É necessário apoio dos pais para que a criança se sinta mais segura e acolhida para adaptar-se ao ritmo do colégio novamente
Após férias de muita farra, horários desregrados, dormir até mais tarde, horas no computador, video game, piscina e praia, é hora de voltar à rotina. As recordações das férias vão ficando para trás e agora o momento exige um novo desafio para a família: o retorno ao colégio. Tudo isso implica na volta da disciplina, cumprimento de horários, compra de roupa ou de uniforme, livros, e uma infinidade de compromissos que exigem um esforço tanto para os filhos como para os pais.
A adaptação ou a readaptação é um processo que pode durar aproximadamente uma semana, partindo-se da hipótese que o ambiente escolar e familiar seja o adequado. Para que essa adaptação seja mais rápida, pais e professores têm que estar preparados para transmitir às crianças uma impressão positiva do que representa ir ou voltar do colégio, e apoiá-las na transição das férias às aulas.
É necessário que se crie um ambiente familiar favorável em casa para que a criança se sinta mais segura e mais acolhida para adaptar-se ao novo ritmo de vida. O comportamento das crianças nessa fase é muito compreensível. Eles reagem às mudanças do mesmo modo que nós, os adultos. É como quando vamos ao trabalho pela primeira vez. Ficamos nervosos, ansiosos, e com as crianças não é diferente, ainda que elas manifestem de uma forma diferente. Por isso, os pais devem passar confiança, pedir colaboração e compreensão, e demonstrar que estão seguros e tranquilos de que eles vão ao colégio. É necessário destacar as mudanças positivas que o novo cotidiano os trará, como também participar de perto de todo o processo.
Fonte: guiainfantil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário