quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Retorno às aulas deve ser acompanhado de perto pelos pais

É necessário apoio dos pais para que a criança se sinta mais segura e acolhida para adaptar-se ao ritmo do colégio novamente

Após férias de muita farra, horários desregrados, dormir até mais tarde, horas no computador, video game, piscina e praia, é hora de voltar à rotina. As recordações das férias vão ficando para trás e agora o momento exige um novo desafio para a família: o retorno ao colégio. Tudo isso implica na volta da disciplina, cumprimento de horários, compra de roupa ou de uniforme, livros, e uma infinidade de compromissos que exigem um esforço tanto para os filhos como para os pais.

A adaptação ou a readaptação é um processo que pode durar aproximadamente uma semana, partindo-se da hipótese que o ambiente escolar e familiar seja o adequado. Para que essa adaptação seja mais rápida, pais e professores têm que estar preparados para transmitir às crianças uma impressão positiva do que representa ir ou voltar do colégio, e apoiá-las na transição das férias às aulas.

É necessário que se crie um ambiente familiar favorável em casa para que a criança se sinta mais segura e mais acolhida para adaptar-se ao novo ritmo de vida. O comportamento das crianças nessa fase é muito compreensível. Eles reagem às mudanças do mesmo modo que nós, os adultos. É como quando vamos ao trabalho pela primeira vez. Ficamos nervosos, ansiosos, e com as crianças não é diferente, ainda que elas manifestem de uma forma diferente. Por isso, os pais devem passar confiança, pedir colaboração e compreensão, e demonstrar que estão seguros e tranquilos de que eles vão ao colégio. É necessário destacar as mudanças positivas que o novo cotidiano os trará, como também participar de perto de todo o processo.

Fonte: guiainfantil.com

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mensagem Pastoral: ”CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR”


Texto: OSÉIAS 6.3

  Estamos iniciando mais um ano, e nele esperamos ver nossa Igreja completamente inundada pelo poder, graça e conhecimento de Deus. Por isso convido a todos para mergulharmos em busca do conhecimento da Palavra. Escolhemos o livro do profeta OSÉIAS, por se tratar de uma historia  que  comparada aos nossos dias, vemos alguma similaridade, pois estamos presenciando um tempo muito difícil e a IGREJA precisa urgentemente voltar-se para Deus e conhecê-Lo melhor. O livro nos traz uma demonstração do cuidado de Deus para com seu povo, e ao mesmo tempo o desgosto que Ele sente em ver que eles estão totalmente desviados e tomando rumo errado. A nação de Israel tinha perdido a comunhão com Deus, e o que restava naquele lugar  era a prostituição, o roubo, o engano, a mentira ,etc. Os sacerdotes estavam corrompidos e afastados de Deus, preocupavam-se apenas com os dogmas da religião. No Cap. 4. 1 – 19 vemos que Deus faz sérias ameaças ao povo por causa de seu comportamento: Ele diz: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Verso 6).  Outro texto importante: Meu povo consulta sua madeira, e a sua madeira não lhe dão respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus (Verso 12). Importante também é o que encontramos no livro de 1 João 4.1 “Mais provai se os espíritos são de Deus!!!”  Devemos estar atentos quanto ao que se ouve, e o que se adora, pois muitos falsos profetas já tem se levantado em nossos dias. ENTÃO O QUE NOS RESTA?  1º - Avaliar toda religião e todo líder religioso à luz da Palavra de Deus.  2º - Prosseguir em conhecer a Deus; 3º - Entender que o principal propósito da Bíblia é tornar Deus conhecido de todos os homens; 4º - Entender os métodos utilizados na Bíblia para se conhecer a Deus a) investigação, Êxodo 3.13 - Moises fez uma investigação sobre Deus, b) Observação (da natureza) Rm 1.20, Salmos. 19. 1- 4; c) Revelação (aparições divinas como a Moises, e Abraão etc.). d) Meditação Nas Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus. Em tudo, “SEDES FIRMES E CONSTANTES SEMPRE ABUNDADNTES NA OBRA DO SENHOR.” I CO 15.58.

Pastor Manassés Santos.
No amor de Jesus 

Ofereça alimentação saudável às crianças nas férias


Não deixe as crianças mudarem a alimentação drasticamente nas férias

Um dilema constante dos pais durante as férias é a mudança da rotina das crianças, e principalmente
a mudança dos hábitos alimentares neste período. Por isso, separamos algumas sugestões para não mudar totalmente a alimentação dos filhos no período de recesso escolar.

Acordou tarde, porque foi dormir mais tarde, sem problemas!
 Ofereça um iogurte ou um copo de água de coco ou um copo de suco de frutas natural. Espere 30 minutos e depois ofereça o almoço. Porque se a criança acordou e já vai almoçar ela estará sem fome, logo comerá menos, mas horas depois a fome aparece e a tendência é “beliscar” guloseimas ao longo do dia.

Água
 Procure manter uma boa hidratação (água) ao longo do dia, principalmente em dias quente. Não confunda sede com fome.

Guloseimas, alimentos ricos em açúcar refinado e/ou gordura
 São deliciosos e considerados premiações para o filho em muitas famílias. Limite para os dias que a criança terá mais atividade física ou uma porção pequena a cada dois dias. Ou se não tem jeito, apenas uma porção por dia.

Nada de preguiça!
O prato de almoço e jantar das crianças devem ser coloridos o ano todo, inclua verduras e legumes sempre!