Leia esse artigo e seja impactado a fazer parte do grupo dos jovens diferenciados
A Palavra de Deus orienta aos jovens para que tomem cuidado com suas atitudes, pois chegará a hora em que todos nós prestaremos conta de nossas ações
A juventude é a melhor época da vida. Eu gosto de viver esta fase, apesar das incertezas do futuro, as dificuldades que aparecem por conta da nossa inexperiência e das mudanças bruscas que acontecem em algumas áreas.
A mocidade é o momento mais esclarecedor para entendermos o que Deus quer que façamos em sua obra. Meninos e meninas descobrem seus talentos, suas vocações e seguem seus chamados.
Mas para líderes de ministérios e pastores, a exortação a estes jovens é necessária para que eles não percam a orientação bíblica e caiam pelo caminho graças a seus erros.
Em Eclesiastes 11.9-10, a Palavra diz: “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.” A mensagem dessa Palavra de Deus diz que o jovem pode fazer o que seu coração sente vontade. Mas, fica o alerta de que no final de tudo, Deus exigirá prestação de contas de nossas atitudes. A Palavra vai além e diz que a juventude é a vaidade da vida.
Aprendemos muito com esta Palavra, pois, alguns jovens mesmo dentro da Igreja, esquecem da base bíblica a eles ensinada desde pequenos e vivem ás custas de seus interesses e prazeres. No entanto, um pecado cometido no auge da mocidade, ou seja, um erro cometido quando jovem pode acarretar consequências eternas.
Talvez um dos fatores que pesam contra o entendimento bíblico dos jovens são as emoções. Elas existem e muito pesam na mentalidade de todos eles. Pode ser uma preocupação com o namoro, a procura de um emprego, os estudos, problemas familiares e até o peso de um pecado não confessado.
É fundamental um acompanhamento espiritual para os jovens, as igrejas precisam projetar, aplicar e acompanhar os ministérios de jovens e adolescentes. A liderança deve ser dada a pessoas experientes com este público, que estejam dispostas em todo o tempo a passar orientação, atender casos urgentes, despender tempo para um bom relacionamento com as famílias e com os próprios jovens. Eu sou jovem e sei que a confiança entre líder e liderado é indispensável em situações assim.
Todos pecam, mas o que nos torna jovens diferentes é a certeza que temos de que somos remidos pelo sangue de Cristo. Há milhões de anos, em uma cruz, foi pago um alto preço para que fizéssemos a diferença entre os jovens desta geração.
Porém, é claro, a diferença não acontece de um dia para o outro, ela é fruto de ensino bíblico e valores cristãos que os pais devem passar aos seus filhos ainda pequenos. Para ilustrar esta observação, Provérbios 22.6 nos dá sustentação bíblica para a orientação que os pais devem dar aos filhos “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Glórias ao Senhor!
:: Por Lucas Meloni Pereira.
Fonte: www.lagoinha.com/portal/engine.php?pag=art&sec=1&cat=516&art=18276
Nenhum comentário:
Postar um comentário