terça-feira, 27 de março de 2012

Você sabe cuidar do seu dinheiro?


O consultor financeiro conhecido como “Diogo e Sua Grana” fala sobre a importância do planejamento

Um dos principais problemas da vida financeira do brasileiro é o fato de não saber administrar a renda. Diogo Gonçalves, especialista em finanças e negócios, explica que um dos erros mais recorrentes da população é não saber organizar o seu orçamento. “O que mais percebo é que a maioria das pessoas não sabe nem o quanto ganham, quanto menos o tanto que gastam”, afirma.

Para resolver esse tipo de problema, Diogo sugere a utilização de uma planilha de controle, em que deve constar toda renda que você arrecada mensalmente, e também gastos fixos e previstos. “O princípio básico da administração financeira é gastar menos do que você ganha. Para isso, é necessário saber, de forma clara, o quanto você ganha e gasta mensalmente. E como saber? Fazendo um controle. Pegue um caderninho e uma caneta e anote”, ensina.

Diogo criou uma planilha específica para auxiliar pessoas com dificuldade na área financeira. Já foram distribuídas mais de 2500 planilhas para homens e mulheres de diferentes classes sociais. Ele defende a ideia de que a administração financeira não é apenas para indivíduos de baixa renda. A estabilidade financeira pode ser alterada, por isso é fundamental poupar e se organizar.

Muitos usam o valor do salário como desculpa para as dívidas ou a falta de dinheiro para o lazer, mas Diogo desmitifica essa ideia ao informar que a falta de planejamento é o grande vilão da história. “Conheço uma pessoa que falava assim: hoje ganho R$ 1.500,00, mas se ganhasse R$ 2.500,00 minha vida se resolveria. Hoje essa mesma pessoa ganha 7 mil reais e ainda assim não consegue guardar nem 500 reais por mês. Isso é prova de uma falta de educação financeira”, conta.

“Quem consegue juntar dinheiro recebendo pouco, também saberá guardar quando receber muito”, ressalta. Essa dica é um princípio bíblico”. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito”. (Lucas 16.10)

Se você não sabe como começar a organizar o seu dinheiro e deseja adquirir uma planilha desenvolvida por “Diogo e sua Grana”, entre em contato pelo Twitter: @diogoesuagrana

:: Érica Fernandes e Thaís Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário