quinta-feira, 9 de maio de 2013

FAMÍLIA: O MAIOR BEM QUE O SENHOR NOS DEU.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (I Tm 5:8).


   Sabemos que os pais são responsáveis diante de Deus pala criação e educação de seus filhos (Dt 6. 7,8), e que esses cuidados precisam começar desde a menor idade.  Infelizmente, muitos pais estão preocupados apenas em cuidar da vida material, se esforçando para oferecer uma boa alimentação, uma casa confortável e um bom ensino secular em uma escola de qualidade,  esquecendo-se da vida espiritual.  Deixam que suas crianças passem muito tempo em frente a uma TV ou computador, assistindo programas ou vídeos indecorosos e não edificantes,  que só trazem informações que ferem o bom andamento familiar. Vemos  que a humanidade está vivendo dias difíceis e principalmente as famílias, seja por causa de divórcios ou  por conta de vícios não vencidos. Na verdade quem sofre com esses danos  são os filhos, é tanto que observamos que em muitos lares já não há compreensão nem diálogo entre os familiares. Em casos extremos, algumas crianças passam a morar nas ruas, outras procuram a promiscuidade, e algumas se enveredam no submundo do crime ou das drogas.
Esta mensagem tem como objetivo nos fazer  refletir sobre a necessidade que  temos em dar mais atenção a nossa família, cumprindo assim o que nosso Deus nos manda. Precisamos começar o nosso culto em casa, ganhar os nossos filhos prá Jesus e viver o Evangelho dentro do nosso lar.
Pontos necessários para que se possa desfrutar de uma harmonia no lar:
 1º - SABEDORIA:  "TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Pv 14:01) Sabendo que a analise do texto não é só para a mulher obedecer, mas também para os homens. A felicidade não só acontece quando se tem bens materiais, e sim quando se obedece o querer de Deus na Sua Palavra. 
2º- BONS EXEMPLOS.:  "Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta" (Pv 20:11). Sabendo que os filhos são os nossos maiores observadores, precisamos a todo instante vivermos o exemplo em palavras e ações que glorifiquem a Deus.
3º- ENSINANDO A PALAVRA DE DEUS:  "Educa a criança no caminho em que deve andar; até quando envelhecer não se desviará dele" (Pv 22:06). Neste caso os pais precisam saber que é importante que o ensino da Palavra de Deus é fundamental na educação dos filhos, e que segundo as escrituras é dessa forma que eles se fortalecem e aprendem a viver segundo os seus ensinamentos, e jamais se desviarão dela.
4º- DISCIPLINA:  "Não retire a disciplina da criança" (Pv 23:13).  Apesar da sociedade entender que a disciplina não é mais necessária, a bíblia nos ensina que disciplinar é necessário sim, mas com amor. Podemos utilizar coisas que dão prazer as mesmas, tais como: jogos eletrônicos, futebol, televisão, andar de bicicleta, passeios ou ir a casa de um amigo, tirando essas regalias com sabedoria e amor". Infelizmente muitos pais  não tem condições de disciplinar seus filhos porque tem medo dos mesmos. Saibam que até Deus disciplina Seus filhos: Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filho; porque que filho há a quem o pai não corrija" (Hb 12:06-07).

5º- ALEGRIA:  "Alegrem-se teu pai e a tua mãe, e regozije-se a que te gerou" (Pv 23:25). Existem muitos filhos que dão alegria aos seus pais. Louvado seje Deus por isso! Como também existem muitos pais que estão chorando por saber que alguém que é um pedaço seu está nas drogas, crimes, promiscuidade, preso ou morto. Isso realmente é triste. Uma família feliz deve procurar produzir em seu lar não só momentos de alegria, mas viver a verdadeira felicidade que é estar na presença de Deus.
6º- HONRANDO:  "Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá" (Êx 20:12). Esse texto mostra que a honra dos filhos para com os seus pais é promessa de vida longa e feliz. Hoje vemos que a maior parte dos filhos estão dando desgosto aos seus pais. Quem honra o pai ou mãe, está também honrando a Deus. Porque essa obediência é vertical (com Deus) e horizontal (com os pais).
7º-  A RECOMPENSA DE UM FILHO SÁBIO: "Filho meu guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe. Ata-os ao teu coração e pendura -os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará, quando te deitares, te guardará, quando acordadres, falará contigo."  " (Pv 6.20-22). 
CONCLUSÃO:
 Qual caminho você tem ensinado ao seu filho? O caminho do Senhor, ou outro caminho qualquer? Ano passado, falamos que o maior legado que os pais poderiam deixar para seus filhos, não era as riquezas materiais, e sim uma educação familiar baseada no respeito as pessoas, na valorização das leis de Deus e etc. Este ano a nossa proposta também baseada no legado do ensino da Palavra de Deus, leva-nos a entender que uma das maiores bênçãos e segurança que uma família pode ter, é criar um filho no Caminho do Senhor, e isso a própria Bíblia ensina: "Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque dou-vos boa doutrina; não deixeis o meu ensino. Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive" (Pv 4:1-4). "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte" (Pv 14.12)

Pastor Manassés Santos
 No Amor de Jesus Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário