POPULAÇÃO: 22,5 milhões.
CAPITAL: Damasco.
MOEDA: Libra síria.
GOVERNO: República presidencialista (ditadura militar).
A história da Síria tem sido duramente marcada por conflitos políticos e civis. Desde sua independência em 1946 – quando se tornou uma república parlamentar, entre as décadas de 1950 e 1970 – com uma série de tentativas de golpes militares, e desde 1970 quando passou a ser governado pelo presidente Bashar al-Assad em um regime ditatorial, motivo dos confrontos atuais, iniciados em março de 2011.
Desde o início dos protestos, mais de 27 mil pessoas foram mortas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), e centenas de milhares estão refugiadas. Precisamos orar pela paz, que ainda está distante do país, principalmente na capital Damasco. Nas últimas semanas, os atentados se multiplicaram em Damasco, apesar das medidas de segurança tomadas pelo regime, que não consegue conter as manifestações. Os atentados mais comuns têm ocorrido em carros e motos bombas na frente de mesquitas e centros das cidades.
Mesmo com as duras retaliações do governo, e ataques sangrentos do exército sírio, os protestantes saem às ruas com gritos de liberdade como: “Síria, uma revolta de dignidade e de liberdade.” Há meses a União Europeia (UE) tem insistido para que Assad dê lugar a um governo de transição. Mas o confronto continua e nós precisamos clamar, pois a situação humanitária é crítica e, de acordo com o chefe da ajuda humanitária da ONU, 2,5 milhões de sírios podem estar em situação de necessidade.
Desafios de Oração
Clame ao Senhor pela paz no país. O papel da Síria no Oriente Médio tem sido conturbado nas últimas décadas, e uma paz duradoura no Oriente Médio não pode ser alcançada sem a participação da Síria.
Ore por renovação das tradições. Poucos cristãos gozam de liberdade e estabilidade, a maioria é árabe, mas há também uma grande comunidade armênia. Os cristãos estão concentrados nas cidades, mas encontrar moradia e emprego é cada vez mais difícil devido à discriminação – 75% da população é muçulmana e 10% cristã.
Ore pelo crescimento do Cristianismo. A discriminação tem diminuído pela emigração contínua. Graças a Deus pela misericórdia sobre os sírios e sábia liderança das comunidades cristãs, clame para que essas igrejas floresçam cada vez mais.
Ore para que todos os crentes tenham profundo desejo de crescer em santidade e extensão. A presença protestante é pequena, mas crescente. Existem evangélicos na maioria das cidades, mas raramente em cidades menores. O crescimento só pode ocorrer se mais líderes receberem formação teológica, os sinais são de que muitos estão dispostos. Ore para que os crentes possam reencontrar o zelo e a fé da Igreja de Antioquia (Atos 11.26).
 FONTES: INTERCESSÃO MUNDIAL E G1