“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.18)
Foto: Internet
Foto: Internet
O ano 2014 vai chegando ao fim. Faltam poucos dias e já abriremos um novo ano, se Deus nos der vida, é claro. Como é importante pensar que dependemos totalmente de Deus. Que nada podemos fazer sem Ele. As pessoas do mundo todo dependem de Deus, mesmo que não queiram admitir ou nem mesmo creiam que Ele exista. A vida, o ar que respiramos, a saúde, os fi lhos, a manutenção do planeta e do Sistema Solar, onde estamos inseridos, tudo está literalmente nas mãos do Senhor. É por isso que Davi nos ensina o caminho da felicidade e do desfrutar da vida em sabedoria: a gratidão. Medite um pouco em suas palavras eternizadas no Salmo 103.1-6: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos”.
Davi nos ensina a levar nossa alma a adorar, a bendizer ao Senhor por tudo o que Ele tem feito por nós. Ele nos mostra, nesse belíssimo Salmo, que Deus nos dá gratuitamente tudo o que é essencial à vida. É Deus, e somente Deus, quem pode nos dar o perdão, pois o castigo que merecíamos, o castigo que nos traz a paz, recaiu sobre Jesus, o Cristo, o Filho do Deus Vivo, e as nossas culpas foram apagadas pelo Seu sangue derramado na cruz. Hoje podemos viver livres da culpa. Por maiores que tenham sido os nossos pecados, Cristo nos redimiu, levando em seu corpo a nossa condenação e nos resgatando para vivermos sob a justiça de Deus, sob Sua paternidade e Seu amor. Ele nos deu o Seu Espírito Santo para capacitar-nos a viver em santidade, em amor e guiados sob a luz da Sua Palavra.
Ele é quem sara todas as nossas enfermidades, diz Davi. Sim, mesmo que você precise tomar medicamentos, fazer cirurgias ou realizar tratamentos, saiba que a cura vem do Senhor. Ele é quem capacita o homem para conhecer a ciência e aplicar conhecimentos para preservar a raça humana, mas a cura de todas as enfermidades vem de Deus.
Ele redime nossa vida da cova. Nós nem mesmo sabemos quantas vezes estivemos tão próximos da morte. Nem mesmo podemos aquilatar quantos livramentos o Senhor já nos concedeu. De malfeitores, de acidentes, de armadilhas preparadas para nos ferir, matar e destruir. Mas é Ele quem nos redime e nos coroa de graça e de misericórdia, aleluia! Sim, Deus nos concede Sua graça para vivermos em Sua presença, para desfrutarmos de Sua companhia, para aproveitarmos as oportunidades que Ele nos dá diariamente, e podermos exclamar: “Deus é bom!”
Tudo de bom que temos e somos vem do Senhor. Tudo é dádiva Dele. Tudo vem Dele. Tudo nos é concedido por pura graça. Nada merecemos, por causa de nossas fraquezas, nossos defeitos de caráter, que são tão feios e mostram nossas limitações em fazer qualquer coisa boa com nossas próprias forças para agradar a Deus. É somente pela graça que vivemos, servimos, amamos e até mesmo podemos apresentar ao Senhor a nossa adoração.
A graça do Senhor nos coroa e nos concede autoridade para fazermos Sua vontade no poder do Espírito Santo, aleluia! Sua graça nos coroará naquele glorioso dia, quando estivermos face a face diante Dele. Somente por Sua graça poderemos ouvi-lo nos dizer: “Bem está, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco, sobre muito te colocarei. Entra no gozo de teu Senhor!” (Mt 25.21). Ah, que alegria será para nós este dia. Este é o grande e maior motivo de nossa alegria: ter os nossos nomes no Livro da Vida e receber a aprovação do Senhor. Nada se compara a isso. E é por pura graça.
Ele nos coroa com Sua misericórdia, que é tão essencial para todos, pois é a causa de não sermos consumidos. Ela nos concede vida e oportunidades. A Sua misericórdia nos trata como filhos e nos protege do mal. A Sua misericórdia nos trouxe o perdão, tendo levado o Filho Perfeito de Deus, o Senhor Jesus Cristo, a ser o Filho do Homem e a dar a Sua vida em nosso lugar. A misericórdia nos acompanha todos os dias de nossas vidas e os anjos do Senhor nos guardam pelo caminho a seguir.
Foto: Internet
Foto: Internet
Não fosse a misericórdia de Deus, a humanidade toda já estaria destruída por causa de suas maldades. Ah, quanto temos que agradecer. Devemos tudo a esse Deus provedor, salvador, sustentador, misericordioso, compassivo, tardio em irar-se e de grande clemência. E a gratidão nos leva ao centro da vontade de Deus, ao reconhecimento de nossa total dependência Dele. A gratidão nos leva a conhecer o coração de Deus, a compreender os Seus caminhos e a enxergar os Seus poderosos feitos no passado, no presente e poder descansar diante do futuro.
Se você puder enumerar os seus problemas, verá que são poucos. Tão poucos, que uma pessoa com muitos problemas irá mostrá-los nos dez dedos de suas mãos. Mas é IMPOSSÍVEL contar TODAS as bênçãos.

Experimente contar. Você verá que são incontáveis. A verdadeira felicidade não consiste em termos muitos ou todos os bens que possamos obter na Terra, pois há milhares de pessoas que têm tudo o que se pode desejar aqui e não conhecem a felicidade. A felicidade está no contentamento que vem pela gratidão a Deus. Experimente ser feliz. Experimente em tudo dar graças. Experimente conhecer mais de Deus, reconhecendo seus feitos maravilhosos em sua vida, ao seu lado, em todas as coisas. Experimente a vontade de Deus, sendo agradecido e vivendo com contentamento em toda e qualquer situação.
:: Pra. Ângela Valadão Cintra.
Fonte: lagoinha.com