quinta-feira, 8 de agosto de 2013

“NÃO TE MANDEI EU? SÊ FORTE E CORAJOSO” JOSUÉ 1.9



Queridos irmãos e obreiros, estamos chegando a mais uma comemoração do DIA DO OBREIRO e quero aproveitar esse espaço para parabenizar a todos e utilizar o exemplo de vida de JOSUÉ, para nos fazer refletir na responsabilidade e privilégio que temos em ser cooperador na expansão do Reino.  Josué foi um grande homem de Deus e servo de Moisés (Js 1:1). O seu nome significa libertador ou salvador e sua vida foi marcante, pois se tornou  líder do povo de Israel. Através dele esse povo obteve muitas e grandes vitórias, resultando na  entrada na Terra  Prometida.  Ele pertencia a Tribo de Efraim e seu avô, Elisama, havia sido o capitão do exército dos filhos de Efraim (Nm 1:1 Jz 12:4). Familiarizado com os planos e métodos divinos, como foram compreendidos e praticados por Moisés, foi ele quem acompanhou Moisés ao Monte Sinai, e também dirigiu uma das comitivas de espias e positivou junto com Calebe, o relatório que havia sido feito de forma amedrontadora pelos outros espias (Nm 14:6,7). Também esteve com Moisés aconselhando o povo a ter fé e ser fiel a Deus e a conquistar e possuir a terra de Canaã.

EXEMPLOS DEIXADOS POR JOSUÉ:

1º - Josué foi um servo atento a Lei Divina: sua grande fé, confiança em Deus e obediência aos preceitos do Senhor, o levaram a ter muita influência entre seu povo,
2º - Josué foi um servo fiel a Deus, mesmo em meio a situações adversas: aprendemos que todo aquele que apresenta tal testemunho, seja verdadeiramente considerado grande (Js 1.2,3)
 3º - Foi chamado para substituir MOISÉS: Talvez fosse o mais velho entre os mais antigos em toda a nação, no entanto, era forte e evidentemente o mais qualificado para esta responsabilidade, e estava disponível ao chamado; mostrando que independente da idade,  precisamos estar disponível para obra do Senhor.
4º - Apesar de conhecer todos os caminhos para liderança foi paciente: Este  aspecto é muito importante da vida de Josué,  porque esperou no Senhor para tomar a direção (Js 1.9–18);
5º - Por 27 anos, Josué foi o líder da Nação de Israel, fiel a Deus e ao seu povo: Não somente os havia conduzido em sua primeira batalha, continuou guiando-os através do Jordão e os comandou na conquista de uma cidade após outra, incluindo a divisão da terra entre as tribos. Também é claro que governou o povo com grande aceitação, morrendo com a idade de 110 anos (Js 24.29);
6º - Ele sabia que a tarefa não seria fácil:  Deus não havia prometido que seria  fácil, mas que teriam de lutar e vencer a seus inimigos. Precisavam de  “esforço e bom ânimo”. O Senhor também  havia falado que tivessem plena confiança, não em si mesmos, senão em Deus (Js 1.5,6, 9);

CONCLUSÃO:  Sou grato a Deus pela vida e contribuição de todos que compõem a nossa Igreja: HOMENS, MULHERES, JOVENS, ADOLESCENTES, CRIANÇAS, LIDERES DOS DEPARTAMENTOS E UNIÕES, PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS.
Mas deixo aqui um agradecimento especial aos OBREIROS DO MINISTÉRIO, que nestes 12 anos que estamos trabalhando nesta casa tão amada,  temos visto a  mão de DEUS operando poderosamente e nos ensinando que o nosso único objetivo deve  ser a união NELE, que visa o Crescimento de SEU REINO.        

No amor de Jesus Cristo,
Pastor Manassés Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário