sábado, 31 de maio de 2014

Mentiras sobre a solteirice

Cada dia que passa, somos mais pressionados com a cultura “anti-casamento”, que tem se instalado de forma intensa em nosso meio. Deus deseja nos libertar pela verdade contida em Sua Palavra. Por isso, escolhemos abordar no texto abaixo algumas mentiras que cercam os solteiros, e alertar sobre o melhor procedimento quanto a essas inverdades.
solteirice editada
Foto: Carlos Henrique Reinesch
1. Estar solteiro é uma maldição
Muitos pensam que estar solteiro é um erro e entram em uma frenética e desenfreada busca por iniciar um relacionamento. Estar solteiro não é algo ruim. Você tem tempo para cuidar das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor, como disse o apóstolo Paulo aos Coríntios. Uma estatística revela que a falta de alegria na vida de um solteiro contribui ainda mais para que este permaneça assim. Ou seja, os mais sorridentes e felizes estão mais perto do sonho de encontrar a pessoa certa. Portanto, seja um solteiro(a) feliz. Sorria! Ame-se mesmo! Valorize-se, pois se você não valorizar a si mesmo, não será outra pessoa que dará a você um valor que não tem.
2. Estar à procura de uma “cara metade”
O Senhor não criou seres “fracionados”, pessoas pela metade para que pudéssemos encontrar alguém para nos completar. Na verdade, o Senhor é aquele que nos completa, de fato. Na matemática de Deus não encontramos ½ + ½ = 1 (inteiro); mas sim 1 + 1 = 1. Duas pessoas inteiras, completas em Cristo, bem resolvidas, entram em um relacionamento para serem um no casamento. Isso é algo que muitas vezes nossa mente não compreende. Mas buscar um relacionamento para completar em você o que somente Cristo pode realizar é buscar frustração. Pois, um relacionamento nunca poderá preencher-nos como Cristo o faz.
3. Tenho que me casar antes dos “30”
Quem criou esse estereótipo  que faz com que os jovens fiquem desesperados ao se verem chegando aos 30 anos de idade e sozinhos? Que base temos para afirmar, categoricamente, que chegar a essa idade sem estar encaminhado(a) pelo menos para um casamento é “tarde demais”? Pesquisas mostram até que o menor índice de divórcios está entre pessoas que se casam após os 28 anos de idade. Deixe de lado esse estereótipo. Não ceda às pressões que você tem sofrido, muitas vezes, dentro da própria família ou igreja. É melhor casar após os trinta, mas com a pessoa certa, do que casar-se antes dos trinta e sofrer por estar casado(a) com a pessoa errada! Seu momento é o tempo de Deus para sua vida!
Que você possa viver plenamente a vontade de Deus para sua vida. Até logo!
:: Leandro Almeida
Fonte: Lagoinha.com

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Razões corretas para iniciar um relacionamento

Escrevemos um artigo especial para você sobre algumas razões CORRETAS que precisamos ter ao iniciar um relacionamento. Em primeiro lugar, crente namora para se casar. Confira mais razões:
relacionamento 2
1. PORQUE O CASAMENTO É PLANO DE DEUS
Quando você entende que o casamento é um desejo de Deus para Seus filhos e que é mais do que simplesmente estar com alguém para suprir uma carência, você consegue colocar seu coração em sujeição a esse plano e esperar confiantemente nEle. Afinal de contas, foi Ele quem disse: “Não é bom que o homem esteja só…”
2. POR UM AMOR VERDADEIRO
Um amor verdadeiro é um amor para a vida inteira. Se você não consegue enxergar o pretendente como seu cônjuge, pode não ser uma boa hora de iniciar um relacionamento. Se não serve para ser cônjuge não serve para ser namorado(a). Cuidado com os anseios venenosos de uma paixão. Não defina sua vida por sentimentos momentâneos. Antes de dizer que ama alguém, confira em seu coração e, principalmente, no coração de Deus se realmente essa pessoa é a certa para você.
3. POR UM PROPÓSITO
Deus não une simplesmente pessoas, une propósitos. Para você, qual é o propósito de um relacionamento? Você sabia que um casal é responsável pela  sua posteridade inteira? A Aline e eu temos uma convicção muito forte a respeito disso. Nossas decisões impactarão profundamente na vida da Anabella (nossa filha), dos nossos netos e de toda nossa posteridade. Deus tem um propósito em unir duas pessoas: formar uma família para a glória dEle. Já parou para pensar nisso ou ainda está somente pensando em satisfazer sua “solidão”?
4. PARA FAZER ALGUÉM FELIZ
Casar-se pensando somente em ser feliz é uma profunda demonstração de egoísmo. No casamento, casamos não com o objetivo de ser feliz, mas com o propósito de fazer a outra pessoa feliz. Se você aprender pensar assim, tudo será mais simples e mais fácil para você.
Que sua vida sentimental honre ao Senhor todos os dias. Ele é o maior interessado em que você seja feliz nessa área e fará tudo para lhe dirigir de uma forma bela rumo ao altar.
:: Leandro e Aline Almeida
Fonte: Lagoinha.com

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aniversário da Igreja Sede


Oremos pelo Eritreia

Todas as igrejas evangélicas estão fechadas desde uma lei em 2002. Mais de 2.800 cristãos estão na prisão, e seus familiares não têm notícias deles há meses e anos
A Igreja e a Perseguição Religiosa
A Igreja
O cristianismo chegou ao país em 34 d.C., através de um tesoureiro do reino de Sabá, mas foi difundido com mais eficiência e rapidez no século IV d.C. O cristianismo ortodoxo (Tewahdo) é o mais praticado pelos eritreus: outros grupos cristãos, como católicos e protestantes, só chegaram ao país após 1890 com o domínio italiano. Os cristãos são basicamente ortodoxos e quase inteiramente da etnia tigrínia. As igrejas evangélicas estão crescendo, mas são limitadas em recursos para treinamento e evangelismo.
O governo exige que os grupos religiosos se registrem, mas não aprova nenhum registro, desde 2002, além dos quatro principais grupos religiosos: a Igreja Ortodoxa da Eritreia, a Igreja (luterana) Evangélica da Eritreia, o Islã e a Igreja Católica Romana. Os demais grupos religiosos não têm permissão para se reunir ou atuar livremente no país e quando o fazem são perseguidos.
A perseguição
Os cristãos estão sofrendo a pior perseguição de toda a história da Eritreia.
Não à BíbliaA Constituição de 1997 prevê liberdade religiosa, no entanto, ela ainda não foi implementada. Assim, não é permitida a distribuição de Bíblias no Exército e nas escolas. Desde setembro de 2001, foi suspensa definitivamente toda impressão de materiais religiosos (papéis e livros devocionais ou particulares etc.).
Desde maio de 2002, todas as igrejas evangélicas estão fechadas por ordem do governo e precisam de autorização para funcionar. A prática de prender aqueles que se reúnem ou exercem qualquer outra atividade religiosa sem a autorização do governo já causou a prisão de mais de dois mil cristãos. Eles são mantidos em condições desumanas, presos em contêineres de metal ou em celas subterrâneas.
Os evangélicos não têm personalidade jurídica e, até agora, os registros para suas igrejas não foram concedidos. Atualmente, a igreja evangélica reúne-se ilegalmente nas casas. O governo controla as escolas que eram cristãs e reluta em registrar outras. Em 2002, o governo do presidente Isaías Afworki fechou as 12 igrejas protestantes independentes da Eritreia, proibindo suas congregações de se reunir até mesmo em casas. Desde então, pastores, soldados, mulheres, adolescentes, crianças e idosos foram presos quando surpreendidos em uma reunião, lendo a Bíblia e orando em grupos. O estado reconhece somente quatro instituições religiosas “históricas” no país, a saber: o islamismo e as igrejas ortodoxa, católica e luterana evangélica.
Dois líderes-chave da Igreja do Evangelho Pleno, uma das maiores denominações pentecostais da Eritreia, foram presos às seis horas da manhã de 23 de maio de 2004, em suas casas, em Asmara. Durante as detenções, os policiais confiscaram as chaves dos gabinetes pastorais, ameaçando verbalmente suas esposas. Haile Naizgi, que exerce o cargo de  presidente da Igreja do Evangelho Pleno e o Dr. Kifle Gebremeskel, como presidente da Aliança Evangélica na Eritreia, estão presos em Asmara sem nenhum contato com suas famílias ou visitantes.
Na mesma época, uma cantora cristã eritreia também foi presa, em uma operação do Ministério da Defesa, apesar de ter cumprido seu serviço militar e nacional obrigatório. Helen Berhane era membro da Igreja Rema e havia lançado um CD que se tornara popular entre os jovens. Ela não atendeu às exigências: assinar um documento renegando sua fé em Cristo, prometendo não cantar mais, não compartilhar sua fé em Cristo e não realizar quaisquer atividades cristãs na Eritreia. Por isso, Helen ficou presa até o início de 2007. Ela saiu do país clandestinamente naquele ano e conseguiu asilo na Dinamarca, onde mora com sua filha.
Há mais de uma década, a Eritreia declarou que todos os grupos cristãos que não pertencessem às igrejas oficiais do governo não podiam funcionar de maneira nenhuma. Até o momento, o governo aprisionou milhares de cristãos. Muitos deles ainda permanecem sob custódia, sem nunca terem ido a julgamento para definir sua situação. Estima-se que 16 pessoas morreram este ano nas prisões, devido a doenças, tortura e desnutrição.
Fotos: Internet
:: Portas Abertas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Oração pelo Brasil

“Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio; que transbordem os nossos celeiros, atulhados de toda sorte de provisões; que os nossos rebanhos produzam a milhares e a dezenas de milhares, em nossos campos; que as nossas vacas andem pejadas, não lhes haja rotura, nem mau sucesso. Não haja gritos de lamento em nossas praças. Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!” (Salmos 144.12-15).

oração

Estamos vivendo tempos difíceis em nosso país. Coisas que nunca vimos estão se desenrolando diante de nossos olhos. Anarquia, atos de vandalismos, ônibus queimados a centenas, saques, manifestações de indignação em momento histórico delicado. Ano de eleições e o destino de nosso país nos traz dúvidas quanto à nossa segurança e liberdade.

Recentemente, ao visitar a Venezuela pude constatar o sofrimento de um povo que acordou tarde demais. Um povo que está sofrendo e recebendo na pele as consequências de sua apatia quando o comunismo entrou de mansinho, conquistando os pobres com regalias para comprá-los e dominá-los com opressão tão forte. Há censura, há falta de alimentos básicos para a população, pois a agricultura foi totalmente destruída pelas invasões dos sem-terra, que não sabem trabalhar o campo e nem querem, e onde outrora havia plantações e grãos para o país, agora se encontra somente mato, espinhos, urtigas.

É necessário que a igreja brasileira desperte para a nossa realidade. Que acorde para orar, jejuar, para pagar um preço de intercessão por nossa pátria. É preciso que os pastores reconheçam o momento histórico tenebroso que nos rodeia e se escurece a cada dia, e haja unidade para interceder. Que venha a bênção de Deus sobre o nosso país. Que haja paz nos dias da Copa do Mundo, em que nações estarão nos visitando e conhecendo a nossa realidade de perto.

A marcha oficial da Copa e os vídeos convidando o mundo para a Copa, mostram um Brasil que tem apenas mulheres sensuais e seminuas. É, na verdade, um convite ao mundo para o pecado e a prostituição. Não é este o nosso Brasil. As nações precisam ver aqui homens e mulheres de bem, que trabalham por um país produtivo, que agitam uma bandeira de ordem e progresso e não um país que “dá um jeito” e está vivendo em fome e miséria, conforme querem mostrar ao mundo. É preciso orar, interceder por nosso país, assim como fez o rei Davi por Israel (Salmo 144.12-15).

Por isso, estamos convocando todo o povo de Deus a se reunir nas células, a jejuar por estes dias da Copa, a orar em todas as reuniões para clamar antes que venham dias maus de dor e provações, de privações e opressão. Se quisermos uma pátria livre e salva, precisamos dobrar os nossos joelhos enquanto há tempo.

Estamos convocando você, membro da Lagoinha, e todas as igrejas do Brasil para clamarmos intensamente pelo Brasil. O futuro de nossa nação está em nossas mãos. Somente a Igreja do Senhor tem a chave que abre os céus e traz as bênçãos declaradas pelo salmista em sua oração: bênçãos no campo (agricultura), no gado (pecuária), na indústria, na educação, no comércio, na saúde, nos transportes, na liberdade de fé e de expressão, na família, na alegria de ser uma nação próspera pela qual trabalhamos e pela qual oramos.

De forma prática, no dia 7 de junho, sábado, a partir das 8 horas, se Deus quiser, estaremos orando pelo Brasil e por nossa cidade. Convocamos todas as células a se envolverem, todo o povo de Deus para nos colocarmos na grande brecha que aí está. Que cesse toda manifestação nociva de destruição do nome do Brasil entre os povos, e que haja ordem e progresso de fato em nossa terra. Esteja com sua vida no altar, ore, jejue, interceda, clame pelo Brasil, pois bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR. Quando a igreja ora, as coisas acontecem no mundo espiritual. Quando a igreja ora, caem as muralhas da opressão. Quando a igreja ora, vêm a paz e a tranquilidade. Quando a igreja ora, a vitória do Senhor é certa, o inimigo é vencido e há paz.

Fotos: Internet
:: Ângela Valadão
Fonte: lagoinha.com

sábado, 17 de maio de 2014

Não se case agora!

casamento 2Muitas pessoas sonham com o maravilhoso dia do casamento. Algumas moças começam a preparar o enxoval antes mesmo de terem um compromisso com alguém. O coração, muitas vezes, bate mais forte quando se pensa nesse assunto que tem tudo a ver com a vontade de Deus para nós. No entanto, muitos são os motivos que levam as pessoas ao altar. Muitos destes, porém, são motivos errados e que podem trazer um grande prejuízo a sua vida. Casamento é coisa séria e precisamos entender o seu real propósito.

Motivações erradas

1. Para sair de casa
Quer sair de casa? Já é maior de idade? Converse com seus pais e alugue um quartinho em algum lugar e more sozinho. Você não precisa casar-se para isso. O objetivo do casamento é muito maior que este. Você deixa pai e mãe para formar um lar, uma nova família; não simplesmente para não aturar quem mora com você atualmente. Se existe algum problema com seus parentes em casa, resolva! Casar-se levando esse legado só faz o problema mudar de endereço.

2. Simplesmente para estar com alguém por mais tempo
Uma carência excessiva poderá impelir muitos a casarem para ficar mais juntinho por mais tempo. No entanto, no casamento existem as obrigações de ambos. Dentre elas, trabalho, estudo etc. Então, você poderá não ter essa expectativa suprida e se frustrar pelo objetivo não alcançado. Eis a razão pela qual muitos casamentos vivem em pé de guerra. Um exige do outro o tempo que não pode dar. Nesse sentido, tempo de qualidade é mais eficaz do que quantidade de tempo.
relacionamento

3.    Para ser feliz
Se você não conseguiu ainda ser feliz sozinho, você não deve pensar em se casar para atingir esse objetivo. No casamento, quando isso acontece, a outra pessoa é sugada ao extremo porque você não deseja fazê-la feliz, mas só se importa com a sua própria felicidade. Casamento é agradar ao outro; é fazer de tudo para fazer a outra pessoa feliz.

4. Por sexo
O grande problema é que muitos solteiros pensam que no casamento a divisão do tempo é: 90% sexo e 10% outras coisas. Porém, quando se casa, constata-se o oposto: 10% de sexo e 90% de outras coisas. Isso pode levar você a uma grande frustração e tentativa de outros meios para sua satisfação, quando seu objetivo ao casar-se é somente o sexo!
Se você se encaixa em algum desses pontos, nosso conselho a você é: NÃO SE CASE AGORA! Escolha Esperar. Alinhe suas motivações, reveja seus conceitos e aguarde o próximo artigo, em que falaremos sobre as razões corretas para se casar.

Até a próxima!

:: Leandro Almeida  – Pastor da Mocidade da Igreja Batista da Lagoinha
Fonte: Lagoinha.com

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Igreja X Instituição


Há muitas críticas sobre a dimensão institucional da Igreja Evangélica. Você ainda acredita na instituição igreja? Se sim, como salvá-la?
A igreja é criação de Jesus. Em Mt 16.18, Jesus disse que edificaria a sua Igreja. Naquele tempo, Igreja significava um grupo de pessoas em torno de alguém, ou de ideias, ou de ambas.

 Jesus falava de um grupo de pessoas que cressem ser ele Deus, que viera em carne e osso, para libertar a humanidade. Disse que trabalharia nessa Igreja, de tal maneira, que esta atacaria as portas da morte, libertando seres humanos que, por ele, seriam ressuscitados no último dia.

 Estas pessoas, membros da Igreja, seriam trazidos ao Filho pelo Pai, por meio de uma revelação sobre a natureza divina e libertadora do Filho. Portanto, gente que adoraria ao Filho como Deus.
A Igreja é a consolidação desse grupo de Jesus, pelo Espírito Santo, por seu batismo e habitação, desde o Pentecostes.
O Espírito Santo disse que a Igreja é o corpo do Senhor, por meio do qual Jesus exerce a seu governo sobre todas as coisas. Que a Igreja é a casa de Deus, e o santuário onde Deus é adorado.
Nas palavras de Jesus, a Igreja assume um perfil relacional: onde dois ou três estiverem reunidos em nome de Jesus, ele estará entre eles; e sacerdotal: se dois concordarem na terra será feito no céu.
Na ação do Espírito Santo, a Igreja assume um perfil operacional: todos os seus membros são cumulados de dons, de capacidades especiais para operar prodígios, assim, há, também, membros dessa comunidade que são destacados pelo Espírito Santo para prestar serviço para a Igreja, sem, com isso, ganhar qualquer posição hierárquica; todos continuariam a se ver e a se tratar, apenas, como irmãos.
Na voz do Cristo, essa Igreja assume uma característica missional, ela tem de levar o conhecimento do Cristo e dos seus ensinos a todos os povos, tem de batizar os que, a exemplo do que aconteceu com os primeiros, forem recebendo a mesma revelação sobre Jesus de Nazaré.
E, nessa missionalidade, a Igreja tem de manifestar a presença do Reino, na história, por meio do serviço aos demais, através de obras boas, que provoquem transformações nas circunstâncias, e dêem direção para a sociedade.
Na perspectiva dos apóstolos, a Igreja passa a necessitar de estrutura mínima, que garanta as condições para que está se organize em função de sua missão. Daí, presbíteros, para que as pessoas, no exercício de seus dons, não percam o foco missiológico, transformando as capacidades que receberam em fim em si mesmas.
Não pode, outrossim, a Igreja se permitir a ser uma confraria fechada, um refúgio. Ela tem de se manter uma comunidade para a humanidade, sonhando com o dia em que toda humanidade seja Igreja. Daí, diáconos que garantam a igualdade entre irmãos e que promovam o senso de comunidade pela partilha e pelo acolhimento.
E como essa comunidade é um contigente geográfico, para além de ser uma comunidade virtual pelo Espírito Santo, ela tem de se reunir, e essas reuniões precisam manter-se relacionadas umas às outras.
Com o passar dos séculos esta estrutura deixou de ser mínima, e de manter a igualdade, passando á privilegiar a hierarquia, e a reconhecer apenas poucos como sacerdotes, embora, o sacerdócio seja universal. E a estrutura acabou por sequestrar a Igreja.
Nossa tarefa, hoje, é fazer que a estrutura volte aos moldes originais, que volte a ser o mínimo necessário para que a Igreja, a comunidade, seja o máximo possível.

Pr. Ariovaldo Ramos
Fonte: Facebook

sábado, 3 de maio de 2014

Existe vida além do computador

computador

 Entramos o século 21 abarrotados de equipamentos eletrônicos à disposição das pessoas de todo o mundo. Criatividade, obrigatoriamente, tem que estar associada a algum tipo de equipamento ligado à Internet, celulares, computadores. Até mesmo a criação de outros produtos está ligada ao computador: desenhos, filmes, esculturas, música. Quem não está nessa “onda” está por fora, desplugado, desconectado.

Sempre que falo com alguém que não tem computador, brinco: “você é uma pessoa de sorte”. Atualmente, a pressão é tão grande para que as pessoas vivam em torno do computador, que aquele que não tem um está quase que automaticamente excluído da sociedade. Então, quem pode e, até quem não pode, faz o esforço de comprar um, ou mesmo fazer um curso, se inteirar do assunto. Não ter um computador tornou- se quase um caso de psicólogo.

Mas será que existia vida antes do computador e haverá depois dele? Evidentemente que nossos pais viveram sem computador. E bem. O mundo existia, funcionava, progredia, antes do computador.

Quem imagina que não, comparo a meus filhos que só me conheceram usando bigode, então imaginam que já nasci de bigode. A televisão, o rádio, o telefone, a máquina fotográfica, a geladeira e muitas outras tecnologias existiam antes do computador. Não pensem os mais jovens que o mundo era chato antes do computador. Penso que ele ficou mais chato e monótono justamente com o advento do computador.

Antigamente, era possível se diferenciar a redação de um jornal de um escritório de engenharia, de advocacia. Hoje, não. Em qualquer lugar está lá o onipresente computador e, claro, um funcionário que transfere toda a responsabilidade, e também a culpa, a ele. “Eu conheço o senhor, mas o computador não. Desculpe.”

Quando comprei meu primeiro computador eu já tinha mais de 30 anos. Perdia mais tempo tentando entendê-lo que realmente utilizando-o. Perdia mais tempo tentando atribuir-lhe alguma utilidade que realmente utilizando- -o. Isso, por que já possuía uma intimidade de mais de 20 anos com a máquina de escrever, tesouras, cola e papel. Foi assim que escrevi meu primeiro livro, e deu tudo certo. Com o passar do tempo e o avanço do computador, transferi inúmeras atividades para o computador: livros, impressão, elaboração de textos, correio, bilhetes, fotografias, filmes e outras tantas coisas que fazia separadamente.

Não sou resistente às novas tecnologias e não nego que avançamos em muitas coisas depois do computador. Estou escrevendo este texto em meu laptop. Resisti o quanto pude a comprar um, mas não teve jeito. Minha profissão exige e agora tenho que levar o escritório até para o avião. Mas confesso que muita coisa perdeu a graça.

Escrever cartas à mão era mais gostoso e nostálgico. Ir aos correios caminhando e encontrando amigos, olhando as lojas, era algo impagável. Lembro- -me, com saudade, dos meus amigos carteiros e do imponente prédio dos correios. Escrever livros e artigos eram coisas que só escritor sabia. Agora todo mundo tem seu computador, pensa que é escritor, e sai copiando e colando, ajudado pelo corretor, pela Internet e suas inúmeras ferramentas.

A música, o desenho, os filmes e tantas outras artes foram afetados pelo computador, de forma tal, que elas perderam um certo brilho que chamávamos de genialidade. Vibrávamos com os efeitos especiais dos filmes. Agora dizemos: “Ah, foi feito no computador.” Muita coisa melhorou, mas, confesso que tenho que garimpar muito para encontrar um texto genial, um filme ou desenho que não seja “fabricado” pelo computador. Não acredito mais em fotos, e minha derradeira decepção será quando todos os artistas da TV forem substituídos por imagens computadorizadas. Será o fim.

A vida tornou-se concentrada em uma única coisa: o computador. Ver TV, filme, escrever livros, cartas, desenhar, falar com os amigos, negociar, fazer conferência, estudar, fazer anotações, trabalhar, ir ao banco, e sei lá quantas outras coisas, tudo no computador, olhando para a telinha e digitando teclas, pode parecer a maravilha do século 21, mas também é a monotonia mais monótona da História.

Confesso que a falta de flores, de ar puro, de barulho, de lápis e borracha, de pessoas do lado, de conversas, de caminhadas, enfim, de realidade, tolhem a minha criatividade. Inventar alguma coisa olhando o dia todo para uma telinha é tremendamente mais trabalhoso que qualquer outra dificuldade que tínhamos no passado.

Por isso, de vez em quando, quero deixar a telinha de lado e escrever uma carta à mão, fazer um desenho a lápis, caminhar até aos correios, ir à feira, assistir a um filme no cinema, conversar com o porteiro do meu condomínio, visitar um amigo distante, tomar um cafezinho com o gerente do banco, escrever um texto à mão, e rabiscar, rasurar até quanto for necessário. Tenho certeza que existe vida além do computador.

Fotos: Internet
:: Atilano Muradas
Fonte: www.lagoinha.com