sexta-feira, 10 de maio de 2013

VOCÊ AMA A SUA FAMÍLIA?



Essa é uma pergunta óbvia demais. É claro que o amor à família é um sentimento natural. Porém, há muitas pessoas que não demonstram esse amor. Quem ama faz três coisas: Primeiro, quem ama declara que ama. Qual foi a última vez que você verbalizou amor pela sua família? Segundo, quem ama tem tempo para a pessoa 
amada. Você dedica tempo à sua família? Dá prioridade aos membros da sua casa? Terceiro, quem ama procura agradar a pessoa amada. Você tem demonstrado amor ao seu cônjuge, aos seus filhos, aos seus pais e aos seus irmãos? O amor precisa ser verbalizado e demonstrado!

Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 9 de maio de 2013

FAMÍLIA: O MAIOR BEM QUE O SENHOR NOS DEU.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (I Tm 5:8).


   Sabemos que os pais são responsáveis diante de Deus pala criação e educação de seus filhos (Dt 6. 7,8), e que esses cuidados precisam começar desde a menor idade.  Infelizmente, muitos pais estão preocupados apenas em cuidar da vida material, se esforçando para oferecer uma boa alimentação, uma casa confortável e um bom ensino secular em uma escola de qualidade,  esquecendo-se da vida espiritual.  Deixam que suas crianças passem muito tempo em frente a uma TV ou computador, assistindo programas ou vídeos indecorosos e não edificantes,  que só trazem informações que ferem o bom andamento familiar. Vemos  que a humanidade está vivendo dias difíceis e principalmente as famílias, seja por causa de divórcios ou  por conta de vícios não vencidos. Na verdade quem sofre com esses danos  são os filhos, é tanto que observamos que em muitos lares já não há compreensão nem diálogo entre os familiares. Em casos extremos, algumas crianças passam a morar nas ruas, outras procuram a promiscuidade, e algumas se enveredam no submundo do crime ou das drogas.
Esta mensagem tem como objetivo nos fazer  refletir sobre a necessidade que  temos em dar mais atenção a nossa família, cumprindo assim o que nosso Deus nos manda. Precisamos começar o nosso culto em casa, ganhar os nossos filhos prá Jesus e viver o Evangelho dentro do nosso lar.
Pontos necessários para que se possa desfrutar de uma harmonia no lar:
 1º - SABEDORIA:  "TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Pv 14:01) Sabendo que a analise do texto não é só para a mulher obedecer, mas também para os homens. A felicidade não só acontece quando se tem bens materiais, e sim quando se obedece o querer de Deus na Sua Palavra. 
2º- BONS EXEMPLOS.:  "Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta" (Pv 20:11). Sabendo que os filhos são os nossos maiores observadores, precisamos a todo instante vivermos o exemplo em palavras e ações que glorifiquem a Deus.
3º- ENSINANDO A PALAVRA DE DEUS:  "Educa a criança no caminho em que deve andar; até quando envelhecer não se desviará dele" (Pv 22:06). Neste caso os pais precisam saber que é importante que o ensino da Palavra de Deus é fundamental na educação dos filhos, e que segundo as escrituras é dessa forma que eles se fortalecem e aprendem a viver segundo os seus ensinamentos, e jamais se desviarão dela.
4º- DISCIPLINA:  "Não retire a disciplina da criança" (Pv 23:13).  Apesar da sociedade entender que a disciplina não é mais necessária, a bíblia nos ensina que disciplinar é necessário sim, mas com amor. Podemos utilizar coisas que dão prazer as mesmas, tais como: jogos eletrônicos, futebol, televisão, andar de bicicleta, passeios ou ir a casa de um amigo, tirando essas regalias com sabedoria e amor". Infelizmente muitos pais  não tem condições de disciplinar seus filhos porque tem medo dos mesmos. Saibam que até Deus disciplina Seus filhos: Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filho; porque que filho há a quem o pai não corrija" (Hb 12:06-07).

5º- ALEGRIA:  "Alegrem-se teu pai e a tua mãe, e regozije-se a que te gerou" (Pv 23:25). Existem muitos filhos que dão alegria aos seus pais. Louvado seje Deus por isso! Como também existem muitos pais que estão chorando por saber que alguém que é um pedaço seu está nas drogas, crimes, promiscuidade, preso ou morto. Isso realmente é triste. Uma família feliz deve procurar produzir em seu lar não só momentos de alegria, mas viver a verdadeira felicidade que é estar na presença de Deus.
6º- HONRANDO:  "Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá" (Êx 20:12). Esse texto mostra que a honra dos filhos para com os seus pais é promessa de vida longa e feliz. Hoje vemos que a maior parte dos filhos estão dando desgosto aos seus pais. Quem honra o pai ou mãe, está também honrando a Deus. Porque essa obediência é vertical (com Deus) e horizontal (com os pais).
7º-  A RECOMPENSA DE UM FILHO SÁBIO: "Filho meu guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe. Ata-os ao teu coração e pendura -os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará, quando te deitares, te guardará, quando acordadres, falará contigo."  " (Pv 6.20-22). 
CONCLUSÃO:
 Qual caminho você tem ensinado ao seu filho? O caminho do Senhor, ou outro caminho qualquer? Ano passado, falamos que o maior legado que os pais poderiam deixar para seus filhos, não era as riquezas materiais, e sim uma educação familiar baseada no respeito as pessoas, na valorização das leis de Deus e etc. Este ano a nossa proposta também baseada no legado do ensino da Palavra de Deus, leva-nos a entender que uma das maiores bênçãos e segurança que uma família pode ter, é criar um filho no Caminho do Senhor, e isso a própria Bíblia ensina: "Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque dou-vos boa doutrina; não deixeis o meu ensino. Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive" (Pv 4:1-4). "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte" (Pv 14.12)

Pastor Manassés Santos
 No Amor de Jesus Cristo.



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sentimento ou Aliança


Note bem: Se você vai viver a vida de Cristo de maneira vital, uma das razões por que Deus estabeleceu a igreja é para que ela seja uma família. Ela é a nossa base para sermos um povo peculiar. Ser peculiar significa o quê? Um povo que tem uma formação própria, estrutura própria, uma língua própria; que anda de um modo diferente no mundo. Afirmamos que a igreja é esse povo, e se considerarmos as características que ela tem: é um lugar de abrigo, de cura, lugar de restauração, um lugar para ser renovado, um lugar para superar os desafios que encontramos lá fora; no entanto, Deus estabeleceu a família para ser como uma igreja. A família é para ser um abrigo, assim como a igreja. Quantas vezes o único abrigo que algumas 

pessoas têm neste mundo é a igreja? Mas a família também é esse lugar que nos acolhe. Abrigo fala de calor. Não é o tamanho da casa, não estou falando de construções físicas, nada disso, mas daquele vínculo familiar, que acolhe, cobre, aconchega. A família é lugar de proteção, restauração e como a igreja, também nos leva à cura.



Quantas vezes vemos pessoas que chegam à igreja com a vida destruída, pisada. Pessoas sem paz, mas que em pouco tempo são totalmente restauradas? A família é lugar de aceitação, de renovação, de desafios. Por meio da família, experimentamos de um modo claro, mais de Deus. Nela, temos um lugar de apoio no qual podemos crescer, para enfrentar os desafios diários que virão a cada dia em nosso encontro. Mas como a família cristã pode viver de um modo saudável? Como a família cristã pode viver realmente de um modo bonito no meio de um mundo tão “feio”? Existe o imperativo na Bíblia, modo verbal que indica ordem. O que Deus fala a respeito da vida familiar sempre é imperativo. Não é uma opção. Sendo assim, existe o compromisso do casamento, apesar de a palavra “compromisso” ter perdido muito o seu valor em nossos dias, ela é uma aliança. E aliança fala de pacto. A quebra de aliança é considerada terrível no Velho Testamento. Vivemos num mundo em que os valores da família têm sido corrompidos. Muitos dizem que o casamento dura enquanto dura o amor, mas a expectativa de Deus é diferente. Na ótica de Deus, o casamento é para sempre. Se há um pacto, nunca tem fim, pois o casamento, a família é edificada sobre um compromisso, muito mais do que um romance, sentimento. Algumas famílias foram estabelecidas, ou alguns casamentos foram realizados com base em sentimentos, mas a base das Escrituras para o casamento não é essa, mas a aliança, o pacto. Sentimento pode acabar, mas o pacto é para sempre. Sentimento muda e muitos daqueles que não vivem firmados na vontade de Deus, no reino de Deus, casam por simples emoções, não firmando um compromisso diante de Deus. Muitos por não terem a compreensão de que o casamento no reino de Deus é pacto, é aliança, e querem construir um relacionamento conjugal baseado no que sentem. Então, o que acontece? Quando o que se sente acaba, tudo fica muito complicado. O pacto é mais que uma questão só de vontade e mente, muito mais que sentimento. O nosso compromisso precisa estar sintonizado com a nossa vontade, com os sentimentos, assim eles ficam alinhados. A base da família cristã é a aliança. Filhos não fazem aliança com os pais, pois não têm a oportunidade de escolher quem serão seus pais. Eu não escolhi os pais que tive, mas os meus pais se escolheram mutuamente. Os pais fazem um pacto, fazem aliança, e os filhos são uma decorrência natural dessa aliança.

(Ebook-238-Lagoinha WEB)