sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

“Santidade”


1 Pedro 1:14-16
“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.

Como o tema escolhido para 2014, e auxiliado pelo texto bíblico de Filipenses 1.27 - “Somente devíeis portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo..... ",  precisamos saber que santidade é uma questão que tem por imperativo divino a finalidade de agradarmos a Deus com nossa vida no seu altar. Daí notamos que esse é o principal objetivo DELE para seu povo (Lv 20.37; Cl 3.12). Por sabermos a realidade da brevidade da vida aqui na terra, e que somos cidadãos dos céus ( Fl 3.20 – “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo”) é necessário que vivamos uma vida que seja agradável a Deus, e era esse o propósito de Jesus ao orar por seus discípulos (Jo 17.17). A santidade é operada em nós pelo próprio Senhor (Ef 5.25-27), que utiliza como instrumento a Sua Palavra (Jo 17.17).  É por essa razão que podemos afirmar segundo as Escrituras Sagradas que somente podem adorá-Lo aqueles que buscam uma vida de santidade (Sl 24.3-4; Jo 4.23).  Ser santo é uma necessidade que todos devemos buscar. É uma verdade absoluta que devemos cultivar em nossa vida diária, pois será em vão  a nossa caminhada sem passarmos por um verdadeiro processo de mudança em busca da verdadeira santidade. Mas o que é Santidade? E o que devemos fazer para alcançarmos?

1º -  Ser santo é ser um com a vontade de Deus (Hb 11.6; Rm 12.2);
2º - O instrumento para santidade é a Palavra de Deus, e buscá-la é sua ordem (Jo 17.17; Hb 12.14)
3º - A condição para ser santo é a obediência a Palavra de Deus

Conclusão:

Para alcançarmos a santidade é necessário cumprirmos todos os requisitos ordenados por Deus: oração, jejum, meditação da Palavra, dedicação à Sua obra e Etc. É ter uma vida exemplar, pois o lugar de ser santo é vivendo uma vida diária de dedicação a Deus, é procurar ter uma vida casta, distanciada das coisas que não agradam ao Senhor. É preciso entender, que santidade é um processo de vida necessário a todo cristão e como já falamos acima santidade é um imperativo de divino (Lv 20.37)  e seguir o exemplo de santidade de Jesus  (Hb 7.26; I Pe 2.21).

No amor de Jesus.
Feliz 2014.

Pr. Manassés Santos.

O PROPÓSITO DE DEUS PARA A FAMÍLIA - I PARTE

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1) 

Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias
atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas.

Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.

Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora "Lar, Doce Lar" não é mais do que uma ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde há o abuso, a traição e o abandono.

 A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte. Somente pelo retorno ao padrão de Deus para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da sua palavra. Consideremos brevemente alguns princípios básicos ensinados na Bíblia sobre a família.

O Propósito Básico de Deus para a Família
 Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares. Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.

Casamento
A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adáo e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deveria cortar este laço (Romanos 7:1-3).

Deus aprovou as relações sexuais somente dentro do casamento. Não há nada de mal ou impuro sobre as relações sexuais dentro de um casamento aprovado por Deus (Hebreus 13:4). Esposos e esposas têm a responsabilidade de satisfazer os desejos sexuais (dados por Deus) aos seus companheiros (1 Coríntios 7:1-5).

Todas as outras relações sexuais são sempre e absolutamente erradas. Relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são absolutamente proibidas por Deus (Romanos 1:24-27; 1 Coríntios 6:9-11). Deus não criou Adão e João. Ele fez uma mulher, Eva, como uma parceira apropriada para Adão. As relações sexuais antes do casamento, mesmo entre pessoas que pretendem se casar, são condenadas por Deus (1 Coríntios 7:1-2, 8-9; Gálatas 5:19). As relações sexuais extra-conjugais são também claramente proibidas (Hebreus 13:4).

Filhos
Casais assim unidos diante de Deus pelo casamento gozam o privilégio de terem filhos. Deus ordenou a Adão e Eva e aos filhos de Noé que tivessem filhos (Gênesis 1:28; 9:1). Ainda que nem todas as pessoas tenham que se casar, e que nem todas terão filhos, é ainda o plano básico de Deus que os filhos nasçam dentro de famílias, completas com pai e mãe (1 Timóteo 5:14).

Em lugar nenhum da Bíblia encontramos autorização para uma mulher ter relações sexuais para conceber um filho, antes ou sem casamento. A paternidade solteira, que está se tornando moda em nossa sociedade moderna é um afastamento do plano de Deus que terá sérias consequências para as gerações vindouras.

Você está construindo seu lar sobre a fundação da palavra de Deus ?

“O Senhor me livrou de todos os meus inimigos”

Numa certa cidade do norte da Nigéria, qualquer coisa que esteja relacionada ao Evangelho é considerada tabu. Entretanto, embora muitos missionários tenham sido designados para aquela área, não conseguiram uma única alma para Cristo, porque alguns missionários, antes deles, foram assassinados e outros não conseguiram suportar os maus tratos


Certo dia, o pastor Emmanuel Magaji, 43, que é obreiro missionário da Fundação Cristã Missionária (FCM), foi designado para essa cidade. Ao chegar, Emmanuel foi recebido de uma forma terrível e bárbara. Os cidadãos locais deram-lhe um ultimato para que deixasse a cidade ou morreria. Emmanuel foi advertido para não tentar conversar com ninguém dessa cidade. Eles recusavam-se até a fazer qualquer negócio com ele, por ser um homem de Deus, Emmanuel começou a orar e prometeu não sair da cidade porque o Senhor, que o enviara, não o abandonaria.


O assédio não ficou só em palavras, mas foi mais ameaçador e real. A recusa de Emmanuel de se submeter às advertências resultou num atentado para matá-lo. A comunidade convidou uma delegação de Imãs das cidades vizinhas para celebrar rituais. A comunidade tentou amedrontar Emmanuel em várias ocasiões matando animais à sua porta, mas isso também não o amedrontou.

No dia seguinte um dos chefes perseguidores, o Imã Abdul*, entrou em contato com Emmanuel e marcou um encontro com ele. Na reunião deles, Abdul confessou que estava entre aquelas luzes que tinham aparecido na noite anterior.

No começo Emmanuel foi muito cauteloso, mas Abdul continuava perguntando: Que tipo de proteção você tem que fez com que toda tentativa que fizemos para matá-lo, falhasse? Por favor, você não pode me ajudar com a mesma proteção ou remédio? Emmanuel riu, e respondeu que não usava remédio algum para proteção: Eu creio apenas no sangue de Jesus Cristo (Nabi Isa).

O Imã ficou confuso, mas disposto a admitir que quando eles foram com a intenção de causar mal a Emmanuel, viram uma luz brilhante do céu cercando a casa do missionário. Deus não somente protegeu Emmanuel, como também proveu uma porta aberta para alcançar a alma perdida com o Evangelho. O Imã Abdul tornou-se o primeiro morador local a aceitar secretamente Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.

*Nome alterado por motivo de segurança.

Pedidos de oração
 
• Louve a Deus pela vida e ministério do pastor Emmanuel e pela conversão do Imã Abdul.
• Ore para que o Senhor os proteja dos ataques e lhes dê forças para continuarem firmes na fé.


Dia 25 de Maio de 2014
Domingo da Igreja Perseguida - DIP


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O espelho diz quem sou?

Quem já não se olhou no espelho e não gostou do que viu? E o que dizer do outro espelho, não real, pelo qual nos vemos? Dificilmente somos magros ou gordos como gostaríamos, inteligentes, felizes, amáveis, capazes, bem sucedidos, piedosos como sonhamos. E por que não somos como gostaríamos? Ou será que sabemos mesmo quem somos ou de que gostamos?

Construímos imagens mentais sobre nós ao longo da vida e pautamos nossos comportamentos, nossos sentimentos e nossos pensamentos por elas. É o que se chama autoimagem. Essas imagens são construídas em nossas relações com nossos pais, com outras pessoas, a partir de experiências anteriores e, muitas vezes, são ditadas pela mídia. Acreditando que sejam verdadeiras, nós nos seguimos por elas. Elas conduzem nossa maneira de ver o mundo, de reagirmos, e de vermos outras pessoas e, como nos parecem corretas, dificilmente passam por um crivo mais cuidadoso.

“Eu não dou conta”; “Tudo o que eu faço é errado”; “Sou a mais linda, inteligente e esperta das criaturas”; “Deus só ama quem jejua e ora muito”; “Os feios não herdarão o reino dos céus”; “Pau que nasce torto até a cinza dele é torta”; “Ninguém se importa comigo” são algumas das imagens mentais que construímos sobre nós. E, se questionadas, vamos perceber que se assentam sob bases pouco sólidas e têm como marca o excesso e a generalização. Desconfie dos pronomes “tudo, nada, ninguém” e dos advérbios “sempre” e “nunca” quando falar de si. Eles nos congelam em modelos mentais pouco confiáveis e, por vezes, falsos.

Tente se olhar sem esse espelho interno distorcido. Você vai se surpreender com características muito interessantes sobre si e que desconhecia. O espelho diz quem sou? Nem sempre. E vale apena questioná-lo.

Por Daniela Borba