Leia essa reflexão e entenda como é fundamental o papel dos pais na educação dos filhos
Pais, permitam-me entrar na sua casa, assentar-me com vocês à mesa e trazer-lhes algumas orientações práticas para criar seus filhos de acordo com os princípios fundamentais da Palavra de Deus.
Temos vivido dias tão difíceis, tão ameaçadores! Filhos não respeitam seus pais; pais que estão intimidados em corrigirem seus filhos. Nunca antes a estrutura familiar esteve sob tão grande perigo. Na verdade, os tempos mudaram, mas não as relações humanas, que constituem as raízes da formação do caráter.
Filhos precisam dos pais! As relações afetivas mantidas desde o nascimento permitem que eles adquiram padrões que os tornarão seres humanos equilibrados. As crianças precisam de direção, disciplina, apoio e ânimo para crescer, amadurecer e tornarem-se pessoas íntegras. Deus deu aos pais a grande responsabilidade de AMAR, PROTEGER, TREINAR e DISCIPLINAR seus filhos.
O Salmo 127.3-4 nos diz que “Herança do Senhor são os filhos, e o fruto do ventre é o seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade.” A flecha precisa ser corretamente apontada ou dirigida para atingir o alvo. Além disso, a flecha exige um arco que lhe dê força e poder. Observando pessoas peritas em arcos e flechas, noto imediatamente que o arco deve ser posto em sujeição e ser dobrado para que se aponte a flecha apropriadamente. Quanto mais flexível for o arco, mais longe a flecha atingirá. Que tremendo isso! Que sabedoria de recurso visual para ilustrar a GRANDE NECESSIDADE dos pais trazerem seus filhos em SUJEIÇÃO de maneira apropriada, e de APONTAREM e DIRIGIREM cuidadosamente em direção ao ALVO.
Desejo voltado para o mal
A criança tem uma natureza DUPLA: O Salmo 5.15 fornece a primeira característica:
“Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe.” Isto significa simplesmente que minha mãe nasceu com a natureza pecaminosa e por isso eu também nasci com a natureza pecaminosa. Mamãe e papai, entendam isso: Quando a criança nasce e não é instruída NO Caminho em que deve andar, quando ela é deixada a seu bel-prazer, sem receber instruções e correção adequada, os próprios pais transformam seus filhos em pessoas com o caráter deformado, podendo esperar os resultados mencionados em Provérbios 29.15, onde está escrito “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.”
A criança que não for retirada da condição original que tinha ao nascer acabará envergonhando tanto seu pai quanto a sua mãe. “O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.” (Pv 17.25.)
Nós, pais, precisamos ACORDAR, pois os filhos não esperam!
Hoje eles são crianças, amanhã serão adultos.
A criança não é o futuro de amanhã, ela é o HOJE!
Se nós, pais, continuarmos permitindo que a criança cresça sem qualquer treinamento, disciplina, ordem, regras, formação de bons hábitos, haverá grande tristeza e mágoa no futuro para os pais de tais crianças.
Toda criança tem o potencial de se tornar um delinquente ou criminoso quando entregue a seus próprios caminhos sem instrução ou correção.
A minha intenção não é colocar um jugo sobre você, papai e mamãe, mas trazer à LUZ a responsabilidade que temos sobre nossos filhos. Não posso negligenciar o que a Palavra de Deus tem trazido ao meu espírito em relação a esta geração de crianças de 0 a 12 anos, os “Samueis de Deus” dos nossos dias.
Vocês se juntaria a nós para ver esta geração sendo transformada pelo poder do Espírito Santo de Deus? Então, fale conosco, queremos ouvir a sua opinião.
Se assim o Senhor permitir, em breve, continuaremos a nossa conversa.
Deus abençoe sua vida e sua família.
:: Por Pra. Cleide Fernandes
Ministério Infantil/Geração Samuel – Igreja Batista da Lagoinha
Fonte: www.lagoinha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário