domingo, 13 de maio de 2012

Valores que importam


Século XXI, pós-modernidade, tecnologia. Quanto mais rápido e de forma mais prática as necessidades forem supridas,  melhor. Quanto menos tempo se perde, melhor. Rapidez, “os fins justificam os meios”, direitos reivindicados e exigidos, quanto mais se tem mais se quer. Assim vai a sociedade. Esse é o curso que se segue. “Novos” valores. Dias delicados para a Igreja do Senhor Jesus. Delicados porque a correnteza é forte demais. E, infelizmente, muitos têm se deixado levar por ela.

No capítulo 16 do Primeiro Livro de Samuel, vemos um momento decisivo na história. Deus escolhe um novo rei e estabelece uma nova era. O profeta Samuel recebe uma ordem: “vem, enviar-te-ei à casa de Jessé, o belemita; porque dentre seus filhos me tenho provido de um rei.” (1 Sm 16.1b) Mas agregados a esse comando estavam lições importantíssimas, que, nos dias de hoje, são absolutamente fundamentais para a permanência da essência da Igreja de Cristo.

Deus sabia quem era o escolhido para ocupar o trono, afinal, Ele, o próprio Deus, o havia escolhido. Davi foi encontrado pelo Senhor no meio daquela geração. Deus o amou por sua essência, chamando-o de “homem segundo o coração de Deus”.

No entanto, perceba que Deus não disse a Samuel: “vai e unge Davi”. Se isso tivesse acontecido, Samuel não perderia algo que, atualmente, lutamos tanto para ter: TEMPO. Samuel iria direto ao assunto. Porém, o comando de Deus foi proposital, porque era necessário entender que o TEMPO é um aliado e não um inimigo. Não precisamos lutar contra ele, e sim deixá-lo cumprir o propósito de Deus em nós.

Ao se deparar com o irmão mais velho de Davi, Samuel afirmou convicto: “certamente está perante o Senhor o seu ungido.” (1 Sm 16.6) Claro que teria que ser aquele homem forte, alto, robusto, dentro dos padrões da sociedade e da época! Claro? Para os homens, sim. Mas para Deus, NÃO. “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”

O TEMPO nos permite ver que os valores de Deus não são os nossos. E é tempo de a Igreja de Cristo se voltar e se apegar à essência do Evangelho, em dias tão perigosos. Quais valores realmente importam? Ao invés de rapidez… calma, para ouvir a voz mansa e suave do Espírito Santo, que nos guia a toda verdade, para tomar todas as decisões em nossas vidas. (Jo 16.13) Em vez de direitos reivindicados e exigidos… o amor que não busca os seus interesses, antes se dispõe a suprir as necessidades alheias. (1 Co 13.5) Em vez de querer sempre mais… buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, para que tudo mais seja acrescentado. (Mt 6.33)

A Bíblia diz que o povo perece porque lhe falta o conhecimento. (Os 4.6; Is 5.13) Para que não sejamos levados pela correnteza, há um único meio de estabilidade: estarmos firmados na Palavra de Deus. Quanto mais conhecermos da Palavra, menos vulneráveis nos tornamos, mais conhecemos o caráter do nosso Deus, e mais úteis seremos para a expansão do Seu Reino. Para que não pereçamos em nossos dias… É tempo de conhecer mais da Palavra! Conheçamos e prossigamos em conhecer ao nosso Deus! (Os 6.3)

 Nathalie Kollen

Nenhum comentário:

Postar um comentário