quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conflitos no Oriente Médio aumentam preocupações em relação à população cristã

A população da Síria está sofrendo com as manifestações contra o presidente Bashar al Assad e além desses conflitos internos que já mataram mas de 3.000 pessoas, eles também passam por problemas econômicos já que muitos empregos foram perdidos e os preços dos alimentos encareceram.

Diante desse quadro, Jerry Dykstra, da Portas Abertas dos Estados Unidos, teme a situação dos cristãos naquele país. “Mais do que isso: talvez toda a população esteja sofrendo. Existe uma grande necessidade de bens e recursos para comprar alimentos. Nós precisamos nos lembrar da comunidade cristã do país, pois eles representam cerca de 10% na Síria, o que é uma quantidade significativa: 1,9 milhão de pessoas.”

Se o presidente Assad sair do poder, a lei islâmica da Sharia pode ser implementada, o que, de acordo com Dykstra, poderia ameaçar ainda mais os cristãos sírios. O representante da Portas Abertas lembra que algo semelhante aconteceu no Iraque depois que Saddam Hussein foi afastado de seu cargo, ( e posteriormente condenado e executado) os cristãos iraquianos foram perseguidos e muitos tiveram que fugir para a Síria.

“Muitos cristãos iraquianos fugiram para a Síria – talvez 100 mil cristãos nos últimos meses”, disse Dykstra que mostra a preocupação dos cristãos sírios. “E eles estão com medo de que a Síria sofra com a mesma coisa que aconteceu no Iraque, em relação à liberdade religiosa.”
Líbia também pede orações

Líderes evangélicos da Líbia também pedem oração para que a democracia seja instalada no país, já que o ex-ditador, Muammar Gaddafi foi morte. Os cristãos acreditam que agora se iniciará uma nova era para a Líbia, isso é, se os direitos humanos passarem a ser respeitados.

O Secretário-Geral da Aliança Evangélica Mundial (WEA), Dr Geoff Tunnicliffe, pede em oração para que de agora em diante a situação no país melhore. “Nossa oração é que este novo capítulo irá melhorar o bem-estar para todo o povo da Líbia, bem como criar nova liberdade de religião no país”, disse ele.

Tunnicliffe clama não só pelo povo libanês, mas por todos os povos da região que estão passando por conflitos. “Sobre está nova fase famílias, fundações e comunidades podem florescer na Líbia. É também a nossa oração para que outros conflitos na região sejam resolvidos de uma forma mais pacífica e todas as pessoas assim terão a oportunidade de encontrar a liberdade genuína.”

Fonte: Gospel Prime

Não fique parado!

"Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo." (1 Co 3.16, 17.)
Você já parou para pensar que o Espírito Santo faz morada em nós? Como será que Ele tem ‘encontrado’ Sua casa? Precisamos estar e manter nosso corpo em forma para que tenhamos disposição para cumprir o que Deus nos chamou para fazer.
Paulo nos ensina na primeira carta aos Tessalonicenses que devemos ser saudáveis, quando ele escreve: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Ts 5.23.)
A falta de uma atividade física alinhada a uma alimentação saudável nos causa cansaço excessivo, dores, problemas de pressão, complicações cardíacas e uma série de enfermidades. Sem contar a baixa autoestima, os complexos de inferioridade, os traumas. Se não cuidamos do nosso corpo, estamos desprezando a criação de Deus.

O corpo fala e representa quem você é. Quando criamos o hábito de termos uma alimentação saudável, praticamos exercícios e descansamos, fica mais fácil perceber nosso potencial e nossos limites.
Já reparou que quando se bate o dedinho do pé na quina do sofá você sente dor no resto do corpo? Pois é assim que funciona com todos os outros membros. Até para raciocinar você precisa de um corpo bem preparado. Os exercícios ajudam as pessoas a expressarem suas emoções, além de favorecer e estimular o pensamento, causando inovação e transformação pessoal.

Praticar atividade física é o grande desafio de muitos. Falta tempo e disposição, enquanto sobra preguiça. Muitos começam e não terminam. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2010 revela que apenas 14,7% dos adultos fazem atividade física no tempo livre com a regularidade necessária. Para se obter algum resultando, é recomendada a prática de uma hora, no mínimo três vezes por semana ou 30 minutos diariamente. Quem consegue driblar as dificuldades melhora a qualidade de vida e ganha longevidade. Faça do seu corpo, a melhor morada para o Espírito Santo. Pratique exercícios físicos!

:: Thais Silva
Fonte: Lagoinha.com

Qual é a sua TRIBO?

Vivemos em uma sociedade composta por tribos urbanas. Mas, o que significa isso? O sociólogo francês Michel Maffesoli definiu as tribos como “subculturas”, formadas por um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte. Você pode fazer parte da sociedade e ser integrante de um grupo que tem a sua própria lei. Na sociedade contemporânea é assim, ninguém precisa ficar só. Sempre haverá uma tribo com os costumes e as características das mais variadas, e sempre terá pessoas que vão se identificar com ela. Viver em tribo é uma prática comum da sociedade que remonta aos tempos de dispersão do homem pelo mundo. Atualmente, existem várias tribos com características extremamente influenciadas pela contemporaneidade, que.

Qual é a sua tribo? Você faz parte da tribo dos “Nerds” que exerce intensamente suas atividades intelectuais? Ou se encaixa melhor na turminha dos “Cosplayers” – que se vestem de personagens dos desenhos animados? Também tem a tribo dos “Emos”- que adota um visual e comportamento melódico e expressivo, os “Playboys” e “Patricinhas” que gostam de vestir grandes marcas importadas e caras, e os “Grunges” – que usam roupas rasgadas, tênis sujos e desleixados. Os “Góticos”, desde a década de 1980, andam de preto, escutam rock pesado e “cultuam” a decadência dos valores dos relacionamentos humanos.

Além destes três existem outras dezenas de tribos urbanas que possuem características culturais distintas na sociedade. Recentemente, Belo Horizonte conheceu um pouco mais a cultura da tribo “Skinhead” e dos “Punks”. Dois “carecas” como são chamados os skinheads – que raspam a cabeça como uma forma de identificação – foram agredidos e espancados por um grupo de punks numa madrugada de sábado na Praça da Liberdade, ponto de encontro das tribos. Os jovens, Felipe Hilário (27) e Paulo Freitas (19), foram alvos da ira de uma turma, que há muito tentam lidar com a agressividade, o racismo e o preconceito dos skinheads. O grupo de 10 rapazes, vestidos de preto, com os olhos vermelhos e cabelos compridos, atacou os dois garotos com facadas. Felipe teve lesões e hematomas, mas não precisou ser internado. Paulo sofreu perfurações no pulmão e passou por várias cirurgias, mas está bem.

“Bem” é uma palavra que vale a pena refletirmos e pensarmos se faz parte de todas as culturas existentes. Ao mesmo tempo em que as tribos surgem da necessidade de um grupo de pessoas conviverem entre si em harmonia com seus ideais e comportamentos, também vem à tona o problema da intolerância e rivalidade entre grupos ou pessoas cujos pensamentos divergem desde a religião à moral e ética. Nesse contexto o cristão tem a oportunidade de levar à sua tribo o ponto de equilíbrio e moderação que é Cristo, ao testemunhar a moral cristã e os bons costumes que sempre serão aceitos na sociedade.

Na Bíblia, no Novo Testamento, encontramos duas tribos que se diferenciavam pelos costumes e tiveram a oportunidade de serem influenciadas pela cultura de Cristo: gentios e judeus. Os gentios eram aqueles que não tinham descendência israelita e por isso, não podiam, por exemplo, adorar a Deus dentro dos templos. Os judeus, “povo escolhido por Deus”, além de adorarem a Deus dentro dos templos, esperavam pela vinda do Messias e viviam costumes específicos como não comer carne de porco e circuncidar todos os meninos com poucos dias de vida. Cristo veio ao mundo e não entrou em nenhuma das tribos. Ele trazia ao mundo uma nova cultura baseada no relacionamento íntimo com Deus respaldado nas leis e nos costumes registrados em Sua Palavra.

Os gentios que escolheram viver a cultura cristã, além de amar e respeitar ao próximo também receberam a vida eterna. Os judeus que escolheram viver as tradições e a própria lei, além de se tornarem intolerantes à Cristo ainda esperam a volta do Messias. Independente da tribo que você se identifica e faz parte o importante é que você seja influenciado pela cultura e comportamento de Cristo de modo que nenhuma lei humana ofusque o brilho e a transformação de Deus em sua vida.

:: Stephanie Zanandrais
Fonte: lagoinha.com

Cooperação financeira

Procurei no dicionário o significado da palavra “cooperar”. Encontrei algumas definições importantes: “Operar juntamente com alguém, colaborar, todos cooperam para o desenvolvimento”, e também os sinônimos da palavra cooperação: ajuda, assistência, auxílio e socorro.

Como está a sua Cooperação Financeira? Você ajuda o próximo ou aqueles que necessitam de ajuda ou cooperação. Como você tem usado o seu dinheiro? Como sempre escrevo em meus artigos, o dinheiro foi feito realmente para gastar! Contudo, com equilíbrio, de forma a garantir uma boa qualidade de vida material hoje, amanhã e, principalmente, no futuro.

Cooperar faz muito bem. Cooperando, você se sente útil para seus próximos e, talvez, até para aqueles que você nunca irá conhecer. Tenha esta experiência na sua vida. Coopere com o próximo. Alguns podem estar pensando: “Quem precisa de ajuda sou eu! Estou cheio de dívidas e não sobra nada no final do mês; aliás, falta e sempre uso o cheque especial.”

A solução desse problema se chama “controle”, para que você viva dentro de suas possibilidades financeiras e não tenha que pagar juros abusivos no cheque especial, ou ser punido ao deixar de pagar o valor total da sua fatura de cartão de crédito.

Não espere o final de ano para começar a cooperar. Invista na ajuda a outras pessoas. Se não tem dinheiro, abra seu guarda roupas e veja quantos sapatos você tem e quantos realmente têm usado. Veja roupas de cama que não estão sendo usadas, toalhas e até móveis e eletrodomésticos. Limpe suas gavetas. Isto lhe fará bem e você estará investindo em outras pessoas.

Agora, avalie com cuidado: certifique-se de que está cooperando com quem realmente necessita. Em minhas consultorias, já ouvi muitos casos de pessoas que estão com problemas financeiros por terem cooperado com pessoas que, muitas vezes nem precisavam.

Cooperar faz bem, e viva sempre em paz com seu dinheiro.

::Erasmo Vieira
Palestrante e Consultor Financeiro Pessoal

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como uma criança

“Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lucas 18.17.)

Qual seria a diferença entre uma criança e um adulto? Uma criança e um jovem? Uma criança e um adolescente? Nenhuma a princípio. Todos descendemos de Adão e Eva e por esse motivo, carregamos dentro de nós a “herança” do pecado original. Sendo assim, por que então Jesus nos disse que se não recebêssemos o reino de Deus como uma “criança” de maneira alguma entraríamos nele? Não seriam elas pecadoras como nós?

Qualquer pessoa pode perceber que uma criança é diferente. Demonstra inocência(algum dia já se deparou com algum menino ou menina fantasiado(a) de super herói ou princesa por aí, sem se importar com ninguém, sem ser carnaval?); demonstra sinceridade (já percebeu a pureza de suas indagações e respostas?);é curiosa sem ser maldosa (lembram-se da “interminável” fase do “ por quê?”) Assim são elas, e se pensarmos um pouco, assim fomos nós um dia também. Demonstrávamos essas mesmas qualidades que Jesus observou nelas, mas que infelizmente, com o passar do tempo, o pecado que se alastrou cada vez que o permitimos, fez desaparecer toda a ternura da infância que havia em cada um de nós.

Quem sou eu, quem é você? Adultos ou jovens que necessitam rever seus conceitos de vida observando o agir das crianças. Nelas temos o modelo de um coração que agrada a Deus. Ela foi nos dada como exemplo por Jesus e isso porque, ainda retém dentro de si refletida, aquela imagem e semelhança doada por Deus ao nos criar.

É bem verdade que atualmente, convivemos com um mundo globalizado onde toda sorte de informação nos cerca, e por isso, muitas vezes contemplamos crianças pensando como adultos, falando como adultos, comportando-se como adultos e isso as têm prejudicado! O que devemos fazer por elas então? Orar, como nos ensina o Senhor: “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos [...]” (Lm 2.19.) As crianças são especiais e não podemos deixar que percam a grande essência de seu ser que as diferencia de nós.

Trabalhando com crianças, convivendo com as mesmas diariamente, percebo que elas precisam de nossa ajuda. Precisam do nosso amor, atenção, paciência, amizade, instrução e até mesmo da nossa repreensão (Pv 23.13,14). E por quê? Para que não se percam em seus princípios e se tornem adultos tristes, desmotivados, longes do bom e seguro caminho que nos leva a Deus, o Senhor Jesus! (Pv 22.6.)

Não foi sem motivos que Ele nos disse as palavras no início do texto destacadas. O céu é como uma joia preciosa e que para ser adquirida, necessita de esforço. Não basta apenas crer, é preciso haver mudanças em nosso caráter e em nossas atitudes. Foi sobre isso que o Senhor conversou com Nicodemos sobre a necessidade de um novo nascimento em nosso viver (Jo 3.3).

Assim sendo, precisamos permitir que as crianças permaneçam próximas a Jesus para que não percam a fé, e necessitamos fixar nelas o nosso olhar para que como elas, possamos adentrar o céu!

Que o Senhor nos ajude a nos espelharmos no doce olhar, no lindo sorriso e na inocente pureza de atitudes que nos demonstra uma criança! Elas são nossos modelos. Elas refletem a imagem e semelhança herdada de nosso amado Deus e Pai!

::Por Ana Lúcia R. De Lemos
Fonte: lagoinha.com

Cuidado com o que vê

Não é mais novidade encontrar jogos que simulem virtualmente o cotidiano de uma pessoa.

Também não é novidade que esses jogos simulem a vida real nas diversas situações em que o ser humano vive longe de Deus. O difícil, ou melhor, impossível, é encontrar jogos em que o “ser virtual” esteja usufruindo de uma experiência com Deus. Normalmente estão em casa, encontram os amigos, fazem compras e dirigem seus carros. Fazem piadas, contam até mentiras e vivem relacionamentos amorosos em níveis cada vez mais apelativos.

O sucesso que fizeram levou seus criadores a inventarem aplicativos para diversas plataformas desde vídeo games até celulares, e agora eles chegaram às redes de relacionamentos. Simular a vida em um universo virtual online, onde os “seres virtuais” são os usuários de uma rede social, é o “jogo da vez”. E o que está liberado neste jogo? Uma segunda vida para os internautas administrarem, conseqüentemente, menos tempo para a vida real; gastar dinheiro com compras de verdade, graças à “sacada” das empresas ao invadirem com publicidade real o espaço da “segunda vida”, e, além de diversas situações sexuais, está liberada a infidelidade virtual. É isso mesmo, quem quiser pode se relacionar também na “segunda vida”, o namorado (a) ou o cônjuge pode ser tanto o (a) da vida real quanto o (a) que estiver disponível na rede.

Papais, o objetivo deste texto é alertá-los a vigiarem os acessos de suas crianças e adolescentes à internet. Como se não bastassem os sites pornográficos e apelativos, agora as redes sociais – que já são palcos para ação de pedófilos e criminosos, também são espaços de conteúdos cada vez mais baixos. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6.)

Crianças e adolescentes, fugir da tentação de se envolver em uma novidade que possa se tornar uma armadilha do diabo para e desviar do caminho da santidade é a melhor atitude que vocês podem ter. Irmãos, ao conferirem o que entra de novo nas redes sociais, na internet e no mercado de jogos, lembrem o que Jesus alerta sobre algumas práticas comuns no mundo e abomináveis a Deus: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arrancao e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mateus 5.27-30.) Cuidado, pois o inimigo é sutil e nestes últimos dias as estratégias que ele tem usado para esfriar o nosso amor é tornar banais os preceitos e mandamentos de Deus, o respeito, a fidelidade e a pureza, que nosso Pai nos ensinou.

“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fi m, esse será salvo” (Mateus 10.22.)

Stephanie Zanandrais
stephanie.zanandrais@lagoinha.com
Fonte; Lagoinha.com

Olá, tudo bom????

9 meses já se foram em 2011! Você consegue contabilizar o que já aconteceu??? Mas pensar no que está para acontecer ainda?? Dá tempo de muita coisa acontecer ainda neste ano, então mãos à obra!!! (...)

“Você tem visto líderes deixando o verdadeiro evangelho? Tem ouvido falar de guerras? Ou rumores de guerras? Pais que matam filhos e filhos que matam pais? Filhos que são abandonados, mesmo recém nascidos, por seus pais? Terremotos, furacões?

Pois é… Tudo isso já tem acontecido e a Bíblia diz que essas coisas são os “sinais dos tempos” se referindo à volta de Jesus. Se quiser saber mais leia Mateus 24 e veja Jesus falando do fim. Quero só ressaltar esse versículo:

Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” Mateus 24:33

Jesus está voltando!

Por isso um a Bíblia nos dá um alerta contra algo muuuuuuito sútil e extremamente perigoso: a apostasia!

Veja:

“Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.” 2 Tessalonicenses 2:1-4

O que é apostasia? Algumas definições de dicionários são:

  • Retirar-se ou afastar-se daquilo a que antes estava ligado;
  • Abandono;
  • Rebelião;
  • Deserção;
  • Decair.

Em resumo a apostasia é abandonar a fé.

Hoje vivemos um tempo que muitos largam a fé, largam a Igreja, largam a intimidade com Deus, e vivem como a sua própria consciência fala, entregues ao seu próprio entendimento.

Mas por que as pessoas largam a fé?

Veja a resposta nesse texto:

“Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,” 1 Timóteo 4:1-2

Paulo diz que nos últimos tempos as pessoas iriam apostatar, ou deixar a fé por alguns motivos:

  • Dar ouvidos a espíritos enganadores

Hoje existem muitos ensinamentos sendo propagados, que têm o objetivo de convencer o homem quea verdade de Deus não é absoluta e que pode perfeitamente ser alterada ou interpretada de forma diferente, dependendo de cada situação. A partir destes ensinamentos os espíritos enganadores fazem as pessoas acreditarem: - Que não há diferença nenhuma em estar dentro da igreja ou fora dela. Então vemos muitos dizendo: “Ah, estou fora da igreja, contudo estou bem com Deus!”

ALERTA: É impossível estar bem com Deus, quando o “cristão” está afastado da igreja que se denomina como Noiva de Jesus Cristo.

- Que podem dar um “jeitinho” nos ensinamentos bíblicos, acham que podem fazer sexo antes do casamento, mentir. E por aí vai…

Por isso o cristão deve tomar cuidado com o que ouve e deixa entrar em seu coração! Porque o que estiver em seu coração, se tornará seus pensamentos, conceitos e atitudes – para o bem e para o mal.

Para não sermos enganados precisamos #ler e #conhecer a Palavra. Só assim o cristão irá saber discernir as coisas e ter forças para fazer o correto!

  • Doutrinas de demônios

Em resumo, são falsos ensinamentos que enganam as pessoas com uma “máscara” mas por debaixo disso existem demônios levando-as para perdição. Uma porta de entrada para essas doutrinas é a mágoa. Quando ficamos magoados com algo, principalmente na igreja, tendemos a buscar uma alternativa pra passar a mágoa. Nesse momento passamos a distorcer verdades e aceitar o errado como certo. A maioria das pessoas são facilmente atraídos quando estão magoadas ou ressentidas.

A solução mais uma vez é o conhecimento da Palavra, ter um firme relacionamento com Deus e os irmãos.

  • Consciência cauterizada

Deus colocou uma consciência dentro do homem para conseguir discernir o certo do errado, exemplo: uma criança sabe que é errado roubar, ou matar ou enganar… No decorrer da vida o diabo procura cauterizar, ou queimar, a mente das pessoas, ou seja, ele tenta anular a capacidade de você discernir o certo do errado, de entender Deus e de aceitá-lo! Ao conseguir isso, ele faz com que o certo vire errado e o errado vire certo, uma inversão de valores. Os meios utilizados para essa destruição são vários: mídia, “amizades”, situações, testemunhos, “maravilhas”, “milagres”… E os enganos pregados são: traição, homossexualismo, drogas, roubo, morte, sexo antes do casamento… Todas estas coisas se tornam “certas” para as pessoas de mente cauterizada.

Querido(a), as consequências da apostasia são assustadoras e podem ser mortais com o tempo. Por isso precisamos ter cuidado, observar que existem sequências de atos, que feitos com frequência, podem levar a pessoa a apostatar, ou seja abandonar a fé. Aqui queremos alertá-lo disso para que você não abandone Jesus , se você achar alguns pontos que são praticados com frequência então procure ajuda do pastor os dos lideres!

Veja a sequência de atos que levam à apostasia:

  • O coração começa a ficar endurecido, fazendo com que a Palavra perca seu efeito. Então começa-se a ficar incrédulo com relação as coisas de Deus.
  • A atração pelo o que há no mundo ganha forças. O cristão deixa se levar pela amizade com o mundo.

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

  • Por causa da aparência enganosa do pecado a pessoa se torna cada vez mais tolerante ao pecado na sua própria vida, não se sente constrangido de pecar, não ha mais arrependimento.
  • Por causa da dureza do seu coração e da rejeição aos caminhos de Deus, não dá atenção para a repetida voz e repreensão do Espírito Santo.
  • Não consegue mais ouvir e se relacionar com Deus!
  • Fica acomodada com as coisas, não busca mudanças.
  • Não participa de estudos bíblicos.
  • Não se envolve com as atividades da Igreja.
  • Não testemunha mudanças que Deus fez.
  • Fica com preguiça de ir para a Igreja.
  • Param de dar dízimo.
  • Tem seu amor esfriado.

ALERTA: Todas estas coisas fazem com que as pessoas deixem fiquem dormindo e não sentem mais o Espírito Santo, não lêem a Bíblia, não passem por transformações. Essas coisas fazem com que fiquemos bem perto de largar a fé = APOSTATAR. Novamente, se você vê algo acontecendo com frequência, busque ajuda de um líder ou pastor.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.v.16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” 1 João 2:15

“Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes”. “Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites” Romanos 13:13,14

Não sei qual é sua situação hoje diante de Deus e como você tem interpretado a Palavra de Deus e a Bíblia! Infelizmente, com grande pesar no coração, tenho encontrado muitas pessoas que seidentificam como ex-cristãos que não resistiram o assédio do inferno e apostataram da fé. Dentre eles, para alegria do inferno e tristeza de Deus, vamos encontrar filhos de pastores, ex-pastores, ex-diáconos, ex-professores de EBD, ex-esposas de pastores, ex-líderes, e outros que você pode corretamente identificar.”

Queridão, queridinha, Não se engane! Por mais que os tempos tenham mudado Deus não muda! Da mesma forma que Deus irá julgar os antigos, Ele irá nos julgar. Não pense que podemos dar um “jeitinho” no que Deus diz, cuidado com isso!

Podemos pensar que nunca largaríamos Deus, mas temos que ter cuidado mesmo estando na Igreja.

Gosto muito deste versículo e aconselho você a fazer isso:

“Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5:21

Em todas as coisas devemos analisar e reter o que é bom, todas as coisas! Mas como podemos saber o que é bom? Lendo a Palavra! Como podemos discernir o bem do mal? Lendo a Palavra e se relacionando com Deus! Como fugimos da apostasia? Analisando-nos a nós mesmos (como diz em 1 Coríntios 11), e tendo íntimo relacionamento com o Espírito Santo! Como manter Deus perto de nós? Tendo um coração contrito e um espírito quebrantado como em Salmo 34. Como manter um coração contrito e espírito quebrantado? Pedindo a ajuda do Espírito Santo!

Vivemos tempos difíceis, por isso precisamos, mais do que nunca, estar ligados em Deus!!!

Fique firme!!!!

Deus abençoe PODEROSAMENTE!

Leni Shmayev
Samuel Oliveira

Oliveira @samu_oliveira lenishmayev@gmail.com


Fonte: Site Não Morda a Maçã

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O que te faz estar na igreja?

Já parou para pensar?
Você muitas vezes chega na igreja, vê os amigos, colegas, canta mais um hino, em mais um culto, ouve mais uma pregação e tudo permanece igual. Que vida maravilhosa, sem compromissos, sem mudança pessoal, sem renúncia, sem entrega, esse é o evangelho?
Para muitos pode até parecer que é, mas não é. Onde está a alegria de se estar na igreja, a alegria de louvar e engrandecer o nome do Senhor, de estar em comunhão com o seu irmão, de trabalhar na casa do Senhor, de buscar conhecer os novos convertido? Onde estar o desejo do envolvimento com a obra, o desejo do despertamento, de sair da zona de conforto, de levantar-se do banco que muitas vezes já tem até o seu nome. Jovens, estamos perto de nosso Congresso e vemos um nível de preocupação zero em muitos jovens de nossa igreja, não só nisso, mas em todas as áreas. Não há desejo em se envolver, não há busca de aprendizagem e treinamento, não há participação nos ensaios para que os louvores a Deus possam ser aperfeiçoados e acham que está tudo bem. É necessário abrir os olhos, viver o verdadeiro evangelho, levar a Palavra, trabalhar na obra, buscar a perfeita adoração e louvor a Deus, buscar a vida santificada, crescer em amor, união e comunhão.
O que te faz estar na Igreja?
Pense nisso e desperte enquanto ainda há tempo!

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos” Provérbios 16.3

No amor de Jesus,
Willams Andrade

Seja mais educado

Não permita que gentilezas e cortesias deixem de existir no seu cotidiano


“A vossa palavra seja sempre agradável,temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Cl 4.6.)

Aproveitei o último feriado para fazer uma visita ao Mercado Central de Belo Horizonte. Eu gosto muito do Mercado, ali há uma mistura de cores, cheiros, sabores... Os sentidos são testados a cada passo, queijos, doces, frutas, fl ores, pássaros, ervas, tem um pouquinho de tudo. Depois de verificar minha lista de compras e me ater a ela, para não cair em tentação, cheguei ao meu destino: a loja do mel. Então, durante um diálogo curto, porém, agradável com o vendedor que, atenciosamente, me servia, fomos abruptamente interrompidos por um senhor que queria saber sobre pimenta. Bem, como o meu pedido era diverso e poderia levar algum tempo, cedi a minha vez para que ele fosse atendido primeiro. Tentei uma aproximação amistosa com um sorriso seguido de um “bom dia!”, que, foi respondido com um simples arquear de sobrancelhas e nem mesmo um sorriso. Ele simplesmente se posicionou à minha frente e descreveu seu pedido, conferiu, pagou, virou-se e se foi. Nem mesmo um muito obrigado. Lamentei.




Talvez não seja culpa dele tanta falta de educação. Talvez ele estivesse seguindo o manual de segurança que prega que todos são suspeitos. Talvez ele seja fruto do meio. Meio este amoldado pelo medo da convivência, em que todos são possíveis ameaças. Se alguém sorri para você no trânsito, feche os vidros, pois, pode ser um assalto. Dizer bom dia, enquanto caminha nas ruas, deixou de ser uma gentileza e responder é aceitar uma ‘cantada’... Ceder a preferência no trânsito é ser chamado de palavras torpes ao invés de cavalheiro... Dizer "desculpe-me, eu errei" é assinar o atestado de total imbecilidade, neste tempo que levar vantagem em tudo é o que importa.




Tratamentos simples como "com licença, por favor, pois não", estão virando relíquias. E assim, vamos sendo aprisionados dentro de um “emburrecimento” social. Limitamos nossa alma com cercas elétricas acionadas pela senha: “afaste-se, tenha medo de tudo.” Vivemos tão armados contra ataques que abrimos mão das gentilezas. Nas ruas, nos mercados, nas igrejas e, pasmem, até em casa. Não sabemos mais reagir a cortesias que é natural ou deveria ser. Peguei minhas compras, agradeci ao simpático vendedor e saí decidida a não agir como a maioria. Decidi mudar o mundo, pelo menos o que está ao meu redor. Talvez, com sua ajuda eu consiga ou consigamos. Vamos começar? Muito obrigada por prestar atenção ao meu desabafo!




“Assim também como eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos para que sejam salvos.” (1Co 10.33.)





Dicas de Gentilezas!

* Diga bom dia para as pessoas que encontrar pelo caminho;


*Abençoe e evangelize os colegas de trabalho;

*Tenha mais paciência nas filas de espera e aguarde sua vez;



*Agradeça ao motorista mesmo que tenha parado longe;



*Dê um sorriso e você receberá outro;



*Valorize o próximo;



*Palavras como “obrigado”(a), “licença”, “desculpe-me”e “por favor” não devem sair do seu vocabulário.





Nilma Gracia Araújo

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sudão do Sul: uma nova nação

Antes de discorrer um pouco mais sobre o Sudão do Sul, vale um resumo de alguns esclarecimentos baseados no texto do meu amigo Marcelo Peixoto, historiador da Portas Abertas:

O Sudão, região anteriormente conhecida como Núbia, recebeu árabes muçulmanos que ali se estabeleceram até o século XIX, quando foi dominado pelo império otomano e depois pelos britânicos. Estes dividiram a área em duas para facilitar seu domínio. Sendo assim, no norte incentivaram o islamismo e a língua árabe, e ao sul o cristianismo e a língua inglesa. Após o fim da ocupação britânica, duas guerras civis dizimaram muitas vidas. No sul estão as terras mais férteis ao plantio já que esta região é banhada pelo rio Nilo, e 65% das reservas de petróleo estão ali. Mas é no norte que se encontram todas as refinarias de petróleo e as principais indústrias do país, o que torna uma região dependente da outra. O SPLA (Exercito de Libertação do Povo do Sudão do Sul), grupo radical cristão que defendia a separação territorial e política do país, travou longa guerra com grupos radicais muçulmanos, o que levou muitos jovens a perderem suas vidas.

O mundo acompanhou o noticiário quando em janeiro de 2011, após uma série de brutais guerras civis e a perda de milhões de vidas, o povo do Sul do Sudão votou esmagadoramente pela secessão do governo islâmico do norte. O referendo foi pacífico e confirmado pelas Nações Unidas, com 99% dos votos registrados a favor da independência. As igrejas cristãs, protestantes e católicas, se uniram em oração para a disposição pacífica dos corações e mentes e obtenção de um resultado sem violência. Ações de educação e esclarecimentos sobre os acordos de paz e os processos de votação foram realizados.

Cumprimento de profecia?

Segundo as agências Sudanese Online e Prophecy Newswatch, a crença da maioria dos cristãos do país é de que a independência do Sudão do Sul trata-se de cumprimento de profecia bíblica. A independência de sua nação teria sido anunciada na Bíblia mais de 2.000 anos atrás, em uma das várias passagens que se refere à terra de Cuche, e os descreve como pessoas de estatura elevada e pele lisa, cuja terra os rios dividem. É quase unanimidade entre eles a opinião e o crédito de que seria uma ação da vontade de Deus para cumprir uma profecia do capítulo 18 do livro do profeta Isaías, que fala do povo do alto Nilo, e interpretam o texto como uma indicação que aponta o fim do regime muçulmano do norte.

Líder de uma Igreja Presbiteriana de imigrantes sudaneses em Nashville, o pastor Jock Paleak afirma não estar totalmente seguro de que a profecia se refere à independência do Sudão do Sul, mas Malok Deng, pastor da Igreja Bíblica Sudanesa também em Nashville, não tem dúvidas disso, e Martin Drani, pastor da Igreja Comunitária Sudanesa na mesma cidade, tem certeza de que Deus é a verdadeira força por trás do referendo. Outros estudiosos também veem a possibilidade de que o norte muçulmano estará envolvido no ataque a Israel profetizado em Ezequiel 38, onde afirma-se que a terra de Cuche fará aliança com a Pérsia (Irã) e Pute (Líbia) no fim dos tempos. Assim, “apenas países muçulmanos atacariam Israel segundo o profeta Ezequiel”, dizem.
A realidade: Sul e Norte

Depois de 50 anos de luta armada e dois milhões de mortos, o povo continua comemorando o nascimento do Sudão do Sul, mas de cara o novo estado ocupa a posição de país em desenvolvimento mais pobre do mundo.

Agora está ocorrendo um êxodo de proporções históricas, entre estes, muitos cristãos. Estima-se que de 800.000 a um milhão de pessoas estão abandonando o norte, onde vivem em campos de refugiados ao redor de Cartum para voltar à terra de seus antepassados. No entanto, sua alegria é limitada. Há muito pouca estrutura para recebê-los e são reais as ameaças de conflitos entre tribos. A Igreja do Sudão do Sul também celebra e se prepara para atender os fiéis recém-chegados, mas também está ciente dos desafios difíceis no futuro.

Segundo a Portas Abertas, para os cristãos que ainda estão no norte, relatos de hostilidade e perseguição ainda são frequentes. Este mês de setembro, extremistas muçulmanos enviaram mensagens de texto para pelo menos dez líderes de igrejas em Cartum, dizendo que estão planejando atacar os líderes cristãos, edifícios e instituições por desejarem que este Sudão seja puramente islâmico, por isso devem matar os infiéis e destruir suas igrejas. Além disso, extremistas islâmicos do Paquistão, Afeganistão e Bangladesh chegam ao país a cada duas semanas, para passar por treinamentos em campos secretos em Cartum, antes de ser enviados por todo o país para destruir templos cristãos. Alguns atentados a cristãos aconteceram desde julho e hostilidades começaram a aumentar após a declaração do presidente Omar al-Bashir, em que afirmou que sua república seria baseada na Sharia (lei islâmica) e na cultura islâmica, com o árabe como língua oficial.
Vamos orar:

- Pela chegada de mais ajuda humanitária, pois a fome e outras dificuldades sociais dificultam muito o trabalho de líderes cristãos;

- Para que Deus levante mais líderes preparados para desenvolver seu trabalho em meio a tantas consequências de um caos que dura há anos;

- Pelas igrejas, grupos e agências que têm investido no preparo teológico de novos líderes e projetos de assistência às igrejas e missionários locais;

- Por condições de evangelização;

- Por aumento dos recursos e logística para recebimento dos que estão vindo do norte;

- Por convívio pacífico entre muçulmanos e cristãos que estão no Sudão e por testemunho e prudência entre eles.

Você ainda pode assistir abaixo dois documentários. Um deles, sobre os Temores e Esperanças do Sudão do Sul, que mostra um pouco da situação social e política, incluindo alguns conflitos entre tribos. O segundo, da Portas Abertas, um pouco antigo e portanto muito antes da independência, mostra o Centro de Treinamento Emanuel e outros projetos realizados no Sul. Vale a pena conferir!

Tatiana Santos
Fonte: www.tatianasantos.wordpress.com

O Túmulo Vazio

Não havia noticiário na televisão, no primeiro século. Mas, se tivesse havido, você pode imaginar o que um comentarista poderia ter relatado na manhã da ressurreição, cerca de 1970 anos atrás: “Bom dia, senhoras e senhores. Aqui fala Claudius Marcellus diretamente de Jerusalém. Estamos aqui na cena de um desaparecimento espantoso… mas antes de discutir isso, deixem-me preencher alguns detalhes do cenário. Há cerca de três anos este homem, Jesus, começou a viajar pelo interior da Judéia pregando um novo tipo de religião. Enquanto conseguia muitos seguidores, ele desagradava a maioria dos líderes religiosos da Palestina. Na manhã de sexta-feira, ele foi crucificado por acusação de traição e blasfêmia. Na tarde dessa sexta-feira, ele foi tirado da cruz e colocado num túmulo em forma de caverna, no qual agora me encontro. Agora, domingo de manhã, o corpo se foi. As únicas coisas deixadas são as mortalhas, bem dobradas e deixadas de lado. A cena aqui é de confusão e alvoroço. A pergunta na boca de cada pessoa é: ‘O que aconteceu com o corpo?’”

A questão do desaparecimento do corpo de Jesus de um túmulo em Jerusalém, dois milênios atrás, ainda é fundamental para a fé cristã. Cerca de 50 dias depois do “desaparecimento”, os apóstolos de Jesus começaram a pregar sua ressurreição e milhares começaram a ser convertidos. Os céticos denunciavam os apóstolos e seu ensinamento e perseguiam violentamente os seguidores de Jesus, mas ninguém jamais disputou o único fato incontestável: o túmulo estava vazio. Teria sido impossível discutir este ponto. Uma caminhada de quinze minutos por uma secretária de Jerusalém, no intervalo do seu almoço, poderia ter confirmado visualmente o fato. O túmulo estava vazio!

A resposta à questão do túmulo vazio requer investigação da evidência, indo desde o depoimento de testemunhas a uma análise das circunstâncias. Esta evidência precisa ser objetivamente esmiuçada para determinar o que, de fato, aconteceu.

Fatos verificáveis
Jesus viveu. Sobre isso não há dúvida substancial. Documentos escritos por cristãos (Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro, etc.) no primeiro século confirmam este fato. Assim também o fazem os escritos de historiadores romanos (Tácito e Suetônio) e judeus (Josefo).

Jesus morreu. Depois de ser espancado e açoitado, Jesus foi crucificado. Os soldados furaram seu lado, do qual escorreram sangue e água, confirmando que ele tinha morrido (João 19:33-34). O governador romano, Pilatos, depois de verificar sua morte, liberou o corpo para ser tirado da cruz e sepultado (Marcos 15:44).

Jesus foi sepultado. Um proeminente chefe religioso judeu, que era um discípulo secreto de Jesus, um homem chamado José, tinha um túmulo novo escavado na rocha, dentro do qual ele colocou o corpo de Jesus (Mateus 27:57-61; Marcos 15:42-47; Lucas 23:50-56; João 19:38-42). Diversas mulheres observaram José e seu amigo Nicodemos colocarem o corpo dentro do túmulo em forma de caverna e rolarem uma grande pedra sobre sua abertura. Eles tinham tido pouco tempo para embalsamar o corpo adequadamente, pois o sábado judaico começava ao pôr-do-sol da noite de sexta-feira. As mulheres fizeram planos para virem cedo na manhã de domingo com mais especiarias para completar o embalsamamento. Mas quando chegaram, encontraram a pedra tirada e nenhum corpo no túmulo.

Testemunhas oculares alegaram que viram Jesus vivo. Entre estas estavam discípulos que viram Jesus muitas vezes num período de 40 dias e puderam tocá-lo, falar com ele e até mesmo comer junto com ele. Como julgaríamos o depoimento destas testemunhas? Geralmente, avaliamos o testemunho por fatores tais como honestidade, competência e número. Honestidade: Os apóstolos nada ganhavam (dinheiro, popularidade, etc.) por terem pregado a ressurreição. De fato, foram freqüentemente mortos por causa disso. Sua disposição a morrer por sua crença confirma sua integridade. Competência: Os escritos destes homens demonstram competência mental, lucidez e atenção aos pormenores. O fato que muitos deles já conheciam bem Jesus e foram capazes de ter contato físico íntimo com ele certamente os coloca em posição de verificar a ressurreição. Número: Normalmente, duas ou três testemunhas são suficientes para estabelecer um fato histórico, mas neste caso, houve literalmente centenas (1 Coríntios 15:6). A relutância inicial das testemunhas oculares em crer reforça seu testemunho (Marcos 16:11, 13; João 20:19-29). Alguns a quem Jesus apareceu nem eram discípulos antes de terem visto Jesus ressuscitado: seu irmão Tiago, por exemplo (João 7:5; 1 Coríntios 15:7) e Saulo (Paulo).

Explicações
Diversas teorias têm sido propostas para explicar os fatos do túmulo vazio e os aparecimentos alegados. Vamos examiná-las cuidadosamente:

Teoria do desfalecimento. Esta explicação sugere que Jesus não estava realmente morto quando o sepultaram. Ele só parecia estar morto, porém mais tarde reviveu no túmulo. Mas, mesmo que ele não estivesse morto quanto deixado no túmulo, ele estaria severamente enfraquecido pela flagelação, pelo espancamento e pelas horas passadas na cruz. No seu sepultamento, seu corpo tinha sido firmemente enrolado com ataduras engomadas. Realmente, nesta condição enfraquecida, sem atendimento médico, poderia Jesus de algum modo ter revivido, sem considerar que tivesse removido o embalsamento como um casulo? Mesmo que tivesse, mais dois obstáculos teriam bloqueado seu caminho à liberdade: A grande pedra que tinha sido rolada sobre a boca da cova e os guardas romanos armados que estavam de plantão do lado de fora. Para, de algum modo, remover a pedra e superar os guardas, seria exigida uma grande força. Mais ainda, a evidência sugere que Jesus estava, de fato, morto quando foi sepultado.Os romanos crucificavam homens freqüentemente e estavam aptos a ssegurarem-se da morte da vítima. A teoria do desfalecimento simplesmente não merece crédito.

Teoria da sepultura errada. Esta afirma que todos, tanto amigos como inimigos, tinham esquecido onde Jesus tinha sido sepultado e estavam, portanto, olhando para uma sepultura na qual nenhum corpo tinha sido colocado. Isto explicaria o túmulo vazio, mas e quanto aos aparecimentos de Jesus? E é possível que os amigos de Jesus, os soldados romanos e mesmo José, o proprietário da cova, todos terem esquecido sua localização apenas depois de dois dias? E por que as mortalhas de Jesus foram deixadas no túmulo?

Teoria do roubo. Alguns pensam que os discípulos de Jesus roubaram o corpo e mais tarde declararam que ele tinha sido ressuscitado. Conquanto esta explicação seja a mais velha, é difícil levá-la a sério. Por que os discípulos teriam roubado o corpo? A proclamação de ressurreição por eles não lhes trouxe poder nem prestígio, mas perseguição e pobreza, jamais motivos para um roubo tão ousado. Eles morreram por seu testemunho da ressurreição; os homens morrem pelo que crêem ser verdade, não pelo que sabem ser mentira. Considere também os padrões morais dos discípulos. É razoável que seu caráter inatacável e ensinamento puro fossem baseados numa mentira premeditada e roubo? Mas, mesmo que o quisessem, os discípulos não poderiam ter roubado o corpo porque o túmulo estava guardado por soldados especialmente encarregados da responsabilidade de prevenir o roubo desse corpo. A falta de um motivo, a natureza moral dos discípulos e os soldados romanos todos permanecem como testemunhas silenciosas. O corpo não foi roubado.

Teoria da alucinação. Esta noção implica em que os discípulos, perturbados emocionalmente depois da morte de Jesus, apenas pensaram tê-lo visto vivo. Mas os relatórios destas testemunhas oculares não têm as características de alucinações. Eles envolveram tempos, lugares e grupos de pessoas diferentes. Os aparecimentos terminaram subitamente. Mais de 500 pessoas viram Jesus vivo ao mesmo tempo (1 Coríntios 15:6), mas alucinações são bem individuais. Além disso, esta teoria não tenta explicar o túmulo vazio.

Jesus foi ressuscitado. Esta é a única explicação que leva e conta, adequadamente, todos os fatos do caso. Mas, se Jesus foi ressuscitado, o que isto significa para nós?

Implicações da ressurreição

A ressurreição de Jesus garante nossa ressurreição (1 Coríntios 15; 1 Tessalonicenses 4:13-18), A ressurreição de Jesus não é um assunto de mero interesse histórico, mas serve como o protótipo da ressurreição de todo ser humano. Sua ressurreição é a base para a esperança (1 Pedro 1:3).


A ressurreição de Jesus prova que ele julgará o mundo (Atos 17:30-31). Ele ainda vive e todos os homens o enfrentarão como Juiz, um dia. Este fato deve provocar sóbria reflexão em nossa vida.

A ressurreição confirma as declarações de Jesus de ser o Filho de Deus (Romanos 1:4). Serve como fundamento de seu reinado (Efésios 1:19-23) e sacerdócio (Hebreus 7:23-28).

A ressurreição de Cristo provê o modelo (Romanos 6:3-5) e o poder (1 Pedro 3:21) do batismo cristão. Os pecadores precisam morrer para o pecado como Jesus morreu na cruz. Eles precisam ser sepultados com Jesus no batismo para que possam ser erguidos para caminhar numa nova vida, como Jesus foi erguido dentre os mortos.

Uma reportagem noticiosa 1970 anos atrás teria perguntado: “O que aconteceu com o corpo?” Hoje somos desafiados a responder à mesma pergunta. O modo como respondermos mudará nossa vida.

- Por Gary Fisher
Fonte: www.ebdweb.com.br

sábado, 1 de outubro de 2011

Salvação: Mudança total

 Atualmente, muitas pessoas têm se tornado crente, porém, esses têm tido pensamentos sobre a salvação de uma forma equivocada. A salvação tem sido compreendida simplesmente como bênçãos prometidas a todos que têm aceitado a Cristo. Essas bênçãos são só vistas, por exemplo, como a salvação eterna, melhoria na família, conservação do emprego, a cura de alguém. Infelizmente, essa tem sido a mentalidade de muitos cristãos. Isto não quer dizer que Deus não possa conceder essas coisas, porém, devemos entender que a salvação não é somente bênçãos, mas também uma mudança que envolve o todo da nossa vida.

Jesus se tornou a nossa salvação em todas as áreas de nossas vidas. As palavras gregas usadas para salvação (Soteria e Sozo) deixam claro que a nossa redenção não somente provê bênçãos prometidas (a não ida ao inferno), mas tem aplicações em nossa vida como um todo.

A luta é contínua

A realidade que Jesus ensina nos evangelhos mostra a salvação com dimensões bem maiores que pensamos. A ênfase dada por Cristo é o compromisso da cruz. Uma verdade através da qual negamos a vontade da velha natureza pra fazermos a vontade de Deus. Em Mc. 8:35, Jesus diz: “Quem quiser pois salvar sua vida, perdê-la-á, e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho, salvá-la-á”. Esse versículo relata bem o que Cristo quer nos ensinar.

A salvação implica em mudança de valores (Efésios 4:22 – 29). Todo cristão, a partir do momento que se converte, começa a mudar, porém, todas as mudanças não acontecem “da noite para o dia”, elas são gradativas.

Quando sou um ser salvo, a maneira de ver o mundo se torna diferente. Começo a perceber que os valores desse mundo não se dão com a nova realidade de vida que tenho. Cada valor do mundo não tem mais o mesmo valor que tinha. Mas apesar disso, ainda assim continuamos enfrentar lutas. Nosso grande desafio como adolescente é viver neste mundo, mas não ser contaminado por ele. (Tiago 1:27b).

Mas como podemos viver dessa maneira, diante desta luta que sempre nos rodeia?

Lembrem-se: Cada valor cristão vai sendo construído em você, para que cada dia sua semelhança com Cristo seja maior. A resposta a essa questão está na raiz da experiência da sua salvação, que é a sua fé em Cristo, pois resulta em escolher amar a vontade de Deus. Quando temos por verdade essa realidade, procuramos viver diferente dos valores “do mundo”.

 Pr. Bruno Bacelar
Fonte: nopapocabeca.blogspot.com

Não quero ser indeciso

Seja firme como Paulo, decidido como Zaqueu e resolvido como Daniel

Sei que às vezes não estou suficiente maduro para tomar uma decisão, pois não conheço bem os dois lados que chamam a minha atenção, que acenam para mim, que tentam me atrair. Porém, na maioria das vezes, a minha indecisão não é sinônimo de prudência. Ela existe por causa do medo, da tradição, do comodismo, da correnteza em sentido contrário, do engano, do acanhamento, da opinião pública, da preguiça.

A história do filho pródigo, na parábola de Jesus, sempre me impressionou. O evangelho registra que, em uma terra distante, o rapaz reconheceu seu erro e tomou a decisão de voltar para casa. O versículo seguinte mostra que a decisão era para valer, pois “levantando-se, foi para seu pai” (Lc 15.20). Encanta-me a decisão tomada por Zaqueu logo após a conversa que Jesus teve com ele. Como o filho pródigo, o coletor de impostos se levantou e disse a Jesus: “Senhor, de agora em diante eu darei a metade da minha riqueza aos pobres.” (Lc 19.8.)

Confesso que tenho uma ponta de inveja quando leio o discurso de Josué perante o povo indeciso quanto à escolha do caminho a seguir: “Quanto a mim, ouçam bem: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js 24.15.)

Para que haja alguma mudança, para iniciar qualquer empreendimento, não posso ser indeciso. Exemplos não me faltam. A Bíblia me encoraja quando diz que Salomão resolveu edificar a casa ao nome do Senhor (2 Cr 2.1), que Joás resolveu restaurar o mesmo templo (2 Cr 24.4), que Daniel resolveu não contaminar-se com as iguarias da mesa de Nabucodonosor (Dn 1.8), que Paulo resolveu ir a Jerusalém, onde o esperavam sofrimentos e prisões (At 19.21).

Os heróis da fé são pessoas que não ficam paradas, deixando o tempo e as oportunidades passarem por conta da eterna indecisão. Por misericórdia, não quero mais atrasar o que é necessário, o que é certo, o que é bom para mim e para os outros, inclusive para minha família. Não quero ser culpado de alguma dor, infelicidade ou tragédia por falta de decisão da minha parte. Abraão não ficou a vida inteira decidindo se sairia ou não de Ur dos caldeus e se ofereceria ou não seu único e amado filho em sacrifício ao Senhor. Pela fé, fez ambas as coisas sem perder tempo (Hb 11.8-17). Entre dois caminhos opostos a tomar, Moisés fez logo a sua escolha: abandonar a casa de Faraó, os prazeres transitórios do pecado e os tesouros do Egito, para ser maltratado junto com o povo de Deus (Hb 11.24-26).

Quero ter a firmeza de Paulo quando escreveu a Tito: “Resolvi passar o inverno lá [em Nicópolis].” (Tt 3.12.) De hoje em diante, com o auxílio de Deus, será assim comigo.

Fonte: Lagoinha.com

Como sermos puros neste mundo?

Elias de Oliveira

Como ser puros em dias nos quais a sexualidade é tão explorada? Não é muito fácil! Hora após horas nos deparamos com o diabo oferecendo um cardápio “convidativo”, mexendo com nossos sentidos. Ao ligarmos a TV, lá está o maligno usando o erotismo com toda as suas forças; sãos as novelas e os filmes pornográficos (inclusive, o servo de Deus não deve assistir novelas ou filmes pornô); os programas humorísticos, são verdadeiros exploradores da sexualidade; nas revistas mulheres seminuas são tratadas como mercadorias à venda na feira e nas propagandas o nudismo vende de arroz a carros importados; na escola é o assunto das rodinhas de “amigos” que influenciam a muitos que se dizem “crentes”; no trabalho, é o assunto preferido dos companheiros e até na igreja os relacionamentos entre os jovens são imorais à semelhança do mundo. A resposta de como ser puros neste mundo e: "Guarda-te para que não sejas também tentado”. Gl 6.1 Este é o mandamento deixando por Deus a todos, sejam jovens ou anciãos! É preciso ser cheio do Espírito Santo, andar em santidade, retidão e com o coração transbordando de amor pelo Eterno, este amor nos constrange a vivermos segundo os Seus preceitos. É provável que o nosso amor pelo Pai, nos colocará em algumas situações difícil, em relação à vida social ou mesmo profissional. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça...” Mt 6.33 “Ninguém pode servir a dois senhores; ... Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mt 6.24 Amados do Senhor, melhor é servir a Deus exclusivamente, buscando colocá-Lo em primeiro lugar em todos os aspectos de nossa vida. Primeiro a vontade de Deus, em seguida a nossa! Assim deve ser a vida do Servo. Servo de Deus: Padrão, Modelo (1º Tm 4.12 e Tt 2.7) O diabo sabiamente através de muitos canais tem ensinado que a juventude precisa aproveitar a vida, curti-la ao máximo; e nessa idéia louca, muitos pratos são apresentados, em seu interior manjares com aromas agradáveis e aparência que enche os olhos tem seduzido a muitos, destruindo totalmente as vidas. Infelizmente é a conseqüência do pecado, da inobservância das orientações do Senhor; que ensina-nos a dizer não ao mundo. O maligno tem sabido manipular com grande astúcia aos homens e dissimuladamente planta em suas mentes, vazias do Espírito Santo, a aparência do mundo. Leva ao homem a pensar segundo os princípios da terra e a assimilar suas práticas. É comum encontrarmos nas igrejas pessoas que se dizem “crentes”, porém, tão envolvidos com o mundo e seus costumes que infelizmente é impossível vê-los como padrão ou modelo de alguma coisa boa. Sãos homens com longos cabelos e mulheres tosquiadas; piercing; tatuagens; roupas, músicas, linguagem comuns aos filhos das trevas; mente depravada; adeptos da masturbação e de relacionamentos nos quais a sensualidade vem à tona; seguidores de homens e de seus costumes. Meu Deus, é uma juventude dura, fria e doente. Como ser modelo assim? Onde estão os “Timóteos” da casa do Senhor? Tm 1.18 Servos de Deus: Santos (1Co 6.13b; Cl 3.5; Sl 119.9) Quando o Senhor chamou o homem para junto de Si, deu-lhe um mandamento: "sede santos, como Eu sou" (1Pe 1.16) A vida “santa” (segundo preceitos da lei divina) é a condição principal para a vitória diante do diabo e seus demônios. A santidade nos reveste com a armadura do Senhor, protegendo-nos do toque do maligno, de sua espada e dardos. Viver em santidade é morrer para o mundo, afastar-se do pecado e entronizar na vida o Senhor Jesus, obedecendo-O incondicionalmente até às últimas conseqüências. É impossível ser santo e continuar nas práticas comuns aos filhos das trevas! Se continuares a ter prazer em tais práticas, com certeza, o Senhor não tem prazer em tua vida! Ame o Senhor acima de todas as coisas! Servo de Deus: Puro no Namoro (Dt 7.3,4; 2Co 6.14) A preocupação com o namoro e até mesmo a sua prática é totalmente dispensável, quando nos deixamos guiar e olhamos as coisas com a visão do Espírito de Deus; afinal, somos participantes da providência divina. É preciso que tenhamos em mente, que o Senhor nos conhece e tem um carinho especial para com cada um de Seus servos. Nada acontece por acaso; acasos não existem para Deus! Bom e sabermos esperar, pois, no devido tempo, conforme a Sua vontade será providenciada a pessoa certa para companheiro(a). Esta busca louca, desenfreada pela "cara metade" é uma distorção da vontade de Deus. É um meio de alimentar a carne com os atos impuros que normalmente há nos namoros; vergonhosamente isto acontece entre os cristãos. Infelizmente, o diabo tem aproveitado esta brecha para entrar e agir no meio da juventude; os costumes e atos são semelhantes aos dos ímpios. “Ficar” (antigamente: paquerar) é uma prática inconcebível ao servo de Deus; em si mesma, denota que é um relacionamento apenas para a alegria da carne, a impureza e sensualidade exacerbada são comuns. Cada vez é mais comum, encontrarmos em congressos e acampamentos de jovens os casais relâmpagos, que se formam e separa-se em apenas algumas horas! Na vida do verdadeiro servo de Deus não há lugar para isso. Pais amados, ensine e aconselhe seus filhos a andarem nos caminhos da santidade! Servos de Deus: Fiel ao Senhor (Rm 8.39) Nos últimos anos muitos conceitos foram mudados e entraram em choque com os princípios bíblicos e outros ainda serão reformulados. A juventude foi atingida em cheio, encontra-se vivendo em um mundo preparado para o pecado, no entanto devem ser santos. O apelo a pecar é muito forte e muitos falham, deixa-se levar. A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que são! Porque a zombaria? A resposta é simples: Vivemos num mundo dominado pelas forças malignas. E a idéia principal do rei do mundo é destruir o homem. Lamento, ver que até mesmo a igreja tem incorporado como normal muitas ações comuns ao mundo! São as reuniões “sociais” e algumas idéias insanas que as afastam do Pai. Os namoros impuros, cheio de prazeres da carne, são formas claras e evidentes da infidelidade ao Senhor (Mt 5.28; 1Ts 4.1-8; 2Pe 2.13). Geralmente, estes relacionamentos culminam na fornicação (1Co 7.2; 6.9; Gl 5.19). É uma tragédia na vida de qualquer jovem. Fugir do pecado é uma forma sábia de agir. Servo de Deus: Foge (2Tm 2.22) Paulo cheio do Espírito Santo, aconselhou a Timóteo dizendo: "Foge das paixões da mocidade". É um conselho completo para você, de fácil entendimento: Foge do pecado! Foge! O Espírito de Deus está dizendo: Evite as companhias que não edificam e o induzem ao pecado! Não freqüentes lugares, onde o Senhor não entraria! Uma auto-pergunta: “O Senhor Jesus agiria assim?” E Lembre-se: "de todas as coisas o Senhor te pedirá conta”. Ec 11.9

Fonte: www.icrvb.com/gospel/namoro-cristao/257