A igreja é a única entidade social que não existe primariamente para seus associados. A igreja existe para alcançar e servir os que ainda não foram alcançados. Sua missão transcende a ela mesma no plano local, regional, nacional e mundial. Como fomos comissionados por Cristo para irmos “até os confins da terra” (Atos 1.8) existimos para o próximo, para o outro!
Jesus falou e viveu para todos, em especial para o próximo. O amor e a fraternidade são resposta de Deus para este mundo individualista. A vida cristã é pura doação! A igreja cristã nasceu sobre essa base; por isso, Paulo escreveu, reafirmando as Palavras de Cristo: “Lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’” (Atos 20.35). Quando Paulo também escreve: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Romanos 12.2), vemos que há um grande clamor para que nos comportemos de maneira diferente da mentalidade do mundo.
E é por meio da Palavra que somos constantemente convidados a uma radical transformação: a deixarmos nossos corpos transparecerem a presença do Espírito Santo que neles reside (1 Coríntios 6.19). A aprendermos a grande dinâmica do Evangelho de que quem perde ganha (Mateus 16.25). Estando sempre disponíveis a ceder o primeiro lugar aos outros (Lucas 14.10), e não só isso, como também a melhor cama, a melhor roupa, o melhor livro etc. Principalmente, estejamos sempre prontos a perder a ideia para os outros, porque todos são mais dignos de estima do que nós (Romanos 12.10). Estejamos prontos a buscar sempre o mais difícil, abençoando a quem nos persegue (Romanos 12.14) e estando próximo daqueles que mais nos são pesados. Só conseguiremos viver esses valores se vivermos para doação e para a solidariedade, sem interesses religiosos ou espiritualistas, mas sim por pura gratidão, porque Cristo já fez tudo por nós! Somos apenas servos devedores
Procuremos, de todas as formas, amar, porque fomos amados primeiro, quando ainda éramos pecadores (1 João 4.19). Como igreja, sejamos discípulos altruístas, que, independentemente da profissão ou formação, tenham o mesmo coração doador e entregue para servir integralmente e fortalecer a Igreja de Cristo na terra. Vamos orar, trabalhar, zelar pelo ministério e pelas células. Vamos juntos ser fiéis dizimistas e generosos ofertantes nesta igreja, e se tivermos algo que pudermos servir profissionalmente a ela, vamos disponibilizar com alegria, como um chamado de honra. Meus irmãos, corramos, porém não por nós mesmos. Mais do que nunca é necessário evangelizar para transformar. Sejamos evangelizadores apaixonados por Deus, afinal, de graça recebemos Sua misericórdia e de graça queremos dar (Mateus 10.8).
Como o nosso Salvador e Mestre Jesus disse acerca de si mesmo: “[Ele] não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20.28). Não se esqueça: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus” (João 3.27). Receba o amor de Deus e doe o amor de Deus sem parar, por meio de puros atos de doação!
Adaptação: Lagoinha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário