quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mensagem Pastoral: O que é um "Feliz Natal"?


Um entrevistador da TV japonesa indagou a uma mulher que fazia suas compras de Natal no comércio agitado de Tóquio: O que significa o Natal?
 Rindo, ela respondeu: - Eu não sei. Seria o dia em que Jesus morreu? 
Nos dias atuais, mesmo nos países cristãos, o Natal parece uma festa de muitos presentes. O único que não está presente é o Senhor Jesus
Cristo, razão da comemoração do Natal. Para muitos até parece que Jesus não existe mais. Para esses o personagem principal da festa é Papai Noel.
As casas estão enfeitadas de bolas coloridas, as mesas estão repletas de pratos saborosos. Por toda parte são encontradas garrafas de bebidas. As pessoas estão elegantes com roupas novas, todos se abraçam, cantam e dançam, tudo é alegria.
Mas onde está o dono da festa? Onde está o Salvador? Onde está o Senhor que nasceu para nos dar vida com abundância? Parece que Cristo continua rejeitado à uma manjedoura em Belém, longe de nossos olhos, da nossa casa e da nossa vida.
Mas não deveria ser assim, pois JESUS É A VERDADEIRA RAZÃO DA EXISTÊNCIA DO NATAL.
O Natal deve ser comemorado com Jesus na manjedoura do nosso coração, nas cores de felicidade, na fartura de nossa adoração e obediência. A festa é JESUS. A alegria quem nos dá é JESUS. Os louvores são prá JESUS. Os abraços são dados por causa Dele. Não importa a data exata que ELE nasceu, mas o importante mesmo é que Deus O enviou para nos trazer salvação. Nós, povo de Deus, devemos celebrar sim o Natal, o nascimento do menino Jesus, pois O conhecemos de perto e ELE também nasceu no nosso coração.
O que significa ter um "Feliz Natal"? Ganhar presentes? Comprar roupas novas? Pintar a casa? Podemos fazer tudo isso, mas não é o mais importante, pois a nossa alegria não depende disso.
Um Natal feliz existe quando JESUS é o Senhor e Salvador da nossa vida, o iluminador de nosso lar, o guia de todas as decisões.

"O anjo, porém lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor." Lc 2.10-11

Vamos celebrar o Natal, adorando a Deus e ao Seu Filho Jesus Cristo.
Vamos nos alegrar e dividir essa alegria com outras pessoas, não só na noite de Natal, mas todos os dias, compartilhando a mensagem salvadora do Evangelho.

FELIZ NATAL PARA TODOS NÓS! JESUS NASCEU!!!!
Abraços, Pr. Manassés e Irmã Kátia Santos
( adaptado do site www.estudoscristaos.com )

Mais Perto de Deus


Todo ser humano, por mais que esteja no pecado, sabe se está vivendo uma vida errada. Apesar disso, vejo que muitas pessoas permanecem em seus erros e dizem que já tentaram  de tudo para mudar mas não conseguem. As falas são sempre as mesmas: “Vou à igreja desde jovem, mas nunca consegui mudar” ou “Comecei até bem, mas acabou que tudo voltou como era antes”, ou ainda “tentei cumprir o que foi ensinado na igreja, mas não consigo”.

A Bíblia conta a história de uma mulher, que se assemelha à história de pessoas que agem desta maneira. É a história da mulher samaritana, no livro de João, capítulo 4, versículos 1 a 30. A Bíblia diz que Jesus se encontrou com essa mulher num poço, e ali Ele pediu água para ela e falou que Deus queria transformá-la.

Àquela mulher estava longe de Deus, ela estava vivendo uma vida vazia e cheia de problemas. Até que ela teve um encontro com Jesus, que remove todas as diferenças que existiam entre eles (diferença cultural, religiosa, hierárquica e de vida) para poder ajudá-la. E nesse encontro com Jesus, seus olhos se abrem para a vida que ela estava vivendo, e então ela é transformada.

Longe de Deus a vida daquela mulher só foi de ruína. Provavelmente ela tenha tentado mudar várias vezes ao longo de sua vida, mas não tinha conseguido. Isto, porque longe de Deus ninguém consegue vencer as tentações e mudar de vida. A solução para vida da mulher samaritana e para a vida de qualquer ser humano é a mesma: viver mais perto de Deus. Só assim é que de fato conseguiremos mudar a nossa história de vida.

Somente quando vivemos mais perto de Deus conseguimos vencer as tentações e o pecado; cumprir o que a Bíblia diz; praticar o que é ensinado na igreja pelos lideres; mudar de verdade e vencer nossos dilemas pessoais.

Viver mais perto de Deus é simplesmente viver tendo Deus como centro da nossa vida. É não tentar fazer ou mudar, sem Ele, as coisas na nossa vida.  

Por Pr. Bruno Bacelar
Fonte: http://www.nopapocabeca.com/

Amizade: Bons Amigos?

Exemplos de amizades boas e más Deus nos ensina, também, por exemplos. Três gerações da mesma família servem como exemplos de amizades boas e más. Considere estes casos:

Davi e Jônatas. Talvez a mais conhecida amizade na história seja a de Davi com Jônatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jônatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou ódio. Se Deus não tivesse nomeado Davi, o próprio Jônatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jônatas não mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo (1 Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (2 Samuel 1:17-27). Mesmo depois da morte de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado, Mefibosete (2 Samuel 9).

Amnon e Jonadabe. Amnon, um dos filhos de Davi, não escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrário. Ele “ajudou” Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a própria irmã! Além de levar Amnon a humilhar e odiar a moça inocente e a magoar profundamente o seu pai (2 Samuel 13:4-21), o conselho de Jonadabe levou, afinal, à morte do próprio Amnon (2 Samuel 13:22-36). Jonadabe até teve coragem de tentar confortar Davi depois da morte de Amnon! Que amigo!

Roboão e seus colegas. Roboão, neto de Davi, se tornou rei depois da morte de Salomão. No início do seu reinado, ele procurou conselho de várias pessoas antes de tomar uma decisão importantíssima. Ele valorizou a amizade com seus colegas acima da sabedoria dos homens mais velhos e experientes (1 Reis 12:7-11). A “ajuda” destes amigos contribuiu para a divisão do reino e diminuiu muito a influência de Roboão. Nossos amigos podem falar coisas que nos agradam, mas devemos dar ouvidos à sabedoria de pessoas mais sábias!

Adolescência, uma fase difícil?

Muitas pessoas vêem a adolescência como a fase mais difícil da vida. Pais, estudiosos, lideres e até mesmo os próprios adolescentes acham que esse período é a fase da vida em que as crises e confusões, questionamentos, duvidas, curiosidades surgem.

De fato, adolescência é um período da vida de turbulências, mas que passa. É uma passagem curta, difícil, mas também cheia de aventuras e tempos inesquecíveis. São mais ou menos sete anos para viver os dias mais intensos da vida. Essa é a fase mais importante da vida, pois é nesse período que tomamos
decisões que influenciam o resto da nossa vida. E nesse tempo é que acontece “quase tudo”.

Acontecem as mudanças do corpo e se perde o corpo infantil. Essas mudanças acabam despertando naturalmente o interesse pelo conhecimento do corpo. E também o interesse pelo sexo oposto. Além disso, algumas famílias começam a viver um período mais difícil, na qual antes os pais eram tudo, agora os amigos e outras pessoas se tornam as pessoas mais importantes. Muitos adolescentes se distanciam dos pais e começam achar que já se sabem de tudo, que os pais estão querendo se intrometer na vida deles, e que as decisões agora são deles.

Durante esta etapa da vida é comum ocorrer, um apego exagerado aos os amigos e pessoas que servem como modelos de identificação. Outra característica típica dessa fase é a inconstância e intensidade. Atitudes como comer demais ou dormir demais são muito comuns. Tudo é intenso.  Os altos e baixos na vida deles são muito comuns, tanto quanto o apego e o desinteresse pelas as coisas e as pessoas.

Então o que fazer? Como reagir a algumas atitudes? Será não devo corrigi-los pelo que estão passando? O que preciso para poder ajudá-los?

É importante dizer antes de responder essas perguntas e outras que surgem que muitas atitudes que os adolescentes têm e que geram tantos conflitos são na verdade o resultado da forma na qual foram ensinados por seus pais quando eram crianças, como por exemplo, o limite, o respeito e obediência. Muitos conflitos que não acontecem na infância devido a má educação dada pelos pais, aparecem na adolescência. Portanto, os problemas que acontecem na infância não têm nada a ver com adolescência.

Depois de considerar essas coisas citadas acima. Posso dizer que conviver com o adolescente, não é viver com um monstro, como alguns acham. Mas é saber que durante sete anos ou mais eles estarão vivendo com mudanças e que por isso é necessário conhecer sobre essas alterações, ser atento a tudo que os envolve e conversar sobre todos os assuntos á luz a palavra de Deus.

Quero concluir dizendo que viver a adolescência não é poder fazer as coisas por causa da fase. Mas é poder ser alguém que apesar de tantas mudanças consegue ser uma pessoa normal. E que pode se viver bem e passar por essa fase vivendo de uma maneira maravilhosa.

Por Pr. Bruno Bacelar 
Fonte: www.nopapocabeca.blogspot.com

sábado, 24 de novembro de 2012

Antes só que mal acompanhados


Talvez você levou um susto com o título desse post, mas calma! Eu explico.. he he he
 A ideia de escrever com esse tema surgiu há alguns dias, enquanto eu estava trabalhando.

 Uma aluna me perguntou:
 -Profêee!!!! Você tem namorado?
 Respondi: não, não tenho.
 -Mas você está de rolo com alguém? Você já namorou?
 Nessa hora pensei comigo: senta, que lá vem história! ha ha ha
 Parei a aula para resumir um pouco do que eu já havia passado. Contei que há dois anos  terminei um namoro, mas que tinha sido uma experiência ruim.

 Falei há dois anos que eu não namorava, que há quase três anos que eu não beijava.
 Nem preciso falar que eles ficaram de queixo caído né :p

 Expliquei no que eu acreditava, falei um pouco sobre Deus, sobre a forma como Ele trabalha na minha vida. E olhei pra eles e falei: bom, eu não tenho vergonha de falar isso pra vocês, mas eu sou virgem e quero casar virgem!!
 Foi lindo ver algumas das minhas alunas gritando: eu também! Eu quero ser assim! Quero casar virgem!

 Falei da minha decisão de não me envolver com ninguém, se não fosse com o objetivo de casar.
 Até que um dos meninos  fala:
 -Mas prof, não é melhor ficar com alguém, sei lá, pra não ficar sozinha??
 Foi ai que eu respondi: olha, eu sou da opinião de que “antes só do que mal acompanhada.”  Claro que eu quero namorar, mas se não for algo verdadeiro, não vale a pena. Não quero estar com alguém só por carência.

 E esse, é um dos piores erros que as pessoas cometem, quando começam a namorar. Porque querem alguém para sair da solidão, alguém que lhe dê atenção, carinho… Eu poderia estar namorando se eu quisesse, poderia “pegar” o primeiro que aparece na minha frente, e chamá-lo de namorado, mas isso seria amor?

 Eu poderia ficar com alguém de vez em quando, para suprir minha carência, mas isso me faria bem? Eu não quero entregar meu coração para alguém, que vai machucá-lo. Eu escolhi não estar namorando nesse momento, porque não quero namorar “o cara errado”.

 Falei mais ou menos isso aos meus alunos, explicando a minha decisão de esperar pelo tempo de Deus. Falei que posso fazer as coisas no meu tempo, ou ficar tranquila e deixar que Deus faça as coisas no tempo dEle.
 Por isso eu digo “antes só do que mal acompanhada”

 Tá Pati, mas e o que eu tenho a ver com isso?
 Se você me perguntar isso, eu vou te responder: Você tem tudo a ver com isso!
 Porque, se você é solteiro (a), eu te pergunto: como você tem se comportado em relação a essa situação?
 Confesso que por muito tempo reclamei com Deus pelo fato de estar solteira.

 “Ah, Deus, tô tão sozinha”
 “Eu quero um namorado”
 “Todas as minhas amigas tão namorando, casando, e eu aqui sozinha”
 bla, bla bla

 Foi ai que Deus me disse:
 - é preferível que você esteja sozinha, do que com um cara que não vale nada… e aliás dona Patrícia, você não está sozinha nada, EU estou com você!

 Deus nos consola em todas as formas. Inclusive, preenchendo esse vazio em relação ao fato de estar solteiro. Se você ainda está solteiro ou solteira, lembre-se disso: esse é o tempo que Deus está moldando você e ele (a). Se vocês não se encontraram ainda, é porque não é o tempo de Deus. Talvez vocês ainda precisam resolver coisas da sua própria vida com Deus.

 Ou você prefere ficar com um sapo só por carência? Que situação hein?

 Eu escolhi estar sozinha. Prefiro estar sozinha do que mal acompanhada.
 Outra coisa que nós, meninas precisamos fazer: ESPERAR

 Temos invertido esses papéis dentro das igrejas. Tenho visto muita menina procurando e muito homem esperando.
 OK, eu tenho minha parcela de culpa, admito. Já fiz isso também. Mas estou mudando minhas atitudes em relação a isso. Todos precisamos mudar nossas atitudes. Tanto homens quanto mulheres.

 Mulheres não devem estar com um sapo só por desespero. Assim como homens não devem estar com uma “sapa” só para suprir suas carências. Homens devem procurar mulheres que realmente são segundo o coração de Deus, e as mulheres devem esperar.

 Nós meninas, acreditamos sim em príncipes,  não encantados, mas em príncipes mesmo… afinal, vocês não são filhos do Rei, não são???

 Terminando com as palavras da Sarah Sheeva:
 “Meninas, se comportem como princesas e não como mendigas!”

 E eu acrescento:
 Meninos, se comportem como príncipes e não como sapos, please!
 Mas eu espero que você prefira e escolha estar ” só do que mal acompanhado (a)”

 A decisão é sua! Ninguém pode escolher isso por você!


Por Pati Geiger
Fonte: www.euescolhiesperar.com 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Formatura do Discipulado

Sábado dia 10 de Novembro de 2012, tivemos mais uma formatura do discipulado em nossa igreja Sede, podemos juntos com os nossos irmãos compartilhar esta alegria em ver todos se formando e dando mais um passo em sua fé, Parabenizamos a todos os formando e que o nosso Deus possa abençoar a vida de cada um.

Lista dos Formandos 2012

SEDE
Maria Fernanda da silva
Germany Grazielly Alexandre da Silva
Maria Hellen Oliveira dos Santos
Rebeka Joyce Alves Gomes de Lima
Thalita Rafael Firmino
Wilton da Silva Melo Filho
Débhora Rosa Miranda da Silva
Karla Danielle Silva de Almeida
  
NOVA DESCOBERTA
Aparecida Maria da Silva Santos
Levi Ferreira Martins Filho
Levi Ferreira Martins
Mônica Ferreira Cardoso
Maria Aparecida  dos Santos
Romildo Augusto Alves

DOIS RIOS
Anderson Lima da Silva
Bruno Valério Camilo da Silva
Edicleide Ferreira da Silva Santos
Jennifer Ferreira de Araújo
Thafnys Rodrigues Herculano da Silva
Thamirys Rodrigues Herculano da Silva

MURIBECA
Edson Francisco Pimentel 
Ernandes Ferreira da Silva
Jurandir Ferreira da Silva Junior
Jamesson Santana Coimbra da Silva
Vitor

JORDÃO
Guilherme Alexandre Gomes 
Cicero Umberto da Silva
Emilly Cardoso Alves
Lavinya Carla da Silva
Quiteria Maria  Batista
Matheus Ibanez da Conceição
Evellyn Cardoso Alves
Rafael Martins de Oliveira
Jamerson da Silva
Ana Paula De Melo Oliveira
Clodoaldo Ferreira de Moura
Brenda Lourranny Martins da Silva
Ivens Urbano da Silva
Mirelly dos Santos
Rayza Barbosa de Souza
Daniella Gonçalves
Adrieli Oliveira Morais
Menielly Rayssa da Silva
Beatriz Paloma Francisca da Silva
Maria José dos Santos

No amor de Jesus
Willams Andrade

domingo, 11 de novembro de 2012

Não busque ser livre da Pornografia, busque Cristo


James Jennings nos desafia a mudar nossa concepção errada ao buscarmos sermos livres da pornografia (ou qualquer outro pecado).
"Liberdade de qualquer pecado não vem ao olharmos para o pecado e pensarmos “é melhor vencer isso”. Ela vem de descobrir o que é mais belo, que é Cristo, e a medida que você o vê, que você olha para Ele e O vê como melhor, então você naturalmente vai vencer o pecado”.




Fonte: Voltemos ao Evangelho