segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Espere, persevere e conquiste – Parte 1

No mês de julho, recebi um convite muito especial para ministrar a Palavra do Senhor na maratona de jovens na minha igreja local. Honestamente, achei que o convite seria para outra Jaqueline (na minha igreja somos três), mas felizmente não foi um engano. Percebi que estava conquistando algo que desejava muito tempo. Orei muito por esta oportunidade e o tempo de Deus para mim chegou. Tão surpresa pelo convite foi a Palavra que o Senhor começou a ministrar no meu coração: a vida de Calebe, a conquista da terra prometida e as lutas que enfrentou ao longo dos anos para chegar lá. Me identifiquei com ele e mergulhei profundamente nessa história. Acabei entendendo a razão de tantos números no livro de Números, para finalmente entender porque só Josué e Calebe alcançaram a promessa. Nunca havia sentido a Palavra de Deus tão viva e tão real dentro de mim como nestes dias. Por isso, vou tentar compartilhar um pouco daquilo que o Senhor ministrou a mim, e o que eu pude ministrar na vida dos meus irmãos:

Comecei a pensar em como nós queremos a bênção, mas nem todos querem esperar por ela. Queremos a vitória, mas não somos perseverantes. Queremos conquistar, mas resistimos em ser moldados por Deus. Esperar requer paciência e muitos de nós, hoje em dia, não têm paciência para mais nada. Queremos tudo às pressas e para anteontem. Achamos que esperar em Deus é tudo o que temos que fazer, mas algumas lições precisamos aprender nessa fase complicada. Se quisermos conquistar algo na nossa vida, precisamos mergulhar na Palavra de Deus e ver o que o Senhor nos ensina quando aprendemos a esperar nele. Esperar em Deus requer também uma palavrinha poderosa: fé (Hb 11). Em outras palavras, fé é entender que Deus já fez, antes de tudo vir à existir. No lugar secreto, da espera, trazemos à luz tudo aquilo que ainda não existe (Rm 4.17-18). Esperar não é ficar parado olhando o tempo passar. É continuar vivendo cada dia, buscando estratégias de Deus para se alcançar um alvo, resolver áreas da sua vida. Está na expectativa por alguma coisa? Está com pressa de agir, de fazer algo que mude sua situação? Pense bem. “Peca aquele que se precipita”. Não se precipite. Se você precisa de uma resposta de Deus e viu que ainda Ele não deu direção, não falou, então espere Nele. Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. (Sl 55.22)

Palavra do Senhor para meditação no livro de Josué, capítulo 14.6-15:
“Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus. Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel. Dantes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba; este Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.”

Continua...

Jaqueline Santos Sales
Fonte: www.lagoinha.com

Juventude - Jovem, Prepara-te para encontrar com o Senhor, teu Deus.

Nos dias de hoje os Jovens que são cristãos e que se encontram em plena comunhão com Deus, sofrem pelas armadas do Diabo. O inimigo vem com uma bandeja cheia e saborosa para tragar os mesmos.

Eu, como um Jovem Cristão e por se encontrar em plena comunhão com Deus e com a Igreja sei muito bem como é isso, pois acontece diariamente comigo, mais eu não me perturbo e nem “esquento” a cabeça pois sei que maior é o que está comigo, a Palavra de Deus nos diz assim: “ Os Jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças e subirão com asas como águia; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.”(Isaias 40.30;31).

O Diabo sempre tenta tirar os jovens pelos principais caminhos, que são esses:

1º Família, 2º Amor (namoro), 3º Amigos, 4º Drogas e Bebidas.

O jovem como o futuro do mundo os protestantes do futuro próximo, se Jesus não voltar antes, são os pastores, os cantores e pregadores do Evangelho de Jesus Cristo, onde Deus nos ordena: “ Pregai o Evangelho a toda criatura”, nós como verdadeiros cristãos não nos devemos deixar abalar pelas maltrafanhas do Diabo, a Bíblia diz: Orai e Vigiai.

Os Jovens devem vigiar em tudo, no que os seus ouvidos estão ouvindo, no que a sua boca esta falando, aonde os seus pés estão pisando, no que os seus pensamentos estão voltados, oque o seu nariz esta cheirando, são em atos assim e como a bíblia mesma nos diz, “ Como pode o Jovem purificar o seu caminho? Observando conforme a tua Palavra.”

O Jovem em si deve observar, ou seja, vigiar nos seus atos, mas agora eu vou lhes deixar algumas perguntinhas, posso? Acho que sim né!

Você como jovem, esta dando um bom testemunho?

O que você tem feito pelas almas? Tem pregado o Evangelho?

Será que os seus atos estão agradando á Deus?

E Se Jesus voltasse hoje, nesse instante, você teria certeza da sua Salvação? se subiria com o Pai, ou, desceria com o Diabo?

E a mais importante:

Você que esta lendo essa mensagem e que Deus tocou no seu coração e você ainda não é cristão, ou está afastado dos caminhos do Senhor, você gostaria de aceitar Jesus como seu Senhor e único Salvador? Pense Bem, O tempo já esta acabando.

Se você aceitou procure uma igreja evangélica mais próxima de sua casa, e divulgue a Palavra de Deus.
A Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Autor: Weslley Melotto dos Santos
Igreja Evangélica Assembléia de Deus da Cidade de Cafelândia - PR
Fonte: www.gospeljovens.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Como namorar sem pecar? Leia as nossas dicas

Definição de Namoro - Fase de conhecimento social e amoroso entre um homem e uma mulher que pretendem se casar. Segundo o Dr. Aurélio significa dentre outros, cativar, amar, cativar, atrair, cortejar, etc. Para alguns teólogos é a fase do conhecimento. Namoricos: Atualmente, de acordo com a Região, existem muitas palavras de indicam um namorico. Flerte, paquera, esbarro, esbarrão, tapa, xaveco, ficar, etc. Entendendo que estes tipos de ajuntamento não se enquadram nos padrões ético-cristãos.

Namoros não recomendáveis
Namoro à moda mundana como fazem alguns famosos. Muitos são arranjados ou simplesmente por interesses; outros não menos perigosos como: Interesse dos pais, Cobertura financeira.

Namoro do cristão
Os namorados se relacionam compromissados visando a um futuro noivado e matrimônio dentro do modelo social familiar, priorizando um profundo amor, e nunca a paixão.

?Epístola de Paulo aos namorados?
Seria mais cômodo se o Apóstolo Paulo tivesse escrito uma Epístola aos namorados e constasse: ?O rapaz, ao atingir a maioridade e quiser namorar, deverá amar preferencialmente uma moça, membro de sua denominação cristã; em seguida comunicar o seu interesse aos seus pais, que, se de acordo, comunicará ao pastor presidente?. Seria bom? Claro que não, o melhor é o que está posto. O jovem o direito de escolha. Deus por Sua Sabedoria o paradoxo - Por Soberania faz o que quer e pelo Arbítrio o jovem escolhe.

Padrão
Alguns líderes espirituais que proíbem aos namorados andar de mãos dadas, abraçar, encontrar-se a sós, beijo na boca. Alguns limitam a idade, outros conferem a situação no rol de membros, etc. Creio que os verdadeiros guardiões devem ser os próprios pais ou seus prepostos. Eles têm maior conhecimento e podem atuar dentro das verdadeiras necessidades e nos assuntos íntimos.

Não existe um código de conduta para namorados, mas alguns princípios, se forem observados, certamente irão contribuir em muito.

Antes
? Orar a Deus para que o coração não se enamore pela pessoa errada;
? Procurar alguém que confesse a mesma fé;
? Ter cuidado com as profecias dos Vasos;
? Não desprezar conselhos dos pais.

Durante
? Ter uma vida de oração, leitura da Palavra de Deus e jejum;
? Participar de todos os eventos possíveis programados para a juventude da igreja;
? Observar horário e dias do namoro;
? Evitar ficar a sós ou em local suspeito;
? Não conversar sobre quaisquer assuntos que despertem a libido;
? Não se expor com assuntos que possam deixar desconfortável caso o namore termine;
? Solicitar ajuda aos pais ou preposto, ou o pastor responsável para assuntos de difícil decisão;
? Ser fiel e amar sinceramente, ?tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai?. Fp 4.8
? Só proceder de forma exemplar para o mundo, ?Vós sois o sal da terra... a luz do mundo?, Mt 5.13,14.
? Só tratar de assuntos relativos ao noivado quanto estiver certo da decisão de casar.

Depois
Caso venha terminar o namoro
? Não comentar com terceiros sobre o namoro;
? Não divulgar defeitos ou virtudes;
? Continuar amigos e manter o respeito como da forma anterior.

Terminando um namoro
O período de namoro é visto pela sociedade como um compromisso menos relevante do que o noivado; o que pode ser conferido ao observar a pouca repercussão resultante do seu fim. Portanto, o casal não deve continuar, se perceber que não tem motivação que o leve até o fim.

Castidade
Os namorados e os noivos devem permanecer castos até a celebração do seu matrimônio. Os que perderam a sua virgindade antes de aceitar a Cristo como Salvador, ou por outros motivos, não estão isentos deste dever; devem se guardar até à celebração do seu matrimônio. Por outro lado quando o casal se controla nas carícias sensuais acaba valorizando em muito a sua lua-de-mel. Convém fazer uma analogia das jóias preciosas que as guardamos melhor quando valem mais.
Dia dos Namorados ? é uma importante data comemorada a 12 de junho.

Amor e a Paixão

Na visão do Professor, Pr. Ivan da Silva de Souza

Amor - É controlado, É gradativo, Esfria lentamente, Não se transforma em ódio, Busca a qualidade do caráter, Apresenta-se como de fato o é, Procura dar mais do que recebe,

Paixão - É descontrolada, É súbita do início e término, Esfria subitamente, Transforma em ódio, Busca só a aparência, Não se apresenta como o é de fato, É egoísta.

O jugo desigual
O jugo, ou canga é uma peça de madeira, de formato simétrico, que se coloca no pescoço dos bois; tem cordas ou correntes amarradas para puxar o carro ou arado. A formação de juntas com animais diferentes comprometerá o seu desempenho por serem incompatíveis. A Palavra de Deus se posiciona claramente sobre a necessidade de igualdade de jugo. ?Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis? 2 Co 6.14 ?Com boi e com jumento juntamente não lavrarás? Dt 22.10. ?não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo, não semearás semente de mistura, e veste de diversos estofos misturados não vestireis? Lv 19.19.
Avaliação de compatibilidade
Durante o período de namoro deve fazer uma séria avaliação das possíveis desigualdades. No começo do relacionamento é mais fácil fazer ajustes para evitar um maior sofrimento no futuro.
Algumas desigualdades que devem ser consideradas e tratadas
Religiosa, Profissional, Social, Cultural, Lazer, Psíquica, Física.

Pontos de vista
Primeiro ? O cristão não deve, de forma alguma, namorar ímpios. Este grupo usa como respaldo o texto de Paulo em 2 Co 6.14-17.

Segundo ? A decisão é pessoal. Cada caso é um caso. Deus pode tocar no coração do não convertido e torná-lo um verdadeiro cristão ao longo do processo.

Terceiro - Define radicalmente que a comunhão entre crente e descrente no namoro não tem nada a ver. Citam, ?De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus?, Rm 14:12.
Dizem que em toda regra há exceção, entretanto é mais seguro ficar com o primeiro grupo.

Eu dependo da graça de Deus.

Enoque Rodrigues Nogueira
Assembléia de Deus na Penha - Rio _ RJ
Fonte: www.sexocristao.com

Saúde - Caminhada rápida pode ajudar a prevenir o câncer, sugere pesquisa

Cerca de 10.000 casos de câncer de mama e câncer de intestino poderiam ser evitados a cada ano no Reino Unido, caso as pessoas praticassem caminhada rápida com frequência, afirmam especialistas. A informação foi publicada no site da "BBC News" na terça-feira (31).

Cientistas do World Cancer Research Fund defendem que qualquer atividade física moderada que faz o coração bater mais rápido atinge o mesmo resultado.

Os dados sugerem que 45 minutos diários de exercícios moderados pode prevenir cerca de 5.500 casos de câncer de mama, por exemplo.

O exercício físico ainda ajuda a prevenir a obesidade, que é um dos fatores de risco de câncer.

A equipe do WCRF explica em seu relatório que o importante é o tempo total gasto na atividade. Não é preciso reservar meia hora por dia para o exercício. Atividades mais curtas são tão benéficas quanto, desde que somem o mesmo.

Além da caminhada, outras atividades como ciclismo, nadar em um ritmo calmo, dançar, jardinagem e passar o aspirador, combinados a outras tarefas domésticas, podem evitar o câncer, diz o WCRF.

A líder do estudo, Rachel Thompson, disse que, fazendo pequenas mudanças no cotidiano, as pessoas podem obter ganhos significativos para a saúde.

"Há agora evidências fortes de que ser fisicamente ativo é importante para a prevenção do câncer. Até mesmo o aumento relativamente modesto no nível de atividade poderia evitar milhares de casos de câncer no Reino Unido a cada ano."

"Tornar a caminhada um hobby, ou até ir a pé a lojas em vez de ir de ônibus ou de carro, pode fazer uma diferença real para a saúde", indica a pesquisadora.

Segundo Henry Scowcroft, da organização Cancer Research UK, "você não tem que ser um atleta para reduzir o risco de câncer".

"Há evidências sólidas de que certos tipos de câncer --incluindo câncer de mama e câncer de intestino-- são menos comuns em pessoas que fazem exercícios moderados regularmente, como caminhada rápida."

Fonte: Folha Online

“Pastor, em quem Deus disse que devemos votar?”

Leia algumas dicas que irão lhe ajudar na decisão por seus candidatos nas eleições do dia 3 de outubro


Em tempo de eleição essa é uma das dúvidas mais comuns em nossas igrejas. Isto porque irmãos em Cristo que temem ao Senhor e que desejam fazer o melhor para o seu país acreditam que os seus pastores receberam de Deus orientações claras quanto àqueles que deverão governar a nação. Nesta perspectiva, buscam em seus líderes orientações em quem votar. No entanto, o que talvez muitos não saibam é que do ponto de vista ético e cristão, o pastor não possui o direito de manipular o voto de ninguém. Todavia, em virtude de desejos escusos, alguns pastores inescrupulosos, imbuídos de messianismo político fajuto, enganam o povo, determinando ao rebanho o nome daqueles que deverão ser votados. Caro leitor, como disse anteriormente, não creio na manipulação religiosa em nome de Deus. Não acredito num messianismo em que a utopia de um mundo perfeito se constrói a partir do momento em que crentes são eleitos, nem tampouco comercializo o rebanho de Cristo, vendendo-o por interesses escusos a políticos inescrupulosos. Diante do exposto, gostaria de reproduzir aqui o décalogo do voto ético que foi defendido na década de 1990 pela Associação Evangélica Brasileira:


1. O voto é intransferível e inegociável. Com ele o cristão expressa sua consciência como cidadão. Por isso, o voto precisa refletir a compreensão de que o cristão tem de seu País, Estado e Município;


2. O cristão não deve violar a sua consciência política. Ele não deve negar sua maneira de ver a realidade social, mesmo que um líder da igreja tente conduzir o voto da comunidade noutra direção;


3. Os pastores e líderes têm obrigação de orientar os fiéis sobre como votar com ética e discernimento. No entanto, a bem de sua credibilidade, o pastor evitará transformar o processo de elucidação política num projeto de manipulação e indução político-partidário;


4. Os líderes evangélicos devem ser lúcidos e democráticos. Portanto, melhor do que indicar em quem a comunidade deve votar, é organizar debates multipartidários, nos quais, simultanea ou alternadamente, representantes das correntes partidárias possam ser ouvidos sem preconceitos;



5. A diversidade social, econômica e ideológica que caracteriza a igreja evangélica no Brasil impõe que não sejam conduzidos processos de apoio a candidatos ou partidos dentro da igreja, sob pena de constranger os eleitores (o que é criminoso) e de dividir a comunidade;


6. Nenhum cristão deve se sentir obrigado a votar em um candidato pelo simples fato de ele se confessar cristão evangélico. Antes disso, os evangélicos devem discernir se os candidatos ditos cristãos são pessoas lúcidas e comprometidos com as causas de justiça e da verdade. E mais: é fundamental que o candidato evangélico queira se eleger para propósitos maiores do que apenas defender os interesses imediatos de um grupo religioso ou de uma denominação evangélica. É óbvio que a igreja tem interesses que passam também pela dimensão político-institucional. Todavia, é mesquinho e pequeno demais pretender eleger alguém apenas para defender interesses restritos às causas temporais da igreja. Um político de fé evangélica tem que ser, sobretudo, um evangélico na política e não apenas um “despachante” de igrejas. Ao defender os direitos universais do homem, a democracia, o estado leigo, entre outras conquistas, o cristão estará defendendo a Igreja.


7. Os fins não justificam os meios. Portanto, o eleitor cristão não deve jamais aceitar a desculpa de que um evangélico político votou de determinada maneira porque obteve a promessa de que, em assim fazendo, conseguiria alguns benefícios para a igreja, sejam rádios, concessões de TV, terrenos para templos, linhas de crédito bancário, propriedades, tratamento especial perante a lei ou outros “trocos”, ainda que menores. Conquanto todos assumamos que nos bastidores da política haja acordos e composições de interesse, não se pode, entretanto, admitir que tais “acertos” impliquem na prostituição da consciência cristã, mesmo que a “recompensa” seja, aparentemente, muito boa para a expansão da causa evangélica. Jesus Cristo não aceitou ganhar os “reinos deste mundo” por quaisquer meios, Ele preferiu o caminho da cruz.


8. Os votos para Presidente da República e para cargos majoritários devem, sobretudo, basear-se em programas de governo e no conjunto das forças partidárias por detrás de tais candidaturas que, no Brasil, são, em extremo, determinantes; não em função de “boatos” do tipo: “O candidato tal é ateu”; ou: “O fulano vai fechar as igrejas”; ou: “O sicrano não vai dar nada para os evangélicos”; ou ainda: “O beltrano é bom porque dará muito para os evangélicos”. É bom saber que a Constituição do país não dá a quem quer que seja o poder de limitar a liberdade religiosa de qualquer grupo. Além disso, é válido observar que aqueles que espalham tais boatos quase sempre têm a intenção de induzir os votos dos eleitores assustados e impressionados na direção de um candidato com o qual estejam comprometidos.


9. Sempre que um eleitor evangélico estiver diante de um impasse do tipo: “o candidato evangélico é ótimo, mas seu partido não é o que eu gosto”, é compreensível que dê um “voto de confiança” a esse irmão na fé, desde que ele tenha as qualificações para o cargo. Entretanto, é de bom alvitre considerar que ninguém atua sozinho. Por melhor que seja o irmão em questão, ele dificilmente transcenderá a agremiação política de que é membro, ou as forças políticas que o apoiem.


10. Nenhum eleitor evangélico deve se sentir culpado por ter opinião política diferente da de seu pastor ou líder espiritual. O pastor deve ser obedecido em tudo aquilo que ensina sobre a Palavra de Deus, de acordo com ela. No entanto, no âmbito político-partidário, a opinião do pastor deve ser ouvida apenas como a palavra de um cidadão, e não como uma profecia divina.

:: Por Renato Vargens
Fonte: www.lagoinha.com 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Apenas “ficantes”?

De repente alguém chega para você e lhe pergunta: “E aí, cê tá namorando?”, ao que você, meio sem graça, responde: “É... bem... Tô e num tô ao mesmo tempo”.

Esta é a típica resposta daquele que está com alguém, mas não sabe definir o tipo de relacionamento que tem: se um namoro sério ou apenas mais um “ficante”.

O ‘ficar’ virou mania na vida de muitos jovens e adolescentes. E o pior é que essa mania chegou até às igrejas evangélicas. É freqüente observar rapazes e moças trocando de ‘ficantes’ com a mesma facilidade de quem escolhe uma roupa na vitrine.

O ‘ficar’ é um relacionamento sem compromisso, inclusive de fidelidade. Hum...! Aí está um dos causadores de decepções e ‘dor de cabeça’ para os ‘ficantes’: a infidelidade. É comum ver jovens chorando as mágoas de um relacionamento no qual não havia certeza de que iria continuar. Quando menos se espera você descobre que o seu ‘ficante’ está ‘ficando’ com outra pessoa. Confuso? Mas, infelizmente, é assim que as coisas acontecem.

Tão chato como descobrir uma infidelidade é descobrir que você está com alguém e esse alguém não decide o quer. Você deseja namorar sério, mas ele(a) fica lhe enrolando, não lhe assume publicamente, gagueja, faz rodeios, e sempre muda de assunto. Sem contar às vezes que ele ou ela dá um ‘chá de sumiço’, não atende ao telefone e quando resolve aparecer, conta uma história (desculpa) qualquer.

“O dossiê da ficada”

Não é de se espantar que, hoje, o ‘ficar’ é visto como algo normal pela maioria dos jovens, quer sejam evangélicos ou não. Por mais ensinamentos que a Igreja possa passar, moças e rapazes insistem neste relacionamento fugaz.

Recentemente a revista Capricho (edição 912) publicou uma matéria sobre o assunto. Por meio dela vê-se o que os jovens pensam a respeito. Capricho entrevistou 300 meninos e meninas de seis cidades brasileiras para participarem do chamado “Dossiê da ficada”.

Segundo a revista 82% acham que, para ficar, é só estar afim, não é preciso estar apaixonado; para 73%, a vontade de beijar é o suficiente para ficar com alguém”; 36% vêem o ficante como uma pessoa que pode virar um namorado; 34% disseram que o ficante é só um passatempo. E pasmem: para 56% dos entrevistados, é normal ficar com quantos der vontade numa mesma noite. Já as meninas de São Paulo (64%), Brasília (40%) e Salvador (32%) acham que a noite é de um cara só.

É mole ou quer mais? São mais de 20 páginas onde os jovens revelam o que está e o que não está liberado neste tipo de relacionamento.

Em setembro de 2002, uma reportagem realizada pela revista Eclésia (edição 81) já alertava para o perigo que rondava os jovens brasileiros, principalmente os evangélicos. Uma pesquisa elaborada entre os anos de 1994 e 2000, pelo Ministério Lar Cristão – um ministério que promove valores cristãos às famílias e aos jovens – e revelada por Eclésia, mostra que 52% dos jovens crentes transam antes do casamento, e a idade média da primeira relação sexual é de 15 anos; 17% das adolescentes acabam engravidando.

Os dados são assustadores, mas, infelizmente, as ‘ficadas’ continuam por aí. A coisa está tão feia e avançada que 64,5% dos entrevistados pela Capricho “acham que, se não for legal para você, a ‘ficada’ pode ser substituída por outra na mesma noite”.

O que dizer em meio a esta enxurrada de ‘rolos’ e onde tudo parece ser “tão normal”? Não se pode proibir aqui, que os jovens continuem a perder tempo com esses relacionamentos confusos e sem compromisso, contudo, pode-se deixar uma palavra especial: se os valores eternos de Deus estiverem fortemente guardados no coração de cada um, com certeza esse jovem terá mais facilidade para rejeitar os prazeres passageiros que o mundo oferece.

"Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." (Sl 119.11.)

:: Por Ana Paula Costa
Fonte: www.lagoinha.com

Desafios do trabalho

Boa formação e conhecimento de idiomas e informática são alguns dos pré-requisitos para quem deseja chegar ao mercado com boas chances de colocação

Desde o Gênesis, o trabalho faz parte da vida humana. Não foi, como muitos pensam, um fardo a que a humanidade foi condenada depois da queda. Pelo contrário, ainda em perfeita comunhão com Deus no Éden, Adão recebeu a responsabilidade de dar nome a todos os animais domésticos e selvagens e também a todas as aves do céu. Esse era seu emprego. É certo que depois que o pecado causou separação entre Deus e os homens, o trabalho perdeu parte de seu sentido. Aos poucos, realmente ganhou contornos pesados e de sacrifício – “Maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida [...] No suor do rosto, comerás o teu pão [...]” (Gênesis 3.17-19).

Nunca os versículos do Gênesis pareceram tão duros quanto nos dias atuais: globalização, exigências mil para conquistar uma vaga de emprego, longas jornadas de trabalho, assédio moral e a necessidade de bater metas e mostrar aumentos sucessivos na produtividade. A realidade com que o trabalhador se depara todos os dias deixa bem claro o fato de que enfrentar o mundo do trabalho na atualidade não é tarefa fácil. Além de disposição, é preciso preparo. E o cristão precisa ainda de mais qualidades, já que antes de trabalhar para o patrão, ele é um funcionário de Cristo: honestidade, testemunho irrepreensível e fé para enfrentar as hostilidades do dia-a-dia.

Essa realidade nada agradável leva muitos jovens cristãos ao desânimo. Conquistar o primeiro emprego não é fácil, conseguir uma vaga na área em que acabou de se formar é desafiante e provar a capacidade diante de empregadores cada vez mais exigentes parece impossível. Além da oração e da distribuição de currículos em diversas organizações, vale a pena se preparar adequadamente.

A pedagoga e consultora de Recursos Humanos, Soraya Gervásio, explica que para as empresas é bom investir nos novos talentos. “Além dos incentivos fiscais que as empresas têm por contratar estagiários e trainees, elas saem ganhando em outros fatores. Em geral, o jovem tem muita vontade de aprender e tem um desempenho de altíssima produtividade. Outra característica desse trabalhador mais novo é a criatividade”, revela.

A dica da consultora é que o jovem não se conforme com um bom histórico escolar e com as notas de destaque. “Não adianta achar que sabe mais que todo mundo e nem acreditar que por estar fazendo um bom curso em uma escola tradicional as coisas estão garantidas.”

Vale a pena ficar atento às exigências do mercado e encarar cada chance com muita humildade. “O conhecimento da língua inglesa e do espanhol são solicitações comuns na maior parte das empresas. Também não há como batalhar por uma boa colocação sem os conhecimentos básicos de informática, seja para fazer uma pesquisa na internet, montar apresentações no PowerPoint ou elaborar planilhas no Excel”, orienta Soraya.

Para a consultora, quem está interessado em se preparar para o mercado deve ficar atento às oportunidades de qualificação e profissionalização oferecidas gratuitamente em Organizações Não-Governamentais (ONGs) ou, com subsídios do governo, em diversas entidades. “Se o estudante não tem como fazer um bom curso superior, tecnológico ou técnico em uma excelente escola, é melhor optar pelos cursos gratuitos ou subsidiados, fugindo da tentação de estudar em uma escola de segunda linha. O local onde o estudante se formou conta muito na hora da contratação. Dá para descobrir onde há cursos gratuitos sendo oferecidos em uma visita ao site do Google.”

A especialista também recomenda que o jovem trabalhador não cruze os braços ou fique desanimado diante das dificuldades. “Além de pedir que os professores encaminhem seu currículo, o estudante pode deixar seus dados nos bancos de oportunidade das escolas. Em muitos sites da internet, também é possível se inscrever para participar de processos de seleção de vagas.”

Para quem não tem medo de ir à luta, vale a pena até escrever cartas para as empresas que mais admira dizendo do interesse em fazer parte de seu quadro de funcionários. Só não é recomendável desistir. Se as coisas estiverem difíceis demais, não se esqueça do que a Bíblia diz: “No mundo, terei aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33). Se nada tem dado certo, é hora de parar e pedir a direção de Deus. Conhecer a vontade do Pai e procurar cumpri-la são pontos de partida para o sucesso, na vida profissional ou em qualquer outra área.


:: Por Francis Rose
Texto extraído do Jornal Atos Hoje
Fonte: www.lagoinha.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como vencer as tentações

1 João 1.8-10

Quando crianças desfrutamos dos cuidados dos nossos pais que nos privam de inúmeras situações, mas quando chegamos a juventude é como se as portas da vida se abrissem diante de nós.

Conhecemos novas pessoas, passamos a ir a lugares novos e assim passamos a "viver" a nossa vida, travando um contato com coisas boas, com coisas ruins e com aquelas que aparentemente são boas, surgem então situações por vezes traiçoeiras são que como a ilustração do navio que afundou em um mar calmo e tranqüilo, surpreendido por uma corrente marítima que o levou para fora do rumo e o lançou sobre os rochedos, ou mesmo como areia movediça. O solo parece firme e sólido, mas ao pisarmos nele afundaremos e seremos traiçoeiramente tragados. Elas se materializam naquele belo rapaz que está super a fim de você, mas não é cristão, na vontade desenfreada de olhar na prova do colega no meio do teste mais difícil da sua vida, na possibilidade de dinheiro fácil quando você está sem um centavo no bolso... enfim, de inúmeras maneiras.

Como vencer as tentações?

No salmo 119.11 temos o salmista falando que escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti, um dos segredos para vencer as "correntes marítimas traiçoeiras" ou mesmo o pântano mortal que nos surpreendem, é meditação na palavra de Deus.

Na medida em que meditamos na Palavra de Deus, crescemos em conhecimento e intimidade com o Pai, e o fato é que Satanás não pode suportar alguém que esteja em íntima comunhão com Deus.

Paulo em Efésios 6.10, 11 e 17 diz: Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Tomai também... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. A palavra de Deus é rocha onde nossos pés são firmados em meio às tentações. A meditação na Palavra do Senhor se tornará arma extremamente poderosa se você acoplar a ela uma vida de santidade e oração. Você certamente já deve ter ouvido esse provérbio: Pouca oração, pouco poder, muita oração, muito poder.

A oração é arma poderosa contra as artimanhas do maligno. Em II Tessalonicenses 5.17, Paulo nos exorta a uma vida de oração incessante: Orai sem cessar.

Uma vida de oração nos faz sensíveis aos menores intentos de Satanás. Medite na palavra do Senhor, mantenha uma vida de oração e acredite que a vitória é sua. 1 Coríntios 10.13, diz que não nos veio tentação que não fosse humana, mas que nosso Deus é fiel e Ele nos daria o escape. Em Romanos 8.37 temos: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Em II Pedro 2.9 temos: Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, ... O que não nos falta é a promessa do livramento do Senhor ante as tentações. Temos o Espírito Santo que nos fortalece, basta apenas confiarmos na provisão do Senhor e dependermos totalmente Dele.

Diz também o provérbio que Deus não faz por nós aquilo que podemos fazer, ou seja, Deus nos deu a sua maravilhosa Palavra, nos favoreceu com a oração e prometeu o livramento diante das tentações, mas nada disso adianta se nós não nos esquivarmos das concupiscência da carne. Para evitarmos o mal devemos fugir de situações que nos levariam a pecar, isto é, evite a sessão de revistas pornográficas nas bancas ou mesmo na Internet – afinal não tem ninguém olhando mesmo... Não assista programas que podem te defraudar. Estude para a sua prova, ou então assuma o risco de ir mal.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Qual é a tua fraqueza? O que você tem feito para não fracassar? Não dê lugar a carne.

Contra as ciladas de Satanás medite nos ensinamentos de Deus, ore e confie.

Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Ef. 6.13.)

:: Por Danyela Sanches
fonte: www.lagoinha.com

A juventude, a violência e os trágicos números da morte Compartilhe

A violência causa no mundo cerca de 1,6 milhões de mortes entre os jovens por ano, quase metade delas por suicídios. Os dados, divulgados no primeiro informe da Organização Mundial de Saúde (OMS), levam em conta todas as formas de violência: violência juvenil, abusos sexuais contra jovens, violência sexual em geral e todas as formas de violência contra si mesmo. Segundo o estudo, mais de um terço dos adolescentes tiveram sua primeira relação sexual sob pressão. A cada dia, no mundo, 1.424 pessoas morrem assassinadas e 77% dessas vítimas são homens com idade entre 15 e 29 anos. O índice de homicídios de jovens aumenta em todas as partes do mundo, principalmente entre as pessoas com idade entre 10 e 24 anos. Nos Estados Unidos, calcula-se que 57 mil crianças tenham sido mortas como vítimas de abusos. Milhões de crianças são espancadas e, em muitos casos, sofrem abusos sexuais.



Segundo a ONU, o Brasil é o país que mais mata com arma de fogo no mundo. Em 1998, cerca de 50 mil pessoas foram mortas no país, sendo que cerca de 45 mil vítimas de arma de fogo.



A chance de um brasileiro morrer por arma de fogo é 3 a 4 vezes maior do que a média mundial; Nos últimos vinte anos o número de brasileiros assassinados aumentou 237%; Em 1983, na cidade do Rio de Janeiro, 35% das mortes de jovens do sexo masculino entre 15 a 19 anos, foram causadas por arma de fogo. Em 2001, esse número subiu para 65%, representando um crescimento de 85,8%; Em 1998, 6.876 jovens, entre 10 e 19 anos, foram assassinados no Brasil. Apenas no Rio e Janeiro, oito pessoas entre 15 e 24 anos perdem a vida todos os dias, vítimas de armas de fogo. Nesta faixa etária, a chance de uma pessoa ser morta com arma de fogo é 4,5 vezes maior do que o restante da população.



Caro leitor, Jesus afirmou que nos últimos dias a iniqüidade se multiplicaria, e que a conseqüência direta disso seria o esfriamento do amor. Em tempos de frieza amorosa, a vida humana tem se reduzido a nada. Infelizmente vivemos momentos absolutamente desesperadores, onde nitidamente percebemos no mundo o alto índice de violência, morte e dor. Como podemos observar as Estatísticas são funestas. Elas apontam para o fato de que o homem é mau, que tem prazer no caos e que o diabo adversário de nossas almas tem aniquilado um número incontável de vidas e famílias.



Que Deus ajude a sua igreja em dias tão dificieis a pregar os valores do Reino, a fim de que o mundo em que vivemos seja impactado pela sua misericórdia.




Maranata Senhor Jesus!



Pr. Renato Vargens
Fonte:  www.gospeljovens.com.br

O vento e o tempo

“E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como bronze que soa ou como o címbalo que retine.”

Entrega é o termo que melhor resume o exercício do amor. Palavras, poemas, presentes, tudo é muito bom, mas, somente quando agimos indo além das prerrogativas egoístas, provamos o que expressamos em lindas frases românticas sob o título de amor.

Terminar bem é o ideal e o grande desafio, já que, no começo, todos os casais são bons parceiros, em diversas áreas, com boas expectativas. Entretanto, todos os que desejam bom êxito na vida devem concentrar suas forças, por meio do exercício de boas disciplinas, para o alcance do almejado fruto da felicidade, consequência de uma semeadura em sabedoria. Casamento é a área da vida em que é mais intenso o resultado alcançado devido à semeadura diária de nossas atitudes.

Nada como o dia a dia para provar se as expectativas dos parceiros, no início do relacionamento foram validadas ou destruídas pelo tempo. O tempo é como vento nos oceanos, imparcial. Ella Wheeler Wilocx disse as sábias palavras: “Um navio vai para o leste, e outro para o oeste com ventos idênticos que sopram. É o curso da embarcação, e não a tempestade que nos diz o caminho a seguir como os ventos do mar são os caminhos da sorte, enquanto viajamos adiante pela vida: É o curso de uma alma que define sua meta e não sossego ou a discórdia.”

Acredito não ser experiência apenas minha, a de encontrar com um ex-colega de escola e, ao perguntar como vai a vida, ouvir uma tempestade de lamúrias conjugais, como: “Vou vivendo, casei e separei, casei de novo e estou solteiro...” Ora, vento da vida sopra igualmente para colegas de escola que, após formar-se, casam-se constituem família e seguem a vida. Por que uns triunfam outros não? E cada vez menos triunfam e mais fracassam! Simplesmente, porque a maioria das pessoas tem negligenciado o fato de que a felicidade é um objetivo a ser alcançado por meio da entrega e do amor. Somente amando, entregamos: somente entregamos, amando.

Nos primeiros anos de namoro com minha esposa Daniela, fomos graciosamente provados no quesito entrega.

Eu estudava no seminário teológico e fiquei desempregado, enquanto Daniela trabalhava em um local que exigia duas conduções. Entretanto, com uma caminhada de aproximadamente seis quilômetros, ela poderia usar apenas uma. Ao saber de minha nova situação, rapidamente ela se dispôs a entregar duas passagens por dia para que eu pudesse continuar frequentando as aulas até que me recolocasse. Assim foi por longos quatro meses, durante os quais além de perder uns quilos, minha esposa pôde semear amor por meio da entrega. Hoje temos dez anos de casados, e eu já tive inúmeras oportunidades de retribuir. Todas as pessoas que conversam com minha esposa ouvem que ela desfruta de felicidade em seu casamento, entretanto não sabem que esta alegria, este fruto almejado, foi conquistado por meio de uma semeadura de entrega por amor.

Sempre é tempo de recomeçar. Se você não tem encontrado alegria e contentamento em seu casamento, semeie entrega. Problemas são reais para todos nós, contudo, nossa alegria não será jamais refém de nossos problemas, mas sim, um fruto de nossas ações diárias. Comungue seus bens.

::Pr. Romney Cruz

Fonte: www.lagoinha.com