terça-feira, 31 de março de 2015

Pare de fugir…

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tiago 4.14)
correria  2
Estive pensando porque os dias passados eram mais longos e hoje ninguém tem tempo para nada. Afinal, continuamos com as mesmas 24 horas, não fomos sugados por nenhuma máquina do tempo e o sol continua nascendo e se pondo religiosamente no mesmo horário. Obviamente não foi a natureza que mudou sua rotina, como muito se fala por aí, talvez alguém tenha adicionado um bom leque de atividades em nossa rotina, tornando a vida tão acelerada que mal tenhamos tempo para nos cumprimentarmos.
Uma vez ouvi durante uma palestra que há muitas pessoas que lotam a agenda para não terem tempo de ficarem sozinhas consigo mesmas, pelo simples motivo de não suportarem a própria presença. E estive pensando que embora a afirmação seja severa é também legítima. Faça o teste! Tente chegar em casa sem ligar a TV, o computador, ou algo que lhe traga entretenimento, e apenas fique quieto por um pouco de tempo. Digo você a sós com Deus em um silêncio íntimo, sem música ou qualquer outra coisa que possa mudar ou envolver o ambiente. Só você e Ele. Estar só, às vezes assusta e, por isso, nos envolvemos de falsas companhias criadas pela tecnologia para que, pelo menos, possamos criar a imagem de que estamos fazendo algo ou estamos com alguém.
Uma vida muito corrida é o que o presente século tem gerado para que as pessoas não vejam o tempo passar e possam, de alguma maneira, esconder o vazio da alma. Ninguém para, mas quando alguém decide aquietar o que se vê são dores e lágrimas. Todas essas minhas palavras não são uma defesa a uma vida monótona ou reflexiva como os monges, mas a afirmação de que você precisa parar diante do Criador. Não dá mais para fugir, se esconder em todas essas tarefas, foi Ele quem lhe fez, só Deus conhece como você funciona e o segredo para dar certo.
Sabe qual é a verdade? É que suas tentativas para fazer a vida andar mais rápido têm funcionado e ela passará como um vapor. A minha e a sua vida passarão com a mesma brevidade que uma planta que hoje está, mas amanhã é cortada. Se essas fagulhas de momento que temos aqui forem vividos como se pertencermos a essa terra, quão indigno entre os homens nós somos! Que possamos usufruir da vida abundante que Ele tem a nos oferecer que faz os dias terem sentido e alegria.
:: Érica Fernandes,lagoinha.com

segunda-feira, 30 de março de 2015

Por que alguns sonhos não se realizam?

Imagem: internet
Desejar que nossos sonhos se realizem é normal. Acontece que, como falhos seres humanos, podemos errar ao sonhar (o que é muito comum também).
Geralmente, um sonhador para pra pensar nos sonhos que tem. Deitado na grama, “viajando” no céu, nas cores, no formato das nuvens e no movimento delas, ele sonha, sonha e sonha. Essa atmosfera traz à tona um turbilhão de pensamentos e sentimentos e, de repente, nos pegamos numa intensa vontade de realizar esses sonhos.
Às vezes, nos esforçamos para retirá-los da caixa da imaginação e realizá-los, mas a tentativa é frustrada. “Nossa, mas eu queria tanto isso!”; “Por que será que não deu certo?”; “Parecia tanto ser ‘de Deus’!”. Essas são algumas frases que passam na mente – ou saem de nossa boca – quando não conseguimos tornar um sonho realidade. Mas outras frases ou perguntas precisam tomar o lugar destas, como: “Deus está no controle e fará o melhor para mim”; “Qual será o propósito dele para isso não ter dado certo?”; “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!”.
Precisamos entender que “ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua” (Provérbios 16.1). Podemos sonhar, fazer planos, desde que antes digamos: Deus, que seja feita a Tua vontade!
Se pedimos algo insistentemente, sem querer saber se é o que Deus quer para nós, recebemos e, depois, percebemos que realmente não é o melhor. Não temos o direito de reclamar, afinal, fomos insistentes. Portanto, antes de querer que todos os seus sonhos se realizem, peça a Deus para lhe direcionar e não deixar que algo que não esteja nos planos dele aconteça. Podemos ter sempre a certeza de que os sonhos do Senhor são melhores que os nossos.
E, se um sonho que você tem não se realizar, é porque Aquele que sonda o seu coração quer lhe livrar de algo ruim e, com certeza, tem algo melhor para você! Jesus lhe ama… e muito!
:: Dayane Cristina,lagoinha.com

sexta-feira, 27 de março de 2015

Não é tarde demais!

Josué 14.6 a 13
Vintage watch







Ele tinha oitenta e cinco anos e já havia visto muitas coisas. Nas gavetas de suas memórias, dobradas como roupas que quase não se usa mais, repousavam lembranças da complexidade que foi sua vida. O senhor Calebe viveu grandes coisas entre guerras e conquistas. Aquela era, merecidamente, hora de descansar, se aposentar e deixar para os mais jovens as lutas diárias, afinal poucos da sua geração tinham tanto êxito a contar para os netinhos. Ele era um exemplo de vencedor e isso já estava bom!
Mas seus velhos olhos insistiam em mirar o monte Hebron. Aquelas colinas o atraíam como o canto de um pássaro no silêncio e suas lembranças insistiam em ecoar as palavras de Moisés há quarenta e cinco anos. Uma promessa: a posse daquele monte por herança. Calebe conhecia sua condição, sabia que já era idoso e não ignorou sua realidade. Mas toda vez que olhava para o alto via a promessa e ela fazia refletir um homem tão forte como um jovem de quarenta anos. A autoimagem de Calebe era tão bem resolvida que ele reivindicou seu direito a Josué, ainda que tivesse que lutar com gigantes para conquistar aquele lugar.
Calebe sabia das dificuldades existentes para fazer cumprir aquela promessa. Ele podia desistir, aliás era muito mais fácil deixar “pra lá” e se contentar com a “aposentadoria”, não é mesmo? Entretanto, ele não desistiu, decidiu que, ainda que seu corpo estivesse velho, a promessa de Deus não havia caducado com o tempo.
Para nós, o tempo também passa e vai aos poucos desbotando as promessas que eram tão vivas como vermelho sobre branco. A alegria do milagre por vir vai apagando em nossa mente. Os gigantes do cotidiano gritam por tanto tempo: “não vai dar”, que às vezes esquecemos a suave voz da promessa, perdemos a fé e acreditamos que estamos velhos demais para conquistar.
Calebe não achava que era velho, ele tinha certeza da sua idade, contudo, a sua maior certeza era a fidelidade do Senhor da promessa. Fé! Quem disse que é tarde demais?
Minha mãe orou por mais de trinta anos pela conversão de todos os filhos. Agora, aos oitenta e quatro anos chegou a alegria de ver o último filho se convertendo e se preparando para o batismo. Aleluia! Mas ela não parou e continua orando pelos netos e bisnetos. Não é tarde demais, lembre-se da promessa, agarre-se à juventude desse dia e encontre ali forças para lutar e conquistar. Se Deus prometeu, na hora certa, irá cumprir.
:: Nilma Gracia Araujo, laginha.com

quinta-feira, 26 de março de 2015

Sofrendo por fazer o bem













Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. 
“Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados.” [1 Pedro 3.13-14]

Pedro não quer que você diga que a pessoa que o prejudicou estava agindo corretamente. Pois há um julgamento muito diferente entre eu e Deus e entre eu e você.
Por exemplo, eu posso ter ira, ódio e desejos maus no meu coração e não machucá-lo. Você continuará ileso e nada terá contra mim. Mas, diante de Deus, eu sou culpado. Se ele me punir, faz o que é certo, pois eu sem dúvida mereci a punição. Se ele não me punir, então está usando de misericórdia comigo. Em qualquer caso, ele estará certo. Mas isso não significa, consequentemente, que a pessoa que me perseguir também estará agindo corretamente. Pois eu não procedi mal com aquela pessoa, diferente de como procedi com Deus.
Em Ezequiel 29.19-20, Deus fala sobre o rei Nabucodonosor. É como se Deus estivesse dizendo: “Você não sabe que ele tem sido meu servo e tem me servido? Agora, eu devo dar-lhe uma recompensa. Eu ainda não o paguei. Eu lhe darei a terra do Egito como sua recompensa”. Nabucodonosor não tinha direito à terra, mas Deus tinha o direito de punir outros por meio dele. Para que esses salafrários malvados não comessem seu pão sem pagar, Deus os faz servi-lo por meio da perseguição ao seu povo.
Assim, a razão humana dá um passo à frente e pensa que pessoas como eles devem estar fazendo o bem. Mas Deus está apenas pagando-os em troca do seu trabalho de punir e perseguir cristãos devotos. Mas se você suportar a pena e louvar a Deus dizendo: “Tu estás certo, Senhor!”, você se sairá bem. Então Deus lançará aquelas pessoas no inferno e as punirá por agir errado. Mas ele o receberá misericordiosamente e lhe dará salvação eterna. Portanto, deixe Deus fazer o que quiser. Com certeza, ele irá retribuir a cada um no final.
>> Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Crie o hábito das devocionais diárias

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105)
Foto: internet
Você está conseguindo reservar um tempo exclusivo com Deus, diariamente, seja pela manhã, na hora do almoço ou à noite? Em casa ou no trabalho? Todos nós precisamos deste investimento mais do que podemos imaginar. Quando era criança, cantava-se muito na igreja num cântico que dizia: “Leia a Bíblia e faça oração, se quiser crescer, se quiser crescer (…)”. Os mais antigos na caminhada cristã devem se recordar dessa canção. E que verdade simples e poderosa ela nos apresenta.
O homem secular não acredita que a Bíblia é a revelação de Deus, Sua Palavra aos homens, por isso, nossa sociedade está sem parâmetros, referenciais seguros, está perdida. Não existe família forte longe da Palavra e da presença de Deus. Por isso, desenvolver o hábito das devocionais é fundamental. O devocional é uma prática ordenada na Palavra, que nos manterá firmes e sábios diante das difíceis situações da vida e frutificará em todas as áreas de nossas vidas, pessoais, familiares e profissionais. E claro, terá um impacto direto em nossa maturidade, ministério e relacionamentos interpessoais.
Seremos pessoas melhores na sociedade se começarmos nosso dia em comunhão exclusiva e pessoal com Deus, em primeiro lugar. Entenda que a prática do devocional diário é o momento do dia em que separamos para estar em comunhão com Deus de maneira mais pessoal. Hora de adorar, orar, ler a Bíblia e meditar sobre o que lemos, declarando nosso amor ao Pai, meditando em quem somos e no propósito da Palavra e em nossa missão de vida aqui na Terra. É um tempo especial de intimidade com Deus.
Todos precisamos do “GPS” (Guiados pelo Senhor) para não nos perdermos diante dos caminhos da vida. Não é um exercício de disciplina a ser visto como obrigação para o cristão, mas, sim, um privilégio e um prazer. Ao fazer o devocional diário precisamos estar disponíveis para ouvirmos o Senhor. A meditação na Palavra nos molda segundo a imagem de Cristo, enquanto aprendemos os princípios pelos quais devemos viver e dirigir nossa vida (Salmo 119.105). É também quando desfrutamos de tudo o que advém do aprofundamento da comunhão com o Senhor.
Ao separar este tempo especial com Deus, agradamos a Ele – “Mas a oração dos retos é seu contentamento” (Provérbios 15.8b) – e ganhamos força ao aperfeiçoar o maior instrumento de auxílio que dispomos, que é a oração. Aproveite estes momentos para confessar todos os seus pecados da maneira como forem revelados pelo Espírito Santo (Salmo 66.18 e 1 João 1.9). Peça a Deus que sonde o seu coração e corrija aquilo que O desagrada. Agradeça por tudo e coloque todos os seus desafios e problemas diante do Senhor. Confirme a sua confiança no amor do Pai, ratificando que o controle de sua vida é de Cristo e interceda por sua família, pastores, amigos e irmãos, por toda igreja, nação e pelo mundo sem Jesus.
Perguntei ao Dr. Russel Shedd sobre o que pode manter uma igreja firme na sua missão, e sua resposta foi categórica: “Meditar e praticar a Palavra.” De fato, com seus 86 anos de idade, cheio de vigor e sabedoria, precisamos concordar com ele que esta é a direção segura, nossa bússola para atravessarmos as tempestades da vida. Que assim como o salmista você possa orar diariamente: “Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine” (Salmo 119.133).
Coloque em ordem sua vida, buscando Deus em primeiro lugar. Quem coloca Deus à frente, não chegará por último na jornada da vida, pois entende esta realidade: “Ou a Bíblia te afastará do pecado, ou o pecado te afastará das Escrituras.”
::Pr. Carlitos Paes,lagoinha.com

terça-feira, 24 de março de 2015

Solução de problemas familiares requer habilidade

Foto: Internet
Família perfeita não existe. Não há casamentos perfeitos, porque nenhum cônjuge está isento de defeitos. Não há quem não experimente conflitos oriundos do lidar com opiniões diferentes. O que se deve evitar é que as divergências afastem os cônjuges um do outro, fomentando a separação. Frequentemente, a desavença decorrente do confundir “pessoas” com “coisas” aprofunda raízes de amargura e incrementa a raiva, abalando o amor.
Estabilidade na família não é sinônimo de perfeição relacional, e sim, resultado de uma mínima habilidade necessária no trato com problemas, mapeando-os e, com discernimento, tentar resolvê-los. Para reanimar a fé e a esperança, dispomos de Poder do Alto – “tudo posso naquele que me fortalece” – oferecido aos que, nascidos de novo, decidem viver em obediência a Deus, para lidar melhor com as dificuldades e superá-las por meio da fé. Isso inclui também as possibilidades de superação dos conflitos nas relações familiares.
A capacidade de sobrepujar os episódios adversos advém da força e do poder de Deus. O apóstolo Paulo ensina-nos o caminho da intercessão, com súplica, “levando tudo a Deus em oração”. E, que tal, cônjuges e filhos orando juntos? As Escrituras fornecem excelente orientação para as relações saudáveis na família, em matérias, tais quais: conversão, vida de santidade, reconciliação, vida eterna, e até como deve ser um casamento saudável. A Bíblia é nosso manual. Em Atos 17.11, lemos que os cristãos aprenderam a Verdade, quando passaram a examinar frequentemente as Escrituras. Jesus diz em Mateus 7.24-27 que o homem prudente é “o que constrói sua casa sobre a rocha”, isto é, observando e praticando o que está na Palavra de Deus.
E o amor? Mulheres amam por natureza. Já os homens são recomendados a amar a esposa. Amor é a bênção de cuidar e colocar o objeto de seu amor no pedestal do coração. Quando há amor nos lares, expresso em ação e “no que” e “como” falamos, não há lugar para egoísmo, ciúmes, descasos, rixas e maus-tratos. LAR DOCE LAR, longe de utopia, do mero romantismo inconsequente, é a retribuição oferecida aos que plantam o amor como decisão volitiva no seio familiar. Exige muita dedicação.
:: Eli Fernandes, lagoinha.com

sexta-feira, 20 de março de 2015

Confiando em Deus quanto às necessidades diárias


Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? [Mateus 6.25]

Não conseguiremos nos livrar de nossas ansiedades e preocupações enquanto vivermos. Mesmo assim, Deus nos dá tudo o que necessitamos, a cada momento, sem precisar de qualquer assistência de nossa parte. Assim, por que continuamos tendo medos bobos e ansiedades acerca de pequenas necessidades triviais, como se Deus não pudesse ou não fosse nos suprir com alimento e abrigo? Devemos abaixar a cabeça de vergonha quando as pessoas nos mostrarem essa tolice.
“Insensatas” – essa é a única forma de descrever aquelas pessoas ricas, bem nutridas, que estão sempre preocupadas em ter uma despensa abastada. Elas têm fartura de alimentos ao seu alcance, para servirem refeições nutritivas. No entanto, nunca compartilham uma refeição com qualquer pessoa, nem convidam outras pessoas para jantar. Elas têm camas vazias, mas nunca convidam as pessoas para se hospedarem em suas casas.
Por isso, Cristo nos mostra abertamente como somos tolos. Isso deveria ser o suficiente para nos fazer cuspir em nós mesmos, com uma total repugnância. Mesmo assim, continuamos a andar à apalpadelas em nossa cegueira, mesmo que esteja óbvia nossa incapacidade de suprir nossas próprias necessidades básicas sem Deus. Isso já deveria ser o bastante para nos fazer cristãos e para manter em nossas mentes este pensamento: “Indubitavelmente, eu nunca segurei em minhas próprias mãos um só momento fugaz da minha vida. Se eu preciso confiar em Deus quanto à minha própria vida e integridade física, por que eu deveria me preocupar acerca de como encontrar sustento para o meu dia a dia?”. Não confiar em Deus quanto às nossas necessidades básicas é como ter um pai rico, disposto a gastar generosamente milhares de reais conosco, e não conseguirmos confiar nele quanto à necessidade de dinheiro em uma emergência.

 Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

Aquieta-te, alma!

Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no teu livro?”. (Salmos 56:8)
Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”. (2 Coríntios 12:9)
Deixaste que os nossos inimigos nos pisassem. Passamos pelo fogo e pela água, mas agora nos trouxeste para um lugar seguro”. (Salmos 66:12)
tImagens: internet
Ei, queridão, Deus não se esqueceu de você, amém?! Ele tem visto toda sua lágrima, seu pranto, sua dor. Contudo, é agora, justamente agora, no meio desse furacão, em meio a essa fraqueza, sentimento de incapacidade, que o poder dEle se aperfeiçoará em você! Essa dificuldade passará. E mais do que passar… depois de passar por ela, você sairá mais fortalecido, pronto para coisas ainda maiores de Deus para sua vida!
Hoje é você. Amanhã, serão outros. E advinha quem o Senhor usará para consolar essas pessoas? Sim, você, amado!! Tudo isso será testemunho amanhã e, graças a você não ter desistido, Deus irá te usar na vida de muitos outros, pessoas que passarão pelas mesmas lutas que você tem passado. Deus irá te usar como prova viva e testemunha ocular daquilo que o Senhor é capaz de fazer por meio de um coração quebrantado e um espírito contrito, disposto a obedecer ao Senhor. Amém?!
Chore sim. Chore bastante. Ele ainda transformará o seu pranto em festa! Profetizo uma noite tranquila sobre sua vida. Toda ansiedade, preocupação, tristeza e dor irão embora e darão lugar a uma paz não vinda de homens ou de textos prontos, mas a paz que excede todo entendimento; a paz que não está sujeita a circunstâncias; a paz que só Ele pode nos dar. Você terá uma noite abençoada. O Senhor dará ordem de comando aos Seus anjos. Toda opressão que perturbava sua mente cairá por terra, em nome de Jesus. Seu sono será em paz, pois Aquele a quem até o vento e o mar obedecem está contigo neste barco! Em nome de Jesus eu oro e lhe abençoo!
:: Bruno Pinto – Do Olhar ao Altar

quinta-feira, 19 de março de 2015

Senhor, que temos para hoje?


Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em Ti (por Ti somente e completamente) eu espero (com grande expectativa) todo o dia (Salmos 25. 4-5)
Comece o seu dia dizendo: “Estou empolgado com este dia, Deus. Mal posso esperar para ver o que Tu vai fazer. Creio que irás me guardar, me ajudar, me abençoar e me mostrar o Teu favor. Eu Te amo, Pai. Estou esperando em Ti, Pai, e estou pronto para Te ouvir”.
Peça a Deus para colocar em seu espírito tudo o que Ele quer que você saiba. Peça-lhe para mostrar as coisas que acontecerão e o que você fazer (veja João 16.13). Ele lhe dará direção, e você terá muitos motivos para louvá-Lo pelo dia de hoje.
Joyce Meyer,lagoinha.com

quarta-feira, 18 de março de 2015


A unidade gera bênçãos



“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! … É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre” (Salmos 133.1,3)
Se você tem orado por alguma coisa e não parece estar ouvindo Deus, talvez precise chamar alguém para orar em concordância com você. Esse tipo de unidade é uma dinâmica espiritual poderosa, e de acordo com os versículos de hoje, ela é boa e ordena a bênção de Deus.
Quando duas ou mais pessoas entram em concordância, Jesus promete estar com elas, e a sua presença exerce mais poder do que podemos imaginar em nossas vidas e nas circunstâncias que nos cercam. Ele diz em Mateus 18.19-20: “Se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que estás nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali Eu estou no meio deles”. Deus também está conosco como indivíduos, mas o nosso poder aumenta quando nos reunimos em unidade e concordância. A Bíblia diz que um pode colocar mil para correr e dois podem perseguir dez mil (ver Deuteronômio 32.30). Gosto desse tipo de matemática!
Em função de a bênção de Deus residir na unidade e de Sua presença estar com aqueles que concordam no Seu nome, o inimigo trabalha diligentemente para dividir as pessoas, gerar conflitos nos relacionamentos e manter as pessoas em divergência umas com as outras. Precisamos entender o poder da unidade e da concordância, e necessitamos exercitar esse poder falando com Deus e ouvindo a Sua voz junto com os outros.
A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE: Não deixe de orar com os outros.
Joyce Meyer,lagoinha.com

terça-feira, 17 de março de 2015

Não gaste seu tempo com a “pessoa errada”!

Foto: internet

Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco (Eclesiastes 11.9).
Tempo é mais que segundos, minutos, horas, dias, anos, décadas, séculos e milênios. “O tempo é um milagre que não se repete”. Alguns dizem que tempo é dinheiro, mas, na verdade, é mais precioso que o dinheiro. Tão precioso, que todo o dinheiro do mundo não é suficiente para comprar sequer o último segundo que passou. Tempo é nosso recurso mais precioso e por isso deve ser administrado com sabedoria.
Tenho duas perguntas relacionadas ao seu tempo para lhe fazer: Como você gasta seu tempo? E em termos de relacionamentos amorosos, com quem você tem gastado seu tempo?
A primeira pergunta é importante porque diz respeito ao seu futuro como indivíduo. Muitos jovens vivem deixando a vida levar para ver no que vai dar. Gastam o tempo de qualquer maneira, não planejam o amanhã, se entregam as circunstâncias da vida e esperam ter bom resultado no futuro. São náufragos no mar da vida, possuem um bote com remos, mas não sabem para onde ir, por isso, cruzam os braços e se entregam às marés e ondas da vida. Se você vive assim, tenho uma má notícia: “Quem age sem planejar, planeja fracassar!”.
A segunda pergunta é importante porque diz respeito ao seu futuro ao lado de alguém. E se você gastar seu tempo com “alguém errado” pode perder a chance de desfrutá-lo ao lado de “alguém certo”. Como diria Caio Augusto Leite – “Era tempo de amor, não aproveitei, o amor virou pó, o tempo passou, a vida acabou”. Já parou para pensar que você pode estar perdendo seu tempo com alguém que não quer nada com você? Que não vai lhe oferecer futuro algum?
Conheço pessoas que deslumbraram um futuro ao lado de alguém que só queria estar ali e aproveitar o momento. Ele(a) só pensava no momento e ela(e) sonhava com o casamento. Nas palavras de Renato Manfredini Júnior, “ela fazia muitos planos. Eu só queria estar ali. Sempre ao lado dela, eu não tinha aonde ir”. Percebe que algumas pessoas relacionam-se com outras por simples conveniência? “Por não ter para onde ir”?
Tem gente que está em um relacionamento para ter companhia, para não se sentir só, para mostrar aos outros que consegue ter alguém ou para suprir suas carências. É gente que não pensa no outro, que se importa apenas consigo mesmo, que vive o momento e não tem muitos planos ou se tem, ainda que esteja ao lado de alguém não decidiu com quem compartilhá-los.
E ainda existe aquela pessoa que terminou um relacionamento, sabe que não tem mais volta e ainda assim decidiu ficar sozinha, se fechou para novas experiências e alimenta no coração o desejo de que – (mesmo que impossível) em algum momento as coisas voltem a ser como antes. Se você tem gasto o seu tempo assim, gostaria de lhe dar um conselho – não mendigue atenção de quem quer que seja. Não dependa dos outros para ser feliz. Seja capaz de viver sem a presença de quem vive sem você. Não se esforce para compartilhar minutos com quem está mais interessado em coisas que não lhe incluem. Arranque o retrovisor da vida e mantenha seus olhos na estrada que está a sua frente.
Se você é alguém que está relacionando com a “pessoa errada” ou alguém está preso nas ruínas de um relacionamento, meu conselho final é – Seja razoável, seus sonhos, planos e seu tempo são preciosos demais para serem compartilhados com alguém egoísta que só vive o agora. Cada minuto do seu hoje é importante demais para você perdê-lo com quem não quer viver o amanhã e o resto dos seus dias ao seu lado. Proteja seu coração, não permita que as pessoas possam feri-lo. Livre-se do que atrasa a realização de seus sonhos e ore pedindo a Deus para ajudar você a encontrar alguém que queira viver ao seu lado não só o agora, mas para sempre, mesmo que o para sempre seja só até que a morte os separe ou até quando Deus quiser.
Melhor abrir mão de “alguém errado” hoje para ter “alguém certo” a vida inteira.
“Quando pessoas erradas saem da sua vida, coisas certas acontecem”. (Caio Fernando Abreu)
Deus abençoe sua vida rica e abundantemente!
::Júnior Meireles (Namoro com Propósito – Do Olhar ao Altar)

segunda-feira, 16 de março de 2015

Desejando a presença de Deus


“Com minha alma suspiro de noite por ti [oh, Senhor] e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque [somente], quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça (retidão e posição correta diante de Deus)” (Isaías 26.9)
Se estivermos muito famintos, procuraremos algo para comer. E se não comermos antes de sairmos de casa, iremos a uma lanchonete ou restaurante, ou ligaremos a algum “disque-entrega” para que nos traga alguma comida.
Se estivermos bastante famintos por Deus, encontraremos uma forma de entrar em Sua Presença. Deveremos ser tão famintas pela Presença de Deus que são absolutamente não sairemos da nossa casa ou tentaremos resolver qualquer coisa até passarmos algum tempo com Ele.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Não seja tão ocupado


As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas [ternas] misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3.22-23)
Se estivermos atarefados demais para passar tempo com Deus, então, simplesmente, seremos pessoas muito ocupadas e praticamente abriremos a porta para uma catástrofe em nossa vida. Precisamos pedir a Deus que nos mostre as coisas das quais devemos nos livrar e que não estão produzindo qualquer fruto em nossa vida.
Em Sua Palavra, Deus diz: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará (fará o dia alvorecer sobre você)… vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios (viva com propósitos)… remindo o tempo [aproveitando cada oportunidade], porque os dias são maus” (Efésios 5.14-16). Deus quer que sejamos fortalecidos na força do Seu Poder e estejamos sempre cheios do Espírito Santo.
 Devocionais Joyce Meyer,lagoinha.com

quinta-feira, 12 de março de 2015

Escutai-vos uns aos outros

Foto: Edemias Del Mestre
Há alguns anos, assisti a uma entrevista com Carlos Saldanha, um brasileiro que trabalha com cinema nos EUA e foi diretor de famosos desenhos animados, tais como, “Rio”, “Rio 2” e a “A Era do Gelo 2”. Embora seja um grande artista do desenho e da computação, em nenhum momento Carlos afirmou que “ele” fez o desenho, “ele” fez o roteiro, “ele” fez tudo. Ao contrário, ressaltou que “centenas” de pessoas participaram do processo de elaboração dos filmes. E não se trata apenas de modéstia, mas de valorização do trabalho alheio e mais, convicção de que trabalho de tamanha envergadura seria impossível alguém fazer sozinho. Certamente, o que mais se valorizou nesse contexto foi a ação de ouvir um ao outro com atenção, pois trabalhar em equipe não é apenas cada um usar o próprio dom em favor de uma causa, mas, acima de tudo, cada um ouvir o que o outro está dizendo e ambos trabalharem pela mesma causa.
Então, dentre as coisas que mais me deixam chateado no quesito relacionamento é conversar com alguém que não presta atenção no que falo e está sempre indo embora, nunca tem tempo para escutar o que tenho a dizer. Minha vontade, no fundo, é interromper abruptamente a conversa e sair. Não tomo tal atitude por educação, bem como, para não pagar o mal com o mal. Se por algum motivo a pessoa está com pressa, tem horário marcado com outra, tudo bem, mas tem gente que está “sempre correndo” e “nunca” tem tempo para qualquer pessoa que a aborde. Acontece em todas as classes sociais e posições, do chefe ao último funcionário. Nesse caso, escorregar de conversas já virou hábito. Comparo esse tipo de gente àqueles que estão de corpo presente, mas o tempo todo conversando com outra pessoa ao celular. A mais importante é sempre a outra pessoa e não a que está na frente dela. Como é hábito, quando essa pessoa encontrar com outra, ficará falando comigo pelo celular. Tente entender essa gente ansiosa e depois me explique.
Quem não escuta o outro com atenção, perde de aprender muitas coisas interessantes, novas ideias, seja na escola, no trabalho, na igreja ou em casa.
Quem não escuta o outro com atenção, perde sentimentos agradáveis, pois não consegue entrar no assunto do outro. As histórias e experiências não são internalizadas a ponto de fazerem diferença. Alegria, tristeza e necessidades de todo tipo são simplesmente desconhecidas, quando não se ouve o que outro tem a dizer. Portanto, quem não escuta, torna-se insensível à causa alheia.
Quem não escuta o outro com atenção, perde momentos inesquecíveis, pois sempre estará ausente. Um bom exemplo é quando alguém canta e o outro conversa, ignorando a música. Outro exemplo é daquele que, em vez de ouvir com atenção alguém recitar a poesia, opta por só fotografá-lo; o conteúdo não interessa, apenas a figura. Mas a maior falta de atenção para ouvir o que o outro diz, seja em gesto ou palavras, é quando alguém recebe um presente, mas só consegue ver defeitos e reclamar. Perdeu a oportunidade de ter um momento inesquecível.
Quem não escuta o outro com atenção, perde conexões importantíssimas. Pode perder oportunidades de emprego, bons negócios e até o amor da sua vida. Pode perder o melhor sócio ou o melhor funcionário para a empresa.
Quem não escuta o outro com atenção, perde preciosos conselhos que poderiam ser a chave para a resolução de pequenos e grandes problemas, pois, “na multidão de conselheiros há sabedoria” (Pv 11.14) Para obter conselhos é preciso boa dose de paciência misturada com humildade e bastante disposição para ouvir.
“Escutai-vos uns aos outros” não é mandamento bíblico de forma direta, mas implícito em muitos versículos. Quando alguém confessa os pecados ao outro (Tg 5.16), a oração que se segue deverá ser de alguém que conseguiu “ouvir” e entender a confissão. Quem prefere em honra e aceita o outro (Rm 12.10; 15.7) é alguém que realmente sabe quem é o outro porque sempre o ouve. Só poderá admoestar, instruir, aconselhar, edificar e encorajar (Rm 15.14 / Cl 3.16 / 1Ts 5.11 / Hb 3.13) aquele que conseguiu “ouvir” o que o outro tem a dizer. Admoestações, instruções, conselhos e encorajamentos não podem ser distribuídos tal qual folderes lançados de avião. É preciso ter alvo conhecido: pessoas que foram ouvidas. Ter cuidado, levar as cargas, servir e suportar uns aos outros (1Co 12.25 / Gl 5.13; 6.2 / Ef 4.2) não é mandamento que se cumpre sem que se ouça com atenção quais são as reais necessidades do outro. Por fim, ninguém consegue amar e ser amado (Jo 13.34) sem ouvir com bastante atenção o que o outro pensa e diz. Ninguém recebe amor de graça; é preciso conquistar com todas as armas possíveis, inclusive, o ouvido.
::Pr. Atilano Muradas,lagoinha.com

quarta-feira, 11 de março de 2015

Egoísmo e consumismo

[Vocês] não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. (Tg 4.2)
Um esforço enorme. Dia e noite. Para lá e para cá. Uma agitação doentia e inútil. No fim do dia, no fim da semana, no fim do ano nada é acrescentado. Se houve alguma mudança, foi para pior.
Por quê? Com poucas palavras, Tiago põe a descoberto o fracasso de certos crentes espalhados pelo mundo inteiro: “[Vocês] não conseguem o que querem porque não pedem a Deus”.
Antes que alguém o conteste, Tiago acrescenta mais uma explicação: “E mesmo quando pedem, não recebem, porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres” (4.3).
Por que eles não recorrem a Deus em oração? Poderia ser por se considerarem autossuficientes. Poderia ser por falta de intimidade com Deus. Poderia ser por não crerem na eficácia da oração. Poderia ser por quererem esconder de Deus os seus desejos consumistas e egoístas.
Por que, quando oram, não recebem o que pedem? Porque eles só oram em benefício próprio. Porque nunca fazem a oração-modelo: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!… Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal” (Mt 6.9-13). A oração-modelo atrapalharia o estilo de vida deles. Com que cara eles pediriam a Deus que lhes perdoasse os pecados, “como também perdoamos as pessoas que nos ofenderam”? Eles não perdoavam ninguém e brigavam com todo mundo.
— Não adianta fazer muitas orações se o pecado está presente!

>> Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

terça-feira, 10 de março de 2015

De dentro para fora

De dentro para fora

De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? (Tg 4.1a)
Irmão brigando com irmão – que coisa feia! Ambos têm o mesmo Pai, o mesmo Salvador, o mesmo Espírito. Ambos são pecadores e tiveram suas dívidas pagas pelo sangue de Jesus. Ambos têm as mesmas convicções, a mesma fé salvadora, a mesma esperança. Ambos vivem na mesma atmosfera do pecado. Ambos são dependentes da oração. Ambos são ramos da mesma videira. Ambos são hostilizados pelos não crentes e tentados pelas mesmas potestades do ar. Eles podem ter temperamentos diferentes e diferentes pontos fracos, mas no fundo são iguais em tudo. Por que brigar? Por que viver em desarmonia? Por que esbanjar energias com pequenos ou grandes atritos? Por quê? Por quê?
As brigas entre irmãos na fé são históricas. Basta lembrar de Caim e Abel, de Esaú e Jacó, de Penina e Ana, dos judaizantes e dos apóstolos, das divisões entre os crentes de Corinto e sobretudo daquelas irmãs bem comprometidas com a evangelização, Evódia e Síntique (Fp 4.2).
Tiago pergunta: “De onde vêm as lutas e brigas entre vocês?” Qual é a procedência desses atritos? Quando eles começaram? Por que começaram? Há quanto tempo vocês estão brigando?
O escritor não espera a resposta dos briguentos. Talvez tenha perdido a paciência com eles. Ele mesmo responde com outra pergunta: “Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?” (ARA). O que Tiago quer dizer é que as lutas exteriores são consequência das lutas interiores. Dessa maneira, ele volta a chamar a atenção deles para o problema básico: a natureza humana!
— Temos tanto em comum, que não deveríamos brigar!

 Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Tendo um coração puro

Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. [Mateus 5.8]
Alguns sonhadores declaram que, para ter um coração puro, as pessoas precisam se esconder em um canto, entrar em um monastério ou convento ou procurar a solidão do deserto. Para eles, as pessoas não devem ter pensamentos terrenos, nem gastar qualquer tempo em questões seculares. Em vez disso, todos os seus pensamentos devem ser sobre o céu. Esses sonhadores enganam a si mesmos e a outros com suas ideias equivocadas. Eles levam as pessoas ao erro e causam muitos estragos. Consideram malignos os líderes e as instituições seculares. Entretanto, são exatamente tais coisas que asseguram uma sociedade cumpridora da lei e ordenada. Esses líderes e instituições mantêm o mundo em funcionamento e são estabelecidos pelo próprio Deus.
As Escrituras falam sobre ter pensamentos puros e coração puro como algo que é feito de forma condizente com ser um cônjuge, amar e cuidar da sua família e fazer tudo que os pais fazem. Na verdade, Deus insiste em que cumpramos essas responsabilidades. Nada do que Deus ordena pode ser impuro. De fato, é essa mesma pureza que nos permite ver a Deus.
Quando um juiz desempenha suas responsabilidades e impõe uma sentença, ele não está agindo por si. Ele está colocando em prática as leis e os mandamentos de Deus. Se ele for um cristão, está fazendo um trabalho bom, puro e santo. Mas uma pessoa nessa posição não deveria poder fazer qualquer coisa se o seu coração não estivesse puro. Até mesmo um trabalho desagradável e que envolva sujeira, tal como pegar esterco ou lavar fraldas, é um trabalho puro e santo se vier de um coração puro.
 Ultimato.

domingo, 8 de março de 2015

Um presente para as mulheres




“O que devo dar a uma mulher no dia 8 de março?” Essa foi a pergunta que um amigo me fez. Pensei em flores, chocolate, um recadinho carinhoso, um bichinho de pelúcia, um perfume… Como de praxe. Então, comecei a ruminar sobre o assunto e me dei conta que esta não era uma questão tão simples assim. O que as mulheres querem, afinal? Do que elas realmente precisam? O que elas ainda não têm?
Elas estudam cada dia mais, contribuem de forma ativa para o crescimento da ciência, tecnologia, artes, política, cultura e com o avanço da fé. Revelam desenvoltura em todos os campos profissionais, até naqueles culturalmente dominados por homens. Dirigem com graça enormes ônibus e tratores, constroem casas, dirigem grandes empresas, governam estados, países… E continuam avançando.
Elas permitem as emoções sem restrições, choram sem medo e gargalham até com o olhar sem perder a firmeza no comando. Mudam a cor e o corte de cabelo de acordo com cada etapa da vida, mas continuam obstinadas com um propósito estabelecido. São quem mais concluem graduação. Mulheres, seus infinitos pares de sapatos e passos cada vez mais firmes em direção ao alvo traçado.
Acumulam dúzias de hidratante, cada um para uma parte do corpo e conseguem convencer que cada um deles é imprescindível. Elas são persuasivas! Enfim, o que dar às mulheres?
E, assim depois de meditar sobre essa pergunta, respondi finalmente ao meu amigo: “Dê qualquer mimo neste dia 8, mas lembre-se que esse presente deve ser somente um símbolo do respeito e consideração dedicados por todos os demais dias do ano”. O nosso melhor presente vem de Deus: poder festejar a igualdade diante da cruz, todos os dias do ano!
“Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3.28).

:: Nilma Grácia Araujo

DIA 08 DE MARÇO
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
A NOSSA IGREJA DÁ OS PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!!!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Razão de viver


MARCOS 8.34-38
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36.)
A maior alegria de viver é saber que no rol dos salvos, se encontra o meu nome.Que em Cristo Jesus saciei minha fome.Que da água da vida bebi e me enchi de paz, salvação, alegria, de unção.E agora é viver para sempre aqui aguardando na festa a premiação.
O médico, já grisalho e aposentado, vivera seus anos de juventude como cirurgião plástico. Não é nada fácil a vida de um médico. Sem horário para almoçar nem para dormir, sem direito à privacidade, principalmente quando se mora no interior. Mas aquele cirurgião se gabava de nunca ter se submetido a dar nenhum tratamento de graça. Nunca, em sua agenda, estava marcada uma consulta ou uma intervenção cirúrgica gratuita.
Escolhera o lugar de morar, a fazenda que queria comprar, a esposa com quem queria viver… Mas não tinha amigos. Sua esposa se sentia muito só. Aquele homem teve um problema cardíaco e ficou internado em estado de coma, no pequenino hospital de interior, onde escolhera ter sua fazenda. Somente o médico da cidade viera visitá-lo. Sua esposa disse que ninguém tinha vindo vê-lo, nem os próprios filhos. E, ao falecer, algumas pessoas da cidade disseram:
“Morreu tarde!”E não houve praticamente ninguém, além da esposa e dos filhos, presente no seu funeral.Não vale a pena viver para “ganhar dinheiro” como finalidade da vida em si. O trabalho tem a sua recompensa, que é o salário ou os honorários. Mas, quando se olha para o dinheiro como alvo do viver, pode-se correr este risco: não fazer amigos,não plantar amor. E, se não houver plantio, não haverá colheita, não é mesmo?Lembre-se de que o dinheiro é um ótimo servo, mas é um péssimo senhor. Ele é tirano e destruidor de vidas, e as leva para o inferno. É ilusão buscar servir-lhe. O fim é a solidão.Escolha Cristo e plante amor, amizades, alegria, paz. E colha felicidade.
Pai, quero viver aqui somente para te glorificar. Encha o meu coração de muito amor e compaixão, para que eu seja um semeador da bondade que há em ti. Amém.

Ângela Valadão,lagoinha.com