segunda-feira, 18 de julho de 2011

Perdão e comunhão

Desfrutando do poder do perdão

“[...] sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou”. (Efésios 4.32.)

Na Bíblia, a palavra grega traduzida como perdoar traz o significado de cancelar ou remir e, em nossa vida, o perdão tem valor essencial para nosso bem estar interno, pois é um ato importante para a saúde do espírito.

Deus, em sua infinita graça e misericórdia e conhecendo nossa necessidade de cura espiritual, enviou seu próprio Filho para nos remir de todo pecado e dar-nos o perdão que não conseguimos por nossos méritos e capacidade humana. E é o perdão que temos através de Cristo, que nos leva ao Pai.

Assim como o pai perdoou o filho que havia deixado sua casa e gastado todos os seus bens – "parábola do Filho Pródigo" (Lucas 15.11–32), Deus também nos perdoa porque deseja que estejamos sempre em sua casa, desfrutando do seu amor e cuidado.

Mas por mais lindo que seja o ato de perdoar e o quanto podemos traduzi-lo em belas palavras, ele está longe de ser uma atitude fácil. Aliás, ele é difícil porque somos seres ainda muito imperfeitos e carregamos sentimentos que dificultam relacionamentos, como orgulho e egoísmo. E ele se torna ainda mais difícil quando a necessidade de perdão surge nos relacionamentos mais importantes da nossa vida.

Há alguns meses uma situação inesperada e que nem sei explicar afetou um dos meus relacionamentos, mas o poder do perdão foi mais forte que a dor da rejeição e a sensação de perda. O perdão foi forte o suficiente para trazer de volta a comunhão abalada. Ou seja, aprendi que, por mais difícil que seja, o ato de perdoar carrega consigo o poder de Cristo, um poder do qual não podemos abrir mão, pois ele restaura, liberta, traz esperança e cura.

Isso faz-nos pensar que se a atitude de não liberar perdão pode danificar um relacionamento com pessoas que amamos, quanto mais nosso relacionamento com Deus, nosso amor maior, Pai e Criador. Por isso não permita que circunstância alguma interfira na sua comunhão com seus familiares, amigos, pessoas queridas e muito menos no seu relacionamento com o Senhor que cuida de você. Perdoe, ame e receba o perdão de Deus que cura suas feridas e te liberta de todo mal.

Lembre-se: o perdão também é prova de crescimento e maturidade espiritual. E, por amor, Jesus nos ensina preciosa lição em Mateus 6.14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas".

Seja livre pelo poder do perdão. O perdão é a marca de Cristo em nós!

::Por Denise Tomaz de Souza

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em SJP – PR
Fonte: Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário