“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lucas 21.36)
Vivemos em um tempo especial que nos mostra os sinais que precederiam a vinda de Jesus acontecendo rapidamente diante de nossos olhos. Os jornais nos trazem notícias, todos os dias, de guerras, rumores de guerras, fome, pestes e catástrofes. O Senhor nos disse que isso não seria o fim, mas o princípio das dores. O que está escrito que acontecerá é muito claro: haverá muito sofrimento entre os homens em todas as nações. As profecias do fim são fortes e nos mostram em detalhes como estariam vivendo os povos, a sociedade, a Igreja e as pessoas nesta geração final: as nações se distanciando de Deus e mergulhando em engano, idolatria e perseguição aos cristãos. Podemos ver isso hoje na Europa, por exemplo. Até pouco tempo, a Europa era um continente considerado “cristão”. Suas leis eram baseadas nas Escrituras, o temor de Deus e histórias de reforma e avivamentos eram registrados de maneira gloriosa.
As Américas foram evangelizadas pelas nações da Europa no final do século XIX. Histórias lindíssimas de avivamentos, como no país de Gales e na Escócia, enchiam o mundo da doce expectativa de mudanças para uma sociedade melhor, sem bares e bebidas alcoólicas, sem prostituição e com as prisões fechadas por não terem prisioneiros para serem guardados. Entretanto, hoje, o quadro espiritual das nações europeias é muito triste. Deixaram o nome de “nações cristãs” e se tornaram “laicas”. Ao perderem a identidade como cristãs, as nações europeias estão se distanciando cada vez mais de Deus e da Sua Palavra. Adotaram leis contrárias aos princípios bíblicos e legalizaram o pecado, procurando destruir a família, mudando conceitos dados por Deus.
Igrejas na Europa estão morrendo. Em algumas nações, nos púlpitos não se pode pregar contra o pecado, pois as igrejas estão sendo vigiadas pelas leis, correndo o risco de serem fechadas se falarem contra o pecado. Práticas detestáveis e abomináveis ao Senhor, tais como prostituição, homossexualismo e uso de drogas, são aceitas e aprovadas por leis, em alguns países como a Holanda, berço de avivamento e de grandes feitos missionários. A rejeição ao Evangelho e o desprezo pelo nome de Jesus são marcas da geração dos jovens europeus em nossos dias. E os Estados Unidos caminham na mesma direção de esfriamento espiritual e distanciamento de Deus.
Mas graças a Deus, que junto a correnteza de notícias tristes, há um mover do Espírito Santo sobre as nações e sobre a Igreja em todo o mundo. Temos visto o avivamento acontecendo nesta geração. Na Coreia do Sul já há alguns anos, o povo, aos milhares, enche as igrejas e está buscando ao Senhor na montanha de oração. Na Nigéria, a Igreja dos Redimidos tem um milhão de membros e seu templo mede 1,5 km por 1,0 km de largura. Ali, na Conferência do Espírito Santo, realizada em dezembro, compareceram quase quatro milhões de pessoas, sendo que muitos viajaram de nações distantes para participar, pois eles têm congregações em mais de 100 países. Não é maravilhoso saber isso? Deus está agindo na Terra e cumprindo o que prometeu. Toda a Bíblia irá se cumprir.
E nós, que vivemos neste tempo especial, devemos buscar saber qual é a vontade de Deus para nossas vidas e o que Ele espera que façamos para aguardar a Sua vinda que será repentina e gloriosa. Ele nos orientou a estarmos vigilantes, orando em todo o tempo. Orando 24 horas, como igreja, orando sem cessar, isto é, em contínua e perfeita comunhão com o Pai, como discípulos de Cristo.
Jesus nos recomendou: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 11.36). A oração é a forma mais precisa para se estar alinhado com o Trono de Deus, para se conhecer o coração do Pai Celestial e fazer a Sua vontade. A oração é a direção do Senhor para a Igreja nesta geração. A oração nos conduz à Sala do Trono e nos mantém com os olhos fitos no Senhor e em Sua Palavra. Orar é a palavra de ordem para este tempo.
Portanto, amado irmão, ore! Busque desenvolver sua vida de oração e sua comunhão com Deus. Tire um tempo de qualidade com o Senhor, para adorá-Lo, para ouvir Sua voz, para derramar seu coração diariamente em seu altar, para interceder pela igreja, pelas pessoas e pelas nações. Ore! Deus está esperando que você O busque e quer usá-lo para abençoar o mundo por meio de suas orações. Deus conta com você! Ore, agora!
:: Pra. Ângela Valadão Cintra
Fonte: Lagoinha.com