sábado, 30 de novembro de 2013

Mensagem Pastoral - Como ter um profundo relacionamento com Deus e se tornar intimo Dele?

"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..." Oséias 6.3a
DIVISA: "Todos crescendo na intimidade com o Senhor, Crescimento começa com Conhecimento da Palavra e obediência a voz de Deus”

Antes de iniciarmos, veremos que a palavra intimidade significa Caráter do que é íntimo, secreto, amizade íntima, relações íntimas, é viver na intimidade de alguém, e seus sinônimos são familiaridade e privacidade. Ter comunhão com Deus e ser intimo Dele, é um processo de busca constante que todos nós cristãos devemos manter para nos tornarmos diferentes das demais pessoas deste tempo. É dentro deste contexto que é proposto o crescimento da Igreja. Um profundo relacionamento com Deus depende de uma vida total de reverencia e dedicação a Ele. Talvez você tenha uma visão diferente nesse sentido. Mas, de acordo com o que ensina as Sagradas Escrituras, e tomando como base o que foi escrito por  Tiago,  falando de POBREZA, RIQUEZA, TENTAÇÃO, PRECONCEITO, O FALAR O AGIR, O CRITICAR, ORGULHO E HUMILDADE, PACIÊNCIA, ORAÇÃO E FÉ. Ele põe acima de tudo a necessidade de não somente CRER COMO TAMBÉM AGIR, que não adianta alguém dizer que tem fé se não tiver obras, pois a fé sem obras é morta (Tg. 2.26) e finaliza dizendo que a verdadeira fé cristã se manifesta em ações. Pois bem, digo, que a vida de comunhão com Deus é muito mais do que momentos esporádicos de devoção e louvor, é muito mais que freqüência a cultos. É impossível usufruir da comunhão com Deus, alienado de Sua presença e conhecimento.
ANALISEMOS O QUE DIZ O TEXTO ESCOLHIDO:
1º - Quando buscamos uma plena comunhão com Deus, a nossa vontade submete-se a Vontade Dele, pois não pode haver comunhão com Deus, sem submissão.. (Sl 37.5, At 9.6, Lc 22.42;), Sabemos que quanto mais nos aproximamos, mais Ele se aproximará de nós. “Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós (Tg 4.5-10). Reciprocidade de companhias;
2º - Em tempo algum Deus terá comunhão com alguém que não quer sua companhia, “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo” (Am 3.3),


3º - A carreira cristã é bem definida pelo texto de Pv 4.18, que diz: Mas a vereda dos justos, é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. ISTO IMPLICA EM CRESCIMENTO E PROGRESSO ESPIRITUAL. Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais luz terá em nosso caminho. Oseias nos declara que o crescente conhecimento de Deus trará como benções, dias esplendorosos pra nós.
- Comunhão com Deus fala de maturidade espiritual. Muitos são os que têm anos de fé e ainda não experimentaram a verdadeira e profunda comunhão, são verdadeiros anões espirituais.
5º - O crescimento deve ser sadio e coerente (2 Pe 3.18), para que cheguemos a maturidade espiritual tão desejada (Ef 4.13-16)
Comunhão fala de crescimento no conhecimento de Deus. A mulher samaritana dá-nos uma belíssima lição a respeito (Jo 4). Vemos ali passo a passo o crescente conhecimento: ELA CONHECE JESUS COMO UM SIMPLES JUDEU (Jo 4.9); EM SEGUIDA, COMO SENHOR ( 4.11), DEPOIS, COMO A FONTE DA ÁGUA VIVA (4.15), COMO PROFETA (4.19), E FINALMENTE COMO O CRISTO (4.29).
6º - O romper da aurora (a alva) de Oseías 6.3 até ser dia perfeito nos leva a entender que precisamos desenvolver uma Comunhão progressiva com Deus, e isso fala de vida espiritual com raízes profundas. O Apostolo Paulo ao referir-se a esta maravilhosa verdade, desejava que os crentes de Colossos, tivessem profundas raízes em Cristo (Cl 2.7). E Somente poderemos dar frutos para cima, se estivermos enraizados em Deus, Isaías 37.31 “... tornará a lançar para baixo e dará fruto para cima.”.

CONCLUSÃO:

Como poderemos crescer e mantermos profunda comunhão e sermos íntimos de Deus? Precisamos estar plantados em Cristo, a Fonte das águas vivas, se assim estivermos seremos como ramo frutífero junto à fonte (Deus). “Seus ramos correm sobre o muro.” (Gn 49.22). Sigamos o exemplo de uma palmeira, cujas raízes penetram o profundo da terra; e quando chega a tempestade, está firme (Sl 92.12).

No amor de Jesus,

Pastor Manassés Santos

Tempo de Natal: cobrar ou doar?

Que época linda do ano nós estamos vivendo! Existe uma expectativa especial no ar. É tempo de Natal! A festa cristã que une todos os povos. Eu realmente amo esta ocasião por tudo que ela representa e pelas oportunidades de reflexão, perdão, reconciliação, reavaliação da vida e das prioridades que a data gera.

Por falar em Natal, o que é Natal para você? O que você está esperando desse período do ano? Sei que é tempo de presentes e muitos encontros.
Como você, eu também gosto de dar e receber presentes; gosto das confraternizações, de boa comida, das festas, da cidade decorada com muitas luzes, dos amigos secretos, das viagens e das visitas. Realmente é tudo especial. Mas precisamos lembrar que a essência desta data é muito maior. Precisamos entender bem tudo que está acontecendo para evitar tristezas e decepções, pois embora seja uma data muito festiva e alegre para a maioria das pessoas, você sabia que o Natal é a data mais triste do ano para muitos? Alguns desejam que passe logo, sabe por quê? Existe uma visão distorcida acerca do Natal.
Há pelo menos duas formas de você ver essa data: Na primeira; você coloca o foco na sua própria pessoa e começam a surgir os problemas, porque começa a vir à mente as tristes lembranças das coisas ruins ou negativas que ocorreram ao longo do ano, como perdas e lutos, coisas ruins que não deveriam ter acontecido e também temos outra situação: frustrações pelas coisas boas que nunca acontecem, todo ano é a mesma coisa, você fica na expectativa que algo grande e especial ocorra até a chegada do Natal, numa visão errada de uma data mística e mágica e quando você percebe já é dia 26 e nada de diferente aconteceu. Sabe por que isto acontece? Porque o foco do Natal está em nós e não no aniversariante. Quando penso assim, os valores são minhas necessidades, pois naturalmente preciso de roupas novas, de presentes, de decoração, de casa cheia, gratificações, compras, ceias etc. Entenda: o Natal não é uma festa para minha pessoa, é a festa do aniversário de Jesus que devo celebrar para a alegria Dele e repartir sua mensagem de contentamento, esperança e amor para todas as pessoas. O problema é que janeiro vai chegando e tudo voltará a ser igual. Você vai continuar com fome de consumir. O Natal não é sobre o homem.
Em uma segunda perspectiva, você pode colocar o foco em Jesus. Quando penso assim, os valores são: devoção, gratidão, adoração, fé, relacionamento com Jesus, amor, caridade, crescimento espiritual, maturidade, valores eternos para vida, de espiritualidade e de amor ao próximo. O que está certo nisto? Justamente o foco (o aniversariante). Se você estiver com essa fome na sua alma, acredite que Deus vai saciá-la neste Natal de forma sobrenatural e extraordinária, creia nisto! Entenda: “Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.” (Colossenses 1.15-17). As duas opções são adotadas pelas pessoas, mas a grande diferença é que uma acaba no dia 26 de dezembro e a outra permanece para sempre. É tudo uma questão de perspectiva e atitude de cada pessoa. Uma foca você e a outra foca Jesus. Lembre-se que você já tem uma data para celebrar o seu próprio aniversário, então, neste próximo dia 25 de dezembro, é a data de focarmos em Jesus, nosso único redentor! Deixe de ser egoísta, não roube a festa de Jesus para satisfazer suas necessidades pessoais e emocionais. As pessoas mais tristes na época do Natal são as que focaram nelas mesmas… Natal é tempo de grande alegria! Ás vezes algumas coisas tentam tirar a alegria, como disse o anjo aos pastores no campo. Não fique triste neste Natal, ao contrário, deixe um legado de amor para as pessoas que você ama!
O Natal é mais do que uma data, é uma época, uma ocasião divina para você perdoar, amar, celebrar, deixar coisas velhas para trás, abrir-se ao novo, dar-se, viver para além de si mesmo, de ser mais solidário e de fazer os outros felizes. Viva um Natal sem cobranças e com mais doação de si e do seu como fez o aniversariante Jesus!

:: Carlitos Paes

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Como lidar com filhos rebeldes?

Constantemente sou abordado por alguns pais pedindo ajuda, para lidar com seu filho rebelde. Normalmente, os pais têm muitos conflitos com seus filhos por causa
das diferenças de opiniões, descumprimento de regras ou até mesmo confronto verbal.
Muitos pais se encontram em desespero, sem saber o que fazer com seus filhos que escolhem o caminho da rebeldia. Diante dessa realidade, surge a pergunta: como lidar com meu filho rebelde?
Existem várias respostas, visto que há várias realidades familiares. A primeira está relacionada àqueles pais que nunca colocaram limites para seus filhos na infância e agora enfrentam dificuldades com eles em sua adolescência. Para estes, posso dizer: não tente mudar tudo de uma vez, procure lidar com seu filho com sabedoria, amor, diálogo e, por fim, coloque alguns limites, gradativamente. Busque conselhos com outros pais, orientadores e na Bíblia.
A segunda resposta é para aqueles pais que sempre procuraram equilibrar o limite e o amor na educação dos seus filhos, mas têm enfrentado dificuldades com suas atitudes rebeldes. Fica a dica: lembre-se que seu filho não é mais uma criança, portanto, não o trate como tal. Procure entender a fase da vida que eles estão vivendo e tente equilibrar a liberdade, o limite, a confiança. Busque conselhos com outros pais e orientadores
A terceira resposta é para os pais que, ao longo da vida, procuraram educar seus filhos, mas foram surpreendidos por alguns fatos que trouxeram certo desajuste familiar. Com esse desajuste, provavelmente, vieram algumas dificuldades que colaboraram com a rebeldia de seus filhos. Meu conselho é: antes de tentar confrontar constantemente a rebeldia, busque uma forma de tratar o trauma na vida de seu filho. Muito provavelmente ele irá voltar a ser obediente. Cuidado para não ser manipulado ou tentar agradar demasiadamente, para tentar suprir os problemas ocorridos no passado. Busque conselhos com outros pais e orientadores.
Lembre-se: “Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).
Por: Bruno Bacelar - Fonte: www.nopapocabeca.com

domingo, 10 de novembro de 2013

"Como podemos permanecer firmes na fé diante de um mundo tão cheio de corrupção?"

I Timóteo 4:1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”.  I Timóteo 4:16: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

Queridos irmãos, com desejo profundo de melhor conduzir a igreja em direção a busca do primeiro amor, e a reverenciar o verdadeiro Deus, escolhi falar-vos através da Epístola escrita aos Filipenses, que é reconhecida como a carta que o apóstolo Paulo redigiu aos habitantes de Filippos, uma cidade importante do Império Romano por ter uma localização privilegiada localizando-se na região montanhosa entre a Ásia e a Europa. Esta epístola foi escrita, provavelmente, entre 53 e 58 D.C. e nessa afetuosa epístola o Apostolo Paulo, elogia os Filipenses por sua fé em Jesus e por seu apoio e verdadeiro relacionamento com a Palavra de Deus, apesar de viver em um tempo de muitos conflitos. Paulo incentiva-os a centralizar a vida em Cristo e a estar contentes em todas as circunstancias, a serem fortes em oração e imitar com alegria o bom exemplo de seu Salvador, Jesus Cristo. Quero relembrá-los uma de minhas mensagens ministradas em nossa IGREJA que teve como tema: A IGREJA DE HOJE NÃO É COMO A IGREJA DAQUELES DIAS ATRÁS. E hoje estamos vendo a cada dia essa palavra se cumprindo em nosso meio, ao observar que as buscas e os interesses tem sido totalmente diferentes daquilo que JESUS ensinou que deveríamos centralizar em nossas vidas. É nesse contexto que precisamos  acreditar que a vida não se resume a este mundo, mas que haverá um fim para todas as coisas. 

QUERO APRESENTAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES PARA NOSSA REFLEXÃO:

1- Quando lemos o livro de Filipenses:
1.1 - Aprendemos que a grande preocupação do Apostolo Paulo ao afirmar que estava orando por eles era para que os Filipenses tivessem uma vida frutífera e buscassem a alegria do Senhor. (Filipenses 1:1-11)
1.2- Demonstrar-lhes que sua cadeia não era motivo de tristeza para ele, e muito menos deveria ser para com os seus seguidores, e que elas serviriam como motivo que faziam com que o evangelho avançasse. (Filipenses 1:12-26),
1.3- Apresentar-lhes Cristo como modelo de humildade. (Filipenses 1:27 à Filipenses 2:18),
1.4- Apresentar-lhes exemplos, e como seguir os bons exemplos, vemos Paulo louvando a atitude de Timóteo e Epafrodito. (Filipenses 2:19-30)
1.5- Mostrar-lhes a necessidade e exortação que se deve ter ao buscar conhecimento e à paz em Cristo Jesus. (Filipenses 3:1-4,20).

 
A LIÇÃO que devemos tirar dessa palavra é que nós, povo de DEUS, não devemos estar desapercebidos quanto à situação atual em que estamos inseridos, e que não devemos nos mostrar acomodados em ambientes conhecidos. Ou seja, quem conhece a Palavra de Deus e sabe que o final de todas as coisas já está próximo, deve estar sempre preparado. E que a única solução e esperança para nossos problemas é Deus, e que A NOSSA ALEGRIA NÃO DEVE ESTAR PAUTADA EM COISAS MATERIAIS E FUTEIS E QUE O SENHOR JESUS É A ÚNICA FONTE DE SEGURANÇA.

 
No amor de JESUS CRISTO,
Pastor Manassés Santos.