Foto: Internet
Ao contemplar vários textos na Bíblia vemos como Deus valoriza quem é fiel. Deus elogia Moisés para os rebeldes Arão e Miriam, destacando sua fidelidade em toda a casa dele (Nm 12.7). Afirma que promoverá no muito quem foi fiel no pouco (Mt 25.23). Declara que os seus “olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo” (Sl 101.6a). Irá receber seus servos na glória destacando que foram bons e fiéis (Mt 25.21). Nos ordena a sermos fiéis até a morte para nos recompensar (Ap 2.10). Elogio, promoção, procura, recepção e recompensa para quem foi fiel nos mostra o como Deus valoriza essa virtude.
Analisando a importância dessa virtude precisamos entender o que ela significa. No grego a palavra fiel significa: “Que manteve a fé com a qual se comprometeu; digno de confiança; aquilo que em que se pode confiar; verdadeiro”*. No hebraico é definida como: “estável; firme; certificado; duradouro; confiar; crer; ter certeza; confirmado; digno de confiança; verificado”*. À luz dessas definições poderíamos dizer que a pessoa fiel é firme, constante e estável naquilo que se comprometeu. Um cristão fiel continua firme com os princípios da Palavra de Deus custe o que custar, por isso, é uma pessoa digna de confiança.
A definição usa também três palavras importantes para entendermos o caráter de quem é fiel: verificado, certificado e confirmado. Esses termos nos indicam que uma pessoa fiel é verificada, testada e confirmada em sua postura antes de ser dito que ela é fiel. Pedro afirmou que não negaria e seria fiel a Jesus então apareceu testes que mostraram sua infidelidade. A Bíblia usa essa ideia ao falar da promoção para um nível novo. “Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25.23).
O fiel sofre o teste de sua fidelidade no pouco para então ser conduzido ao muito. O pouco fala de escassez e de não ter o suficiente. Somos testados em nossa fidelidade a Deus, quando estamos diante da falta. Quando falta a compreensão da esposa será verificada a fidelidade do marido em amar.
Quando há pouco dinheiro é testada a nossa fidelidade nos dízimos e nas ofertas. Quando há poucas pessoas chegando no horário é testada a nossa postura firme em chegar no horário. O problema é que muitos hoje justificam a sua infidelidade pelos testes que passam. Eles dizem: “Eu não fui fiel nos dízimos porque o dinheiro é pouco.”; “Eu fui grosso com ela porque ela agiu errado comigo”; “Todo mundo chega atrasado eu chego também”. Testes viraram desculpas. É por isso que muita gente não é conduzida a viver o muito que Deus quer entregar.
A palavra teste ou prova nos conduz a aprovação ou reprovação. Se um aluno diz que sabe uma matéria ele fará uma prova que verificará seu conhecimento. Se ele passar será aprovado para um novo nível se for reprovado continuará onde está. Para ser aprovado para um novo nível não seja reprovado no seu teste de fidelidade.
* STRONG, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 2005. In: Biblioteca Digital da Bíblia para sistema operacional Windows.