sábado, 25 de agosto de 2012

Surpreenda alguém com um ato de bondade

Nós cristãos evangélicos não gostamos muito de ouvir sobre “ato de bondade” porque soa como um ato espírita. Mas o que é um ato de bondade?

Ato de bondade não é sair dando dinheiro para as pessoas ou ajudando a alguém que está pedindo ajuda. É demonstrar através de pequenos gestos a importância do próximo.

Jesus diz em Lucas 10: 25 a 36 que, para herdar a vida eterna, é necessário amar a Deus intensamente e amar ao próximo. Quando Ele diz: “Ame ao seu próximo como a ti mesmo”, Ele está querendo dizer que devemos fazer pelos outros como se estivéssemos fazendo por nós mesmos. E neste mesmo texto, Jesus dá uma ilustração sobre o amor ao próximo, contando a parábola do bom samaritano.

Quero destacar três pontos importantes que Jesus deixou para todos sobre o amor ao próximo neste texto bíblico:
  1. Para amar ao próximo não é preciso ser um grande religioso. Para amar ao próximo não preciso esperar um líder ou pastor que incentive essa atitude.
  2. Para amar ao próximo não é preciso ser alguém que tenha recebido uma ordem clara de Deus para fazê-lo.
  3. Para amar a alguém são necessárias atitudes práticas e a quebra de preconceitos. O amor ao próximo é um ato natural de todo cristão que ama a Deus.
Diante dessas verdades deixadas por Cristo, todo cristão deve ir para a prática. Cada um deve demonstrar o amor ao próximo e, uma das maneiras de fazer isto, é surpreendendo alguém com um ato de bondade. Uma dica é: escolha uma pessoa a quem outras pessoas normalmente não dão valor e a surpreenda com um ou vários atos de bondade. Se você fizer isto, com certeza ela verá Cristo em você. 

Por Pr. Bruno Bacelar
Fonte: http://nopapocabeca.blogspot.com.br/

Ser Santo não é careta!

Sei que tem muita gente que pensa ou fala que ser santo é careta. Acham que ser santo é ser alguém que não faz nada de legal e não curte a vida. Acham que os santos são pessoas quietas que não conversam com ninguém, ou aqueles que não brigam com ninguém ou que nunca fazem nada de errado. Veem a santidade como algo muito difícil de se viver e cumprir e que, se alguém viver em santidade, será muito zoado. Resumindo, pensam que ser santo é careta!

A Bíblia, conta uma história muito doida de um cara e seus três amigos, no livro de Daniel capítulo um. Esses eram Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles eram jovens de boa aparência, muito inteligentes e tinham sido escolhidos para participar de um treinamento para trabalharem no governo da Babilônia. Durante o treinamento eles se destacaram dentre todos. Mas, por que isso aconteceu com eles? 

Tudo isso aconteceu com Daniel e seus amigos porque eles fizeram uma escolha. Eles resolveram não comer e nem beber das finas iguarias dadas pelo rei para comer uma comida separada. Pode parecer que eles estavam perdendo, mas não estavam, pois a comida deles era verdadeiramente a boa comida.

Será que Deus mandaria a gente fazer algo que fosse ruim para nós? É claro que não. Ser santo é escolher o que Deus quer para nós, seus filhos. Escolher viver em santidade só traz benefícios para o ser humano.

Nós, filhos de Deus, podemos ser santos. Santo não é aquele que nunca se suja, mas aquele que sempre se limpa. Escolher viver em santidade é a melhor decisão que podemos fazer. Não estamos perdendo quando fazemos essa escolha, mas ganhando. Não é caretice, não é perda de tempo, não se trata de “não poder curtir a vida”.

Ser santo é ser alguém feliz, alegre, divertido, que sabe curtir a vida de verdade. É aproveitar tudo o que Deus nos deu. É poder fazer escolhas maravilhosas durante toda a vida.  Portanto, ser santo não é careta.

Por Pr. Bruno Bacelar
Fonte: http://nopapocabeca.blogspot.com.br/

domingo, 12 de agosto de 2012

Parabéns, papai!

“O meu pai é o melhor pai do mundo”; “o meu pai é o meu herói”, “o meu pai é o meu companheiro”, essas frases até podem ser jargões, mas são exatamente elas que chegam bem perto dos sentimentos que o pai desperta no filho: amor e proteção. Quando o filho cresce, o pai pode não ser mais o herói, mas ainda sim companheirismo, amor e proteção continuam sendo as principais características do pai. Mas muitos filhos param de falar, viver e honrar o pai por essas características.
E honrar nossos pais é uma ação que devemos priorizar para a vida toda. Primeiramente porque é mandamento bíblico e bênção para a nossa vida: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20.12) Segundo, porque são autoridades instituídas por Deus para cuidar de nós e nos ensinar o Caminho: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22.6)
Também devemos honrá-los porque essa atitude Jesus ensinou, quando veio ao mundo e obedeceu à vontade do Pai, honrando-o até o fim: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2.5-8)
Talvez seu coração para seu pai esteja fechado por alguma situação ou mais de uma. Seu pai não é mais o seu herói, ele é um mero humano, cheio de defeitos e atitudes erradas. Talvez você esteja se sentido até mesmo no direito de não amá-lo, pois ele fez com que esse sentimento se afastasse: “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” (1 Pedro 4.8) Creio que este seja o dia para você constranger o seu pai em amor e mostrar para ele o verdadeiro amor do nosso Pai Celestial: “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” (1 João 4.16)
Você pode não ter tido motivo algum para ter deixado de honrar ou expressar o quanto seu pai é importante para você. Simplesmente a correria do cotidiano e a rotina estressante afastaram você de uma amizade e um relacionamento mais próximo com ele: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.” (Eclesiastes 11.1-2) Salomão entendeu que não podemos perder tempo por nenhum motivo. Aproveite este dia para plantar um sorriso e uma homenagem ao seu pai, na certeza de que você não pode “deixar para amanhã o que pode fazer hoje”, como bem alerta o dito popular.
Não importa como seu pai é, ou o que ele fez e tem feito, e ainda o que ele fará. Importa que você aproveite a oportunidade de ter um pai. E que você entenda quão necessário é honrar o nosso papai na Terra: “Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4.20) Não é que você não ama, mas amor é expressado em atitudes e o seu pai merece ser amado, e principalmente honrado e homenageado neste dia, o Dia dos Pais.
 ::Stephanie Zanandrais
Fonte: Lagoinha.com

Sooooooou Paaaaaaai!!!

Gritar essa frase sem parar, esse é o meu desejo. Mistura-se a isso uma forte convicção de que sou o grande protetor e que nada deixarei acontecer a essa criaturinha maravilhosa, chamada de minha filha. Nesse momento, me sinto forte, chego a exclamar: eu dou conta! Ahhh! Ninguém ouse com minha filha, se não…
É muito bom ser pai assim, parece que nada atinge o moral elevado e a auto confiança do ser protetor homem, mas… bastou uma engasgadinha e tudo se desfez, caiu a capa de super herói. Agora, me vejo clamando por uma pessoa que nunca vi e nem conheço para ajudar a salvar minha filha. Isso mesmo!!! Uma simples engasgadinha se tornou o mais ameaçador problema, e o pior é que eu, pai, não sei o que fazer, e ainda me desespero. Sou pai!
Agora as coisas se encaixam melhor, assumo meu lugar e percebo que não sou nada, me entreguei diante de uma engasgadinha. Neste momento a única certeza que tenho é que minha vida mudou, ja não é mais a mesma. Pergunto-me: alguém me avisou que seria ssim? A resposta? Sim, muitos avisaram, mas a auto estima de um pai de primeira viagem não permite aceitar certos conselhos. Que ingênuo! Uma certeza fica, nossa história é dividida pelo nascimento de um Filho. Ohh, como não percebi isto antes, Jesus nasceu e marcou a história em antes e depois do seu nascimento… ufa!
E daí, o que você tem com isso, né? Posso responder que muita coisa, porque se todo pai sentir o que eu senti, temos uma responsabilidade incalculável nas mãos. Hoje ja viajo nos pensamentos: quem cuidará da minha filha na escola? Onde ela vai estudar? O que ela vai aprender?
Mais uma vez, a resposta é: não sei. O que sei é que o que faço hoje precisa ser da melhor forma possível, pois tem muitos pais iguais a mim confiando suas preciosidades, para que sejam ensinadas a amar a Deus.
Um grande abraço,
Charles Campos
Fonte: Lagoinha.com

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mensagem Pastoral: "Conhecimento ignorado, insucesso, morte, perda de reino e invasão do país”


Texto: Daniel 5.1-31  

Esse capitulo conta a historia do rei Belsazar que segundo estudiosos, era filho de Nabonido e neto de Nabucodonosor. Assim como muitos de nós, ele ignorou o conhecimento da Palavra e pecou contra Deus. Ele tinha acesso e conhecimento do testemunho que seu avô dera no passado, pois esse documento fazia parte dos arquivos do império, para que todos tivessem acesso e evitassem que o mesmo erro fosse cometido; mas preferiu ignorar. Os reis no mundo antigo eram conhecidos por seus banquetes exagerados. Nessas festas, normalmente aconteciam grandes orgias e bebedeiras. O capítulo começa com um grande salão de festas e um jantar para mil convidados Mas o momento era totalmente inadequado. Enquanto Belsazar bebia com seus convidados, do lado de fora, o exército de Ciro mantinha a cidade cercada. Talvez o rei Belsazar tivesse confiando na fortaleza dos muros da Babilônia que eram conhecidos por serem invulneráveis e invencíveis. Com quase 120 metros de altura e 30 metros de largura, tão largos que seis carros da época podiam correr lado a lado, no topo dos muros. Num momento em que eram requeridos planejamento e preparação, Belsazar pensava unicamente em festas e bebedeiras. É nesse contexto que pretendo alertar aos amados, pois estamos vivendo uma época em que o evangelho para alguns tem se tornado mais um encontro social de que uma realização de compromisso com a Palavra de Deus apesar de conhecê-la. O QUE CONHECEMOS DE DANIEL, E O QUE SERÁ QUE FEZ A DIFERENÇA NA VIDA  DELE?  Daniel era um jovem de linhagem real, de origem nobre. Tinha em torno de dezesseis anos quando foi cativo para Babilônia. Daniel nasceu para o sucesso e seu nome refletia os ideais de Deus: “Deus é meu Juiz”. Estou seguro de que Daniel é um verdadeiro modelo de vida para todos nós, e de que precisamos abandonar o tendencioso mundo que a visão é seguir modelos da moda, do trabalho, da música, do esporte, etc. É NOTÓRIO QUE SOMOS O REFLEXO DAQUILO QUE CONTEMPLAMOS DIARIAMENTE. Ele sentiu na própria pele as amarguras do cativeiro babilônico, e poderia ter perdido todas as suas referências morais e espirituais, mas manteve-se firme.  Ele não era mais que um jovem ao ser levado para a Babilônia, ele fez a diferença no seu tempo. A VERDADE É QUE DEUS CONTINUA CHAMANDO JOVENS COMO DANIEL, DESTEMIDOS E LEAIS PARA A MISSÃO DE SEREM MISSIONÁRIOS. Os jovens de hoje podem ser missionários no meio dos seus amigos descrentes.  Daniel foi um dos jovens mais influentes do Antigo Testamento. Foi à pessoa mais poderosa dos impérios, Babilônico e Medo-Persa. ONDE ESTAVA O SEGREDO DE DANIEL?  COMO ELE PÔDE SUPERAR TANTAS CRISES DE PROPORÇÕES ENORMES? (6:10). O segredo de  Daniel estava na oração três vezes ao dia. Era seu costume orar três vezes por dia. E aqui não estamos falando das orações que antecediam as refeições. Daniel desenvolveu uma profunda intimidade espiritual com Deus.  CONCLUSÃO: Como está a sua vida de comunhão com Deus? Quanto tempo Você tem investido no seu relacionamento espiritual com Deus? Quanto tempo você tem reservado para escutar a voz de Deus cada manhã? Você está começando cada dia com Deus? Deus quer começar cada dia com você!
No amor de Jesus, Pr. Manassés Santos

John Piper - Faça Guerra