terça-feira, 30 de novembro de 2010

“Conversão sincera ou [soberbo] ativismo religioso? Evangelho do reino ou evangelho de aparências? Qual é o seu caminho, o da graça de Deus ou da libertinagem religiosa” (II Pe 3. 9– 18)

Queridos irmãos estamos chegando a mais um final de ano e precisamos fazer uma verdadeira avaliação de nossos atos diante de Deus e dos homens. Certamente aquilo que produzimos ou o que deixamos de produzir neste ano é uma questão particular de cada um de nós, mas do ponto de vista cristão, é muito importante até porque a santa Palavra afirma que de tudo que fizermos daremos contas ao Pai. Portanto pensemos e avaliemos o nosso comportamento e desempenho, e aproveitemos para fazer o melhor pra Deus nos dias que Ele nos oferecerá em 2011. Infelizmente em nosso meio existem muitas pessoas que são apenas espectadoras da Palavra de Deus, da pregação do evangelho e dos louvores gospel, e não levam o evangelho a sério, causando ostracismo religioso e colaborando para a inércia que acontece em algumas igrejas evangélicas. Que evangelho você está vivendo? Em quem está assegurada a sua fé? Jesus ao ser procurado pelo sábio escriba Nicodemos, respondeu-lhe sobre o novo nascimento e disse-lhe: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” Jo 3:3. Depois em outra ocasião respondendo a pergunta de alguns gregos que queriam o conhecer mas que não tinham interesse em mudarem o seu modo de viver disse-lhes: “Na verdade, vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” Jo 12:24. Façamos uma breve reflexão do assunto proposto: Quais seriam as causas que levariam muitas pessoas a não se converterem e serem meros espectadores do evangelho? 1º – a principal causa é a soberba (orgulho excessivo; arrogância; altivez; presunção de ser mais e saber mais de que outros). 2º - Podemos ver isso na queda de Lúcifer e a queda do homem. Em Is 14.13 vemos Lúcifer almejando ser como Deus, Soberano, Independente, ou seja, a criatura querendo ser independente do Criador, seguindo a sua própria vontade. Em Gn 3.4-5 vemos a tentação tocar o coração de Eva, “sereis como Deus”. Eva tomou do fruto e deu também a seu marido e ele comeu. Ai vê-se o desejo de ser independente. 3º - A soberba se dá por muitas características: desejo autoritário de reinar e ser destacado entre todos; desejo de comandar seus próprios caminhos, impulsos e sentimentos sem levar em consideração Deus e os outros. Da soberba vem o adjetivo - orgulho, que é o fruto de um coração doentio, que faz um conceito muito elevado de si mesmo, amor próprio. O orgulho é a ambição de viver em busca de prestigio por motivos egoístas. Cont...
Conclusão: vemos muitas coisas que o Senhor abomina, mas em relação a soberba pode-se dizer que é a causa principal da não-conversão, pois em Tg 4.6 está escrito: “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Nunca devemos esquecer da graça de Deus, pois ela liberta o pecador, dando-lhe a vida eterna, ela liberta do engano, das trevas, da ignorância (2 Pe 3.18) – Pela graça somos justificados (Tito 3.7) – Pela graça somos salvos (Tito 2.11, Hb 4.16) pois a graça é impagável, levando em conta somente o amor de Deus. A Graça vem pela misericórdia de Deus sendo levada aos homens pelas Boas Novas do Evangelho e é ela quem leva a transformação ao homem através da Palavra de Deus. Portanto meus amados irmãos vivamos de modo digno do evangelho, “não nos conformando com este século mais sendo transformados de glória em glória”.

Um ano novo muito abençoado para todos nós!

Pr. Manassés Santos

5 passos para o jovem cristão

A mistura de expectativa e ansiedade intensas caracteriza a juventude. Preocupação, medo e um friozinho na barriga são sentimentos que invadem a vida da moçada. Esta é uma fase delicada, e ela não exclui ninguém, nem mesmo os jovens cristãos.

Para passar por tudo isso não é fácil, muitos se afastam dos caminhos do Senhor justamente nessa etapa da vida, mas Deus em sua infinita misericórdia nos mostra como ter êxito nesse período. Em cinco passos quero lhe mostrar que é possível descobrir os propósitos de Deus para a juventude e assim seguir adiante, No Caminho!

Santidade – É o que Deus mais espera de seu povo. Em Hebreus 12.14, a Palavra nos mostra que sem a santidade ninguém verá a Deus. A juventude tem sido santa? Os atos são de santos? Muitos buscam o prazer carnal e se aventuram no pecado e na perdição espiritual. É propósito principal do Senhor a santificação das vestes, das ações e da mente dos jovens.

Obediência – Em 1 Samuel 15.22 está claro a preferência do Espírito Santo. É melhor obedecer do que oferecer sacrifícios, Deus não quer holocaustos, Ele deseja a obediência de um coração contrito. Os jovens precisam reaprender a obediência.

Submissão – Apenas com a orientação de Deus alcançamos a plenitude espiritual. Tiago 4.7 nos fala da sujeição a Deus, para sermos submissos. Quão difícil é isso. Às vezes queremos ter liberdade, criamos asas e tentamos nos afastar de quem nunca se afastou de nós. Submissão em todo o tempo.

Separação para Deus – No livro de Salmos 119.9, o Espírito ensina como o jovem cristão pode manter puros os seus caminhos. Simples, desde que se baseie na Palavra de Deus como um norte em suas ações. Para ter uma vida reta, o jovem precisa ser separado para Deus. Não digo que deva abandonar amigos e família, é propósito Dele que tenhamos relacionamentos, mas não podemos ter mais apego a pessoas e objetos do que ao seu nome.

Vencedores em Cristo – Deus fez o seu povo vencedor desde o início. Em 1 João 2.14, parte b, o Senhor fala de nossa força e diz que a sua Palavra permanece em nós. Somos vencedores, pois temos destruído o inimigo. Apesar de tantas ações para roubar nosso tempo, a beleza de nossa juventude, esse povo escolhido, dá uma resposta a altura para quem quer atacar e abater os amados do Pai.

Não se trata de uma receita, mas respeitando esses 5 passos, a juventude cristã, a menina dos olhos de Deus, trará muitas alegrias ao Senhor. A fase pode ser difícil, mas para os que estão em Cristo ela terá um sentido.

Glórias ao Senhor!

::Lucas Meloni Pereira

Jovem, jornalista, membro do Ministério de Comunicação Audiovisual e editor do jornal Iluminando da Igreja Batista Luz para as Nações, em São Paulo, SP.
Fonte: www.lagoinha.com

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Você quer namorar comigo?

A pergunta é simples e a resposta mais ainda, sim ou não.

E se for sim?

Muitos diriam: “simples, o namoro iria começar.”, mas não é tão simples assim, pra falar a verdade, não é nada simples. Já conversei com algumas pessoas sobre isso e a maioria diz que o namoro é um simples relacionamento “só para testar”, o famoso test drive, “se ele(a) for do jeito que eu quero, eu caso.” Outros ainda dizem que só estão curtindo um momento e que não querem nada sério com aquela pessoa. Discordo totalmente dessas afirmações.

Namorar é ter um compromisso sério com Deus e consequentemente com seu namorado(a) . Ao contrário do que muitos pensam, inclusive cristãos, o namoro não serve para testar, pois você nunca vai achar alguém “perfeito”. Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar.

O namoro deve ter um objetivo, nada de curtir o momento. Esse relacionamento serve com um treino para o casamento. No namoro vamos aprender a lidar com a personalidade e as falhas do outro. Vamos aprender a renunciar algumas coisas e respeitar as diferenças. Assim como o grau de intimidade entre namorados é maior do que entre amigos, a intimidade com Deus de quem namora deve ser maior.

O namoro não é para satisfazer nossas vontades, nossos desejos. Ele é para a honra e glória do Senhor. Portanto, por nossas próprias forças e vontades, não tem como dar certo. Porque, o foco está errado. O que vai manter os dois unidos é o amor de Deus. Para que o namoro resista devemos estar cheios do amor dEle e transbordar esse amor no relacionamento. Assim os namorados vão conseguir resistir a todas as dificuldades de um relacionamento sério e vão conseguir vencer a lutas contra o diabo. Pode ter certeza que se o namoro for sério e para honra e glória de Deus o diabo vai tentar destruir, mas devemos estar firmes com Deus e sua palavra para vencermos o inimigo.



Existem várias passagens da bíblia que servem para os namorados, mas essa explica bem como deve ser um namoro santo pra glória de Deus. Sempre li esse texto que é muito conhecido (Gálatas 5:16-23), mas só percebi que ele serve muito pro namoro depois que comecei a namorar.

16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Não preciso dizer mais nada.

Pedro Pamploma

Fonte: www.naomordamaca.com/2010/11/23/voce-quer-namorar-comigo/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Filhos precisam de PAIS!

Leia essa reflexão e entenda como é fundamental o papel dos pais na educação dos filhos

Pais, permitam-me entrar na sua casa, assentar-me com vocês à mesa e trazer-lhes algumas orientações práticas para criar seus filhos de acordo com os princípios fundamentais da Palavra de Deus.

Temos vivido dias tão difíceis, tão ameaçadores! Filhos não respeitam seus pais; pais que estão intimidados em corrigirem seus filhos. Nunca antes a estrutura familiar esteve sob tão grande perigo. Na verdade, os tempos mudaram, mas não as relações humanas, que constituem as raízes da formação do caráter.

Filhos precisam dos pais! As relações afetivas mantidas desde o nascimento permitem que eles adquiram padrões que os tornarão seres humanos equilibrados. As crianças precisam de direção, disciplina, apoio e ânimo para crescer, amadurecer e tornarem-se pessoas íntegras. Deus deu aos pais a grande responsabilidade de AMAR, PROTEGER, TREINAR e DISCIPLINAR seus filhos.

O Salmo 127.3-4 nos diz que “Herança do Senhor são os filhos, e o fruto do ventre é o seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade.” A flecha precisa ser corretamente apontada ou dirigida para atingir o alvo. Além disso, a flecha exige um arco que lhe dê força e poder. Observando pessoas peritas em arcos e flechas, noto imediatamente que o arco deve ser posto em sujeição e ser dobrado para que se aponte a flecha apropriadamente. Quanto mais flexível for o arco, mais longe a flecha atingirá. Que tremendo isso! Que sabedoria de recurso visual para ilustrar a GRANDE NECESSIDADE dos pais trazerem seus filhos em SUJEIÇÃO de maneira apropriada, e de APONTAREM e DIRIGIREM cuidadosamente em direção ao ALVO.

Desejo voltado para o mal

A criança tem uma natureza DUPLA: O Salmo 5.15 fornece a primeira característica:
“Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe.” Isto significa simplesmente que minha mãe nasceu com a natureza pecaminosa e por isso eu também nasci com a natureza pecaminosa. Mamãe e papai, entendam isso: Quando a criança nasce e não é instruída NO Caminho em que deve andar, quando ela é deixada a seu bel-prazer, sem receber instruções e correção adequada, os próprios pais transformam seus filhos em pessoas com o caráter deformado, podendo esperar os resultados mencionados em Provérbios 29.15, onde está escrito “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.”

A criança que não for retirada da condição original que tinha ao nascer acabará envergonhando tanto seu pai quanto a sua mãe. “O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.” (Pv 17.25.)

Nós, pais, precisamos ACORDAR, pois os filhos não esperam!
Hoje eles são crianças, amanhã serão adultos.
A criança não é o futuro de amanhã, ela é o HOJE!
Se nós, pais, continuarmos permitindo que a criança cresça sem qualquer treinamento, disciplina, ordem, regras, formação de bons hábitos, haverá grande tristeza e mágoa no futuro para os pais de tais crianças.

Toda criança tem o potencial de se tornar um delinquente ou criminoso quando entregue a seus próprios caminhos sem instrução ou correção.

A minha intenção não é colocar um jugo sobre você, papai e mamãe, mas trazer à LUZ a responsabilidade que temos sobre nossos filhos. Não posso negligenciar o que a Palavra de Deus tem trazido ao meu espírito em relação a esta geração de crianças de 0 a 12 anos, os “Samueis de Deus” dos nossos dias.

Vocês se juntaria a nós para ver esta geração sendo transformada pelo poder do Espírito Santo de Deus? Então, fale conosco, queremos ouvir a sua opinião.
Se assim o Senhor permitir, em breve, continuaremos a nossa conversa.

Deus abençoe sua vida e sua família.

:: Por Pra. Cleide Fernandes
Ministério Infantil/Geração Samuel – Igreja Batista da Lagoinha
Fonte: www.lagoinha.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Falta de educação financeira

Em algum momento da sua vida, como estudante do maternal ao doutorado, você teve uma disciplina que ensinasse finanças pessoais? Faculdades de administração, contabilidade e economia ensinam as pessoas a cuidarem das finanças empresariais, analisando e fazendo balanços. Acontece que há no Brasil uma verdadeira falta de educação financeira pessoal.

Você que trabalha no departamento de Recursos Humanos, da empresa que se formou em administração, psicologia, assistente social, não recebeu na graduação ou qualquer curso de extensão a orientação para atender um colaborador com problemas financeiros. O profissional com problemas financeiros pode até receber o melhor treinamento técnico ou de motivação, mas quando chegar à sua mesa e se deparar com a ligação do gerente do banco ou de um cobrador pedindo explicações por um cheque devolvido, terá seu treinamento todo prejudicado.

Vivemos várias décadas de inflação, onde era realmente difícil de se planejar as contas, pois tanto o salário quanto os preços eram reajustados – estes, inclusive, até diariamente. Isto fez com que grande parte da população não se habituasse a controlar as finanças.

O plano real trouxe estabilidade monetária e financeira, e está exigindo de todas as pessoas uma organização melhor das finanças pessoais e empresarias, coisa que ninguém recebeu na escola.

Dados do SEBRAE mostram que 57% dos empresários estão com dificuldades financeiras. Mesmo as pessoas formadas com pós-graduação 41% apresentam problemas nas finanças contra 78% das pessoas que não possuem estudos. Muitos destes problemas são ocasionados pelas altas taxas de juros, e o empresário que não cuida das finanças hoje, tem poucas chances de sucesso.

Gosto de comparar uma empresa com uma família. Da mesma forma que a empresa possui diversos setores como produção, vendas, administração... A família também tem os seus ‘setores’: marido, esposa, filhos, casa, carro, cachorro etc. Tudo isto deve vir acompanhado de um gerenciamento através do planejamento financeiro, para que uma pessoa não diga que está quebrada financeiramente. Muito pior do que uma família é uma pessoa sozinha que não consegue controlar-se financeiramente, pois os itens de controle são bem menores e mais fáceis de se administrar.

Tenho encontrado no meu trabalho executivos financeiros que sabem controlar as finanças da empresa, no entanto, pecam nas finanças pessoais. Da mesma forma, contadores que não conseguem equacionar os gastos e viver com a renda que conseguem gerar.

Atendo médicos e advogados que me dizem: “Estudei vários anos e nunca me ensinaram a controlar um escritório ou consultório, a fazer um preço de consulta ou até mesmo a receber um convênio médico”.

Quero criar uma disciplina de administração de finanças pessoais, para que dentro de todos os cursos de graduação exista uma orientação para esta falta de educação financeira. Isto com certeza ajudaria as pessoas a terem uma melhor consciência de controle das finanças. Os problemas financeiros – quero lembrar mais uma vez – têm causado dificuldades de produtividade dentro das empresas, dificultado relacionamentos dentro e fora do ambiente de trabalho, ocasionado separações de casais e, por conseqüência, perda da qualidade de vida das pessoas.

O nosso próprio País passa por descontrole nas finanças, que em anos e anos provocaram uma dívida monstruosa; o que faz com que estejamos sempre vulneráveis a qualquer problema global.

Detalhe: se você não possui uma boa educação financeira e vive tirando daqui para cobrir ali, tudo isto é passado para os filhos. Estes filhos como não aprendem na escola e nem em casa, entrarão no mercado de trabalho, receberão cheques especiais e cartões de crédito, e não saberão usá-los adequadamente. Está escrito no seu cheque a palavra “Especial”, isto não quer dizer que você é uma pessoa especial, mas que você deve saber usar em uma ocasião especial, e não todo mês.

Empresas: ensinem isto aos funcionários e vocês terão mais produtividade, melhor relacionamento, melhor qualidade de vida e melhores resultados para os acionistas, clientes e colaboradores.

Tenham mais educação financeira para viver em paz com o dinheiro.


:: Por Erasmo Vieira
Administrador e Consultor em Finanças Pessoais
Sócio-Proprietário da Planner Finanças Pessoais
planner@plannerfinancas.com.br / www.plannerfinancas.com.br

Fonte: www.lagoinha.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um amor que não estabelece condições

Deus nos revela a cada dia através de seu cuidado, um amor baseado na confiança e respeito mútuo. Um amor que, verdadeiramente, não estabelece condições.

É simplesmente incrível e cativante a maneira como um bebê observa, encantado, sua mãe. Ele não a ama pelo fato de que ela representa seu meio de sustento, sua provisão direta. Seu amor não é baseado em sua dependência. Na verdade, essa noção de um amor condicional está longe de ser entendida por um ser tão pequeno e carente.

Durante seu estado fetal, o bebê apenas recebia e em nada contribuía para seu desenvolvimento. Sua atitude passiva, entretanto, representou seu grande triunfo. Ao sair do ventre de sua mãe, seus olhos não conseguiram distinguir o fascinante mundo em que agora se encontra. Sua noção de espaço era limitada, sua percepção era limitada. Sua vida era limitada.

Para o bebê, sua mãe representa o verdadeiro liame entre dois mundos. Antes, sua casa, agora, sua fonte de sobrevivência e o caminho para sua nova vida. Mas essa é uma percepção que está longe de ser acatada por um ser tão pequeno e ingênuo.

Para a pequena criança, sua mãe é tudo. Seu olhar, seu carinho, sua atenção. Seu mundo gira em torno dela. E não há condições. Sua mãe não precisa fazer nada para ter seu amor. Não precisa enchê-la de presentes ou lhe falar coisas que a agradem. Não precisa lhe dizer o quanto suas bochechas são rosadas ou o quanto sua pele é macia. Não precisa dizer o quanto seu sorriso ainda sem quaisquer dentes a deixa tão feliz.

Um amor que não estabelece condições. Um amor incondicional. É exatamente disso que precisamos. “Mas uma boa dose de condições não faz mal a ninguém”, você deve estar pensando. Um amor educado, simpático, companheiro e que faça exatamente tudo o que desejo é sempre bem vindo. Entenda, entretanto, que quando fazemos do acessório o principal as coisas começam a desandar.

Quando criança, minha família e eu nos mudávamos frequentemente de cidade em função do trabalho de meu pai. Já perdi a conta das amizades que deixei para trás e das inúmeras boas lembranças, que guardo em lugares secretos da minha mente. Em alguns momentos, elas reaparecem, me trazendo boas percepções.

Porém, mas árduo do que fazer novas amizades ou iniciar o ano letivo em uma escola totalmente nova bem no meio do semestre é encaixotar as coisas. E mais difícil do que encaixotar as coisas é tirar essas coisas de dentro das caixas. Como somos capazes de guardar tantos trecos, não é mesmo? Faça um teste: consiga uma caixa bem grande e comece a enchê-la de coisas que não usa mais. Você irá perceber que no final do dia aquela caixa que parecia enorme no início da aventura se revelou ineficaz diante de tanta coisa velha!

Sempre que começávamos a arrumar as coisas na nova casa, meu pai dizia: “Não dêem tanta importância aos detalhes. Vamos nos concentrar nas coisas mais importantes”. Porém a frase que eu mais gostava de ouvir era: “Se concentrem no bolo, não no glacê”. Talvez sem querer, meu pai me ensinou uma grande lição. Quando nos concentramos muito nos detalhes, deixamos de dar valor ao que realmente importa. Quando nossa atenção é desviada para a cobertura, nosso bolo pode queimar!

Você já notou que quando nos aproximamos demais de uma pintura, as imperfeições saltam aos olhos? Nosso olhar vai diretamente para onde está o erro. “Ali está! O pintor deixou de dar um acabamento final nesse pedaço aqui”, dizemos. Quando nos detemos aos detalhes, não apreciamos a beleza da totalidade da obra. Quando nos deixamos ser levados pelos detalhes, perdemos o maravilhoso espetáculo da vida!

Talvez visto de perto todo o relacionamento tenha suas imperfeições. Ou, de longe, todo casamento, namoro, ou amizade sejam perfeitos. Mas o que procuramos não é a perfeição. Procuramos erros! Isso mesmo, sempre estamos procurando erros. Algumas pessoas em graduação menos elevada, mas todos procuramos os erros. Porque isso acontece? Talvez para que possamos nos enganar ao pensar que temos as respostas certas. E é justamente nas respostas certas que residem as condições.

Quando seu amor é condicional, você está assumindo que somente você possui as respostas certas. Quando um relacionamento é pautado em condições, o foco é desviado para o que o outro pode oferecer e não do que eu posso abrir mão. As condições funcionam como verdadeiras bombas-relógio com o contador quebrado. Não se sabe quando ocorrerá a explosão. Mas uma coisa é certa: quem estiver por perto na hora em que ela acontecer não sairá ileso.

Nas exatas palavras de meu pai: “Se concentrem no bolo, não no glacê”. Como seres humanos, somos imperfeitos. E parece que por não aceitarmos isso, tentamos transferir nossas responsabilidades. Por não tentar entender e aceitar as pessoas com seus erros e suas limitações, damos muita atenção aos detalhes e não ao que realmente importa.

Experimente não dar tanta importância aos pequenos erros da pintura. Se você, assim como eu, é uma pessoa detalhista, dê atenção aos pequenos bons detalhes. Um simples sorriso sincero. Um abraço, mesmo que tímido. Um caloroso aperto de mão. Um verdadeiro elogio. E, principalmente, jamais cole seu amor junto ao quadro de sonhos impossíveis. Não estabeleça condições. Como uma inocente criança, esteja disposto a amar. Também esteja disposto a aceitar. E a errar. Erre bastante. Não tenha medo de errar. O erro nos torna humanos e passíveis de entender os outros.

Cultive um amor desinteressado e esteja pronto para colher os frutos de um relacionamento pautado no amor de Deus.



Renato Collyer

Fonte: www.icrvb.com

Os sinais dos tempos e a Igreja

Há inúmeros textos bíblicos que nos informam sobre o evento mais importante da História após Deus consumar seu plano de remissão da humanidade: A segunda vinda de Cristo. As profecias apontam para um dia único em que todo olho verá, para felicidade de uns e infelicidade de outros, o Filho do Homem rasgando os céus para consumar o juízo e a condenação dos que O perseguiram e negaram, e estabelecer seu Governo sobre a Terra com seus Santos. O entendimento desse assunto, meu querido, é extenso e complexo, e está longe de mim qualquer intenção de resumi-lo a essas linhas. O que quero é nos fazer pensar sobre ele.

Temos uma variedade enorme de textos que tratam desse assunto na Bíblia. Seja pelos profetas – de seus lábios temos as mais belas e chocantes descrições desse maravilhoso evento –, pelos Salmos, pela boca do próprio Jesus ou dos apóstolos, temos uma informação preciosa que nos coloca no centro dele. Nenhum dos apóstolos e profetas teve o privilégio de presenciar, em vida, esse acontecimento e unanimemente projetaram-no para uma geração e um tempo futuros. Olhando para as profecias e para Hoje, a conclusão é que elas estão apontadas para a nossa geração e o nosso tempo. Sim, estamos vivendo os últimos e, quem sabe, os mais importantes dias dos últimos quatro mil anos!
Antes do advento do Anticristo e da sua segunda vinda, no entanto, Jesus nos deixou em Mateus 24 uma sequência de eventos que nos permitiriam entender o contexto profético e nossa localização, como Igreja, nele. Ele falou dos Sinais dos Tempos. Certamente você os conhece e sabe que a incidência deles está aumentando dia após dia.

Atravessamos o século que mais viu pessoas morrerem por guerras - próximo de 100 milhões. Vimos também a proliferação de pestes e doenças que só nossa geração conheceu; todas elas com alto poder de destruição. A relação familiar sofreu uma mudança profunda nos últimos 30 anos e nunca esteve tão confusa. Hoje não é anormal ver filho matando pai, e pai descartando filho em rios, praças, shopping e tantos outros como se descarta um lixo.

Estamos na era do martírio. O número de cristãos que perderam sua vida por Cristo nos 19 séculos de Igreja certamente não chega perto dos quase 30 milhões registrados no século 20 – sem contar os não registrados. O nosso momento já pode ser considerado o de maior concentração de eventos naturais como terremotos e maremotos. E mais terremotos de maior intensidade nos esperam, segundo estudiosos. Para não me estender mais, quero te lembrar do desenvolvimento da ciência e das formas de deslocamento sobre o globo, conforme Daniel 12.4.

Como estamos lidando com todos esses sinais? Será que toda Igreja está ciente de que eles a colocam, de fato, no contexto dos últimos dias? Em Mateus 16 e Lucas 19, Jesus deixou uma séria advertência em relação à incapacidade dos israelitas – que se estende a nós – de discernir o tempo da visitação de Deus. Por desconhecerem os sinais de seu tempo, não viram Jesus como o Messias e por isso o crucificaram. Até hoje eles colhem severas consequências.

Entender esses sinais significa assumir um posicionamento de harmonia com a Segunda Vinda, de maneira que a Igreja cumpra seu papel nesse tempo. Não só uma parte, mas toda ela contribuindo para que o Evangelho seja pregado a toda criatura e em real intercessão para que “Venha a nós o Teu Reino”, como descreve Apocalipse 22.17. É fundamental que estejamos avivados com nossa função nesses últimos dias para não tropeçarmos como igreja.

As profecias falam de uma noiva santa e atenta ao retorno de seu Noivo e não desesperada e com medo desses sinais. A Igreja que a Bíblia descreve não está apegada, envolvida ou comprometida com esse mundo, mas é um corpo composto por membros atuantes que discernem seu tempo e vivem a empolgante expectativa de sentar-se a mesa para a Grande Ceia junto a Cristo, e então descer triunfante para governar com Ele. Antes de tudo, a vinda de Jesus deve ser uma realidade cravada em nossos corações que justifique nossa posição de espera por Ele, com os olhos fitados somente nele. É essa Noiva que ele está preparando e que logo, logo vem buscar.

Maranatá!

::Tiago Lino
fonte: www.lagoinha.com

Comportamento - Percepção: Olhando para a beleza ao redor

PERCEBA O QUE VOCÊ TEM!

O dono de um pequeno comércio, amigo de um grande poeta, abordou-o na rua:

- Meu grande amigo poeta, estou precisando vender o meu sítio, que o Senhor tão bem conhece. Poderia redigir o anúncio para o jornal?

O poeta apanhou o papel e escreveu:

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".

Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.

- Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha.

Moral da história: Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos e vamos longe, atrás da miragem de falsos tesouros.


Fonte: www.melodia.com.br

domingo, 7 de novembro de 2010

Como tomar posição sozinho

É preciso saber conduzir-se em qualquer lugar, diante de quem quer que seja, sem envergonhar-se do maravilhoso nome de JESUS.

O Servo de Deus, e em especial o jovem cristão, precisa saber viver em qualquer lugar ou ambiente, e dar testemunho eloquente da sua fé em Jesus Cristo, mesmo que esteja sozinho, longe do pastor, dos pais ou dos irmãos em Cristo.

Muitos, mesmo tendo nascido num lar cristão, só conseguem manter-se firmes, enquanto são crianças, levadas à Igreja pelos pais.Quando se tornam adolescentes, já começam a se sentir inseguros e chegam a desviar-se, quando se tornam jovens.

É preciso saber conduzir-se em qualquer lugar, diante de quem quer que seja, sem envergonhar-se do maravilhoso nome de JESUS.

Meditaremos em alguns aspectos que precisam ser considerados nesse assunto.

l. TOMAR POSIÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO

1.1. Como Salvo

- Nascido de novo (Jo 3.33-5);

- Regenerado: nova maneira de viver (2 Co 5.17);

- Nova maneira de pensar (Rm 12.2);

- Posição de salvo. Daniel e seus companheiros, no meio de muitos estranhos, num palácio real, não negou sua fé nem a seu Deus.

1.2. Como Discípulo

- Discípulo é aquele que segue a alguém. Somos discípulos de Jesus.

- O discípulo de Jesus tem características especiais. (Jo 13.34,35);

- O amor é a marca principal do cristão: amar a Deus, ao próximo e ATÉ aos inimigos (Mt 5.44-45).

- Tomar posição como discípulo.

1.3. Como Servo

- Servo é aquele que está disposto a servir;

- É a posição mais difícil na vida do cristão. Muitos só querem mandar, ser senhores;

- "Eu, um servo?" (Um livro recomendado);

- Jesus, Senhor e Mestre, deu-nos o exemplo (Mt 20.25-28; Jo 13.4-8; 12-15).

- É necessário tomar a posição de servo.

2. TOMAR POSIÇÃO NO TESTEMUNHO

2.1. Como Luz do Mundo

- É testemunho a ser visto pelos homens (Mt 5.14-16);

- É o testemunho em posição elevada (No velador e não debaixo da cama);

- Nós temos a luz da vida (Jo 8.12);

2.1.1. Falando de Cristo

- Sempre que tiver oportunidade (At 4.18-20);

- Falar a tempo e fora de tempo (Com sabedoria);

- É preciso ter sabedoria no falar:

. Não lançar pérolas aos porcos (Mt 7.6);

. Não perder tempo com o herege (Tt 3.10);

- Preparado para responder com mansidão (1 Pe 3.l5);

- Há cristãos que não gostam de falar de Cristo. Têm vergonha ( Lc 9.26);

2.l.2. O Testemunho na Escola

- Em nosso livro "A Família Cristã nos Dias Atuais", damos uma orientação sobre como tomar posição como crente na escola;

- Ali, há grande índice de pessoas que se desviam da fé;

- As igrejas não têm condições de manter escolas em todos os níveis. Bom seria que pudesse tê-las pelo menos até o segundo grau; (Já há muitas escolas dentro da Nova Era);

- A escola é um desafio ao testemunho, à tomada de posição: PROFESSORES, COLEGAS, MATERIALISMO, DROGAS, LIBERTINAGEM, RELATIVISMO, ETC);

- Como se conduzir na escola:

. Orar antes de sair de casa;

. Ser um leitor da Bíblia;

. Não se ocultar como crente;

. Não se irritar quando for criticado;

. Ser bom aluno;

. Pesquisar e ler bons livros evangélicos;

2.1.3. O Testemunho no Trabalho

- Um desafio tão grande quanto o da escola;

- É importante saber conduzir-se como na escola: orar antes de ir para o trabalho, ler a Bíblia, Não se ocultar como crente, não se irritar quando for criticado,

- Especificamente, o cristão deve ter os seguintes cuidados no trabalho:

. Ser pontual e assíduo;

. Ser eficiente;

. Ter a presença de Deus. Ver o exemplo de José: "O Senhor era com ele" (Gn 39.4-4)

. Ter cuidado com "AS ARMADILHAS DO AMBIENTE": Grande parte das horas do dia passamos no trabalho. Aí, podem surgir tentações, "convites", assédios, sexo, dinheiro, ameaças de perda do emprego, etc.. José foi assediado por uma mulher ímpia no trabalho, na casa de Potifar. ( Extraído do livro A FAMILIA CRISTÃ NOS DIAS ATUAIS).

2.l.4. O Testemunho no Namoro ou Noivado

- Só namorar uma pessoa crente (2 Co 6.14);

- Respeitar o "terreno dos solteiros".

- Lembrar que nosso corpo é templo do Espírito Santo ( 1 Co 6.19-20)

- Fugir dos desejos da Mocidade (2 Tm 2.22);

- Convidar Cristo para estar presente no namoro ou noivado.

2.l.5. O Testemunho com a vida

- Como Sal da Terra

- É o testemunho silencioso: não se vê, mas se sente (Mt 5.13);

- O sal preserva, conserva e dá sabor : Não ser de mais nem de menos;

- Sal de mais: fanatismo; sal de menos: frieza, pecado, sem sabor;

- O fruto do Espírito: Temperança (vem de tempero): em tudo; no orar, estudar, jejuar, etc).

- "Assim falai e assim procedei"(Tg 2.12);

- Não devemos ser como os fariseus hipócritas;

- Grandes pregadores arruinaram seus ministérios porque não pregaram com a vida: só com palavras!

3. OBSTÁCULOS À TOMADA DE POSIÇÃO

3.1. Receio da opinião dos outros

- O receio arma laços (Pv 29.25);

- A pessoa fica presa. Não toma posição;

- Não devemos agradar a homens quando precisamos tomar posição como crentes ( Gl 1.10).

3.2. Inveja secreta do ímpio

- Prejudica a tomada de posição;

- É preciso avaliar a situação do ímpio (Sl 9.17);

- DAVI quase se desviou (Sl 73. 17-20);

- MOISÉS preferiu sofrer a pecar (Hb 11.23-29).

3.3. Receio de perder amigos

- JESUS disse: "Quem não é comigo é contra mim" (Mt 12.30);

- Quem são os amigos de Jesus (Jo 15.14);

- Quem são os amigos do mundo (Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17);

- Quem são os companheiros do crente ( Sl 119.63);

- É interessante ter amigos, mas comunhão só com os servos de Deus ( Rm 12.18);

- O MELHOR AMIGO É JESUS! Devemos tomar posição ao lado dEle.

4. COMO TOMAR POSIÇÃO SOZINHO ACERTADAMENTE

4.1. Fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31);

4.2. Fazer tudo em nome de Jesus, dando graças a Deus ( Cl 3.17);

4.3. Fazer de todo o coração, como ao Senhor (Cl 3.23);

4.4. Fazer o que é lícito e conveniente diante de Deus ( 1 Co 10.23);

4.5. Não dar escândalo ao mais fraco ( 1 Co 8.9-13);

4.6. Não fazer em caso de dúvida (Rm 14.23);

4.7. Lembrar que vamos dar contas a Deus de todas nossas obras (Rm 14.11,12; Ec 11.9).

4.8. Evitar a aparência do mal ( 1 Ts 5.22).

BIBLIOGRAFIA
. Bíblia Sagrada. Edição Revista e Corrigida. São Paulo, Editora VIDA, 1982.
. LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família Cristã nos Dias Atuais. Rio, CPAD, 1993.
. COY, Larry. Conflitos da Vida. Belo Horizonte, Ed. Betânia, 1972


Fonte: Jesus Site / Gospel Net / Grupo EstaNaBíblia

Deus não está com pressa! (Parte 1)

Diminua a velocidade e desfrute a sua vida

Acredito que Jesus viveu de modo não apressado, permitindo a Ele mesmo ter consciência do que estava acontecendo em volta dEle e escutando a necessidade dos outros.

Não acho que Ele já correu de uma coisa a outra ou foi impaciente com as pessoas que não estavam movendo tão rapidamente como Ele desejava. Nós também precisamos deste tipo de calma e sensibilidade espiritual se queremos ter consciência do que está acontecendo em volta de nós e conhecer as necessidades dos outros. Mas para conseguir isto, nós precisamos aprender a diminuir a velocidade.

Você e eu não iremos jamais desfrutar da calma, vida sem correria que Deus destinou para que tivéssemos, até aprendermos a pensar em um caminho calmo e sem pressa.

Ser apressado se tornou uma doença de proporção epidemiológica na sociedade atual, especialmente em torno da temporada de férias. Este é um problema que cria pressão, na qual torna a criar estresse e termina não somente nos afetando, mas também a todo mundo à nossa volta. Se nós queremos estar em paz com nós mesmos e desfrutar a vida diária, nós precisamos constantemente parar de nos apressarmos de uma coisa para outra. Embora isto não seja fácil, é possível com a ajuda de Deus. Aqui estão alguns bons princípios que irão ajudar a cicatrizar a “doença” da pressa na sua vida.

Bons pensamentos – Paz de Deus
O hábito da correria desenvolve o mesmo caminho que tudo mais que fazemos – começa na nossa mente, Provérbios 23.7 diz que como o homem pensa no seu coração, assim ele é. Você e eu não iremos jamais desfrutar da calma, vidas sem correria que Deus destinou para que tivéssemos, até aprendermos a pensar em um caminho calmo e sem correria. Um pensamento padrão que precisamos evitar o máximo possível é pensar / ter que correr. Quando nós temos pressa, nós freqüentemente cometemos erros que terminam nos custando mais tempo no final do que se tivéssemos permanecido calmos. Eu gosto do que Provérbios 21:5 diz: "Os planos cuidadosos o conduzem à frente de uma longa corrida; apressado e precipitado o coloca mais atrás".

Apressar-se também tem um efeito negativo nos seus relacionamentos. Quando temos uma mente apressada, nós não estamos prontos a escutarmos e sermos sensíveis para as necessidades e desejos dos outros. Uma coisa que você e eu podemos fazer para ajudar a mudar estes padrões de pensamentos prejudiciais é fazer confissões positivas. Por um instante, se você se levantar na manhã e começar a se sentir apressado, diga “Eu estou contente que não tenho que correr. Irei fazer as coisas hoje no ritmo que me permita desfrutar cada tarefa e ser sensível às pessoas ao meu redor.”

Agora, eu percebo que tem horas que você e eu sentimos que não temos escolha a não ser correr. No entanto, a bíblia nos ensina a chamar as coisas que não são como se fossem” (Romanos 4.17 – NVI). Quando nós dizemos, “Eu estou tão doente e cansado de estar em correria o tempo todo”, nós podemos estar estipulando um fato, mas nossas circunstâncias podem mudar. Deus tem um caminho melhor para nós vivermos e ele começa com o desenvolvimento diário de hábito de dizer o que você quer ter, não o que você atualmente tem. Eu encorajo você a ter um passo de fé e começar declarando o que você quer ter, não somente o que você tem agora mesmo.

[...continua]

::Joyce Meyer
Fonte: www.lagoinha.com

Amor - Casamento: Direção de Deus

O foco de um namoro cristão é o casamento. Para que um relacionamento vá bem, ele precisa estar debaixo das mãos de Deus, ou seja, precisa ser direcionado por ELE.

Muitos cristãos, na maioria das vezes jovens, preocupam-se em encontrar uma pessoa com os mesmos conceitos religiosos, namorar, noivar e casar e, como tudo acontece no tempo de Deus, as vezes não é a hora do jovem cristão ter um relacionamento, ou ainda, precisa passar por alguns relacionamentos antes de encontrar a pessoa "certa" para casar.

E, devido a isso, o jovem,ou a Jovem começa a se desesperar, a ficar ansioso(a), porque seus colegas já encontraram sua Rebeca, seu Isaque e ele(a) não, ainda mais se esse jovem estiver alcançando idade, é aí que a ansiedade aumenta.

E, devido a isso, muitos jovens se deixam levar pela ansiedade, pela falta de paciencia. E, as consequencias desse ato, são desastrosas. Esse jovem age pela emoção e não pela razão.

Ele é precipitado. Não pede a Direção de Deus.E o que acontece? Ele ou ela, procura na outra pessoa apenas uma coisa em comum: o fato de servir a Deus. E isso não é suficiente.

É bom que a outra pessoa tenha os mesmos pensamentos em relação a Deus, que sirva a Deus, que vá à Igreja e etc. Porém, só isso não basta.

É preciso ter afinidade, ter outras coisas em comum é preciso muito mais para se ter um relacionamento duradouro e que pode levar o casal ao altar.

Quando o jovem não pede a direção de Deus quanto a relacionamentos, ele impede Deus de preparar e lhe dar o melhor, ou seja, o escolhido por Deus.

O casamento segundo o coração de Deus, tem seu inicio no relacionamento revelado e abençoado. É por isso que o jovem precisa ser espiritual, cheio do Espirito Santo e sensivél a seu falar, não pode ser ansioso e deve saber esperar em Deus.

Esperar o tempo oportuno, porque quando chegar o tempo de Deus, ele será agraciado com um parceiro abençoado e escolhido por Deus.

Assim, ambos estarão unidos por Deus debaixo do seu consentimento e da sua proteção divina.

Deus abençoe.
Mayara Prado Leal

Fonte: www.gospeljovens.com.br

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mensagem Pastoral: “O olhar do Senhor Jesus”

Texto Base: (E virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e ...saindo Pedro para fora chorou amargamente) “Lucas 22. 61 – 62”.

Introdução

Quando Pedro foi trazido à presença do Senhor Jesus por seu irmão André, o Senhor olhou para ele e lhe deu o nome de Cefas, ou seja, Pedro. Ele foi marcado para servir a Deus, deixando tudo que o prendia, e por três anos seguiu os passos do seu novo mestre sem olhar para traz. A sua decisão o colocou muito próximo de Jesus, pois ele se sentia assim tão próximo que julgava estar preparado para qualquer situação. Na ocasião da prisão de Jesus, Pedro se utilizou de sua espada na tentativa de defendê-Lo, mas os soldados prevaleceram e Pedro viu o Senhor Jesus ser acusado, espancado e humilhado. Certamente esse episódio trouxe uma profunda confusão à mente do ex-pescador que abandonou tudo que tinha para seguir os passos daquele Jesus o qual ele tinha depositado toda sua confiança. A fé de Pedro ficou abalada, e sua alta confiança também, e o que fazer agora diante de uma situação tão desesperadora? Ao se afastar do local da prisão e temendo por sua própria vida foi abordado por uma serva e por dois homens que lhes fizeram negar por três vezes o Senhor Jesus, alegando que não o conhecia e que não era um dos seus discípulos. Será que esse era o fim para os sonhos de Pedro, depois de tanto tempo de relacionamento, tantos milagres, tanta esperança em relação ao futuro, num só instante tudo desvaneceu tudo acabou. Quando Pedro já considerava tudo perdido o “Senhor Jesus olhou para ele” Lc 22. 61, Aquele olhar penetrou o profundo sentimento de Pedro, e trouxe a lembrança as palavras ditas por Jesus quando ainda estava com ele, com aquele olhar Jesus reafirmou a Pedro que ainda o amava mesmo depois de tudo que havia acontecido, mesmo apesar de sua deslealdade.

Três lições importantes podemos tirar desse fato:



1º – Que o amor de Jesus Cristo pelos seus discípulos é incondicional, ele ama a todos e espera ser amado por eles também. Logo após a sua ressurreição Ele aparece aos discípulos e se revela a Pedro antes de todos os outros discípulos, demonstrando o seu profundo amor por ele, e posteriormente entrega o serviço para o qual fora designado (Jo 21.1- 25); 2º - Que no caso de Pedro o seu fiel coração, apesar de ter negado o mestre por três vezes por causa do medo que sentia, foi o diferencial entre os demais discípulos por isso foi escolhido para ser o principal líder (Jo 21.15–17); 3º - Que todo aquele acontecido serviu como experiência para os discípulos que ainda não tinham passado por uma experiência tão forte em suas vidas. Eles agora estavam sem o seu mestre, sem aquele que provia todas as coisas para eles, e que tinha sido durante os três anos de ministério o seu porto seguro, eles estavam aprendendo a conviver com a ausência física de Jesus e se acostumando com o sentimento de amor que Ele havia deixado e com a presença do Espírito Santo sobre eles (Lc 24. 44–49).
Queridos irmão, é tempo de testemunhamos de Jesus em todos os lugares, mostrar que sua presença é constante em nossas vidas, e que Ele tem prazer em nós, pois somos seus servos e fazemos de tudo para agradar a Ele. O meu desejo é que o exemplo do Apostolo Pedro sirva para nós como alerta enquanto filhos de Deus e que as nossas decisões sejam agradáveis ao coração de Deus.

No Amor de Jesus,
Pastor Manassés Santos.

Por que você não muda?

Muitos jovens que vão à igreja pecam em áreas que são incessantemente citadas por seus pastores. Estes enganam a si mesmos vivendo no pecado. O que agrava muito mais esse pecado é o fato de, na maioria das vezes, eles saberem que o que fazem é pecado.

Está escrito no livro de João 9.41: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado. Isso deixa bem claro a todos nós que para aqueles que conhecem o erro, existe um peso maior em cometê-lo. E grande parte dos jovens de hoje pecam conhecendo as conseqüências de seus atos, mas ignoram tal coisa sem pensar em sua vida futura e, principalmente, sem pensar em sua possível vida eterna.

Os jovens em geral agem de forma impulsiva, mas esse “impulso” pode ser usado de outra maneira para a obra do Senhor. Jovens possuem mais desenvoltura para falar e para se aproximar das pessoas, então estes, teoricamente, deveriam ser mais participantes dos ministérios de evangelismo.

Porém, infelizmente, nem sempre estão dispostos a fazer parte disso, pois possuem um sentimento colocado na vida delas por Satanás, a vergonha. Mas esse mesmo sentimento não está presente na hora do sexo antes do casamento, na hora de dizer algumas palavras nem na hora de cometer os conhecidos pecados.

O devorador está ao derredor dos que vivem em pecado e não se arrependem disso; e ainda pior que somente praticar, é negar o fato de estarem pecando para si mesmos, como uma forma de amenizar a situação em que vivem.

Jovens voltem seus olhos para o que o Senhor tem para vocês. Deus tem grandes coisas para realizar em suas vidas, mas vocês devem saber ouvir voz do Pai. Separar um tempo para estar com Deus em uma comunhão mais profunda é fundamental na vida de todos e, principalmente, na dos mais moços para que estejam crescendo em estatura e na sabedoria do Senhor.

Portanto, mude agora! Descida pela vida. Viva a vida que Deus tem para dar a você e seja sempre um vencedor, instrumento de Deus para colheita de almas.

:: Por Breno Amaral
Fonte: www.lagoinha.com