quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mensagem Pastoral: "Conhecimento ignorado, insucesso, morte, perda de reino e invasão do país”


Texto: Daniel 5.1-31  

Esse capitulo conta a historia do rei Belsazar que segundo estudiosos, era filho de Nabonido e neto de Nabucodonosor. Assim como muitos de nós, ele ignorou o conhecimento da Palavra e pecou contra Deus. Ele tinha acesso e conhecimento do testemunho que seu avô dera no passado, pois esse documento fazia parte dos arquivos do império, para que todos tivessem acesso e evitassem que o mesmo erro fosse cometido; mas preferiu ignorar. Os reis no mundo antigo eram conhecidos por seus banquetes exagerados. Nessas festas, normalmente aconteciam grandes orgias e bebedeiras. O capítulo começa com um grande salão de festas e um jantar para mil convidados Mas o momento era totalmente inadequado. Enquanto Belsazar bebia com seus convidados, do lado de fora, o exército de Ciro mantinha a cidade cercada. Talvez o rei Belsazar tivesse confiando na fortaleza dos muros da Babilônia que eram conhecidos por serem invulneráveis e invencíveis. Com quase 120 metros de altura e 30 metros de largura, tão largos que seis carros da época podiam correr lado a lado, no topo dos muros. Num momento em que eram requeridos planejamento e preparação, Belsazar pensava unicamente em festas e bebedeiras. É nesse contexto que pretendo alertar aos amados, pois estamos vivendo uma época em que o evangelho para alguns tem se tornado mais um encontro social de que uma realização de compromisso com a Palavra de Deus apesar de conhecê-la. O QUE CONHECEMOS DE DANIEL, E O QUE SERÁ QUE FEZ A DIFERENÇA NA VIDA  DELE?  Daniel era um jovem de linhagem real, de origem nobre. Tinha em torno de dezesseis anos quando foi cativo para Babilônia. Daniel nasceu para o sucesso e seu nome refletia os ideais de Deus: “Deus é meu Juiz”. Estou seguro de que Daniel é um verdadeiro modelo de vida para todos nós, e de que precisamos abandonar o tendencioso mundo que a visão é seguir modelos da moda, do trabalho, da música, do esporte, etc. É NOTÓRIO QUE SOMOS O REFLEXO DAQUILO QUE CONTEMPLAMOS DIARIAMENTE. Ele sentiu na própria pele as amarguras do cativeiro babilônico, e poderia ter perdido todas as suas referências morais e espirituais, mas manteve-se firme.  Ele não era mais que um jovem ao ser levado para a Babilônia, ele fez a diferença no seu tempo. A VERDADE É QUE DEUS CONTINUA CHAMANDO JOVENS COMO DANIEL, DESTEMIDOS E LEAIS PARA A MISSÃO DE SEREM MISSIONÁRIOS. Os jovens de hoje podem ser missionários no meio dos seus amigos descrentes.  Daniel foi um dos jovens mais influentes do Antigo Testamento. Foi à pessoa mais poderosa dos impérios, Babilônico e Medo-Persa. ONDE ESTAVA O SEGREDO DE DANIEL?  COMO ELE PÔDE SUPERAR TANTAS CRISES DE PROPORÇÕES ENORMES? (6:10). O segredo de  Daniel estava na oração três vezes ao dia. Era seu costume orar três vezes por dia. E aqui não estamos falando das orações que antecediam as refeições. Daniel desenvolveu uma profunda intimidade espiritual com Deus.  CONCLUSÃO: Como está a sua vida de comunhão com Deus? Quanto tempo Você tem investido no seu relacionamento espiritual com Deus? Quanto tempo você tem reservado para escutar a voz de Deus cada manhã? Você está começando cada dia com Deus? Deus quer começar cada dia com você!
No amor de Jesus, Pr. Manassés Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário