segunda-feira, 30 de julho de 2012

Não consigo ser santo, e agora?


Você já parou para pensar no quanto é difícil ser santo? Este questionamento tem me perturbado durante esta semana por causa do tema principal do ConfraJovem 2012. A gente tenta, insiste e promete aos quatros cantos da terra não fazer novamente, mas sem mais nem menos, você acaba cometendo novamente aquelas velhas “manotas”.
Então você ouve falar que Deus é gracioso e o perdoa de todos os pecados. Ele te limpa da “imundícia”, mas infelizmente o erro é novamente cometido. Se você ama o Senhor e não é nenhum “fanfarrão” que só quer abusar da graça, em algum momento essa situação acaba deixando você triste. É ruim falhar com alguém que só acerta com você. E entristecer o doce Espírito Santo é pior ainda.
Parece um impasse difícil de ser resolvido, mas Ele é grande o suficiente para resolver nossos dilemas. Você não é capaz de vencer o pecado. Mas Jesus não apenas pode como também venceu o pecado por nós. Então por que pecamos tanto? Porque não estamos nele.
Queremos dar frutos sem estar na videira. Queremos ser santos, sem Ele. Essa tarefa é impossível, pois só Jesus muda o nosso caráter. Busque Jesus em vez de ficar horas se lamentando com o pecado. Abandone as horas na internet, para passar seu tempo conhecendo o Espírito Santo. Você só precisa escolher por Ele em vez de gastar sua vida com tanta coisa fútil e desnecessária. E não se vanglorie quando as pessoas lhe chamarem de “santo”. Porque na verdade é Ele e não você o mocinho da história.
: Érica Fernandes
Fonte: Lagoinha.com

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Convencido, mas não transformado


Jesus deve estar realmente voltando, porque o amor pela Cruz tem se esfriado. Não é isso que diz as escrituras: “Que nos últimos dias o amor se esfriaria?” Temos visto de tudo na igreja, menos o poder de Deus. Palavras que te fazem rir, louvores que te emocionam e apresentações que deixam seus olhos impressionados, mas e a doce presença do Espírito Santo?
Uma música pode te emocionar, uma palavra eloquente pode te fazer pensar, mas só o Espírito Santo é capaz de fazê-lo nova criatura. Só a presença dele faz com que você se arrependa genuinamente dos pecados. Chegou o tempo dele ser o nosso culto principal, o que nos motiva a sair dos nossos lares e ir ao templo. Muitas vezes estamos tão impregnados de religiosidade que nem mesmo nos damos conta do motivo de estarmos na igreja. Algumas pessoas permanecem na casa de Deus por comodismo, outras por costume e há ainda as que frequentam a igreja como forma de lazer, mas Jesus precisa voltar a ser o motivo.
E pelo fato de irmos à igreja por motivos frívolos acabamos retornando ao nosso lar da mesma forma. Sentimos anestesiados dos nossos dilemas por alguns instantes, mas o incômodo permanece lá dentro. Você se esforça para não discutir com seu parceiro, mas passa alguns dias e as brigas acabam retornando. Sabe por quê? Porque você foi convencido do pecado, mas não transformado.
Só o poder do Espírito Santo dentro de você é capaz de torná-lo diferente do velho homem. Só Ele o faz santo e parecido com Jesus. Você precisa deixar que Ele seja o centro e a motivação da sua vida. Precisamos ir aos cultos ansiosos pela presença dele e então, Ele virá. Por que Deus não brinca de esconderijo. Ele apenas espera que busquemos com todo nosso coração. Então chegou o momento de pararmos com todo esse louvor vazio e entregarmos um coração quebrantado, porque é certo que Ele não nos resistirá.
:: Érica Fernandes
Fonte: Lagoinha.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz dia do Amigo


O dia do desapego


“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.” (Isaías 53.4)

De vez em quando, lá em casa, elegemos o “dia do desapego”. Um dia que separamos para desentulhar tudo o que foi guardado e acumulado, sabe lá para quê. E, como sempre, fiquei admirada com a quantidade de coisas que foram amontoadas e que não servem para nada. Gastamos o dia todo separando tranqueiras: roupas que não servem mais, sapatos, papéis, pastas, caixas, embrulhos… Quanto espaço ocupado com a inutilidade! Canseira!
Depois de um dia árduo, descobri que seu nome verdadeiro era: o dia perdido, ou o dia mal usado, pois o que foi jogado fora nem mesmo deveria ter sido guardado. O lixo deve ser jogado fora assim que surge, mas como guardamos o que não serve!
E assim vamos fazendo com nossa alma, acumulamos lixo: o ressentimento envolto em faixas do desprezo, as feridas escondidas com as capas de super-heróis, as mágoas cultivadas pela razão, o perdão adiado, os medos do que ainda nem existe… Vamos acumulando estas bagagens, pesadas e fétidas, enquanto caminhamos arrastados.
Conheci um homem que carregou um grande fardo, leve como a Sua inocência, embrulhado com o pesado pecado da humanidade. Levou em suas costas, feridas e cansadas, arrastou, tamanho peso, mas não desistiu. Para que pudéssemos largar os nossos próprios. Tomou todo entulho, nosso entulho, e pagou o preço e o peso da nossa liberdade.
Por causa Dele, viver uma vida leve passou a ser tão simples quanto respirar. Basta trocar os fardos. Entregar o pacote de deficiências para Jesus e receber a leveza e eficácia de Sua vida. Basta decidir. Não nascemos para carregar ruínas, nascemos para curtir a vida e voar, leves como o peso do perdão. Todo dia é dia de jogar o lixo fora. Afinal, não somos lixeiras! Então, vamos à faxina?
“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11.29)
::Nilma Gracia Araujo
Fonte: Lagoinha.com

quarta-feira, 11 de julho de 2012

BRINCANDO DE PECAR


Não é difícil de ouvir por aí cristãos dizendo algumas frases “Bíblicas” que podem estar em muitos lugares, menos nas Escrituras Sagradas.

Coisas do tipo: “O cair é do homem e o levantar é de Deus” ou “Faça a sua parte e eu te ajudarei” permeiam lábios que as reproduzem sem verificar a fonte. Já fui surpreendido com a célebre frase de Jesus: “Eu vim para confundir, não para explicar”, mas que na realidade não foi O Cristo que disse, mas sim um animador de auditório que viveu muitos séculos depois e que foi conhecido como “Chacrinha”.

Quando olho para a falta de preocupação nossa em buscar nas Escrituras a fonte de verdade (como faziam os Bereanos em Atos 17) vejo claramente isso sendo refletido em outras áreas da vida. Cada vez mais menos pessoas se julgam com motivos de se arrependerem. Temos um crescente leva de homens e mulheres brincando de pecar e não entendendo o verdadeiro significado de ARREPENDER-SE.

Na justificativa de que Deus é amor, muitos “brincam” com o pecado na expectativa do perdão futuro, esquecendo quão dolorido, sofrido e mortal foi o preço pago por Jesus para que pudéssemos alcançar redenção.

Analisando a morfologia da palavra ARREPENDER descubro o seguinte significado: ARREPENDER = A (Negativo Grego) - RE (Repetição, De Novo) - PENDER (Cair) => Não De Novo Cair => Não Cair de Novo => ARREPENDER.

Eu não quero cair de novo. Mesmo que por algum motivo eu venha a cometer o mesmo erro, esse não era o desejo do meu coração. Quando olho para a Cruz eu sinto o sofrimento de Cristo e me recuso a rir do sofrimento dele para que eu possa cometer mais algum pecado conscientemente.

Outra palavra que me chama muito a atenção na Bíblia é a palavra INIQUIDADE.

Davi uma vez narrou sobre isso no Salmo 51:2 “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.” Ele falou sobre pecado e sobre iniquidade. Na minha leiga opinião, pecado é o erro nosso diário, quando por algum motivo não acertamos o alvo. Após confessado, você é lavado e remido. Limpo e purificado. Contudo quando o mesmo pecado é repetido muitas vezes, você acaba gerando justificativas para cometê-lo. Em um ponto mais crítico você passa a defendê-lo. O certo vira errado e o errado vira certo. Sua mente está cauterizada, o Espírito apagado dentro de você (Sl 51.11). Você já não se sente culpado e não vê mais motivos para se arrepender. Isso é Iniquidade.

Vemos muito isso acontecer em mudanças de comportamento, quando a pessoa se afasta de Deus e começa a retornar aos hábitos que possuía antes de seu encontro com o Criador. O certo já não é tão certo mais. Surgem as dúvidas. Cauteriza-se a mente. Instala-se a iniquidade.

Apesar de a frase: “Nenhuma folha cai de uma árvore sem a permissão de Deus” também não estar na Bíblia, sabemos que existem inúmeras outras que mostram que Deus se interessa por você, sabe o que você está passando e quer passar junto com você, mas não brinque com coisa séria. O preço do Calvário foi alto demais. O sangue vertido que te purifica e inclusive lava a sua e a minha iniquidade saiu de alguém inocente que fez o que fez por amor a nós.

Vivamos uma vida de arrependimento genuíno e focado na Cruz, pois “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” isso sim está na Bíblia em João 3:30.

Na paz d’Aquele que fez tudo novo e pagou preço de sangue para que eu e você vivêssemos,

Felipe Heiderich
Pastor e apresentador de TV
Fonte: Eu Escolhi Esperar

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Você já parou para agradecer a Deus hoje?



Nosso costume “evangeliquês” é sempre contar e valorizar as chamadas “grandes bênçãos”: a aprovação no vestibular, a compra de um carro, a promoção no emprego, um casamento, um livramento de morte… Enfim, coisas que aos olhos humanos são “grandes” e que ressaltamos a importância delas por dizermos que nelas vimos o “agir de Deus”. Porém, muitas vezes não abrimos os nossos olhos para contemplar o agir de Deus nas mínimas coisas do nosso dia:
Já parou pra pensar que acordar e respirar são o agir de Deus?
Que um bate papo com um amigo é o agir de Deus?
Que sentar numa praça e tomar um picolé são o agir de Deus?
Que um abraço, um aperto de mão e um sorriso de um irmão são o agir de Deus?
Que ler as linhas desse texto é o agir de Deus?
Ver o Senhor nas mínimas e corriqueiras coisas do dia a dia é ter um coração agradecido simplesmente pelo que Ele é, e não apenas pelo que Ele pode fazer. É poder viver uma vida “sem sustos”, pois aconteça o que acontecer, temos a certeza de que Ele tem o controle de todas as coisas!
Tente contemplar o Senhor em todos os momentos de sua vida; em qualquer situação, em qualquer momento, em qualquer trilha. Fazendo assim acontecerá o que disse Salomão no livro de Provérbios 3:
“Reconheça – veja, o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas.” (Pv 3.6)
Deus te abençoe,
::Renata Lima
Fonte: Lagoinha.com

Aprenda a perdoar como José


A história de José é linda e nos traz grandes ensinamentos sobre o perdão. O livro de Max Lucado (Gente como a Gente) retrata essa história, vou relatar alguns trechos desse precioso livro. Entendo que muitos de nós passamos por injustiças em nossa caminhada e José teria todos os motivos para se vingar, mas ao invés disso se tornou um homem que seguiu os planos de Deus e venceu.
A história conta que ele era um filho favorecido de uma família bem complicada. No livro de Gênesis 37 conta a rivalidade e ódio que havia entre os irmãos para com a vida de José, eles percebiam que o pai tinha uma preferência por este filho. Certo dia José teve um sonho e o compartilhou com seus irmãos, disse que reinaria sobre sobre toda a família, isso trouxe inveja, ira e o ódio e depois disso seus irmãos tramaram sua morte.
No Egito houve uma grande fome e Jacó, o pai de José, envia seus filhos ao Egito para pedir um empréstimo. Os irmãos não sabem, mas estão parados na frente do irmão que o venderam aos ciganos há 22 anos. Eles não o reconhecem, mas José sim. Agora era sua chance de se vingar. Estava no controle de toda a situação. A vingança estava ao alcance de José. E há poder na vingança.
Max Lucado diz em seu livro que julgar é a funçao de Deus. Aceitar outra coisa é achar que Deus não é capaz. Quando revidamos, estamos dizendo: “Sei que a vingança é sua, Deus, mas não acho que o Senhor puniu o suficiente. Achei que era melhor resolver essa situaçao com minhas próprias mãos. O Senhor tem uma tendência a ser pouco duro.”
O livro de Hebreus 10.30 diz: “ A mim pertence a vingança, eu retribuirei, declarou Deus”.
Não conheço sua história, talvez você esteja nesse momento passando por humilhações, ofensas e perseguições, creia que o Senhor irá agir espere pela justiça do Senhor, pois Deus nunca chega atrasado.
O livro de Provérbios 20.22 diz: “Não diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez!” Espere pelo SENHOR, e ele dará a vitória a você”
Deus o abençoe!
::Suely Marques de Rezende
Líder – Ministério de Louvor Herdeiros de Deus
Fonte: http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/

terça-feira, 3 de julho de 2012

Mensagem Pastoral: “Igreja cristã e o relativismo”


“EVANGELHO NÃO É BRINCADEIRA!!! Romanos 1.16,17”

Introdução: O relativismo tem sido uma grande arma utilizada pelo diabo para enganar muitos cristãos que não tem conhecimento das Sagradas Escrituras. A exemplo do que aconteceu nos anos conhecidos como rebeldes, ocorridos na década de 60, período de muito sexo, rock'n'roll e grandes revoluções como a chamada revolução sexual, o conceito de verdade absoluta passou a ser rejeitado por grande parte da sociedade para ceder lugar ao relativismo. Vê-se nos dias atuais essa idéia sendo disseminada com a afirmativa de que as verdades morais, políticas, religiosas, e etc., variam conforme a época, e cultura de cada indivíduo ou grupo social, e isso vêm se fortalecendo e ganhando espaço nas discussões, nos bancos de escolas, universidades e igrejas. O que essa filosofia faz é repudiar qualquer valor absoluto, afirmando que todo ponto de vista é válido até porque o que é bom para um, não pode ser para outro. É essa a razão de afirmarmos que a massificação dessa idéia tem conseguido adeptos em muitas comunidades e, até mesmo, na igreja cristã evangélica, o que acaba trazendo conseqüências serias, inclusive, de desobediência a Palavra de Deus. Quando vemos pessoas que freqüentam as igrejas e sorriem das pregações ou vem apenas para observar o que está acontecendo dentro dos templos evangélicos, fico a pensar que as igrejas estão sendo formados por grupos de pessoas que se unem para discordar acerca de crenças e costumes e que buscam assertivas que venham satisfazer os seus interesses mesmo que negue os ensinamentos das Sagradas Escrituras. De que lado você está? Apresento alguns pontos para nossa reflexão e tomada de decisão em meio a uma sociedade descompromissada com a Palavra de Deus:  1º - Será que a igreja não está vivendo um relativismo disfarçado? Onde a celebração de hoje nos leva a entender que há necessidade de tomarmos consciência que um dos grandes pecados que estamos cometendo é de sermos cada vez mais individualista e só queremos ter, ou seja, receber e não adorar?  2º - Você nota que na sociedade relativista não há partilha, não há solidariedade, não há acolhimento, são cada vez mais individualista e subjetivista, e que é uma sociedade que empobrece, exclui e mata as pessoas?   3º - Já observou o que está acontecendo com esse modelo de sociedade o que estão implantando em nossos dias, onde as relações heterossexuais já não são mais mantidas por muitos grupos?   4º - Pergunto: Como irá se portar a Igreja de Cristo diante dessa situação? Será que você será um dos que irão aderir a esse novo movimento?   Conclusão: Na minha visão a ideologia do relativismo tornou-se e torna a sociedade individualista e egoísta, que por sua vez, gera a solidão. Encontramos dia após dia pessoas, cada vez mais “frias” e distantes umas das outras escondidas em suas mágoas, e verdades. Penso que o evangelho dos nossos dias está cada vez mais distante do da igreja primitiva. A igreja precisa saber que ela é lavada e remida pelo sangue do cordeiro e deve erguer a bandeira do evangelho e viver uma vida digna de seguidores do SENHOR JESUS, por isso necessita se despojar do velho homem e dos conceitos não expressados na Bíblia, de tudo que não vem de Deus (Gl 1.8); e se renovar no ESPIRITO SANTO, (Ef 4.21-24) e se preparar para andar na verdade. (Sl 86.11; Cl l2.8).

No amor de JESUS,
Pr. Manassés Santos