quinta-feira, 30 de abril de 2015

Os caminhos misteriosos de Deus

Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreenderas obras de Deus, o Criador de todas as coisas. [Eclesiastes 11.5]

Deus conduz e direciona o seu povo de maneira misteriosa. Na Bíblia lemos: “A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas” (Sl 77.19). O próprio Cristo disse a Pedro: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá” (Jo 13.7). Cristo parece estar dizendo: “Você quer me ver e quer que eu faça o que é bom e correto para você. Mas eu agirei de uma forma que fará você pensar que eu sou um tolo, não Deus. Você verá as minhas costas, não a minha face. Você não entenderá o que estou fazendo, nem por que o faço. Então eu poderei moldá-lo e continuar moldando-o da forma como eu quero. Meus métodos podem parecer tolos para você, como se eles viessem do próprio Diabo”.
Precisamos aprender como Deus guia o seu povo enquanto este cresce e se desenvolve. Frequentemente, eu também tento ditar para o nosso Senhor Deus a forma como espero que ele faça as coisas. Eu já disse muitas vezes: “Ó, Senhor, tu poderias, por favor, fazer isso assim e fazer com que aconteça daquele jeito?”.
Mas Deus fez exatamente o oposto, mesmo eu dizendo para mim mesmo: “Essa é uma boa sugestão, que trará honra a Deus e expandirá o seu reino”. Sem dúvida, Deus deve ter rido da minha “sabedoria” e dito: “Tudo bem, eu sei que você é uma pessoa inteligente e bem educada, mas eu nunca precisei que um Pedro, um Lutero ou qualquer outra pessoa me ensinasse, informasse, governasse ou guiasse. Eu não sou um Deus que se permitirá ser ensinado ou dirigido por outros. Ao contrário, eu sou aquele que conduz, que governa e que ensina o povo”.
>> Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Amor pra quê?

Foto: internet
Todos nós que estamos nesta caminhada “do olhar até o altar” somos cheios de sonhos e planos para nossa vida sentimental. Mas aí lhe pergunto: quer um amor pra quê? E é sobre isso que quero falar hoje, sobre qual é a disposição dessa nossa caminhada. Para isso, quero usar alguns exemplos de erros que eu mesmo cometi na busca por um amor.
1) Amor para me fazer feliz: eu já quis alguém com quem andar de mãos dadas, chamar de minha namorada e mudar o status do Orkut (saudades, Orkut). Na verdade, eu só queria alguém para suprir minha carência e minha solidão. Se você, por qualquer motivo que seja, não está conseguindo ser feliz sozinho (a), não coloque sobre o outro o peso de lhe fazer feliz. Aprenda, primeiramente, a ser feliz consigo mesmo!
2) Amor para fazer alguém feliz: minhas orações eram lindas, pedindo a Deus alguém para que eu pudesse fazer feliz. Nada errado você querer colocar um riso no rosto da outra pessoa. Mas meu erro foi me anular. Querer tanto a felicidade de alguém e ser infeliz, fazendo aquilo que eu não queria fazer, fingindo ser alguém que eu não queria ser. Não queira alguém pelo simples fato de ter, mas que lhe obrigará a abrir mão dos seus gostos, sonhos e personalidade. Relacionamento sem liberdade chama-se prisão.
3) Alguém para fazer Deus feliz: impossível uma oração tão linda, tão bíblica e espiritual dessa não ser respondida. Só que essa minha oração era feita com o intuito de “comover” a Deus. Mas Ele sonda nosso coração e sabe qual a verdade que há nele. E quando há inverdades, sofremos porque achamos que Ele não está respondendo. O Deus ao qual servimos não se move por emoção, então não tente comprá-Lo.
Depois de tantas cabeçadas infrutíferas e sofríveis, encontrei o amor verdadeiro quando aprendi a ser feliz sozinho e quando encontrei alguém que soubesse ser feliz sozinha. Aprendemos que juntos poderíamos ser mais felizes e nossa felicidade não anula a felicidade de Deus a nosso respeito. Por isso, se você identificou alguma disposição errada no seu coração em relação à sua vida sentimental, busque em Deus o acerto. Deus quer que você seja plenamente feliz no relacionamento, sem se anular ou sem anular a Ele.
:: Wallison Mata,lagoinha.com

terça-feira, 28 de abril de 2015

O Senhor é a nossa força

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram” (Salmos 27.1-2)
força
Dizer que Deus é a nossa força pode parecer um tanto óbvio para aqueles que nasceram de novo e permitiram que Cristo fosse seu Senhor e Salvador. Mas na rotina diária e na agitação que vivemos, isso pode ser esquecido facilmente.
Quantas vezes nos sentimos tão fracos, desanimados, sem fé, esperança? E não são poucas as situações que surgem para tentar sufocar nossa alegria, confiança. Mas é no momento de provação e dificuldade que precisamos nos lembrar das promessas do Senhor e, acima de tudo, de quem Ele É. Quando as forças se vão e tudo parece escuro, façamos como o salmista e invoquemos Àquele que é nossa Luz e nossa salvação.
Ele é a fonte de toda força que necessitamos em tempos de guerra, de privações, provações e ataques do inimigo. Em Deus estamos seguros. Nele podemos confiar. Então, se O buscarmos de todo coração, descobriremos que em nós há uma força nunca antes percebida. E essa força será cada vez maior à medida que passarmos pelas dificuldades e continuarmos caminhando e confiando.
Se não nos esquecermos de quem Deus é, do que Ele tem para nós e das Suas promessas, então, o Senhor aumentará nossa fé, nossa força e poderemos prosseguir mais um pouquinho. O desejo do coração do Pai é nos abençoar, por isso, receba tudo que Ele tem para sua vida hoje e que o Senhor o fortaleça a cada manhã!
 ::Denise Tomaz de Souza – Colaboradora do Portal Lagoinha.com

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Livre-se dos laços de escravidão

“Vejam isso os aflitos e se alegrem; quanto a vós outros que buscais a Deus, que o vosso coração reviva” (Salmos 69.32)

Se ainda está difícil começar o seu dia da forma certa, faça esta oração:
“Pai, tenho lutado para passar tempo me relacionando Contigo e lendo Tua Palavra. Sei que me relacionar Contigo não é uma lei, é um privilégio, é algo que beneficia minha vida. Oro para que todo laço de escravidão e as mentiras de Satanás que me impedem de ter um tempo a sós em oração e comunhão com Deus sejam quebrados em minha vida. Ajuda-me a ver claramente que isso é algo que devo fazer para viver em vitória. Oro por uma unção que me atraia à Tua presença e me leve a buscar intensamente a Ti. Ajuda-me a conseguir começar da forma certa cada manhã”.

Joyce Meyer,lagoinha.com

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gentileza à vista!

gentileza
Estávamos na Avenida Afonso Pena, em BH, voltando do consultório da minha dentista. Era tardinha, minha filha dirigia e eu olhava o movimento perto do Palácio das Artes. O sinal fechou e um carro parou bem do nosso lado, parou a uma distância de aproximadamente dois metros do carro da frente.
O motorista do carro que estava atrás deste começou a buzinar freneticamente para que o motorista da frente se movesse. Olhei para trás do carro que buzinava tanto e vi que ele não estava fechando o cruzamento e que não havia evidência de veículos com prioridades. Não entendi a emergência daquele gesto impaciente, eram apenas dois metros!
Quando o motorista do carro da frente entendeu que aquela algazarra era com ele, tirou a mão para fora e a levantou. Então, eu pensei: lá vem um palavrão com os dedos! Mas para minha surpresa aquele motorista levantou a mão e fez o gesto de paz e amor, arredou para frente o seu carro um metro e meio e mostrou o polegar em uma atitude de compreensão e paz.
Ficamos, minha filha e eu, assistindo admiradas ao desenrolar desse episódio no trânsito, esperando que terminasse como quase os demais: gritos, xingatórios, desaforos, taquicardia, agressões verbais, físicas e infelizmente até morte. O desgaste do cotidiano vai, sem a gente perceber, promovendo o pessimismo, não é mesmo?
O sinal abriu, os carros avançaram e assim seguimos na avenida comentando admiradas o ocorrido. Fomos surpreendidas com algo que deveria ser corriqueiro: a promoção da paz.
Ah! Se todos nós respondêssemos aos desaforos com um sinal de paz e amor? Se em vez de responder chingos com mais gritarias simplesmente cedêssemos um metro e meio? Como seria o mundo?
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12.14)
::Nilma Gracia de Araujo,lagoinha.com

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mude o seu passado

Foto: internet
Tornou-se comum a frase: “como não podemos mudar o nosso passado, devemos escrever o nosso presente”. Será que essa frase está correta? Viver é também guardar lembranças, umas doces e outras amargas. Umas nos inspiram e outras nos deprimem. Algumas nos fazem voar e outras nos levam a esconderijos.
Nossas atitudes diante do passado compõem as canções de nossas vidas. Alguns podem passar a vida toda dando voltas em torno do nosso passado, como se não houvesse futuro. Andar em círculos em torno do passado é nos afundar nos sulcos que o peso do nosso corpo vai formando, a ponto até de nos sufocar.
Há situações do passado que precisam ser mudadas. Há passados que precisamos reescrever, porque são falsos. Foram construídos para nós, para que acreditássemos na versão, ou construídos por nós, para que parecessem o que não foram. Neste processo, muitas infâncias dolorosas foram descritas como maravilhosas.
Pode ser que a sensação nos ajude, mas pode ser também que os fatos reais sejam o fio que nos conduziu pelo resto da jornada até agora. Neste caso, precisamos mudar o passado, reescrevendo-o como foi, não como o compuseram para nós ou nós mesmos o imaginamos.
Há passados que precisamos mudar, porque continuam presentes. Não escreveremos o nosso presente se não mudarmos o passado. O filho violento de um pai violento precisa saber que é violento porque seu pai o foi. Uma filha depressiva de uma mãe depressiva precisa entender que ela continua a história da sua mãe.
Mudamos o passado ruim quando escrevemos a nossa própria história. Mudamos o passado ruim quando rejeitamos o figurino que esse passado tenta nos impor. Mudamos o passado ruim quando recusamos os papéis de vítimas e nos dispomos com coragem a assumir que, apesar de nossas fraquezas e de nossas heranças, temos um lindo presente para viver. Não por acaso a Bíblia diz que Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos (Mateus 22.32). Ele é o nosso Deus hoje.
::Pr. Israel Belo de Azevedo,lagoinha.com

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A escolha sempre será sua

Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Mateus 7.24-27 – NVI)
Ler a palavra diariamente e não praticá-la não fará diferença em sua vida. Do que vale tanto conhecimento se não é utilizado?
bíblia
Aquele que não pratica as escrituras é comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Qualquer vento que passar a derrubará. Esse tipo de pessoa é facilmente moldada pelas circunstâncias. Vive olhando para o lado; vive se comparando com os outros; e criando desculpas para justificar suas escolhas erradas. Em algumas versões, esse tipo de pessoa também é conhecida como “tola”.
Mas existem aquelas pessoas que decidem edificar a casa sobre a rocha, e nenhum vento é capaz de derrubá-la. A Palavra de Deus não fica somente em sua mente, mas gera uma ação correspondente àquilo que meditou. E esse tipo de pessoa “prudente” tende a se firmar em Deus a cada dia que se passa. Sabe que, diante de todos os problemas à sua volta, não precisa desesperar-se, porque a Palavra garante a vitória.
E no que diz respeito à vida sentimental, percebemos muitos agindo como “insensatos”, escolhem ficar ansiosos desesperados e preocupados. Com medo de não viverem o que tanto sonham; achando que nunca irão encontrar alguém; e, ainda, permanecendo presos a um passado frustrante. Esquecem-se que, agindo dessa forma, só demonstram que a prática da Palavra estava passando longe da vida deles.
Você é quem decide se irá firmar sua casa sobre a rocha, sendo prudente, ou na areia, sendo insensato. Qual é a sua escolha hoje?
:: Aline Almeida – Pastora da Mocidade da Igreja Batista da Lagoinha

terça-feira, 21 de abril de 2015

Meditar na Palavra de Deus gera intimidade e crescimento

Foto: internet
A meditação diária na Palavra de Deus sempre traz benefícios incalculáveis para nossa jornada com Deus, e assim como Ele tem ministrado importantes lições para meu crescimento espiritual e fortalecimento da minha fé, em meio às batalhas de cada dia, desejo que o Senhor também fale com você.
Ao reservar tempo para estar a sós com o Senhor, ouvir Sua voz e obedecer às Suas orientações, demonstramos que Ele é nossa prioridade.
Por exemplo, uma meditação no texto de 1 João 4.18-19, “no amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”, pode nos libertar de todo pensamento ou sensação de que não somos amados.
E essa liberdade vem quando compreendemos que o amor de Deus é perfeito e Nele não há o que temer. Mesmo que não seja possível entender toda amplitude desse tão sublime amor, é Ele que supre toda ausência e carência do coração humano.
Quando recebermos esse amor, então, seremos capazes de amar sem reservas e sem medo, pois o amor do Senhor nos aperfeiçoa dia após dia e nos leva para mais perto do Seu coração. Lá encontramos toda paz, tranquilidade, renovo e refrigério que necessitamos para prosseguir sem vacilar.
Em meio à correria, estresse e pressões da vida, é no coração do Mestre que encontraremos o descanso que nossa alma precisa. É debaixo das Suas asas que estaremos seguros, protegidos e bem alimentados. Então, somos revigorados pelo Seu amor e isso nos permite prosseguir mais um pouquinho.
Por todas as experiências que o Senhor tem para nós e deseja nos dar a cada manhã, ousemos passar mais tempo com Deus, investir em nosso relacionamento com Ele e dar ouvidos à Sua voz. Isso nos levará a experimentar níveis cada vez mais profundos de intimidade com o Salvador.
Deus o abençoe e sustente a cada dia!
::Denise Tomaz de Souza – Colaboradora do Portal Lagoinha.com

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Vocação é coisa de Deus

“Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Êxodo 3.10).
Foto: Internet
Essas palavras encorajadoras e desafiadoras foram pronunciadas por Deus a Moisés. O povo do Senhor, os israelitas, estava sendo escravizado pelo império de faraó no Egito. Deus, então, decide tirar Seu povo do jugo da escravidão e libertá-los. Para isso, o Senhor “precisava” de um líder para chegar diante do povo e anunciar que Ele (Deus) estava ouvindo as orações do povo e que promoveria a liberdade deles. Além de ter que ir até ao faraó dizer que o seu domínio chegara ao fim, esse líder também teria que conduzir o povo à terra que manava leite e mel.
Diante da convocação de Deus, Moisés recusa. Deus opera milagres por meio das mãos de Moisés, como a vara que se transformava em serpente e a mão leprosa, mas, mesmo assim, Moisés recua e recusa a chamada. As lições desse contexto são maravilhosas: Deus vê a opressão do Seu povo; vê a maldade do opressor; ouve as orações e o clamor de seu povo por liberdade; conhece o sofrimento de Seu povo; faz promessas.
Dentre todas as lições que podemos tirar desse contexto, destacamos aqui: a vocação divina. Moisés não estava diante de um recrutador profissional de RH fazendo uma entrevista. O que estava em jogo não eram valores monetários, mas vidas, sonhos e a própria história do povo de Deus.
Deus não estava perguntando as habilidades de Moisés e nem queria ouvir as desculpas dele, pois, Ele em sua soberania, já sabia. Deus queria mostrar a Moisés que ele seria capacitado pelo Senhor para realizar a obra da libertação do povo do Egito, pois aquele não era o local que Deus desejava que Seu povo criasse raízes. Ele tinha outros planos, outras promessas.
Moisés se desculpou e se esquivou do chamado de Deus dizendo que era gago, insignificante, não possuía credibilidade diante do povo, ainda era jovem e sentiria solidão. As mesmas desculpas nós usamos hoje para não divulgarmos as boas novas do evangelho. Parece que não nos preocupamos com as pessoas que padecem, sofrem e são escravizadas – estas carecem da liberdade promovida pelo Senhor.
Diante do chamado de Deus para a proclamação da liberdade, que só o Senhor pode promover, não podemos simplesmente apresentar uma lista de desculpas e medos, contudo, uma vida consagrada, uma mente obediente e um coração dócil à voz do Senhor.
Deus elimina as nossas desculpas com Seu poder Eterno. Deus faz promessas grandiosas, quando chama e vocaciona alguém. Diante do medo, da insignificância e da solidão de Moisés, Deus diz: “Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei” (Êx 3.12). Diante da falta de credibilidade e intimidade com o Senhor, Deus diz: “EU SOU me enviou a vós outros” (Êx 3.14). Diante da gagueira e da falta de eloquência, Deus diz: “Quem fez a boca do homem não sou eu, o Senhor?” (Êx 4.11). Deus elimina todas as desculpas de Moisés e ensina que vocação é coisa de Deus: milagre.
Quando Deus chama, seguramente Ele capacita e quebra todas as barreiras. Portanto, precisamos gastar mais tempo na vocação que Deus nos deu do que na lista de desculpas. Assim como Moisés, precisamos eliminar os medos e a insegurança. Enquanto listamos nossas desculpas, pessoas permanecem aprisionadas. Participe desse movimento: chega de desculpas! A seara é grande e poucos são os ceifeiros, porque desperdiçam tempo em fugas e não investem seus esforços e energias no que sabem fazer bem, isto é, para aquilo que Deus os vocacionou. Ouça a voz de Deus. Ele está lhe chamando.
::Jeferson Rodolfo Cristianini

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Receba as dádivas de Deus

“Se quiserdes e me ouvirdes (fordes obediente), comereis o melhor desta terra” (Isaías 1-19)

Que vantagem há em termos um copo com água se não pudermos bebê-lo? Nossa sede não será saciada até que o façamos. Jesus disse: “Se alguém está com sede, venha a mim e beba”! (João 7.37). Ele disse que se tivermos qualquer tipo de necessidade, teremos de Lhe pedir o que queremos e, então, o receberemos. As boas coisas de Deus estão disponíveis para aqueles que simplesmente se rendem a Ele e aceitam Suas bênçãos e Sua misericórdia.
As pessoas pedem perdão a Deus, mas se esquecem de dizer: “Recebo o perdão agora mesmo; creio que estou perdoado”. A misericórdia é um dom gratuito. Você não pode merecê-la e nem comprá-la. A única coisa que você pode fazer é recebê-la. Apenas humilhe-se e aceite o perdão de Deus.
Joyce Meyer, lagoinha.com

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Abunde em graça

“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9.8)


Minha definição para a palavra “obter”é conquistar algo por meio de luta e esforço, e a palavra “receber” significa agir como receptáculo e simplesmente apropriar-se do que é oferecido. Podemos receber misericórdia, graça, força, perdão e amor de Deus. Este é um novo dia e a misericórdia de Deus é renovada a cada manhã (veja Lamentações 3.22-23).
Podemos ter um começo novo em folha hoje. Permita que a misericórdia de Deus o fortaleça e o cure antes de começar sua rotina. Receba Seu poder curador e deixe sua graça operar em você. Hoje pode ser um dia vivido de forma fácil se você depender da graça de Deus para fazer o que Ele o chamou para fazer.

::Joyce Meyer,lagoinha.com

terça-feira, 14 de abril de 2015

A beleza da gratidão e a gratidão à beleza

Foto: internet
Imagina que alguém te deu um presente, alguém que poderia estar fazendo um zilhão de outras coisas decidiu criar uma moldura no tempo para expressar o quanto gosta de você. Daquele que recebeu, espera-se uma resposta, o desabrochar da gratidão.
Agora pense em como é absurdo se a pessoa dirigisse a resposta ao próprio presente: “muito obrigado, ó divina caixa de chocolates, pois foi do seu agrado apresentar-se a mim para que eu saboreie de seus misteriosos e transcendentais sabores”. Pois é… isso é o que fazemos quando desfrutamos do belo, na natureza ou nas artes, e não reconhecemos que se trata de um presente do próprio Criador, para “nooossa alegria” (literalmente).
Portanto, não vamos nos perder na tendência do “sou grato à natureza, sou grato à arte, elas alimentam minha alma com seu poder libertador”. A experiência da beleza é somente uma janela para se avistar Aquele que esta além da criação, de Quem flui tudo que é belo e libertador. Entretanto, isso a concede uma nobre importância, uma valorização de tudo que é bonito, uma devida reverência nos momentos de beleza, pois Deus está comunicando algo e nos dando algo de si, pelo qual nossa alma está sedenta.
Vamos pisar no freio, desacelerar nossas vidas, ressignificar nossos conceitos de lazer e bem viver, para que nossa percepção seja aguçada e nossa alma tocada por tudo o que é belo. Para que desfrutemos da intensidade do pôr do sol, do ritmo das ondas do mar, da espontaneidade do vento que balança os coqueiros, do refrigério da cachoeira; da intensidade dos brincantes e foliões, do ritmo dos tambores, da espontaneidade de um palhaço, do refrigério de uma boa música.
Vamos fechar os olhos. Abraçar a tudo isso, vivenciar com intensidade. E ao abrir os olhos ver apenas o Pai das luzes. Provavelmente nos prostraríamos, mas, quem sabe conseguiríamos correr e nos atirar em seus braços. Novamente não enxergando, mas, agora por causa das lágrimas, guardando o ultimo fôlego para dizer: “Obrigado, muito obrigado… foi tudo lindo!”. Enfim, as coisas são muito mais pessoais do que se pensa.
::Matheus Loures – Ultimato

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Papai sabe o que é melhor

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
Deus quer que busquemos a justiça, a paz e a alegria, que são o Seu Reino (ver Romanos 14.17). Ele quer que desejamos profundamente ter um comportamento correto e que façamos todo o possível para alcançar essa meta, e quando conseguirmos isso Ele promete acrescentar as coisas que precisamos e desejamos. Ele quer que o busquemos, e quando fazemos isso, Ele tem prazer em nos abençoar.
Quando temos um desejo, devemos simplesmente pedir a Deus e confiar nele completamente; entretanto, devemos evitar cobiçar alguma coisa. Creio que estamos cobiçando quando queremos tanto alguma coisa que sentimos que não podemos ser felizes sem ela. Certa vez ouvi uma mulher dizer que ela simplesmente não podia ser feliz se Deus não lhe desse filhos. Também ouvi mulheres solteiras fazerem o mesmo comentário com relação ao desejo de se casar. Atitudes como essas são erradas e ofensivas a Deus. Qualquer coisa que sentimos que precisamos ter para sermos felizes além de Deus é algo que o inimigo pode usar contra nós, portanto, certifique-se de manter os seus desejos em equilíbrio.
É muito melhor orar e deixar Deus suprir do que se atormentar tentando fazer as coisas acontecerem por si mesmo. Lembre-se sempre de que Deus é bom e quer ser bom para você; portanto, mantenha os olhos nele e no Seu Reino e aguarde ansiosamente que Ele supra as coisas que são certas para você.
A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE: Qualquer coisa que você precisa ter para ser feliz é algo que o diabo pode usar contra você
::devocional Joyce Meyer,lagoinha.com

sábado, 11 de abril de 2015

Conceito de núcleo familiar no Estatuto da Família está em votação no site Congresso Nacional!

Igreja, a Câmara dos deputados está promovendo uma enquete querendo saber se:

"Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?

http://www2.camara.leg.br/enquetes/votarEnquete/enquete/101CE64E-8EC3-436C-BB4A-457EBC94DF4E

REPASSEM para os contatos, precisamos votar no SIM!!
Isso é muito importante. Repassem para o máximo de Cristãos que puder!

Vote SIM, pode ser do seu celular.
Espalhem nas redes!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Viva generosamente

“Ao que retém o trigo [quando as pessoas precisam dele], o povo o amaldiçoa, mas bênção [de Deus e dos homens] haverá sobre a cabeça do seu vendedor. Quem procura o bem alcança o favor [de Deus]” (Provérbios 11.26-27)
Creio profundamente em viver num estilo de vida “generoso”. Fui uma pessoa egoísta por anos, antes de finalmente perceber que a alegria vem ao dar e tocar outras pessoas. Não precisamos ter medo de perder nossos bens ou acabar sem nada, porque a Palavra de Deus é confiável.
Você sentirá verdadeira alegria quando começar a pensar sobre como pode abençoar outra pessoa. Consagre essa oferta a Deus, dizendo: “Senhor, eu me entrego a Ti. Renovo o meu voto e meu compromisso em obedecer-Te. Quero permanecer forte em Ti, por isso, busco Tua face. Abençoa-me e faz com que eu seja uma bênção para os outros”.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sacrifique-se para servir

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. (Lucas 6.38)

Você sabe o que o texto de Romanos 12.1 significa quando diz que devemos nos oferecer como sacrifício vivo? Isso quer dizer que devemos ser vivificados com todo o poder, zelo e entusiasmo que qualquer pessoa nascida de novo deve ter. Isso sognifica que devemos estar empolgados sobre Jesus. Devemos oferecer nossa boca, nossos pensamentos, nossas palavras, nossas atitudes, nosso corpo, nossas mãos e nossos pés para que Ele use-os continuamente em seu ministério.
Isso pode significar que não obteremos tudo o que quisermos na vida, mas tudo que deixarmos por causa do evangelho, Jesus disse que receberíamos cem vezes mais nesta vida (veja Marcos 10.29-30). Desfrute as bênçãos de Deus agora. Ofereça-se para servir e observe as bênçãos de Deus retornando.
::Joyce Meyer.lagoinha.com

quarta-feira, 8 de abril de 2015

NÃO É TARDE DEMAIS! 
Josué 14.6 a 13


      Ele tinha oitenta e cinco anos e já havia visto muitas coisas. Nas gavetas de suas memórias, dobradas como roupas que quase não se usa mais, repousavam lembranças da complexidade que foi sua vida. O senhor Calebe viveu grandes coisas entre guerras e conquistas. Aquela era, merecidamente, hora de descansar, se aposentar e deixar para os mais jovens as lutas diárias, afinal poucos da sua geração tinham tanto êxito a contar para os netinhos. Ele era um exemplo de vencedor e isso já estava bom!
      Mas seus velhos olhos insistiam em mirar o monte Hebron. Aquelas colinas o atraíam como o canto de um pássaro no silêncio e suas lembranças insistiam em ecoar as palavras de Moisés há quarenta e cinco anos. Uma promessa: a posse daquele monte por herança. Calebe conhecia sua condição, sabia que já era idoso e não ignorou sua realidade. Mas toda vez que olhava para o alto via a promessa e ela fazia refletir um homem tão forte como um jovem de quarenta anos. A autoimagem de Calebe era tão bem resolvida que ele reivindicou seu direito a Josué, ainda que tivesse que lutar com gigantes para conquistar aquele lugar.
     Calebe sabia das dificuldades existentes para fazer cumprir aquela promessa. Ele podia desistir, aliás era muito mais fácil deixar “pra lá” e se contentar com a “aposentadoria”, não é mesmo? Entretanto, ele não desistiu, decidiu que, ainda que seu corpo estivesse velho, a promessa de Deus não havia caducado com o tempo. 
     Para nós, o tempo também passa e vai aos poucos desbotando as promessas que eram tão vivas como vermelho sobre branco. A alegria do milagre por vir vai apagando em nossa mente. Os gigantes do cotidiano gritam por tanto tempo: “não vai dar”, que às vezes esquecemos a suave voz da promessa, perdemos a fé e acreditamos que estamos velhos demais para conquistar. 
Calebe não achava que era velho, ele tinha certeza da sua idade, contudo, a sua maior certeza era a fidelidade do Senhor da promessa. Fé! Quem disse que é tarde demais?
       Minha mãe orou por mais de trinta anos pela conversão de todos os filhos. Agora, aos oitenta e quatro anos chegou a alegria de ver o último filho se convertendo e se preparando para o batismo. Aleluia! Mas ela não parou e continua orando pelos netos e bisnetos. Não é tarde demais, lembre-se da promessa, agarre-se à juventude desse dia e encontre ali forças para lutar e conquistar. Se Deus prometeu, na hora certa, irá cumprir.

 :: Nilma Gracia Araujo, 
    Fonte: www.lagoinha.com

terça-feira, 7 de abril de 2015

"Jesus Cristo é o motivo da minha canção"

 "Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo." Salmos 27:4 

O encontro com Deus é o mais importante é essencial motivo do nosso culto de adoração. Se a presença de Deus não se torna real para os adoradores e a frieza espiritual caracteriza algo que deve promover a vitalidade espiritual, é necessário analisar as possíveis barreiras que estão impedindo a nossa adoração, e é preciso que ao descobri-las nos livremos delas. No texto acima vemos o interesse do salmista Davi em permitir que o seu desejar, e buscar a presença de Deus fosse algo visível a todos. Vemos nesse Salmo com muita clareza que o adorador necessita estar perto do seu Senhor e deseja estar sempre em total adoração á Ele. Duas palavras são marcantes ali., "BUSCAR E PEDIR". O salmista diz, uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei!!! Perceba que estas duas palavras fazem conexão entre si, "Pedir e Buscar". Portanto elas não foram utilizadas atoa, mas sim com uma finalidade, em profunda harmonia. Ou seja, não podemos querer sem buscar, o querer está totalmente conectado ao buscar. Para sermos alimentados espiritualmente precisamos ler a Bíblia, ir à igreja para ouvir a Palavra de Deus, aprender com Jesus, caminhar nos Seus caminhos, praticar os Seus ensinamentos e permitir que Ele trabalhe em nossa vida. Assim teremos a certeza de que contemplaremos grandes maravilhas a serem realizadas por Jesus e logo cantaremos o hino da vitória. Uma coisa é certa, Somos amados de Deus e Ele sempre cuida de cada detalhe em nossa vida, e age no sobrenatural, ainda que não vemos, Ele está fazendo, assim como Josué chegou à terra prometida, e viu que a terra era boa, creia, a sua terra é boa aos olhos de Deus. Um dos princípios básicos para obtermos a revelação de Deus é a obediência á Ele. A obediência flui da confiança e a confiança revela-se por meio da obediência. A vontade do Senhor na nossa vida é boa, perfeita e agradável... Disselhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. 
- Fomos planejados para agradar a Deus. O propósito de nossa vida é de agradá- lo para seu próprio prazer. Nós existimos para o benefício a glória, o propósito e o deleite de Deus.
 2º - O propósito primeiro de nossa vida é trazer alegria para Deus, devemos viver inteiramente para agradá-lo. Quando entendermos totalmente essa verdade, nunca mais enfrentaremos o problema de nós sentirmos insignificante, 
2.1 - "Em amor nos chamou para recebermos a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade" (Ef 1.5). Nunca esqueçamos também que Deus também tem emoções. Ele sente muito profundamente as coisas,
- Adorar é agradar a Ele, A Bíblia afirma: "O Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam sua esperança no seu amor leal" (Sl 147.11). Tudo que você faz e que agrada a Deus é um ato de adoração. 
3.1 - A adoração é como um diamante, multifacetada. Nesse sentido a adoração é um impulso universal, fortemente entrelaçado, por Deus, nas fibras de nosso ser é uma necessidade inerente de união com Ele, 
- A adoração deve ser um ato tão natural quanto o alimentar-se ou o respirar, 
4.1 - Se fracassarmos na adoração a Deus, encontraremos sempre um substituto, mesmo que ele acabe por ser nós mesmos, por isso essa é razão por que Deus nos criou com esse desejo é por que Ele quer ser adorado. Jesus disse que o Pai procura tais adoradores, que o adorem. Jo 4.23). 
- A adoração é um estilo de vida, é mais que música. Adoração, para alguns é apenas um sinônimo de música. Na verdade, a adoração precede a música. Lembremos-nos que Adão adorou no jardim do Éden, mas a existência de música não é mencionada até Gênesis 4.21, com o nascimento de Jubal. Porém se a adoração se referisse apenas à música, então todos que não são musicais não poderiam adorar,
 6º - A adoração não é deve ser parte de sua vida; ela é sua vida. Não é apenas para o culto da igreja. A Bíblia diz-nos para adorar continuamente a Deus, portanto cada atividade pode ser transformada em ato de adoração quando você a faz para o louvor e glória e a alegria de Deus. A Bíblia declara: "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1Co 10.31), 
6.1 - Nesse sentido podemos encheram que é preciso fazer tudo como se estivesse fazendo para Jesus ao estabelecer uma conversa contínua com ele enquanto faz suas coisas. A Bíblia declara: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens" (Cl 3.23). 

Conclusão: Ao descobrir o sentido da vida, descobriremos também o segredo para ter um estilo de vida de adoração. Não há sentido na vida quando não se tem tempo para adorar a Deus, ou quando não fazemos de nosso dia a dia, momentos felizes ao lado do nosso Deus em total rendimento para Ele. É importante que aprendamos fazer tudo como se estivéssemos fazendo para Jesus. O dia de trabalho se transforma em adoração quando você o dedica a Deus e o executa com a consciência da presença dele. Assim devemos dedicar todo nosso ser para o louvor da glória de Deus todos os dias. 

No amor de Jesus Cristo, 
Pastor Manasses Santos. 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Quem eu sou para vocês?

Foto: InternetJesus, certa vez, perguntou aos seus discípulos: “Quem eu sou para vocês?”. Pedro, orientado pelo Espírito Santo, reconhece que Jesus não é simplesmente mais um dos que se autoproclamavam messias. Ele responde: “O Senhor é o Cristo de Deus” – o Senhor é o Rei ungido por Deus que veio trazer o governo de Deus sobre toda a criação, salvando, redimindo e curando tudo o que foi corrompido pelo pecado e pela desobediência. Essa é a confissão básica de onde tudo o mais tem sua origem.
O chamado para seguir a Cristo requer, antes de tudo, uma confissão. Para Pedro e os primeiros discípulos, essa confissão representou um longo caminho de obediência, entrega sacrificial, serviço e martírio. Se Jesus é o Cristo de Deus, o Rei ungido por Deus, enviado para estabelecer seu governo de justiça, paz, alegria e salvação, para aqueles que assim confessam, não existe nenhuma outra opção senão a de segui-lo nos termos que ele mesmo define. C. S. Lewis disse que “o cristianismo, se for falso, não tem valor; se for verdadeiro, tem valor infinito. A única coisa que lhe é impossível é ser mais ou menos importante”.
A experiência cristã começa com uma confissão sobre quem é Jesus. Toda confissão é clara, objetiva e racional. Nenhuma confissão diz respeito ao que sentimos ou achamos. Nenhuma confissão se fundamenta em ideias vagas, conceitos abstratos ou sentimentos subjetivos. Quando Pedro afirma “O Senhor é o Cristo de Deus”, ele reconhece quem Jesus é dentro da história e da teologia.
A partir dessa confissão começa uma longa jornada. Essa confissão nos oferece uma identidade, um caminho, um jeito de viver e um destino. O apóstolo Paulo entendeu sua identidade como uma nova criatura em Cristo. Era um apóstolo de Cristo, um servo de Cristo, um prisioneiro de Cristo, estava no mundo para realizar a vontade de Cristo. “Para mim o viver é Cristo” – disse ele.
Essa confissão nos aponta um caminho onde abrimos mão da busca por autoafirmação e realização. Um caminho onde buscamos obedecer incondicionalmente ao Cristo de Deus. Um caminho onde aprendemos a orar dizendo: “Não o que eu quero, mas o que tu queres”. Nesse caminho, tomamos a nossa cruz e com ela renunciamos nossa agenda, e nos entregamos à agenda do reino de Cristo.
A confissão diz respeito a uma pessoa. Confessamos a Cristo. Seguimos a Cristo e vivemos como Cristo viveu. A vida de Jesus define nosso jeito de viver – nossos relacionamentos, valores, ética e moral. A pergunta de Jesus é clara: “Quem eu sou para vocês?”. Não cabe na resposta um conceito impessoal, seja ele religioso ou ideológico. A resposta será sempre pessoal – “O Senhor é…”. Quando seguimos uma pessoa, quem ela é define quem seremos enquanto caminhamos.
A confissão define nosso destino. O destino de Jesus foi a morte na cruz, o nosso também será. Dietrich Bonhoeffer disse: “Quando Jesus Cristo chama um homem, ele o chama para morrer”. Não existe um meio-termo. Ou Jesus é o Cristo de Deus ou é um grande impostor. Se confessarmos que ele é o Senhor, nosso destino será traçado por ele. Porém, a morte na cruz não foi o destino final de Jesus; a ressurreição e sua ascensão revelam sua vitória sobre a morte e nosso destino final.
Quem é Jesus para você? Escreva a sua confissão usando apenas uma sentença. Não responda repetindo irrefletidamente o que Pedro ou outros já responderam. Dê sua resposta pessoal, uma resposta que seja coerente com a forma como você vive. Todos nós vivemos a partir daquilo que cremos, quer tenhamos consciência da nossa confissão ou não. Uma confissão verdadeira nos conduz a uma vida igualmente verdadeira.
:: Ricardo Barbosa de Sousa,lagoinha.com

sexta-feira, 3 de abril de 2015

A fé retira o medo

Foto: Internet

Definitivamente, não há espaço para o medo quando se tem fé, ponto final, são sentimentos completamente opostos, se há medo não há fé, se há fé não há medo. Sendo direto, se você tem medo de alguma situação ou de algo, então você precisa exercitar mais a sua fé, todos passamos por momentos difíceis, em que parece que não há solução para nossos problemas, nestas horas é que podemos ver até que ponto nossa fé vai, use este momento para exercitar a sua fé, para aumentar a sua comunhão com Deus e se tornar mais íntimo dele. Preste atenção, não estou falando de aproximar-se de Deus para conseguir o milagre, porque o alvo não pode ser o milagre, mas, sim, Cristo. Isso geraria um outro problema.
A questão da “Fé x Medo” pode ser vista com clareza quando Pedro vê um “fantasma” andando pelo mar no meio da noite, e ao identificar que era Jesus pediu para que Jesus permitisse que ele fosse estar perto de Jesus (ver Mateus 14.28), Jesus então o chamou, e ele, sem pensar duas vezes, se lançou para fora do barco e pôs-se a andar sobre as águas também. E tudo ia bem até que ele percebeu o que ele mesmo estava fazendo, e talvez ele tenha se questionado quanto à veracidade daquilo, até que a palavra nos conta que ao olhar em volta, e notar a força dos ventos e das ondas, teve medo, observe que antes de perceber toda a situação em volta estava indo tudo bem, já se perguntou como?
Porque naquele momento ele estava focado em Jesus, que estava logo ali à sua frente, e por um momento, não havia onda, nem vento, nem escuridão, nem mar, somente ele e Jesus, num momento ímpar de confiança, só então, depois de notar as coisas ao seu redor, teve medo, e começou a afundar, percebe que quando há medo não há fé? É exatamente isso que Jesus fala para ele quando socorrerá seus gritos de socorro: “E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (versículo 31).
É interessante aqui lembrar-nos da definição bíblica de fé: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). “Não confunda fé com esperança, não confunda fé com achismo, você não espera que acontecerá, você não acha que acontecerá, você tem certeza que acontecerá, porque aquele a quem você confiou é fiel para cumprir!
A Bíblia é cheia de exemplos de pessoas que tinham tudo para temer a situação, mas escolheram colocar a fé em primeiro lugar, tendo a certeza que Deus interviria na situação (ver Romanos 8.28), mesmo se seu desafio for gigante e você pequenino (a), você não terá nada o que temer.
Que o Senhor Jesus abençoe você e toda sua família!
Juan Phillipe, lagoinha.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O único que nunca falha

“E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.” (Jeremias 1.12)
Quero, nesta reflexão, trazer uma característica muito interessante do caráter de Deus. Naturalmente que Ele é maravilhoso por inteiro, mas neste ano Ele tem me levado a estudar individualmente cada uma das particularidades que formam Aquele que é Deus acima de todos os deuses. E a qualidade é “infalível”.
Inevitavelmente fui procurar definições para essa palavra e encontrei algumas muito especiais que se encaixam muito perfeitamente no Senhor, pois reconheço cada um desses significados no Seu cuidado para comigo dia após dia. Também consigo enxergar a infalibilidade de Deus ao longo de toda Bíblia.
Eis algumas definições nas quais você não conseguirá deixar de ver Deus: “Que não pode deixar de acontecer” – Deus sempre faz algo acontecer. Muitas vezes não do nosso jeito, mas sempre dentro da Sua boa, perfeita e agradável vontade!
“Que não pode falhar: há princípios infalíveis” – Ele nunca falha e Seus princípios são eternos!
“Que não pode enganar-se” – Será que Deus poderia enganar-se a respeito de algo ou alguém? Com certeza não, pois Ele conhece todas as coisas!
“Que regula com toda a precisão” – Ele é sempre perfeito. Nunca chega atrasado. É preciso e exato em tudo que faz!
Por isso, amado leitor, mesmo que tudo ao seu redor pareça falhar, saiba que Deus nunca falha. Pessoas falham, promessas são esquecidas, mas o Senhor jamais falhará, nem chegará atrasado ou deixará de cumprir Suas promessas.
Sua Palavra é infalível, pois Ele zela para cumprir tudo que está registrado nas Sagradas Escrituras. Ele é a própria verdade revelada a nós por meio do Espírito Santo. Ninguém pode apontar falhas em Deus, pois somente pessoas são falíveis. Ele é soberano!
Lembre-se, quando tudo estiver ruindo ao seu redor, não se desespere nem perca as esperanças, mas olhe para Deus e confie que jamais falhará com você, pois Ele vela para cumprir todas as Suas promessas!
::Denise Tomaz de Souza,Lagoinha.com

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Teste de fidelidade

Foto: Internet
Ao contemplar vários textos na Bíblia vemos como Deus valoriza quem é fiel. Deus elogia Moisés para os rebeldes Arão e Miriam, destacando sua fidelidade em toda a casa dele (Nm 12.7). Afirma que promoverá no muito quem foi fiel no pouco (Mt 25.23). Declara que os seus “olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo” (Sl 101.6a). Irá receber seus servos na glória destacando que foram bons e fiéis (Mt 25.21). Nos ordena a sermos fiéis até a morte para nos recompensar (Ap 2.10). Elogio, promoção, procura, recepção e recompensa para quem foi fiel nos mostra o como Deus valoriza essa virtude.
Analisando a importância dessa virtude precisamos entender o que ela significa. No grego a palavra fiel significa: “Que manteve a fé com a qual se comprometeu; digno de confiança; aquilo que em que se pode confiar; verdadeiro”*. No hebraico é definida como: “estável; firme; certificado; duradouro; confiar; crer; ter certeza; confirmado; digno de confiança; verificado”*. À luz dessas definições poderíamos dizer que a pessoa fiel é firme, constante e estável naquilo que se comprometeu. Um cristão fiel continua firme com os princípios da Palavra de Deus custe o que custar, por isso, é uma pessoa digna de confiança.
A definição usa também três palavras importantes para entendermos o caráter de quem é fiel: verificado, certificado e confirmado. Esses termos nos indicam que uma pessoa fiel é verificada, testada e confirmada em sua postura antes de ser dito que ela é fiel. Pedro afirmou que não negaria e seria fiel a Jesus então apareceu testes que mostraram sua infidelidade. A Bíblia usa essa ideia ao falar da promoção para um nível novo. “Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25.23).
O fiel sofre o teste de sua fidelidade no pouco para então ser conduzido ao muito. O pouco fala de escassez e de não ter o suficiente. Somos testados em nossa fidelidade a Deus, quando estamos diante da falta. Quando falta a compreensão da esposa será verificada a fidelidade do marido em amar.
Quando há pouco dinheiro é testada a nossa fidelidade nos dízimos e nas ofertas. Quando há poucas pessoas chegando no horário é testada a nossa postura firme em chegar no horário. O problema é que muitos hoje justificam a sua infidelidade pelos testes que passam. Eles dizem: “Eu não fui fiel nos dízimos porque o dinheiro é pouco.”; “Eu fui grosso com ela porque ela agiu errado comigo”; “Todo mundo chega atrasado eu chego também”. Testes viraram desculpas. É por isso que muita gente não é conduzida a viver o muito que Deus quer entregar.
A palavra teste ou prova nos conduz a aprovação ou reprovação. Se um aluno diz que sabe uma matéria ele fará uma prova que verificará seu conhecimento. Se ele passar será aprovado para um novo nível se for reprovado continuará onde está. Para ser aprovado para um novo nível não seja reprovado no seu teste de fidelidade.
* STRONG, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 2005. In: Biblioteca Digital da Bíblia para sistema operacional Windows.