícios agradáveis a Deus, e o Senhor Jesus os receber.Todavia a fornicação, a impureza e o adultério fazem partes das obras da carne, como está registrado na carta aos Gálatas, no capítulo 5: ?Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. A respeito das quais eu (Paulo escreve inspirado pelo Espírito Santo de Deus) vos declaro, como já outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam?.

4) Porque o homem valoriza a virgindade no matrimônio?

R: Segundo pesquisas recentes, é grande a porcentagem de homens que procuram para constituir um lar, mulheres virgens.Muitos homens senten-se inseguros, outros por outro lado teen ?medo? de seu desempenho sexual ser comparado com o de outro, e outros ainda teen medo de após terem relações sexuais com a parceira, não satisfazerem-na a ponto de ela procurar outro que lhe satisfaça.Todavia o homem cristão valoriza a virgindade não por tais motivos fúteis, más por ser conhecedor da palavra de Deus, a qual ensina que a mulher virgem é comparada á noiva de Cristo, na qual é pura, santa e imaculada, de um só esposo.(ll aos Corintios 11; 2).

5) A virgindade está fora de moda?

R: Para responder a esta pergunta, vejamos primeiramente o que significa o termo moda: ?costume ou estilo, em geral efêmero, aceito e imitado por um grupo ou meio social em certa época ou lugar?.

A Bíblia nos diz que devemos ser não imitadores de tais modismos efêmeros, pois com a mesma intensidade que aparecem, com o passar do tempo, desaparecem, dando lugar para novos conceitos.

Todavia a Bíblia nos revela na carta aos Efésios (cap 5; 1) para que sejamos imitadores de Deus, no qual é Santo e imutável. Passam-se séculos, porém sua palavra continua a mesma.

Logo; podemos entender que a virgindade não pode ser comparada com o termo ?moda?.

6) Virgindade tem a ver com a cultura de um povo?

R: podemos dizer que cultura de um povo é a herança social que um indivíduo adquiri do grupo em que vive (costumes, tradições, vestuário, alimentação, e etc).Portanto cada sociedade transmite ás novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados; todavia há um processo de mudança social que acaba influenciando as informações que foram recebidas de geração em geração,mesmo porque acontece a miscigenação entre os povos, dando início a uma nova cultura.Entendemos então que os usos e costumes mudam conforme a cultura da época; no entanto a doutrina que a Bíblia Sagrada nos revela é imutável, inabalável, inalienável, chegando inclusive a ser o único Livro conhecido mundialmente; no qual afirma que: ?a mulher se deixe a conhecer somente ao seu marido?, isto é que tenha relações sexuais somente depois de consumado o matrimônio monogâmico.

7) Os casais que se guardaram virgens para o matrimônio se arrependeram após o casamento, por não terem tido outras experiências?

R: Não. Durante um ano entrevistei casais de várias classes sociais que se casaram virgens e 98% de 100 entrevistados, disseram que não se arrependeram, e que não se sentiram em desvantagem em relação aos que haviam tido experiências antes do matrimônio; mesmo porque o casamento significa união, ajuste entre duas partes, onde ambos irão apartir daquele momento iniciar uma nova fase de vida; desfrutando não só dos móveis, da casa, e do enxoval que serão usados pela primeira vez,más também do sexo, e juntos, estarão dividindo suas experiências e anseios, e a cada dia surgindo uma nova descoberta.

8) Existe um ?tabu? quanto a se manter virgem solteira?

R: Existe uma diferença entre liberdade e libertinagem.Somos chamados por Deus para sermos livres, todavia as pessoas que não teen base Bíblica, confundem liberdade de ação com libertinagem.Para alguns grupos que vivem dissolutamente, e são escravos da mídia, concordam quando a mesma dá ênfase para o adultério, homossexualismo, lesbianismo, e sexo entre adolescentes e jovens, exposto nas novelas, em filmes, revistas, e etc, achando que ser virgem é um fato ultrapassado.

No entanto aquele que segue os conselhos que o salmista, inspirado por Deus escreve no Salmo 1:?Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios,nem se detem no caminho dos pecadores, nem assenta na roda dos escarnecedores.Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.? A mulher e o homem que não andam segundo o que estes ?tais? grupos com atitudes perniciosas pensam,e sim buscam na palavra de Deus as respostas para os seus problemas, estes serão bem sucedidos,mesmo porque não estão firmados na mídia, que com a mesma intensidade que aparecem, desaparecem, más sim em Cristo, no qual é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

9) Porque a Bíblia compara a mulher virgem com a noiva de Cristo?

R: Por que a noiva de Cristo, que é a Igreja, para ser arrebatada com Jesus, tem que estar pura, santa, imaculada e sem mancha, conhecedora de um só esposo, que é Cristo para que não seja contaminada com vãs doutrinas.Da mesma maneira sejam também as mulheres virgens, conhecedoras de um só esposo.Referências: O Evangelho de São Mateus 25; 1 ao 13 , 2º. aos Corintios 11; 2, Levítico 21;14.

10) Perante a Bíblia, como ficam as mulheres que embora não são mais virgens, no entanto tem desejo de casar-se e constituir um lar, e ter uma vida com Cristo?
R: Apartir do momento em que houve arrependimento e confissão, há remissão do pecado.Podemos ler na carta aos Romanos, no capítulo 8, precisamente no versículo 1:?Agora,pois,já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus?.Também na carta aos Corintios capítulo 5 e versículo 17 leremos: ?Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já se foram e eis que tudo se faz novo?.

Ao lermos as passagens que retratam a peregrinação de Cristo na terra; veremos com certeza Jesus falando com mulheres adúlteras, ladrões, prostitutas, pessoas enfermas; enfim vemos Jesus perdoando e ?sarando? os corações feridos, dando-lhes oportunidade para iniciar uma nova fase de vida, desta vez em santidade.O caso da mulher pecadora, que se encontra no Evangelho de Lucas, cap.7 e versículos 36 ao 50; nos retrata a história de uma mulher na qual todos a discriminavam por ser ela pecadora, porém esta mulher foi até Cristo,com o coração quebrantado,e Jesus perdoou seus pecados.Vemos casos similares como ?A mulher Samaritana?; ?A mulher adúltera? e outros nos quais vemos Jesus imputando-lhe seus pecados e dando-lhes oportunidade de terem uma nova vida, sem acusações, sem ressentimentos, sem medo do porvir.

Elen Viana Lamarque
Assembléia de Deus ministério Belém - Americana- São Paulo
Fonte: http://www.sexocristao.com/ 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Juventude - Posso ou devo?

Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

Perguntei a um jovem: "como está a sua comunhão com Deus?" Ele me respondeu, com ares de quem não sente a menor crise de consciência: "Não posso dizer que vai bem, mas o básico eu faço: oro antes de dormir e leio um versículo da bíblia, pelo menos". Pobre garoto! Engana-se a si mesmo! Tal relação espiritual em muito se assemelha aos casais de namorados, com relacionamento em estágio terminal: não há o que conversar, não há o que comentar, só se pede, nada se dá, e a culpa é sempre do outro. Para o menino, Deus ainda deveria estar muito contente de haver um rapaz que lê um "versiculosinho" ou que faz uma "oraçãozinha-merreca" antes do ronco. É mais um jovem evangélico, a demonstrar, de forma grotesca e rústica, a péssima qualidade espiritual da igreja do século XXI.

Quando não há comunhão, a grande questão é: "até onde será que eu posso ir? Posso beber? Posso fumar? Posso ficar? Posso transar? Quantas vezes eu posso pedir perdão pelo mesmo pecado? Se ninguém ver, estará tudo bem? Será que não é apenas preconceito, uso e costumes, questões culturais?" Aquele que vive um estado espiritual meramente vegetativo, caça brechas, nas quais possa enquadrar-se como alguém menos pecador do que realmente é. É a vontade de auto-justificar-se à todo custo. Seu cristianismo é pura tradição.

Quando há comunhão, a questão é outra. Não se pergunta: "posso fazer isso?", mas "devo fazer isso? Será que edifica? Será que é construtivo? Isso beneficiará a mim e aos demais? Não será motivo de escândalo? E se um irmão mais fraco me vir assim, estaria eu em paz comigo mesmo e com Deus? O que quero está baseado no amor altruísta?" No coração do legítimo comungante, a glória de Deus e a edificação do próximo vêm em primeiro lugar. O gosto pessoal passa por esses crivos. E as decisões são baseadas nisso, mediante a revelação contida nas Escrituras Sagradas. É a chamada "lei da liberdade em amor", mencionada por Tiago, em sua epístola.

Para Cristo, quem o ama guarda os seus mandamentos. E quem não o ama, não guarda. É simples, não? Alguns considerariam simplista, mas não é. Deus é um ser definido. Não há morno, mas quente ou frio. Não há talvez, mas sim ou não. Não há purgatório, mas céu ou inferno. Deus é tão claro e definido como o código binário, da informática: ou é zero, ou é um. Não há dois ou mais. Ou se está ligado, ou desligado. Ou se é salvo, ou se é perdido. Ou se ajunta, ou se espalha. Ou se é à favor, ou se é contra. Ou se é fiel, ou se é infiel. Ou se está certo, ou se está errado. Citando novamente os dizeres do Senhor, ou se ama a Jesus, guardando os mandamentos, ou simplesmente não se ama.

Você é do tipo que ama a Jesus? Ou nunca lhe passou pela cabeça que o amor, desejado por Cristo, traduz-se em atitudes, não meramente em palavras? É fácil demais nos escorarmos na justificação pela fé, mediante a graça do Senhor. O difícil é entender e aceitar que essa graça, motivada pela fé que ela nos outorga, produz indubitavelmente um fruto, e esse fruto se chama obediência. Quem não obedece, ainda não experimentou, de fato, do amor de Deus em sua vida. O Apóstolo Paulo diz: "o amor de Cristo nos constrange" II Coríntios 5.14. Se o amor de Cristo não estiver a constranger o nosso coração, então não houve salvação, nem justificação, nem regeneração, e estamos perdidos.

E não se está falando aqui de perfeição. Nenhum de nós é perfeito. Nem um de nós é isento de pecado. Todos tropeçamos e caímos. Infelizmente nós ainda não alcançamos a perfeição, e nem a alcançaremos enquanto na Terra. Mas falamos de comunhão: quanto mais próximos do Senhor, mais tocados e transformados somos, e menos coisas erradas e egoístas praticaremos. Em comunhão, subimos os degraus da santificação constantemente, e buscamos não descê-los de novo. Vamos nos esquecendo do que fica para trás, e vamos prosseguindo, sempre melhorando, sempre vislumbrando um comportamento mais correto, mais santo, mais justo, mais perfeito. "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv 4:18). "Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado a perfeição; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fp 3:13-14)

Mas ainda pecamos, mesmo sendo crentes. Contudo, há uma diferença básica: os que são regenerados pecam esporadicamente, vitimados pelas armadilhas da carne, do mundo e de Satanás. E arrependem-se amargamente, logo após a tragédia, seja ela grande ou pequena. O Espírito Santo nos convence do pecado (João 16.8). Se somos do Senhor, não teremos paz de espírito em meio ao erro. A consciência nos acusará, a vergonha nos corará, a tristeza do Senhor nos enquadrará. Mas é para o nosso bem, "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação" (2Co 7:10). Seu propósito é disciplinar, para que não pequemos mais. Deus diz, em Primeira João: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1Jo 2:1). E, para fortalecimento maior da confiança que temos no Senhor, encontramos também: "Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal." (Pv 24:16); "Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão." (Sl 37:24).

Mas os não-regenerados não se arrependem. Erram, zombam, brincam de enganar a Deus manhã após manhã, e, não raras vezes, tentam enganar a si mesmos com uma falsa comunhão, com uma "oraçãozinha-merreca" e um "versiculosinho" por dia. Irmãos, definamo-nos diante de Deus! Saiamos de cima do muro, e escolhamos hoje a quem queremos seguir! "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor," (At 3:19). A vitória sobre o pecado só é possível quando nos rendemos ao Senhor, e render-se significa recebê-lo como Senhor e Salvador, de verdade, não só da boca para fora. Por que não fazê-lo agora, aqui mesmo, neste momento?

Digamos, se for o nosso caso: "Senhor, perdoa-me, pois sou escravo do pecado. Não consigo libertar-me e nem tenho vontade de libertar-me. Ajuda-me, opera em meu coração, dá-me a fé e o arrependimento necessários, e, com tua mão, segura bem a minha, conduzindo-me à regeneração pela fé em Teu nome. Quero amar a Jesus, e, em decorrência disso, guardar os seus mandamentos, demonstrando todo o meu amor. Por favor, atende-me. Em nome de Jesus, amém".

Deus nos abençoe!

Pr.Wagner Antônio de Araújo
Fonte: http://www.gospeljovens.com.br/

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TV - A História de Davi estréia em 2011 na Rede Record

A Record começou a gravar ontem, em uma plantação de trigo na cidade de Madre de Deus de Minas (região de São João del Rey, em Minas Gerais), a minissérie Sansão e Dalila, baseada na Bíblia.

A produção, com 16 capítulos e estrelada por Mel Lisboa e Fernando Pavão, ainda não tem previsão de exibição, diferentemente de A História de Davi, sobre o pastor de ovelhas que enfrentou e derrotou o gigante Golias, tornando-se rei de Israel.

Escrita por Vivian de Oliveira, autora de A História de Ester, A saga de Davi terá 25 capítulos e estreará em janeiro de 2011. As gravações estão previstas para começar em outubro. O diretor, João Camargo, visitou recentemente possíveis locações no Ceará e Rio Grande do Norte, mas não há nada decidido ainda.

Vivian de Oliveira entregará nesta semana os dois primeiros capítulos da minissérie. O elenco ainda está em estudos pela direção de teledramaturgia da rede.

Fonte: R7