Qual o valor do Reino dos céus?
As respostas de Jesus para as perguntas das pessoas sempre me surpreenderam. Algumas vezes achei que Ele estivesse dando voltas, outras imaginava que Ele estivesse mudando de assunto e não, de fato, dizendo o que o questionador gostaria de saber. Depois passei a acreditar que para algumas perguntas, a resposta era mais complexa do que se podia explicar.
Aposto que quando os discípulos queriam entender a respeito do Reino dos céus, só queriam saber algo relacionado ao ambiente, as disposições das coisas e o que encontrariam nas alturas, mas o Mestre resolveu explicar aquela questão contando mais uma de suas histórias. Dessa vez, referia-se a uma pérola de grande valor. Mas o que a pérola tem a ver com o Reino dos céus?
A respeito disso me pego pensando que se tratava de algo tão grande, tão precioso que apenas uma boa história poderia fazer os nossos indagadores imaginarem não apenas aquilo que o aguardavam, mas o que Jesus estava trazendo à Terra. Compreendo que o Reino é comparado a algo de grande valor. Tratava-se de uma troca, mas não uma simples troca, e, sim, o que havia de mais precioso, no caso, a pérola, pelo Reino. Sejamos francos, ninguém quer ficar em desvantagem. E na parábola, o negociador fez uma inteligente transação.
Às vezes fico me perguntando por que as pessoas falam do Reino de Deus como algo tão banal, tão sem vida, como se fosse a única alternativa, um lugar aonde iremos, mas aonde não há pressa de se chegar. Se tivéssemos entendido o que Jesus estava dizendo, desejaríamos tão ardentemente o Reino dos céus, que a vida na Terra não seria o centro das nossas ambições.
Com o que gastamos todo o nosso suor? Para ter, para ser, para alcançar o que tem tanta valia aqui. Observo que falamos da vida sem, na verdade, compreender onde realmente ela é plena, e minha queixa é ver que nos tornamos miseráveis por não compreendermos o que realmente tem valor. “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Corintios 15.19).
:: Érica Fernandes,lagoinha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário