sábado, 9 de abril de 2011

De ‘galho em galho’

Você deve conhecer alguma pessoa crente que muda de igreja com a mesma facilidade com que troca de roupa. Você encontra com ele um dia e lhe pergunta em qual ministério está; ele diz que está numa determinada igreja e tece vários elogios a ela. Passado algum tempo, você encontra com esta mesma pessoa e lhe pergunta sobre o seu ministério. Para o seu espanto, ela diz que já está em outro – ela, que antes tecia elogios, responde que a igreja não era de Deus, e que o pastor de lá era do demônio, e tudo o mais... E assim ela vai, “pulando de galho em galho”, ou melhor, de igreja em igreja.

Há pessoas que num mesmo ano trocam de ministério mais de três vezes. São pessoas inconstantes; por qualquer motivo, por mais banal que seja, elas deixam uma igreja e vão para outra. Há aqueles que, além de saírem da igreja, montam uma outra por conveniência. Esquecem-se que uma Igreja não se ‘monta’; ela nasce do coração de Deus.

Este artigo não fala sobre aqueles que, por um motivo ou outro, sentiram em seu coração o desejo (de Deus) de se transferir para outra igreja ou denominação, talvez porque mudaram de cidade ou estado; mas fala, sim, daqueles que brincam com o Reino de Deus, que acham que podem fazer da Igreja do Senhor o que querem. O problema daquele que muda de igreja freqüentemente, é a inconstância espiritual, pois Deus precisa de pessoas compromissadas com a sua obra e não daqueles que pegam-na e a largam quando bem entendem. Todo cristão deve ter a consciência de que ele não apenas vai à Igreja, mas ele é a Igreja de Cristo. E Deus precisa de cada um para realizar a sua vontade.

Muitos que agiram assim acabaram-se esfriando espiritualmente, deixaram que a chama do Espírito Santo se apagasse da vida deles. O coração de Deus ‘chora’ quando isto acontece. Um dos motivos pelo qual isso ocorre é o fato de que muitas pessoas são insubmissas e rebeldes, não suportando ser confrontadas e ensinadas. Querem que a igreja seja do jeito deles, e não como Deus quer. Outros vão somente por interesse: interessam-se por alguém, buscam um relacionamento de namoro e, após verem que não deu certo, ‘partem para outra’ – agem como se a Igreja fosse uma agência de namoros.

Existem ainda aqueles que acham que a igreja de ‘fulano de tal’ é a perfeita, que lá ele será feliz e não terá problemas, que o pastor de lá é sempre o melhor. Nada disso. Toda e qualquer instituição chamada igreja tem os seus problemas, pois lá vivem pessoas que são sujeitas ao erro. Mas toda autoridade é instituída por Deus, e ele sabe quem chama para a obra.

Enquanto a unidade faz a Igreja de Cristo crescer, a inconstância só dissipa e afasta as pessoas do caminho do Senhor. Aquele que é inconstante e nunca sabe o que quer acaba dando mau testemunho da fé cristã. As pessoas não o olham como um referencial para o Evangelho, e sim como aquele que parece, mas não é.

:: Por Ana Paula Costa
Fonte: lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário