segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A arte de “falar” do amor de Deus

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.34.)

Sempre que assumimos um ministério, pensamos numa forma de produzir e dar excelentes frutos!

Quando recebemos de Deus algum dom, habilidade ou talento, devemos usá-lo para um único objetivo, levar a mensagem de Deus e fazer conhecido o amor que Ele nos dispensou.
Canções, peças teatrais, danças e outros recursos são formas de atrair pessoas a Deus. Agradam, trazem diversão e emocionam as pessoas, porém se vierem sozinhos, sem a presença do Espírito Santo, se tornarão vazios.

Devemos, primeiramente, orar, nos consagrar, por tudo o que iremos realizar. Somente Deus pode nos direcionar, usar a nossa vida e os talentos que Ele mesmo nos deu para que as pessoas sejam convencidas, pelo Espírito Santo, do pecado e recebam a Jesus Cristo como único e suficiente salvador de suas vidas. “[...] não é por força nem por violência, mas é o Espírito Santo quem convence [...]” Jamais podemos nos esquecer de que é o Espírito Santo quem leva uma pessoa a escolher viver em santidade e ter uma vida com Cristo.

Hoje vivemos uma realidade na qual as pessoas rejeitam o evangelho, muitas vezes, pela forma como ele é pregado. Por isso cremos que o Espírito tem nos direcionado a falar do amor de Deus através das artes.

Ele deseja nos usar como ferramentas e instrumentos em suas mãos. O objetivo não é nos promover como ministros, mas propagar o nome do Senhor. Nunca devemos nos esquecer que a nossa mensagem não está nas demonstrações atrativas e superficiais de nosso próprio talento, mas na “demonstração de poder do Espírito.” (1Co 2.4.)

Se Deus nos deu a oportunidade de cantar, dançar, interpretar, pintar e usar todo tipo de arte para adorarmos a Ele e levar outros a salvação, não podemos desperdiçar esses talentos. É tempo de sairmos das “quatro paredes” (igreja), usando todos esses recursos para ganharmos almas para o Reino; é tempo de fazermos conhecido o amor de Deus. A arte é uma forma poderosa de impactar pessoas se produzida na unção e no poder do Espírito Santo.

Fale de salvação, amor, graça e perdão em suas mensagens, use todos os recursos que Deus lhe deu. Você é único, ninguém poderá fazer ou exercer o seu ministério e chamado como você deve exercer. Então, use os seus dons, os talentos que Deus lhe deu, para anunciar o amor de Deus. Não se intimide! Complete a obra do Senhor, leve alimentos aos famintos!

:: Por Peterson Amicuchi
Fonte: www.lagoinha.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A intimidade do casal de namorados

É comum que um casal de namorados concorde com qualquer conceito que favorece o relacionamento deles. Mas, se algo dificulta usufruir do grande amor que um tem pelo outro, então isso não é bem-vindo, mesmo que venha da Bíblia e de Deus. Os apaixonados são cúmplices, se entendem muito bem e acham que ninguém é capaz de compreender a dimensão do amor que têm.

Alguns casais acham que ter relações sexuais no namoro, é um meio de se conhecerem melhor e provarem o amor mútuo, mesmo que esse seja um argumento simplista demais. Pelo fato de namorarem a alguns meses, acham que “se conhecem muito bem”. Muitos quando começam o namoro, não concordam com isso, mas, como “o amor é cego”, com o tempo esse pensamento cai por terra. Os anticoncepcionais facilitam essa prática.

Quando o casal está de acordo, essa aventura se concretiza facilmente. Porém, o que muitos não sabem é que na hora mais esperada as coisas não acontecem como imaginadas. A falta de experiência, o sentimento de culpa, o medo de serem descobertos e a necessidade de manterem o fato escondido, se torna um tormento e não um prazer. Sem falar na possibilidade de uma gravidez indesejada e possíveis doenças sexualmente transmissíveis. E aí, aquilo que poderia ser um prazer, pode se tornar um terror que poderá permanecer por toda a vida, pois a consciência é a única namorada da qual jamais poderemos nos livrar. Quanto à falta de experiência, ninguém precisa treinar para isso, ela acontece naturalmente no casamento. Os órgãos genitais não se atrofiam e facilmente se ajustam, pois são feitos de músculos.

A chamada “prova de amor” com o sexo antes do casamento, é exatamente falta de amor. A Bíblia diz que “o amor não pratica o mal contra o próximo” (Rm 13.10). E o sexo no namoro é um mal a si e ao próximo, pelas razões já citadas e tantas outras. A desconfiança paira na relação. Se ele e ela não foram capazes de esperar até o casamento, poderão suportar um caso dentro casamento? Se não foram capazes de dizer “não” antes do casamento, qual será a resistência para não dizerem um outro “sim” fora do casamento? Que modelo darão aos filhos ao ensinarem os bons princípios de conduta nessa área? É claro que Deus perdoa esse pecado, mas a cicatriz fica.

A intimidade do casal deve ser no coração, não nos órgãos genitais com carícias e relações sexuais. Um casal de namorados que não desenvolve uma verdadeira amizade, se torna mais vulnerável, mesmo depois do casamento. O calor da paixão na adolescência é pouco consistente como prova para os anos seguintes. Essa é uma fase de mudanças rápidas no corpo e nas emoções. Sabe-se que um adolescente pode se apaixonar em média até cinco vezes antes de completar vinte anos. Cada um deve se guardar para aquela pessoa com a qual se viverá por toda a vida depois do casamento.

Volto a citar os anticoncepcionais, para dizer que eles não fazem bem para uma menina adolescente. Por impedir a ovulação, eles alteram o ciclo menstrual, podendo até provocar esterilidade. Se o uso de pílulas acontecer por muito tempo, a moça poderá ter sua menstruação completamente interrompida, exigindo um complexo tratamento posterior. Em nome do amor paixão, não compensa abusar do próprio corpo com pílulas e práticas sexuais com uma pessoa que você não tem aliança com ela. A satisfação de alguns minutos não podem superar a tortura de dias, meses e anos pela frente. Por mais que se queira negar, é impossível viver em paz no pecado.
As implicações das intimidades físicas no namoro são muito abrangentes. Os pais não concordam e sofrem com elas na vida de seus filhos. Que amor é esse que provoca lágrimas quentes no rosto de uma mãe e de um pai com uma filha que perdeu a virgindade com o namorado, ou com uma gravidez inesperada? Que pai ou mãe se orgulha de ter um filho com fama de garanhão? Quem gostaria de conviver com lembranças indesejadas quando na cama com seu cônjuge e lembrar de outras relações sexuais com uma pessoa que faz parte do passado?

Enquanto escrevo esta página, estou completando 29 anos de namoro com minha esposa. Ela foi minha primeira namorada e eu fui seu primeiro namorado. Éramos adolescentes quando começamos o namoro, sem experiências e muitas instruções, mas Deus nos preservou maravilhosamente com sua graça. Eu tenho dito que não temeria mostrar literalmente o filme de nosso namoro para ninguém. É verdade que tivemos nossos momentos quentes de emoções fortes, mas nada que nos comprometesse à luz dos padrões de Deus revelados em sua Palavra, a Bíblia. O que nos ajudou a ter um namoro positivo, foi o nosso compromisso com Deus e o seu Reino. Sempre fomos envolvidos com a obra do Senhor, líamos a Bíblia e orávamos juntos. Isso certamente fez a diferença.

Estou escrevendo sobre a intimidade dos namorados, mas não posso deixar de mencionar a importância da intimidade dos pais com seus filhos. Não tenho dúvidas em afirmar que muitos namoros indecorosos são reflexos de filhos carentes de afeto e amor por parte de seus pais. Todos nós temos uma espécie de balão emocional. Os pais são os primeiros responsáveis em manter esse balão cheio na vida de seus filhos. Isso acontece na vida comum do lar, com palavras, ações e reações. Quando a criança cresce e chega à adolescência com esse balão vazio, ela se torna presa fácil em uma paquera e pouco se faz necessário para ela se entregar incondicionalmente a alguém, devido o vazio que precisa ser preenchido. Antes de qualquer outra coisa, o jovem quer amizade, afeto, respeito, carinho. Quando ele tem isso, muitas vezes não acontece a intimidade física no namoro. Ela é reservada para o casamento.

A intimidade física no namoro não compensa. O que é feito em nome do amor, tantas vezes acaba com a auto-estima. Muitas moças engordam muito na adolescência com o uso de anticoncepcionais. Isso sem falar em muitos gastos na tentativa de superar as conseqüências de uma decisão sem sabedoria. Ninguém terá uma vida sexual saudável fora do casamento. Deus estabeleceu isso e ninguém será capaz de mudar. Quando tentamos quebrar as leis, na verdade estamos quebrando a nós mesmos.

Acima de tudo, a intimidade do casal deve ser com Deus. A Bíblia diz: “O SENHOR confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança” (Sl 25.14). E mais: “Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá” (Sl 37.4-5). Deus deve ser o centro de um namoro abençoado. Se ele for colocado em primeiro lugar, o casal terá toda a direção, sabedoria e equilíbrio para lidar bem com todas as situações. O prazer da comunhão com Deus nunca pode ser subestimado pelo prazer da intimidade no namoro. Se assim for feito não será Deus que atenderá os desejos do nosso coração, mas nós mesmos satisfazendo os desejos carnais, egoístas e contrários à vontade de Deus, o que só trará tristezas, mesmo que precedidas de efêmeras alegrias. Quem tem intimidade com Deus, tem intimidade certa, na hora certa, com a pessoa certa devidamente. Não devemos nos amoldar ao padrão de namoro deste mundo, mas nos mantermos firmes na Palavra de Deus, renovando a mente com tudo o que for verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, e tudo o mais que for excelente e digno de louvor (Rm 12.2; Fp 4.8).

por Antonio Francisco
Fonte: www.sexocristao.com

Evangelista Billy Graham fala sobre envelhecimento e sobre os evangélicos atuais

O evangelista diz que “às vezes cruzou a linha” na política “, e que a velhice pode ser um momento solitário”, e adverte os evangélicos de serem “vítimas de nosso próprio sucesso.”

Mesmo através de sua luta com a sua audição, visão, e outros problemas de saúde na sua nona década, Billy Graham continuou a fazer o que ele fez com todos os presidentes americanos desde Harry Truman. No ano passado, ele se reuniu e orou com o presidente Obama e, em dezembro, ele se encontrou novamente com o ex-presidente George W. Bush. Mas se ele pudesse voltar e fazer tudo de novo, ele disse ao Cristianismo Hoje, que teria mantido afastado da política.

Desde a morte de sua esposa há quase quatro anos, ele passa a maior parte de seu tempo em sua casa em Montreat. Embora raramente aparece em público, seu filho Franklin Graham disse seu pai gostaria de pregar novamente, mas a data não está confirmada.

Leia abaixo algumas das perguntas feitas pela Christianity Today, ao Billy Graham:

Que conselho o senhor daria para as pessoas que estão envelhecendo?

Primeiro, aceite como parte do plano de Deus para sua vida, e agradeça-lhe todos os dias pelo dom da vida daquele dia. Nós olhamos para a velhice como algo a ser temido, e é verdade que não é fácil. Eu não posso dizer honestamente que eu gosto de estar velho não ser capaz de fazer a maioria das coisas que eu costumava fazer, por exemplo, e ser mais dependente dos outros, e enfrentando os desafios físicos que eu sei que só vão piorar. A velhice pode ser um momento solitário, a filhos espalhados, cônjuge e amigos que se foram.

Mas Deus tem um motivo para nos manter aqui (mesmo que nem sempre entendemos isso), e precisamos recuperar a compreensão da Bíblia de vida e longevidade como dons de Deus e, portanto, como algo bom. Várias vezes a Bíblia menciona pessoas que morreram “em um boa velhice “. Então, parte do meu conselho é aprender a estar contente, e que só vem quando aceitamos a cada dia como um dom de Deus e compromete-lo em suas mãos. As palavras de Paulo são verdadeiras em cada etapa da vida, mas especialmente à medida que envelhecemos “piedade com contentamento é um grande ganho” (1 Tm 6:06)..

A outra parte do conselho que eu daria é o outro lado da moeda, por assim dizer. É assim: À medida que envelhecemos, devemos focalizar não só o presente, mas mais e mais sobre o céu. Este mundo, com todas as suas dores e tristezas e dos encargos, não é nosso lar definitivo. Se conhecemos a Cristo, sabemos que temos “uma herança que jamais poderá perecer, macular ou esbotar, temos reserva nos céus para vós” (1 Ped. 1:4). Eu sei que não vai demorar muito para eu estar indo lá, e estou ansioso por esse dia. Céu nos dá esperança e faz com que as nossas cargas presentes sejam mais fácil de suportar.

O que senhor diria para os filhos que têm pais idosos?

Quando somos jovens geralmente não pensamos muito sobre envelhecer, ou sobre os nossos pais envelhecer ou não pensamos nada sobre isso. Mas isso vai acontecer, se eles viverem o tempo suficiente. Então a primeira coisa que eu diria para aqueles cujos pais estão envelhecendo é estarem preparados para isso, e aceitarem o que lhe traz responsabilidades.

Então sejam paciente com elas. Eles podem não ser capazes de fazer tudo que já fizeram, mas isso não significa que eles são necessariamente impotente ou incompetente. E estajam atentos às suas necessidades, incluindo as suas necessidades emocionais e espirituais. Às vezes, eles só precisam saber que você está lá, e que você se importa com eles. Seja sensível também. Às vezes eu tenho visto as crianças se tornarem pesadas e insensível ao lidar com seus pais que estão envelhecendo, isso só causa ressentimentos e mágoas.

Por outro lado, pode tornar-se necessário intervir e insistir que lhe entreguem as chaves do carro, ou deixá-lo lidar com suas finanças, ou mesmo arranjá-los para ir a um lugar onde eles terão um melhor atendimento. Eles podem resistir, e você precisa se colocar no lugar deles e perceber o tumulto que essas alterações podem causar-lhes. Mas eles precisam perceber que você está fazendo isso porque os amam e querem o melhor para eles. E orar para eles, que eles venham experimentar a paz e o conforto de Deus à medida que envelhecem. Algum dia você vai estar lá também, e o que você faz agora vai ser um exemplo para seus filhos.

Se você pudesse, você iria voltar e fazer algo diferente?

Sim, claro. Eu passaria mais tempo em casa com minha família, e eu estudaria mais e pregaria menos. Eu não teria realizado tantas palestras, incluindo algumas das coisas que eu fiz ao longo dos anos que eu provavelmente não precisava realmente fazer, casamentos e funerais e dedicatórias de construção, coisas assim. Sempre que eu aconselho alguém que se sente o chamado a ser um evangelista, eu sempre instá-los a guardarem o seu tempo.

Eu também teria se mantinha afastado da política. Eu sou grato pelas oportunidades que Deus me deu para ministrar às pessoas em lugares altos, as pessoas no poder têm necessidades espirituais e pessoais, como todos os outros, e muitas vezes eles não têm ninguém para conversar. Mas olhando para trás Eu sei que às vezes cruzei a linha, e eu não faria isso agora.

Quais são as questões mais importantes para os evangélicos de hoje?

Eu sou grato pelo o ressurgimento evangélico que temos visto em todo o mundo no último meio século ou mais. Ele realmente foi obra de Deus. Não era assim quando eu comecei, e estou espantado com o surgimentos de novos seminários evangélicos e de organizações e igrejas, uma nova geração de líderes comprometidos com o evangelho, e assim por diante. Mas o sucesso é sempre perigoso, e precisamos estar atentos e evitar que nos tornemos vítimas de nosso próprio sucesso. Será que vamos influenciar o mundo para Cristo, ou o mundo vai nos influenciar?

Mas a questão mais importante que enfrentamos hoje é a mesma que a igreja tem enfrentado em cada século: Será que vamos alcançar o mundo para Cristo? Em outras palavras, vamos dar prioridade ao mandato de Cristo de ir por todo o mundo e pregar o evangelho? Ou vamos nos virar cada vez mais para dentro, presos em nossos própria assuntos internos ou polêmicos, ou simplesmente se tornando mais e mais confortáveis com a nossa posição? Será que vamos ficar com orientação interna ou externa dirigida? As questões centrais do nosso tempo não são econômicos, políticos ou sociais, mais importantes que sejam. As questões centrais do nosso tempo são morais e de natureza espirituais , e o nosso chamado é para declarar o perdão de Cristo, esperança e poder de transformação para um mundo que não o conhece e segui-lo. Nunca nos devemos esquecer isso.

Fonte: Traduzido e Adaptado por: Padom – Via ChristianityToday – com citação no Guia-me-Post inforgospel.com.br / O Verbo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Sou jovem e bonito, tenho que aproveitar"

O Senhor voltará isso é um fato, porém a hora certa da volta do Pai ninguém sabe ainda. É por isso que devemos estar sempre atentos para que nenhum dos filhos do Senhor venha se perder por causa de pensamentos tão pequenos como “o tempo”.

Os jovens dizem ter muito tempo ainda, mas o tempo de Deus não é o mesmo tempo dos humanos. “Deus escreve certo por linhas tortas” ou “Deus tarda mais não falha”, são as maiores mentiras de Satanás, mas são frases comuns na boca de muita gente. Deus não escreve em linhas tortas, ele é bem direto e justo; ele nunca tarde nem falha. Portanto não fique esperando que Deus venha até você e fale: “Me aceite por favor”, pois na verdade que tem que falar isso somos e você.

Somos totalmente dependentes do Senhor, sem ele não podemos fazer nada e não podemos alcançar coisa alguma na vida. É por isso que tantos jovens estão perdidos no mundo, sem direção, sem motivação para seus futuros. Tentam preencher o vazio que existe em suas almas com drogas, noitadas, bebidas, prostituição, etc., sendo que na verdade o que falta a eles é o amor de Jesus em suas vidas.

O tempo vai passando e a vida deles vai afundando cada vez mais, sem que percebam a importância da vida com Deus, seus corpos vão sendo consumidos pelas armadilhas do diabo. Olhos devem ser abertos, mas não os olhos do corpo e sim os olhos do espírito que parecem estar obstruídos por uma membrana feita da maldade de Satanás.

A palavra do Senhor deve ser desvendada por esses jovens. O amor do Senhor deve ser a arma usada para conquistá-los e para mostrar a eles o quão importantes eles são para Deus. O problema está na abordagem que muitas vezes é feita em relação a esses jovens, querendo apenas mostrar seus erros, suas falhas, seus problemas sem demonstrar o amor que pode mudar a face de todas essas situações.

O que deve ser feito é uma reformulação na forma com a qual as pessoas enxergam o outro, ou os chamados “garotos e garotas problema”. Vendo cada um deles como “garotos e garotas solução”, pois eles vão levar a palavra do Senhor ao mundo tudo.

:: Por Breno Amaral
Fonte: www.lagoinha.com

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Hosni Mubarak renuncia à presidência do Egito
Vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, anuncia saída de Mubarak (AL-MASRIYA TV/AFP)

EGITO (19º) - O vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, afirmou nesta sexta-feira que o presidente Hosni Mubarak renunciou. Suleiman fez o anúncio em uma breve declaração na TV estatal e disse que Mubarak entregou o poder ao alto comando das Forças Armadas. A multidão de manifestantes que pedia sua saída há 18 dias comemora nas ruas do Cairo, aplaudindo, balançando bandeiras, se abraçando e tocando buzinas. "O povo derrubou o regime", gritavam.

A saída acontece um dia após Mubarak anunciar que permaneceria no cargo que ocupava havia mais de 30 anos, apesar da grande pressão popular. Ainda nesta sexta-feira, o ditador deixou o Cairo, acompanhado da família, para ir ao balneário Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, onde tem uma casa.

Na última quinta, os manifestantes reagiram furiosos ao discurso de Mubarak, que se recusou a renunciar, e pediram ao Exército que se unisse a eles na rebelião. Para esta sexta, movimentos juvenis e grupos opositores convocaram uma grande manifestação, que prometia reunir ainda mais pessoas. A praça Tahrir, epicentro da sublevação popular, amanheceu tomada pela oposição e cerca de 2.000 manifestantes já cercavam o palácio presidencial e o prédio da televisão estatal egípcia nesta manhã.

Exército

Também nesta sexta, o Conselho Supremo das Forças Armadas anunciou que colocará fim à Lei de Emergência, que restringe a liberdade civil no país desde 1981, "assim que se acabar a situação atual". Em comunicado, também prometeu não perseguir os "honoráveis cidadãos que rejeitaram a corrupção e pediram reformas", além de garantir as reformas prometidas por Mubarak. A nota foi emitida após uma reunião do Conselho, presidido pelo ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi.

No dia anterior, o Conselho Supremo das Forças Armadas insistiu em seu apoio "às legítimas reivindicações do povo" e afirmou que está "estudando medidas" para defender os interesses do país. A emissora de TV pública mostrou imagens do Conselho, mas entre os presentes não se encontrava Mubarak, comandante-chefe das Forças Armadas, o que alimentou ainda mais os rumores sobre sua possível saída.

Fonte: Veja

Mudanças & Oração


Com as novidades do país número 19 da Classificação de países por perseguição, o Egito passará por mudanças no governo com a renúncia do atual presidente. Os cristãos representam cerca de 9% da população total e esperam, com o futuro governo, um melhor diálogo, mais democrático e menos perseguição.

Ore pelas mudanças do país de maioria muçulmana, para que o poder não esteja nas mãos de pessoas imprudentes, mas sim que visam uma melhora do Egito, seus cidadãos e favoreça a Igreja de Cristo.

Fonte: Missão Portas Abertas






Classificação de países por perseguição 2011

INTERNACIONAL - A Portas Abertas trabalha com os países mais opressivos aos cristãos do mundo, fortalecendo-os a permanecerem fortes ante a perseguição e equipando-os a resplandecer a luz de Cristo nesses locais escuros.

O maior desafio para os cristãos que vivem em tirania e opressão é o isolamento – da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo. Em lugares onde outras organizações cristãs não podem entrar ou foram obrigadas a fugir dos governos ou culturas opressivas, a Portas Abertas pode ser frequentemente encontrada fornecendo Bíblias, formando líderes cristãos, aperfeiçoando as comunidades cristãs e garantindo oração, presença e apoio para estes cristãos sofredores.

Quando estes cristãos são fortalecidos no Senhor, começam a demonstrar o perdão de Deus e alcançam em amor até seus opressores.

Sobre a Classificação

A Classificação de países por perseguição (WWL, sigla em inglês) é uma lista de 50 países onde a perseguição de cristãos por motivos religiosos é pior. Em primeiro lugar, a lista engloba a perseguição aos cristãos de todas as denominações, em todo o país. O foco está nas perseguições por causa da fé, e não política, econômica, social, étnica ou por razões inesperadas.
OS DEZ MAIS 1. Coreia do Norte

A situação na Coreia do Norte permanece terrível. Durante o último ano, mudanças gerais no país afetaram toda a população, inclusive os cristãos. Devido à mudanças na moeda nacional, duas em cada dez pessoas perderam suas casas. Além da crise econômica, a Corei do Norte também sofreu catástrofes naturais.

Dezenas de norte-coreanos morreram em enchentes e deslizamentos de terra causados por um furacão. Então, a situação para os cristãos piorou muito. O país está sob o encantamento da ideologia “juche” e a adoração ao “Grande líder”. Como resultado, de acordo com o governo, os cristãos não têm nem o direito de existir.

Apesar da perseguição, o cristianismo está crescendo lentamente. Em 2010, centenas de cristãos foram presos por diversos motivos. Alguns foram mortos e outros condenados a viver em campos de concentração. Por exemplo, uma igreja doméstica na província de Pyungsung foi descoberta pelas autoridades em maio, e três cristãos foram condenados à morte por causa da reunião. Os outros 20 foram condenados a campos de trabalhos forçados.

Na política também estão ocorrendo mudanças. Em setembro, Kim Jong-Eun, o terceiro filho de Kim Jong Il, foi oficialmente indicado ao cargo de general e promovido a segundo homem no comando da Comissão Militar central. Isso confirma a intenção do presente regime de fazer de Kim Jong Eun o sucessor hereditário. Será que a situação mudará para os cristãos quando ele se tornar o novo líder? Muitos norte-coreanos não acreditam nisso, mas só Deus conhece todas as coisas.

2. Irã

Durante o período em que foi feito o relatório, os cristãos continuaram a ser presos, principalmente em dezembro de 2009 e outros três meses de 2010. Muitos cultos ainda são monitorados pela polícia secreta.

Os cristãos que são ativos nas igrejas e células estão sendo pressionados. Eles são interrogados, presos e agredidos. Outros são oprimidos pela sociedade. Aconteceram diversas manifestações contra o governo iraniano, que está em crise com tantos protestos vindos de seus cidadãos.

Em uma tentativa de desviar a atenção desses problemas, o regime está atacando violentamente os cristãos. No total, centenas de cristãos foram presos, e depois soltos sob fiança. No entanto, eles ainda são monitorados pelas autoridades e podem ter que comparecer a audiências. Há também um risco das repercussões entre os extremistas muçulmanos, afetando principalmente os cristãos que evangelizam entre os muçulmanos.

A violência também pode vir da própria família. Um ex-muçulmano faleceu em consequência dos ferimentos sofridos em uma agressão cometida por um familiar. Enquanto isso, a igreja indígena continua a crescer, somando pelo menos 450.000 cristãos (indígenas e assírios/armênios), mas há uma grande necessidade de Bíblias. Infelizmente, durante o primeiro semestre de 2010, centenas de Bíblias foram confiscadas e queimadas pelas forças de segurança.

O islamismo é a religião oficial do Irã, e todas as leis e regulamentações devem estar de acordo com a interpretação oficial da lei sharia. Apesar de os cristãos armênios e assírios serem reconhecidos como cristãos, supostamente com liberdade religiosa, eles relataram diversas ocorrências de prisões, agressões e discriminação por causa de sua fé.

Essas comunidades podem ensinar seus moradores em sua própria língua, mas é proibido ministrar para ex-muçulmanos (que falam persa). Segundo a interpretação da lei sharia, qualquer muçulmano que deixar o Islã e abraçar outra religião deve ser morto.

3. Afeganistão

A situação no Afeganistão piorou durante o último ano. O governo intensificou a perseguição a ex-muçulmanos. O país tem uma população de mais de 28 milhões de pessoas, entre elas, poucos cristãos. Os cristãos afegãos não são aceitos na sociedade predominantemente muçulmana, e a legislação não é clara sobre quais são os direitos religiosos dos cristãos.

Durante 2010, houve muitos exemplos de intimidações e ameaças contra cristãos. Em maio e junho, a rede de televisão afegã Noorin exibiu diversas vezes imagens de ex-muçulmanos que estavam sendo batizados. Organizações de ajuda humanitária também foram acusadas de evangelismo.

Como respostas às transmissões, uma autoridade pediu a execução de todos aqueles novos cristãos, o que gerou muitos protestos nas ruas Cabul e outras cidades afegãs. Centenas de manifestantes ameaçavam e exigiam a expulsão de organizações cristãs do país. Dezenas de cristãos se esconderam ou deixaram o país.

Os cristãos afegãos continuam a sofrer perseguição e violência de membros de suas famílias. E em uma situação sem precedentes no país, teve início um debate público sobre se será permitido ou não que os afegãos se tornem cristãos e tenham direitos legais.

4. Arábia Saudita

O país teve sua posição alterada na Classificação de países por perseguição, de 3º para 4º lugar. A razão para essa pequena mudança é o aumento considerável da perseguição no Afeganistão. No entanto, recebemos diversas notícias de cristãos que foram agredidos fisicamente por causa de sua fé, o que não aconteceu no ano de 2009.

Cristãos foram presos e muitos fugiram do país por causa da perseguição. Existem alguns ex-muçulmanos que praticam sua fé secretamente. A liberdade religiosa não existe nesse país onde os cidadãos só podem seguir uma religião. Não há nenhuma segurança disponível para moradores não muçulmanos.

O sistema legal é baseado na lei islâmica (sharia). A apostasia (conversão a outra religião) é punível com sentença de morte se o acusado não se arrepender. Apesar de o governo reconhecer o direito de não muçulmanos cultuarem em particular, a polícia religiosa “muttawa” não respeita esse direito.

A prática religiosa pública também é proibida na Arábia Saudita. Quem se arrisca pode ser preso, agredido, deportado e, algumas vezes, torturado.

5. Somália

A situação para os cristãos na Somália piorou durante o último ano. A mídia transmitiu uma imagem negativa, e oito cristãos foram martirizados e muitos fugiram do país.

A república da Somália está em guerra civil desde 1991, e pode ser dividida em alguns estados que se auto declararam independentes – Somalilândia, Puntlândia e Sul da Somália, com a capital Mogadishu.

Enquanto a Somalilândia e a Puntlândia são estáveis, mas não o Sul da Somália, pois o grupo al-Shabaab controla 90% da região e tem como objetivo exterminar o cristianismo de todo o país.
6. Maldivas

A situação nas Maldivas não mudou drasticamente desde o relatório anterior. No arquipélago das Maldivas, o islã é a religião oficial do Estado e todos os cidadãos devem ser muçulmanos.

A perseguição dos cristãos nas Maldivas é sistemática:
• A legislação proíbe a prática de qualquer religião exceto islã;
• O governo se assume como o protetor e defensor do islã;
• Igrejas cristãs são proibidas;
• A importação de materiais cristãos é proibida;
• A discriminação dos não muçulmanos é total;
• O controle social é enorme,
• A média maldivana concorda com a proibição de qualquer religião que não sejam o islamismo.

No país menos evangelizado do mundo há apenas alguns indígenas cristãos que praticam a sua fé individualmente e em situação de extremo segredo por medo de serem descobertos. Nenhum convertido foi morto por apostasia nas Maldivas. Há relatórios de estrangeiros cristãos que foram detidos e deportados do país após materiais cristãos serem encontrados em sua bagagem.


7. Iêmen

Iêmen mantém a sétima posição e a situação da liberdade religiosa de cristãos não melhorou. Cristãos foram mortos pela sua fé e muitos foram expatriados. Eles haviam permanecido no país durante muitos anos e foram deportados sem qualquer motivo.

A Constituição Iemenita declara que o islã é a religião oficial e que sharia é a fonte de toda a legislação. Enquanto expatriados não evangelizam, o governo iemenita não intervém quando eles viver a sua fé, porém não são admitidos como cidadãos do Iêmen convertidos ao cristianismo (ou outras religiões).

Convertidos do islã podem enfrentar a pena de morte caso a sua nova fé seja descoberta. Eles também encontram oposição de grupos extremistas, que ameaçam de morte os apóstatas que não voltarem para o islã. Proselitismo [conversão] de muçulmanos é proibido.

Calcula-se que existam por volta de mil cristãos em todo o país. A maior parte deles é estrangeira (ocidentais, do sul e leste asiáticos, árabes) ou refugiada (principalmente etíopes). Existem alguns convertidos do islã. Em Aden há algumas igrejas, porém no norte do país é proibido qualquer edifício de igreja.

8. Iraque

O Iraque é uma das maiores mudanças neste ano na Classificação, passando de 17º a 8º. A mudança foi causada pelo elevado número de incidentes violentos contra os cristãos, com numerosos feridos e mortos. Adicionalmente, mais informações foram recebidas com relação ao número de cristãos sequestrados e o número de católicos feridos em ataques anticristãos específicos.

Os atentados a algumas igrejas cristãs em dezembro de 2009 ocasionou a fuga de metade da população cristã para Mosul. Os ataques contra cristãos aumentaram durante as eleições parlamentares; a violência começou pouco antes da hora prevista das eleições de janeiro de 2010 e durou todo o período eleitoral, no início de março.

Os dois principais atos de violência contra cristãos em 2010 foram o atentado à bomba num ônibus de estudantes cristãos em maio e o ataque terrorista a Igreja católica Síria em Bagdá no final de outubro. No primeiro incidente, três estudantes cristãos foram mortos e 180 feridos, muitos ficaram com cicatrizes ou inválidos.

No segundo, que também foi chamado “o mais mortífero ataque contra cristãos uma vez que os extremistas islâmicos começaram a marcá-los em 2003,” 58 cristãos morreram e 60 ficaram feridos. Pelo menos 90 os cristãos foram mortos, incluindo vários outros assassinatos seletivos de cristãos em Mosul, Bagdá e Kirkuk.

Cerca de 334.000 cristãos tem deixado no Iraque, menos da metade do número de 1991. A maioria dos cristãos são tradicionalmente de denominações assírias, caldeus, católicos, e armênios, e há milhares de evangélicos. Desde a queda de Saddam Hussein, a situação se deteriorou consideravelmente. A violência contra os cristãos é motivada por motivos religiosos, políticos, financeiros e sociais.

Os cristãos sofrem com a atmosfera anti-ocidental no país e são vistos como colaboradores com ocidentais. A influência ocidental está diminuindo enquanto as forças são evacuadas, e assim os extremistas tem a oportunidade de aterrorizar e expulsar os cristãos do país. A violência afetou centenas de milhares de iraquianos, tanto muçulmanos e cristãos, para deixar o país, e muitos se deslocam do interior do Iraque, especialmente para o Curdistão.

9. Uzbequistão

O Uzbequistão está mais uma vez entre os 10 primeiros. A pressão sobre os cristãos aumentaram. No passado, foram dadas multas como uma penalidade por violão da lei religiosa, mas agora prisões de curto prazo (3-15 dias) são dadas mais frequentemente como punição. Em cada cidade uzbeque existe uma pressão mais forte do que no passado.

Quase nenhuma nova licença de culto para igrejas foram emitidos; em vez disso muitas igrejas perderam seu registro e alguns até os edifícios. Frequentemente cristãos protestantes são vistos como uma influência desestabilizadora na sociedade. Eles vivenciam pressões de vários lados.

O governo multa e os prende; a sociedade faz com que percam o emprego e saiam do mercado; o clero islâmico e os familiares pressionam com agressões físicas, rejeições, humilhações e até expulsão de casa.

As leis sobre religião são rigorosas e o proselitismo é proibido. Regularmente, existe uma exposição negativa na televisão dos cristãos. Uma hostil disposição das autoridades locais e funcionários do tribunal são fatores que agravam a situação dos cristãos do país.

10. Laos

Laos é o outro único país de governo comunista na Classificaçãodos 10 primeiros (junto com a Coreia do Norte). Apesar das muitas expectativas, a situação no Laos não melhorou muito desde o relatório anterior. A Igreja é relativamente pequena, mas cresce (cerca de 200.000 cristãos, principalmente pertencentes às minorias étnicas).

Não houve melhora na liberdade religiosa no período de informação [para formação da Classificação]. A perseguição em Laos inclui algumas restrições na legislação. O governo tem uma posição muito negativa e restritiva para os cristãos, e todos estão sob rigorosa vigilância porque são considerados agentes dos Estados Unidos que procuram trazer mudanças políticas no sentido da democracia no país.

A igreja não pode operar livremente e as ações na sociedade são limitadas. Os cristãos são limitadas no seu papel familiar e na vila. Cristãos que se convertem e renunciam o culto a espíritos malignos, enfrentam grandes pressões da sociedade.

De vez em quando cristãos são presos, e muitos deles tem experiência de extrema pressão física e emocional (torturas) para que renunciem sua fé. No período de informação pelo menos 25 cristãos foram mortos; pelo menos mais 20 foram presos e detidos sem julgamento.

Os cristãos são fisicamente molestados numa base regular e várias igrejas foram destruídas ou danificadas. Milhares de refugiados [cristãos] estão vivendo Hmong, na Tailândia. Apesar do elevado nível de perseguição em Laos, existem muitas atividades e a Igreja não registrada parece crescer.


Tradução: Missão Portas Abertas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mensagem Pastoral: “Em tempo de dificuldades alguns perderão a fé, a paixão, e a sensibilidade pela palavra de Deus”.

Texto: II Pedro 3. 1 - 9.

Querida Igreja esse já é o décimo ano que estamos juntos, e tenho certeza que durante todos estes anos tivemos grande aprendizado da parte do Senhor, tanto no campo espiritual, quanto no campo material. É bem verdade que tivemos momentos de lágrimas, de perdas, de desafios e de lutas, mas também de vitórias e experiências marcantes na presença do Senhor, e por isso temos muito que agradecê-Lo, pois tem provido coisas maravilhosas para nós e nossos filhos. Provamos acontecimentos incríveis da parte Dele, com vitórias em causas que aos nossos olhos estavam perdidas, e fomos surpreendidos a cada experiência que tivemos. Ele nos provou e aprovou a nossa fé, nos fez andar por lugares verdejantes e seguros. Por isso continuo convicto que Ele sempre tem o melhor para nós, pois Sua Palavra nos garante, basta tão somente continuar confiando e aguardando em Suas promessas sem vacilar. Acredito também que todos têm absoluta certeza que andar com Jesus é muito bom, pois esse é o caminho da salvação e da vida eterna, mas no meio dessa caminhada existe uma cruz. E como alguns de nós, os discípulos não contavam com esse lado da vida cristã. Por isso, quando Jesus foi preso, todos fugiram. É bom saber que o cristianismo não se constitui apenas das bênçãos que recebemos de Deus. Existe uma cruz no meio do caminho e cada um de nós tem a sua própria cruz, ou seja, toda situação difícil em que somos tentados a fazer prevalecer nossa vontade própria em detrimento dos princípios cristãos. Quando escolhemos a vontade de Deus, mesmo em meio ao sofrimento, então crucificamos a nossa carne com suas paixões e concupiscências e permanecemos em nossa posição de fidelidade ao Senhor.
Vejamos algumas situações em que nossa fidelidade é colocada em prova:
1º - Fraquezas e desejos pessoais:
Este é o caso de muitas pessoas que abandonam a vida cristã sem nem mesmo terem sido tentadas pelo Diabo. Caíram sozinhas. Foi sua própria inclinação carnal que as conduziu à queda. É o caso daqueles que usam qualquer motivo para abandonar o evangelho.
2º - Tribulações, tentações, provações e perseguições:
Todos esses elementos podem ser reunidos na seguinte frase: “a cada dia fica mais difícil ser cristão”. E daí pensamos que todas as coisas e oportunidades se viraram contra nós, e aquelas oportunidades que nos aparecem sugerem que tudo ficaria mais fácil se negássemos nossa fé e renunciássemos ao nosso compromisso com Deus. É nessa hora, que o diabo pode estar agindo para que desistamos da nossa fidelidade e Deus esperando que fiquemos firmes na vida cristã. E por um tempo determinado, Ele não interfere na situação e deixa que nós decidamos por conta própria, se vamos ou não continuar a servi-Lo. Observe que quando a serpente tentou Eva ou quando o Diabo tentou a Cristo, Deus não interferiu;
3º - Quando o desespero chega e muitas vezes nos é apresentada soluções imediatas que até parecem serem enviadas por Deus:
Isso acontece quando um crente desempregado, e já desesperado recebe uma proposta para ganhar dinheiro com algo ilícito ou que contraria os princípios bíblicos. É nessas horas, que nos é oferecido justamente o que estamos querendo ou precisando, mas, em troca disso estamos colocando a nossa fidelidade a Deus à prova.

Conclusão:

Verificando o texto sugerido e observando o que nele está escrito através do Apostolo Pedro, precisamos ter, antes de qualquer coisa, um propósito firme de sermos fiéis a Deus. Essa é a determinação que devemos ter, ao invés de ficarmos determinando o que Deus deve fazer, devemos determinar é que seremos obedientes e fiéis a Ele, e cada um de nós adquirir uma base espiritual bem sólida através do conhecimento da Palavra de Dele a Bíblia.

No amor de Cristo Jesus
Pr. Manassés Santos

Deixe sua luz brilhar

Adicionar legenda
“Minha pequena luz
Vou deixar brilhar...”

Quem nunca cantou essa canção? Ela é uma daquelas chamadas de “domínio público”, principalmente nos Estados Unidos. Com várias versões, crianças, jovens adultos e velhos declaram alegremente que irão brilhar!

E esse brilho deve ser, como diz a canção, todos os dias, em todo tempo! Não importa o lugar! A minha luz precisa brilhar!

Mas por que será que o lugar em que andamos está em tão densas trevas? Se somos a luz do mundo, como diz a Palavra (Mateus 5.13), onde está o nosso brilho? Temos hoje o maior crescimento de evangélicos no Brasil, como nunca antes nessa nação! A mídia secular abriu as portas para nós de maneira assombrosa! Deus tem movido às águas em nosso favor! Em lugares antes impensáveis, hoje tem presença cristã! Famosos têm aceitado a Jesus! Eventos grandiosos são feitos, proclamando o nome de Jesus; nossos CD’s são vendidos em cadeias de lojas multinacionais! Onde antes éramos malvistos, hoje somos aceitos, convidados e até mesmo aplaudidos! É maravilhoso poder ver, viver tudo isso.

Porém, por que será que a cada dia que passa, na contramão disso tudo, os escândalos aumentam no meio do povo evangélico? Quem nunca ouviu aquela frase: “Mas fulano é crente?” “Gente, ele é era crente e fez isso?” Onde está a nossa luz? Onde está o testemunho daqueles que erguem o nome de Jesus?

Será que as pessoas ao seu redor sabem que você é um servo de Deus? Será que suas vestes, seu vocabulário, seu perfume, exalam a fragrância do Mestre? E as suas atitudes? Do que adianta sermos ministros de louvor, pregadores da Palavra na Igreja, no meio “Gospel”, se nossa vida não reflete a luz de Jesus? Realmente as lutas são imensas, o corre-corre é geral... Mas acima de tudo isso a Presença de Deus precisa habitar em nós através do seu Espírito, porque isso faz e fará TODA A DIFERENÇA em nossa vida.

Não podemos agir da mesma maneira como agíamos, antes de conhecer a Cristo. O nosso passado foi apagado. O velho homem já morreu. Não podemos continuar do mesmo jeito. Ainda que tachados de bobos ou de qualquer palavra pejorativa, vale a pena qualquer renúncia para deixar a luz de Cristo brilhar em nosso viver, pois assim diz o Senhor: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5.14-16.)

Então, o que está esperando? Abra mão de tudo, mude de vida e deixe sua luz brilhar!

Deus abençoe!

::Renata Lima

Pedagoga, Líder do Ministério de Coreografia da Primeira Igreja Batista em Pirajá – Salvador/Bahia
Fonte: Lagoinha.com