segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Espere, persevere e conquiste – Parte 1

No mês de julho, recebi um convite muito especial para ministrar a Palavra do Senhor na maratona de jovens na minha igreja local. Honestamente, achei que o convite seria para outra Jaqueline (na minha igreja somos três), mas felizmente não foi um engano. Percebi que estava conquistando algo que desejava muito tempo. Orei muito por esta oportunidade e o tempo de Deus para mim chegou. Tão surpresa pelo convite foi a Palavra que o Senhor começou a ministrar no meu coração: a vida de Calebe, a conquista da terra prometida e as lutas que enfrentou ao longo dos anos para chegar lá. Me identifiquei com ele e mergulhei profundamente nessa história. Acabei entendendo a razão de tantos números no livro de Números, para finalmente entender porque só Josué e Calebe alcançaram a promessa. Nunca havia sentido a Palavra de Deus tão viva e tão real dentro de mim como nestes dias. Por isso, vou tentar compartilhar um pouco daquilo que o Senhor ministrou a mim, e o que eu pude ministrar na vida dos meus irmãos:

Comecei a pensar em como nós queremos a bênção, mas nem todos querem esperar por ela. Queremos a vitória, mas não somos perseverantes. Queremos conquistar, mas resistimos em ser moldados por Deus. Esperar requer paciência e muitos de nós, hoje em dia, não têm paciência para mais nada. Queremos tudo às pressas e para anteontem. Achamos que esperar em Deus é tudo o que temos que fazer, mas algumas lições precisamos aprender nessa fase complicada. Se quisermos conquistar algo na nossa vida, precisamos mergulhar na Palavra de Deus e ver o que o Senhor nos ensina quando aprendemos a esperar nele. Esperar em Deus requer também uma palavrinha poderosa: fé (Hb 11). Em outras palavras, fé é entender que Deus já fez, antes de tudo vir à existir. No lugar secreto, da espera, trazemos à luz tudo aquilo que ainda não existe (Rm 4.17-18). Esperar não é ficar parado olhando o tempo passar. É continuar vivendo cada dia, buscando estratégias de Deus para se alcançar um alvo, resolver áreas da sua vida. Está na expectativa por alguma coisa? Está com pressa de agir, de fazer algo que mude sua situação? Pense bem. “Peca aquele que se precipita”. Não se precipite. Se você precisa de uma resposta de Deus e viu que ainda Ele não deu direção, não falou, então espere Nele. Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. (Sl 55.22)

Palavra do Senhor para meditação no livro de Josué, capítulo 14.6-15:
“Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus. Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel. Dantes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba; este Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.”

Continua...

Jaqueline Santos Sales
Fonte: www.lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário