domingo, 10 de março de 2013

Mensagem Pastoral


TEXTO: (Jeremias 18: 1- 4). "A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer"
        Continuando a nossa busca pelo conhecimento, e se utilizando do texto proposto. Quero compartilhar com os irmãos a palavra de Deus anunciada ao profeta Jeremias no capitulo 18.1-17, que trata de uma declaração do Senhor para nação de ISRAEL, quando estavam vivendo uma vida de total incredulidade e afastamento de Deus e de sua palavra. Observa- se que o desejo de Deus é que seu povo possa renunciar seus maus costumes e se voltem para Ele. Com a pergunta que Ele faz, fica claro esse seu desejo, "Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel (Jeremias 18: 6- 7) ". O que aprendemos, é que o profeta Jeremias foi enviado à casa do oleiro, para lá receber o ensino demonstrativo, pois só assim ele estaria preparado deixando-se instruir por um simples oleiro. Vendo a obra de suas mãos, a maneira de como ele fazia o vaso sobre as rodas, e como este vaso se estragou, e a forma de como ele fora reconstruído. Após o profeta observar o oleiro exercendo o seu ofício, Deus falou com Jeremias. Essa lição nos mostra o quanto temos que estar disponíveis na casa de Deus, para aprender as palavras do Senhor e sermos vasos de honra para sermos utilizados em sua obra.

Vejamos algumas lições que podemos aprender neste texto:
.
1 - ESCUTANDO A VOZ DE DEUS: Após escutar a voz de Deus, Jeremias desceu à casa do oleiro e passou a observar o oleiro trabalhando o barro.
2- OBSERVANDO A OBRA SOBRE AS RODAS: O profeta observou que o oleiro em questão fazia a sua obra sobre as rodas.
3- A OBRA ESPECÍFICA DO OLEIRO: Perceba que o ato de trabalhar o barro até formar os vasos é uma obra específica do oleiro. Em determinado momento, o vaso que estava sendo moldado quebrou-se, e o oleiro tornou a fazer do vaso quebrado outro vaso. E Tudo que foi realizado pelo oleiro era conforme o s  eu parecer.
4- A UTILIZAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA: A matéria prima que o oleiro utiliza sobre as rodas é o barro;
5 - O PRODUTO E O RESULTADO DO TRABALHO: O produto final da obra do oleiro é o vaso;
6 - O RESULTADO FINAL DO RABALHO: Quando um vaso, que esta sendo moldado, se quebra o oleiro pode utilizar a mesma massa, porém, o resultado final é outro vaso;

       Em fim, o que aprendemos com esse texto é que a obra do oleiro tem como finalidade trabalhar o barro, e que o barro é toda casa de ISRAEL, " A IGREJA" e que o oleiro tem autonomia para fazer o vaso segundo o seu parecer, e Que a obra soberana de Deus é formar vasos a partir do barro; e finalmente, que caco de barro não deve contender com o Oleiro Eterno. E não deve questionar suas ações como se as mãos DELE O Criador, não pudessem ser utilizadas para realizar mudanças e salvar os que estão se podendo. "CONTINUEMOS EM BUSCA DO CONHECIMENTO, POIS CRESCIMENTO SÓ SE ADIQUIRE, COM CONHECIMENTO E OBEDIÊNCIA A VÓZ DE DEUS"

No amor de Jesus,
 Pr. Manassés Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário