terça-feira, 30 de novembro de 2010

“Conversão sincera ou [soberbo] ativismo religioso? Evangelho do reino ou evangelho de aparências? Qual é o seu caminho, o da graça de Deus ou da libertinagem religiosa” (II Pe 3. 9– 18)

Queridos irmãos estamos chegando a mais um final de ano e precisamos fazer uma verdadeira avaliação de nossos atos diante de Deus e dos homens. Certamente aquilo que produzimos ou o que deixamos de produzir neste ano é uma questão particular de cada um de nós, mas do ponto de vista cristão, é muito importante até porque a santa Palavra afirma que de tudo que fizermos daremos contas ao Pai. Portanto pensemos e avaliemos o nosso comportamento e desempenho, e aproveitemos para fazer o melhor pra Deus nos dias que Ele nos oferecerá em 2011. Infelizmente em nosso meio existem muitas pessoas que são apenas espectadoras da Palavra de Deus, da pregação do evangelho e dos louvores gospel, e não levam o evangelho a sério, causando ostracismo religioso e colaborando para a inércia que acontece em algumas igrejas evangélicas. Que evangelho você está vivendo? Em quem está assegurada a sua fé? Jesus ao ser procurado pelo sábio escriba Nicodemos, respondeu-lhe sobre o novo nascimento e disse-lhe: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” Jo 3:3. Depois em outra ocasião respondendo a pergunta de alguns gregos que queriam o conhecer mas que não tinham interesse em mudarem o seu modo de viver disse-lhes: “Na verdade, vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” Jo 12:24. Façamos uma breve reflexão do assunto proposto: Quais seriam as causas que levariam muitas pessoas a não se converterem e serem meros espectadores do evangelho? 1º – a principal causa é a soberba (orgulho excessivo; arrogância; altivez; presunção de ser mais e saber mais de que outros). 2º - Podemos ver isso na queda de Lúcifer e a queda do homem. Em Is 14.13 vemos Lúcifer almejando ser como Deus, Soberano, Independente, ou seja, a criatura querendo ser independente do Criador, seguindo a sua própria vontade. Em Gn 3.4-5 vemos a tentação tocar o coração de Eva, “sereis como Deus”. Eva tomou do fruto e deu também a seu marido e ele comeu. Ai vê-se o desejo de ser independente. 3º - A soberba se dá por muitas características: desejo autoritário de reinar e ser destacado entre todos; desejo de comandar seus próprios caminhos, impulsos e sentimentos sem levar em consideração Deus e os outros. Da soberba vem o adjetivo - orgulho, que é o fruto de um coração doentio, que faz um conceito muito elevado de si mesmo, amor próprio. O orgulho é a ambição de viver em busca de prestigio por motivos egoístas. Cont...
Conclusão: vemos muitas coisas que o Senhor abomina, mas em relação a soberba pode-se dizer que é a causa principal da não-conversão, pois em Tg 4.6 está escrito: “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Nunca devemos esquecer da graça de Deus, pois ela liberta o pecador, dando-lhe a vida eterna, ela liberta do engano, das trevas, da ignorância (2 Pe 3.18) – Pela graça somos justificados (Tito 3.7) – Pela graça somos salvos (Tito 2.11, Hb 4.16) pois a graça é impagável, levando em conta somente o amor de Deus. A Graça vem pela misericórdia de Deus sendo levada aos homens pelas Boas Novas do Evangelho e é ela quem leva a transformação ao homem através da Palavra de Deus. Portanto meus amados irmãos vivamos de modo digno do evangelho, “não nos conformando com este século mais sendo transformados de glória em glória”.

Um ano novo muito abençoado para todos nós!

Pr. Manassés Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário