sábado, 30 de julho de 2011

Ele cuida de nós

“Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado”? (João 5.6.)

Nossa reflexão se inicia com o texto de Marcos 2.3 que diz: “Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens”.

Sabemos que o Senhor se admirou da grande fé deles que não tendo como passar pela multidão, subiram ao telhado e o desceram aos Seus pés. Jesus imediatamente perdoou seus pecados e o curou (Mc 2.5-12). Foi sem dúvida um momento maravilhoso para aquele homem doente que não podia se mexer e de repente, se viu de pé andando e carregando o seu próprio leito, graças ao amor de Jesus e a amizade daqueles quatro homens. Como é importante termos amigos que se preocupam conosco e sentem as nossas dores. Esse homem era bem aventurado e muito amado!

Porém, refletindo no texto de João 5 a partir do versículo 2, contemplamos um outro momento na vida de Jesus, no qual agora, Ele se direciona ao encontro de um homem enfermo há 38 anos. Ninguém o leva até Ele, mas Ele mesmo o busca pois conhece a sua necessidade e quer restaurá-lo!

Dessa vez, era alguém solitário, que também necessitava do Seu amor, perdão e cura, mas que não tinha “amigos” como o paralítico de Cafarnaum. Estava ali, jogado ao chão nas proximidades do tanque de Betesda onde também uma “multidão” de outros enfermos, esperavam que as águas do tanque se mexessem para que nesse momento, pudessem alcançá-las e serem curados de suas enfermidades. E o Senhor sabia disso! Conhecia a cada um daqueles que ali estavam e o motivo das suas dores! Sabia quem estava acompanhado por seus “amigos”, ou totalmente sozinho e abandonado como aquele homem enfermo há tanto tempo e lançado à sua própria sorte.

E foi por isso que Jesus se aproximou dele. Queria libertá-lo daquela situação de dor e solidão porque o amava e era seu amigo! Que momento maravilhoso para aquele homem! Momento de cura, de compaixão, de restauração, de solidariedade por parte do Filho de Deus que se preocupou com as suas dores e aflições e se fez socorro bem presente para o ajudar!

E quanto a nós? Será que o cuidado do Senhor para conosco tem sido o mesmo que Ele demonstrou por aqueles dois homens? Sim, com certeza o Seu amor é o mesmo por todos! Jesus também nos contempla e conhece as nossas necessidades. Sabe exatamente há quanto tempo estamos vivendo situações que nos abatem e que precisam da Sua intervenção e por isso se aproxima de nós, como fez em Betesda. Tudo porém, depende de nossas atitudes para com o amor que nos demonstra. Se seremos como o homem de Cafarnaum que aceitou que seus amigos o levassem até Ele, ou se apesar da nossa dor e desânimo, o ouviremos receptivo perguntar: “Queres ser curado?”

Então, se você tem amigos que falam d'Ele, ouça-os! Se não consegue vê-lo procurando por você e lhe perguntando sobre sua dor, se deixe encontrar e dê a Ele uma chance de se aproximar de você, porque Jesus nos provou Sua amizade na cruz do calvário! Olhe para Ele e jamais se sinta rejeitado, mesmo que não tenha quatro amigos como o homem de Cafarnaum e seja apenas um solitário, necessitado como o homem de Betesda, porque onde quer que estejamos Ele nos vê e vem ao nosso encontro.

Ana Lúcia R. De Lemos
Fonte: Lagoinha.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

20 Anos Cego

Há muito tempo atrás, um casal de idosos que não tinha filhos, morava em uma casinha humilde de madeira, tinha uma vida muito tranquila, alegre, e ambos se amavam muito. 
Eram felizes. Até que um dia...
Aconteceu um acidente com a senhora.
Ela estava trabalhando em sua casa
quando começa a pegar fogo na cozinha
e as chamas atingem todo o seu corpo.

O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas e imediatamente tenta ajudá-la.
O fogo também atinge seus braços e, mesmo em chamas, consegue apagar o fogo.

Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa, apenas uma parte, toda destruída.

Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave.
Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada.

Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, Queimara todo o seu rosto.

Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando:

-Tudo bem com você meu amor?
-Sim, respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranquila, amor, que sua beleza está gravada em meu coração para sempre.

Então triste pelo esposo, a senhora pensou consigo mesma:

"Como Deus é bom, vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe a visão para que não presencie esta deformação em mim.
As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro.
E Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim, como um monstro
Obrigado Senhor!"

Passado algum tempo e recuperados milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo, e o esposo agradecido por tanto amor, afeto e carinho, todos os dias dizia-lhe:

-COMO EU TE AMO.
Você é linda demais.
Saiba que você é e será sempre,
a mulher da minha vida!

E assim viveram mais 20 anos até que a senhora veio a falecer.
No dia de seu enterro, quando todos se despediam da bondosa senhora, veio aquele marido com os olhos em lágrimas, sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos.

Chegou perto do caixão, beijou o rosto acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante:

-"Como você é linda, meu amor, eu te amo muito".

Ouvindo e vendo aquela cena, um amigo que está ao seu lado, perguntou se o que tinha acontecido era milagre.
Pois parecia que o velhinho parecia enxergar sua amada.

O velhinho olhando nos olhos do amigo, apenas falou com as lágrimas rolando quentes em sua face:

-Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada,
sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira.
Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados!
Foram os 20 anos mais felizes de minha vida.

E emocionou a todos os que ali estavam presentes.

CONCLUSÃO

Na vida temos de provar que amamos!
Muitas vezes de uma forma difícil ...
E, para sermos felizes, temos de fechar os olhos para muitas coisas, mas o importante é que se faça única e intensamente com AMOR!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ser lider de Adolescente é doido d+

Fonte: nopapocabeca.blogspot.com

Brasil - Justiça tira do calendário e proíbe dinheiro público na Marcha Para Jesus

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, por meio de liminar, retirou a Marcha para Jesus do calendário oficial de eventos de Brasília.

A Justiça do Distrito Federal retirou a Marcha para Jesus do calendário oficial de eventos de Brasília.

Por meio de uma liminar, o Conselho Especial do TJ-DFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) suspendeu a eficácia de uma lei que também destinava recursos públicos para o evento.

O Governo do DF havia ajuizado Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) por entender que a lei criava uma nova atribuição para a Administração Pública e, dessa forma, aumentava as despesas para os cofres públicos, ferindo a Lei Orgânica do Distrito Federal.

O relator do processo no Tribunal alegou que a norma sofre do vício de inconstitucionalidade formal, pois deveria ter sido originada de projeto de lei de autoria do governador e não de um parlamentar. Declarou ainda que, mesmo tendo passado mais de uma década da edição da lei, a norma impõe ônus de ordem financeira ao DF.

O efeito da decisão do TJ vigora até o julgamento definitivo do Conselho. O relator considerou ainda que a liminar deveria ser concedida para resguardar o orçamento público.

Fonte: Última Instância

“Será que sou um líder superprotetor?”

Reflita sobre como você tem desempenhado sua função de liderança e se tem deixado pegadas que outros discípulos podem seguir

Atualmente, vivemos em uma sociedade em que os nossos jovens, adolescentes e crianças foram criados superprotegidos. Muitos tiveram as coisas muito fáceis, foram protegidos das coisas difíceis da vida ou até mesmo sempre tiveram os pais para fazer as coisas, então, nunca tiveram as suas próprias experiências. Um bom exemplo dessa realidade é que algumas famílias “seguram” os filhos para não trabalharem e por isso, quando crescem, não sabem lidar com as adversidades, com tomadas de decisões, com iniciativa para algo novo.

Pensando nesse perfil, cheguei ao seguinte questionamento: Será que não temos repetido essa postura de algumas famílias e acabamos formando discípulos e líderes dependentes, sem iniciativa e que não sabem encarar o confronto?

De fato, existem muitos líderes que são superprotetores, líderes que fazem de tudo para que seus liderados não errem, não sofram as mesmas dores e dificuldades que passaram, e que também amenizam na hora de tomar decisões mais duras. Muitas vezes essa atitude é fruto da nossa maneira de ser, adquirida pela forma que fomos educados pelos nossos pais ou até mesmo de líderes que tivemos. Essas manias que temos influenciam diretamente na maneira de liderar. Elas são muitas vezes bem subjetivas e não as percebemos, porém prejudicam o crescimento do cristão que está sendo acompanhado e trazem sérias implicações que o atrapalham. Um bom exemplo é quando um discípulo não sabe tomar decisões por que tem medo de errar. Por isso ele recorre ao seu líder ou a uma outra pessoa para saber qual é a melhor decisão sobre determinado assunto.

Liderar é influenciar outras pessoas em todos os sentidos. Não existe líder que não influencie. Ser líder é então o maior e mais importante desafio para qualquer pessoa. Mas existe limite.

Outra importante situação que acontece com líderes superprotetores é que eles adquirem essa “superproteção” por causa de momentos difíceis vividos no passado, quer seja por seis meses, um ano, dois ou até cinco anos. Normalmente, assumem uma postura de “resolver tudo sozinho”, por muitas vezes não ter líderes no auxílio do ministério, ou por termos líderes imaturos, “brigão demais”, inconstantes, sem compromisso ou omissos. Então, esse líder acaba se tornando um faz tudo (aconselha, ministra o louvor, dá o estudo etc), e isso acontece por muito tempo, pois você precisa formar uma liderança nova e preparada para assumir responsabilidades, mesmo que eles não estejam do jeito que você acha que eles precisam estar preparados.

Acredite, se você é um bom líder vai gerar outros líderes que precisam liderar para aprender. Além disso, ninguém é super-homem, uma hora você não dá conta de fazer tudo sozinho e vai ficar sobrecarregado e também acaba fazendo as coisas mal feitas. É terrível ver um líder que está arrastando, não aguentando mais o “peso do ministério”. O ministério acaba se tornando um fardo e não um privilégio. Ouça o conselho de Jetro, sogro de Moisés (Êx 18.13-27), e distribua suas funções, então faça bem feito o que Deus colocou em suas mãos.

O líder paternalista normalmente não vê isso. Ele faz sempre quando o outro não faz e não chama atenção quando o outro tem que fazer a sua obrigação. O líder paternalista deixa seu liderado mal acostumado porque se este não fizer o líder sempre irá fazer. Se você acredita em seu liderado, que está sendo treinado para assumir liderança, deixe que ele pise na bola, erre, dê “furo”... Muitas vezes, é assim que aprendemos. Esses sim aprendem a liderar. Sua liderança será muito mais forte se você aprender a distribuir tarefas para que outros também te ajudem a liderar.

Todo esse “raio x” feito ao longo desse texto é para que todo líder veja e reflita como tem sido sua liderança e entenda que sua influência é maior do que pode imaginar. Lembre-se, cuidado não é superproteção, acompanhamento não é domínio, discipulado não é cercar ou proteger a pessoa. Liderar é fazer como Jesus fez com seus discípulos, ensinou e os acompanhou sem ser superprotetor.

:: Pr. Bruno Bacelar
Rede de Adolescentes
Fonte: lagoinha.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Matemática de Relacionamentos

Em matemática aprendemos que 1+1=2, enquanto 1-1=0. Da mesma forma, os relacionamentos podem ou duplicar o seu valor ou reduzir-lhe para um zero. Como evitar tornar-se um zero?
Fonte: vidajovemcrista.com.br/

Perdão e comunhão

Desfrutando do poder do perdão

“[...] sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou”. (Efésios 4.32.)

Na Bíblia, a palavra grega traduzida como perdoar traz o significado de cancelar ou remir e, em nossa vida, o perdão tem valor essencial para nosso bem estar interno, pois é um ato importante para a saúde do espírito.

Deus, em sua infinita graça e misericórdia e conhecendo nossa necessidade de cura espiritual, enviou seu próprio Filho para nos remir de todo pecado e dar-nos o perdão que não conseguimos por nossos méritos e capacidade humana. E é o perdão que temos através de Cristo, que nos leva ao Pai.

Assim como o pai perdoou o filho que havia deixado sua casa e gastado todos os seus bens – "parábola do Filho Pródigo" (Lucas 15.11–32), Deus também nos perdoa porque deseja que estejamos sempre em sua casa, desfrutando do seu amor e cuidado.

Mas por mais lindo que seja o ato de perdoar e o quanto podemos traduzi-lo em belas palavras, ele está longe de ser uma atitude fácil. Aliás, ele é difícil porque somos seres ainda muito imperfeitos e carregamos sentimentos que dificultam relacionamentos, como orgulho e egoísmo. E ele se torna ainda mais difícil quando a necessidade de perdão surge nos relacionamentos mais importantes da nossa vida.

Há alguns meses uma situação inesperada e que nem sei explicar afetou um dos meus relacionamentos, mas o poder do perdão foi mais forte que a dor da rejeição e a sensação de perda. O perdão foi forte o suficiente para trazer de volta a comunhão abalada. Ou seja, aprendi que, por mais difícil que seja, o ato de perdoar carrega consigo o poder de Cristo, um poder do qual não podemos abrir mão, pois ele restaura, liberta, traz esperança e cura.

Isso faz-nos pensar que se a atitude de não liberar perdão pode danificar um relacionamento com pessoas que amamos, quanto mais nosso relacionamento com Deus, nosso amor maior, Pai e Criador. Por isso não permita que circunstância alguma interfira na sua comunhão com seus familiares, amigos, pessoas queridas e muito menos no seu relacionamento com o Senhor que cuida de você. Perdoe, ame e receba o perdão de Deus que cura suas feridas e te liberta de todo mal.

Lembre-se: o perdão também é prova de crescimento e maturidade espiritual. E, por amor, Jesus nos ensina preciosa lição em Mateus 6.14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas".

Seja livre pelo poder do perdão. O perdão é a marca de Cristo em nós!

::Por Denise Tomaz de Souza

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em SJP – PR
Fonte: Lagoinha.com

domingo, 10 de julho de 2011

Silas Malafaia comenta o pedido de militantes gays para cassar seu registro de psicólogo

O pastor Silas Malafaia se manifestou sobre a nova tentativa dos ativistas gays de cassar seu registro de psicólogo junto ao Conselho de Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. O pedido foi feito há duas semanas acusando o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo de cometer práticas homofóbicas.

Silas Malafaia questiona que tipo de relação o Conselho de Psicologia tem com o seu programa televisivo, o Vitória em Cristo, onde ele responde como pastor e não como psicólogo. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo também chama atenção para a intolerância religiosa praticada por esses militantes.

“Eles tentaram por três vezes cassar o meu registro de psicólogo, não deu em nada, foi tudo arquivado,” diz o pastor que ainda explica o motivo desses processos terem sido arquivados. “É ridículo, os caras falam que eu como pastor na televisão tive procedimentos homofóbicos, mas eu não estou na televisão falando como psicólogo.”

Malafaia também lembra que o Supremo Tribunal Federal (STF) quando julgou a marcha da maconha reconheceu que a liberdade de expressão faz parte do Estado Democrático. “Quer dizer que eu não posso ir para televisão falar contra a prática dos homossexuais?” Questiona o líder da Advec.

Ele também usa o espaço para dizer aos pastores que prefere não se manifestar sobre o homossexualismo que denunciar a prática não significa que ele odeia os homossexuais.

“Eu amo os homossexuais, mas não amo as práticas dos homossexuais. É só pra vocês verem que é perseguição pura, eles querem colocar uma mordaça na sociedade e querem ficar livres para falar e fazer o que quiserem”, disse Malafaia que relembra o grupo de homossexuais que na Parada Gay ridicularizou símbolos católicos.

“Sou livre para criticar,” encerra o pastor que diz não temer a nada.

Assista o Vídeo:

Hackers invadem o site do ministério Portas Abertas

Entre os dias 7 e 8 de julho o site do ministério Portas Abertas foi invadido por hackers que deixaram mensagens de ofensas na página de notícias.

O Portas Abertas presta apoio para todos os cristãos perseguidos e não somente para evangélicos. Os responsáveis pelo site perceberam a invasão na manhã desta sexta-feira e comentaram no Twitter.

“Bom dia Pessoal, o site da Portas Abertas foi invadido por um Hacker oremos para que a recuperação dos dados seja rápida.”

Provavelmente o site foi invadido pelo grupo de hackers Lulz. Oras depois os dados foram recuperados e o site funciona normalmente sem perder nenhuma das notícias que já haviam sido publicadas pelo ministério.

Fonte: Gospel Prime

Ofereça a outra face!

Exigimos muito porque amamos pouco... O amor compreende, perdoa, liberta, tolera, encoraja, anima, incentiva, espera, acredita.

Kézia Souza

No século em que estamos vivendo, onde os valores e princípios bíblicos estão sendo distorcidos a cada dia, precisamos falar e viver o amor de Deus. Jesus passou por maiores intempéries que as nossas, entretanto amou, amou e amou! Ele não apenas falou de amor; ele viveu o amor! E esse amor contagiou o coração dos que se entregaram para Cristo com amor, pois não basta apenas admirarmos a Cristo e seus ensinamentos; devemos amá-lo!

Admiração não causa mudança. Se fosse assim, a maioria dos seres humanos teriam atitudes sensatas, uma vez que há muita gente no mundo que admira os ensinos de Jesus. O amor sim; o amor move montanhas!

Em sua oração intercessória, Jesus rogou ao Pai por nós para que fôssemos perfeitos em união e Paulo nos deu a receita, em uma de suas cartas enviada aos colossenses, dizendo que é através do amor que é o vínculo da perfeição (Cl 3.14). Vínculo quer dizer ponte, e para que serve uma ponte? Para nos transportar de um lado para outro; da dimensão das obras da carne para a dimensão do fruto do Espírito (Gl 5.19-22). Como diz Augusto Cury em seu livro O Mestre inesquecível, “exigimos muito porque amamos pouco... O amor compreende, perdoa, liberta, tolera, encoraja, anima, incentiva, espera, acredita”.

Temos procurado compreender as fraquezas do nosso próximo?

Temos perdoado as nossas falhas e as falhas dos que nos cercam?

Estamos procurando nos libertar dos conceitos errôneos que nos ensinam e dos que criamos dentro de nós mesmos e que por inúmeras vezes agimos como se esses conceitos fossem do nosso Deus?

Toleramos as pessoas que demonstram imaturidade espiritual em relação aos princípios bíblicos ou temos excluído essas pessoas do nosso convívio social, do nosso grupo de amigos ou da nossa congregação?

Temos encorajado os que, no meio da caminhada cristã, tem tido a coragem de nos confessar seus erros, ou estamos aproveitando essas oportunidades que eles nos dão de demonstrar amor para, em vez disso, julgá-los e condená-los?

Estamos nós tendo a ousadia de jogar pedras nas milhares de pessoas que nesse momento figuram a mulher adúltera?

Temos procurado animar os que, devido às desilusões e decepções dessa vida, já não encontram mais forças para sorrir, para continuar acreditando em Deus?

Temos incentivado a nós e ao nosso próximo a nos entregarmos a Deus sem reservas, a buscá-lo de todo o coração ou estamos discriminando as pessoas que são merecedoras do amor de Deus através do nosso julgamento e com as nossas próprias ferramentas?

Estamos esperando as feridas da alma de muitos dos nossos irmãos sararem, ou estamos querendo nos apoderar dos atributos divinos para dar um diagnóstico precipitado?

Acreditamos no amor que dispensamos às pessoas que nos rodeiam, ou só conseguimos ter forças para amá-las desde que elas partilhem das nossas ideias, crenças e concepções?

O verdadeiro amor lança fora todo o medo (I Jo 4.18)!

Quantos de nós já desistimos desse amor e muitas vezes nem percebemos!

Quantos cônjuges, cansados de uma rotina estressante, estão usando a palavra incompatibilidade para desistir desse amor!

Quantos casais de namorados estão enganando a si mesmos em nome desse amor sem de fato conhecerem esse amor!

Quantos filhos estão desonrando e se rebelando contra seus pais e autoridades porque não foram ensinados a vivenciarem em seus projetos e escolhas esse tão grande amor!

Quantos pais estão lamentando a perda de seus filhos para as drogas e prostituição porque não quiseram ter tempo para partilhar com eles desse amor!... e muitos desses pais, mesmo ainda tendo a oportunidade de terem seus filhos de volta, já desistiram desse amor!

Devemos aprender com Jesus a amar. Ele foi o maior mestre do amor!

Precisamos ter a coragem de olhar nos olhos de quem nos fere de vez em quando e oferecer a outra face. Oferecer a outra face é dar uma segunda chance. Jesus fez isso. Pedro o negou, mas Jesus acolheu-o com um sublime olhar, e arrependido ele foi chorar (Mt 26.75). Judas o traiu, mas Jesus chamou-o de amigo (Mt 26.50). Quão imensurável amor!

O apóstolo Paulo em I Co 10.12, nos admoesta a termos cuidado para não cairmos nas armadilhas da nossa própria autossuficiência, segurança.

Precisamos urgentemente aprender a amar incondicionalmente o nosso próximo. Não temos o direito de sermos cruéis com qualquer ser humano a ponto de deixarmos que os maus sentimentos criem raízes no nosso coração. Jesus até permite que vez por outra fiquemos irados contra alguém, mas ao mesmo tempo nos aconselha a não pecarmos.

Precisamos também aprender a nos amar; a nos perdoar por falharmos às vezes mesmo sem querer; a nos tolerar, pois temos limites; a tirar os carrascos que muitas vezes existem em nosso coração sob o disfarce de uma falsa santidade.

João, considerado o discípulo do amor, em I João 1.9 nos ensina como encontrarmos esse amor; em I João 3.18 nos convida a praticarmos esse amor e em I João 4.20 discrimina os que verdadeiramente vivem esse amor!

Fica aqui um singelo conselho: se questione todos os dias se você tem amado a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a você mesmo.

Que Deus tenha misericórdia da minha e da tua vida!

Fonte: portalfiel / icrvb.com

Rute, um caráter acima da média

Quem nunca viu em um convite de casamento o trecho desse versículo: ”[...] aonde quer que fores irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. (Rute 1.16.) Foi Rute que falou isso, se você não sabe. Ela foi “a cara” e Deus enviou para ela Boaz, que também era o “cara”. Preste atenção e, se você nunca leu o livro de Rute, aí está uma grande oportunidade não só de ler, mas também de estudá-lo.

Desenvolvimento

Rute é a personagem principal e o livro leva o seu próprio nome. Ela era uma moabita que viveu no tempo dos juízes. Você sabe de onde vem o povo moabita? Bem, vamos dar uma voltinha na história e depois voltamos para Rute. Bem, o povo moabita vem de Ló, que teve um filho chamado Moabe, em uma relação com sua filha mais velha.

Nos dias de Juízes, Eglom, rei de Moabe, invadiu terras Israelitas até Jericó e oprimiu Israel por dezoito anos. Eúde, o benjamita, o matou (Jz 3.13 – 30). Elimeleque migrou de Belém para Moabe por causa de uma época de fome e seus filhos (Malom e Quiliom) se casaram com mulheres moabitas, Órfã e Rute.

Voltando à Rute... Então, ela se casou com Malom. Alguns anos depois Elimeleque morreu, deixando Noemi viúva e, para piorar a situação, não só Noemi ficou viúva, mas também Rute e Órfã, pois seus maridos também faleceram sem deixar herdeiros, ou seja, essas três mulheres estavam desamparadas. Imagine você nessa situação, o que você faria? O que pensaria? Qual seria a sua atitude?

Noemi resolveu voltar à sua terra, porém Rute e Órfã não quiseram deixá-la. Noemi insistiu para que elas ficassem. Órfã se foi, mas Rute disse que não iria deixá-la, por isso o versículo tão famoso que citei acima, na introdução. O mais bonito disso tudo foi que Rute desejou a nacionalidade de Noemi e ao Deus dela também. E a única coisa que podia separá-las era a morte.

A primeira coisa que podemos aprender com Rute é sua lealdade. Ela foi sincera, honesta e franca com Noemi e foi fiel com seus compromissos referentes à Noemi. Ser leal é uma virtude; será que você adolescente tem sido leal a seus pais, amigos e líderes? Será que você não tem faltado com nenhum compromisso? Isso realmente é sério, antes mesmo de assumi-los temos que pensar se seremos fiéis até o fim. Muitas vezes temos o costume de assumir coisas e sabemos que não somos capazes de cumpri-las, e já pensamos: “Eu vou dar um ‘migué’ e vai dar tudo certo”! Temos que ser capazes de assumir que não damos conta; esse não é um problema, mas sim de não cumprir o combinado.

Após Rute ter afirmado que ficaria com Noemi, elas foram para Belém. Noemi tinha um parente de nome Boaz, o qual tinha campos de cevada. Como era época da sega da cevada, Rute disse a Noemi que iria apanhar espigas. E ela foi justamente ao campo de Boaz, que a notou e lhe deu proteção. Em reconhecimento de que, ela fez isso? Por conta de sua lealdade à sua sogra Noemi. Boaz convida, então, Rute para comer com seus servos, os quais receberam ordens para que deixassem espigas caídas para ela; assim, ela foi favorecida por Boaz por toda a colheita de cevada e trigo. Como Boaz era um bom homem, não é mesmo? Ajudou Rute.

Também temos algumas coisas para aprender com Boaz. Ele tinha um coração de servo, mesmo ele sendo o dono dos campos, ele favoreceu a uma estrangeira e reconheceu que Rute era uma mulher especial, e não só pensou nela, como também em sua sogra Noemi. Será que você tem ajudado as pessoas à sua volta, independente de quem elas? Não pense o que a pessoa fará com a sua ajuda, mas pense que um dia Deus irá lhe cobrar essa ajuda, como se fosse Ele próprio o necessitado.
Quando toda a colheita já havia sido efetuada, Noemi deu algumas instruções à Rute para reivindicar a proteção de Boaz. Ela sabia que ele era um verdadeiro cavalheiro.

Aqui temos duas coisas a aprender. Primeiro: a obediência de Rute à Noemi, ela não questionou, mas seguiu as ordens de Noemi. Será que você, adolescente, tem sido obediente a Deus, a seus pais, a seus líderes e aos seus professores? Obedecer às vezes não é fácil, mas a vida é uma escolha, e você tem a escolha de acertar ou errar. Então, não perca a oportunidade de ser chamado de um adolescente obediente.

A segunda coisa que podemos aprender é o cavalheirismo de Boaz. Essa lição é para vocês meninos, não deixem de ser gentis. Verdadeiros homens são gentis, dão lugares nos ônibus para as mulheres, carregam as coisas pesadas, as acompanham nos pontos de ônibus, ajudam suas mães e irmãs nas tarefas de casa, abrem a porta do carro. Puxar a cadeira para assentar não é nada antiquado ou brega, nem ser educado ao falar e agir. Essas atitudes não vão deixar vocês mais homens nem menos homens. Agora, vocês meninas devem estar pensando: “Isso mesmo, fala Deus”, não é? Ah, mas vocês também têm algo a aprender aqui. Rute era uma mulher discreta e singela, não era uma mulher pidona. Ela sabia quando agir e entrar; ela esperou que o próprio Boaz a chamasse para apanhar as coisas no campo. E há outro lado, existem meninas que não sabem receber os cavalheiros, recusam quando os meninos se propõem a ajudar. Vocês estão erradas! Eles são canais das bênçãos de Deus nas suas vidas.

Então, Rute foi à tenda de Boaz e dormiu aos pés dele. Pela manhã ele a envia para sua casa com seis medidas de cevada e com o compromisso de que, se o parente dela mais chegado não a resgatasse, ou seja, casasse com ela, Boaz se casaria, conforme a lei daquela época. Que homem sábio e obediente, cumpridor das leis. As leis e regras são boas, mas às vezes as vemos com um olhar negativo. Elas vêm para nos abençoar, porém, logicamente, temos o direito de saber por que elas existem e para que, não por rebeldia, mas com um coração que quer obedecer e entender como se faz para obedecê-las.

Tomado dez anciões da cidade como testemunhas, Boaz apelou para o parente mais chegado de Noemi que redimisse um terreno que pertencia a Elimeleque, e que era uma possessão que não devia mudar de família proprietária. A isso, Boaz se apresentou adicionalmente a obrigação de casar-se com Rute, conforme a lei. Mas o parente mais chegado não podia fazê-lo e renunciou de tal direito, em favor de Boaz.

Bem, Boaz não iria perder essa oportunidade de se casar com uma mulher virtuosa como Rute e, com certeza, se ela foi leal à Noemi, seria leal a Boaz. E Rute não recusou, pois depois de tudo que Boaz tinha feito, ela sabia que ele tinha um coração reto e íntegro e servia ao verdadeiro Deus.

Conclusão

Rute finalmente se casou com Boaz, e o primeiro filho do casal, Obede, foi dado a Noemi para que continuassem os nomes de Elimeleque, Malom e Quiliom. Viu onde a lealdade e obediência de Rute, a sabedoria de Noemi, e o bom coração de Boaz os levaram? A perpetuação da família de Elimeleque e Obede chegou a ser avô de Davi.

Busque ser um adolescente leal e obediente. Meninos, sejam gentis; e meninas, saibam aceitar a bênção de Deus, sem deixarem de ser virtuosas.

Pr. Bruno Bacelar Dias
http://nopapocabeca.blogspot.com

terça-feira, 5 de julho de 2011

Mensagem Pastoral

“Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia” Tiago 5:7
Encontramos em toda a Bíblia muitos alertas(sinais) quanto aos tempos finais e o fim de todas as coisas. Mas infelizmente  este tipo de mensagem tem sido pouco difundida em nossos púlpitos, porque a maioria dos nossos pregadores estão preocupados com mensagens que ensinam apenas sobre o bem estar social, cultural e financeiro de seus ouvintes. Já nos dias de Jesus e em suas pregações, vemos uma preocupação de sua parte com aqueles que o seguiam, porque Ele via que a principal preocupação deles era com as coisas aqui deste mundo, e que eles esqueciam rapidamente das coisas celestiais por Ele ensinada. Observo que mesmo andando com o Mestre muitos  não estavam com a mesma visão. Nos dias atuais não é diferente, estamos vendo claramente como  as pessoas estão muito mais envolvidas com as coisas deste mundo do que com as coisas espirituais. Ainda que precisam viver em busca de melhores dias e melhores posições sociais. Vejo o nosso tempo de forma preocupante, apesar de saber que já estamos na última hora e que todas estas coisas haveriam de acontecer. O texto abaixo revela tudo o que precisamos saber a respeito dos nossos dias: "Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se-ão uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" - Mateus 24:10-14

De acordo com as Escrituras Sagradas algumas coisas precisam acontecer antes do fim. Aí é que entra o tempo da chuva “TEMPORÔ, que é o tempo em que a terra é preparada para ser arada e semeada, e que simboliza a obra do Espirito Santo. No sentido geral o preparo da terra é um tempo dado por Deus para que seu povo se arrependa e se prepare para o tempo da colheita, que é simbolizada pela chuva “SERÔDIA”

Pontos necessários para que estejamos sempre alertas quanto a vinda de JESUS:

1º – Todos os povos precisam ouvir o evangelho para que então venha o “fim”;
2º – O arrebatamento da igreja e o encontro da Igreja com Jesus não seria iminente, porque é necessário que o evangelho seja pregado a todas as nações e povos da terra;
3º – A pregação do evangelho do reino é uma missão atribuída por Jesus aos seus discípulos. Este é um dos motivos gloriosos de a Igreja ainda permanecer no mundo.

Conclusão:

 O meu desejo é que o Senhor nos encontre trabalhando...até aos confins da terra. “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras” - Tito 2:11-14
 
No amor de Jesus
Pastor Manassés Santos.

Será que Deus se esqueceu de mim?

Acreditando no Deus que nunca nos abandona.

Quantas vezes você já pensou que Deus tinha se esquecido de você? Uma vez? Duas? Talvez incontáveis vezes. E quantas coisas você pediu a Ele e, simplesmente, não obteve respostas ou não alcançou o que tanto desejava?

Saiba que você não é o único. Todos nós passamos por esses momentos em que achamos que Deus não se importa com nossas dores, angústias, sofrimentos e frustrações. E como são dias difíceis.

Mas Ele não se esqueceu de você. Sua Palavra, sempre viva e infalível nos diz: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”. (Isaías 49.15.)

Todas as lutas e dificuldades que tens enfrentado fazem parte do maravilhoso plano que Ele tem para sua vida, pois, muitas vezes a adversidade é o meio que Ele usa para chamar nossa atenção. E só aí nos damos conta de que as lutas estão nos levando para mais perto de Cristo.

Não precisava ser assim, pois Ele nos ama, o desejo do coração do Pai é que nos lancemos em seus braços e confiemos no tempo perfeito dele para a realização dos nossos sonhos dentro da sua boa, agradável e perfeita vontade. Mas confiar em algo que não podemos tocar nem ver, apenas sentir e ouvir, é realmente um desafio.

E eis um desafio que vale a pena, pois a vontade de Deus é boa porque sempre vem na hora certa. Perfeita porque não tarda e nem antecipa. Agradável porque sempre nos faz bem e nos ensina a confiar nele como Pai e no seu amor incondicional.

Então, te convido a acreditar na vontade de Deus, seja qual for o momento da sua vida, bom ou ruim. Convido-te a acreditar que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus! E que no tempo e maneira dele, o Senhor concederá os desejos do seu coração.

Deus lhe dá uma nova oportunidade a cada manhã. Escreva sua história. Viva de maneira sábia. Tenha um coração grato, se disponha a realizar os sonhos de Deus e desfrute da paixão que Ele tem por você.

O poder de escolha está em suas mãos. Escolha viver os sonhos que tem a cor de Deus, que tem a marca da sua boa, agradável e perfeita vontade! Ele não se esquece de você e jamais te abandonará!

::Por Denise Tomaz de Souza
Igreja Evangélica Assembleia de Deus em SJP – PR.
Fonte: Lagoinha.com

Diferentes "Estações"

Assim como não podemos julgar uma árvore por apenas uma estação, também não podemos julgar as pessoas e nem achar que está tudo perdido por uma fase da vida.





Um homem morava no deserto e tinha quatro filhos ainda adolescentes. Querendo que seus filhos aprendessem a valiosa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra onde tinha muitas árvores. Porém ele os enviou em diferentes épocas do ano.
O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono.
Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto.
O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atrativo. O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verde e cheias de brotinhos, parecendo ter um bom futuro. O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa! Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvores estavam tão cheias de frutos que até se curvava com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.
Aquele pai então explicou aos seus filhos adolescentes que todos eles estavam certos. Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes estações daquele mesmo ano.
Disse ainda aos seus filhos: Assim como não podemos julgar uma árvore por apenas uma estação, também não podemos julgar as pessoas e nem achar que está tudo perdido por uma fase da vida. A alegria, o prazer, o amor e também as fases aparentemente ruins só podem ser medidas no final da jornada, quando todas as “estações” forem concluídas.
Se você desistir de lutar quando chegar o “ inverno”, com certeza vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono.
Não permita que dor de apenas uma “estação” destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase. Não julgue as pessoas por apenas uma fase.
Viva de forma simples, ame generosamente, se importe profundamente, fale educadamente e
lembre-se:
A felicidade mantém você doce.
Dores mantém você humano.
Quedas te mantém humilde.
Sucesso te mantém brilhando.
Provações te mantém forte.
Mas somente Deus te mantém prosseguindo.

Fonte: www.icrvb.com/gospel/diferentes-estacoes/1071