quarta-feira, 2 de abril de 2014

TOMANDO A DECISÃO DE VIVER DE MODO DIGNO DO EVANGELHO



Gálatas 2.19 - 21. Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus, já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

       Antes de falarmos a respeito do texto escolhido e da vida e testemunho de seu escritor, falarei sobre as origens de "SAULO DE TARSO" e da cidade de seu nascimento. "TARSO", que em suas descrições históricas era uma cidade de fronteira, um lugar de encontro do Leste e do Oeste, e uma encruzilhada para o comércio que fluía em ambas as direções, por terra e por mar, possuía uma preciosa herança, pois os fatos e as lendas se entre mesclavam, tornando seus cidadãos ferozmente orgulhosos de seu passado, tinha uma filosofia de grandes destaques. Seus filósofos eram quase todos estoicos. As ideias estoicas, embora essencialmente pagãs, produziram alguns dos mais nobres pensadores do mundo antigo. Pois bem, tomando como base essas informações, vamos observar O ILUSTRE CIDADÃO conhecido e citado "SAULO DE TARSO", em toda sua conduta. A citação de alguém pertencente aquela cidade, era notória pela qualidade tanto de seu comportamento quanto de onde ele vinha. As tradições democráticas da cidade-estado grega de longa data, estavam estabelecidas no tempo de Paulo. A importância da conversão de Saulo de Tarso foi realmente algo impressionante e totalmente verdadeiro. O seu testemunho de vida após a conversão foi extremadamente importante para o crescimento e expansão da pregação do evangelho, ora por palavras, ora por testemunho vivido por ele. No texto escolhido vemos claramente que a conversão verdadeira é aquela em que torna notória a mudança na vida do indivíduo. O Apostolo tinha uma vida totalmente devota ao seu ministério, ele afirmava que não se importava com o que acontecesse em sua vida, porque para ele o mais importante é que exercesse sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo (Fl 1.27, Gl 2.20). Outra bela afirmação do Apostolo Paulo está em (At 20:24, “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”)  É nessa visão que precisamos viver e testemunhar do evangelho de Cristo. Por essa razão é necessário entender que viver por modo digno do Evangelho é uma decisão pessoal, e cada um deve decidir a ter essa relação de vida com o Senhor Jesus, dando testemunho vivo de sua salvação, (Rm 12.1,2). Outro relato importante foi escrito aos Filipenses, onde notamos que Paulo prisioneiro de Roma, tinha seu futuro totalmente ameaçado pela morte cruel através das mãos dos seus algozes. Sua morte era certa, e a qualquer momento. Mas fica claro que para ele, isso era o que menos importava.  Viver ou morrer não era de fato sua preocupação. O que ele queria era viver de modo digno do Evangelho, e ensinar aos seus discípulos a terem essa mesma visão. (Fl 3. 7 - 16). 


COMO VIVER DO MODO DIGNO DO EVANGELHO?

1º - Para obter uma resposta adequada será necessário se fazer uma pergunta? Como tenho vivido diante dos homens e da sociedade? Pois se quero viver de modo digno do Evangelho, minha conduta não pode ser diferente daquela que creio ou prego. Ela precisa ser coerente com a minha confissão, ou seja não deve ser diferente daquilo que evidenciamos na igreja.
2º - Em mensagens anteriores tomei como base a conduta ilibada de Daniel ao chegar na Babilônia e de sua firmeza de caráter mesmo diante de todos os desafios e mudanças em sua vida, que mesmo tendo sua identidade e sua cultura afetada não cedeu aos costumes dos babilônios, porque tinha estabilidade na fé, e sabia o que queria (Dn 1.8). No decorrer de sua história e vivenciado suas qualidades, as quais foram reconhecidas e muito importantes em todas as esferas, seja no governo, seja na sociedade, ou em outro lugar onde ele pudesse estar. Um fato importante a respeito de estabilidade na fé era o que faziam os apóstolos ao voltar às cidades que haviam evangelizado para firmar a fé dos convertidos. Bem diferente dos nossos dias onde apesar de toda afeição ou manifestação de interesse dos líderes, parece que os ensinamentos não fazem mais efeito nas mentes das pessoas. O que observo é que está faltando firmeza doutrinária, estabilidade na fé e ética em nossos dias.

3º - Uma conduta ilibada deve ser vista pelos homens, ou seja, pela sociedade onde vivemos. Uma fé doutrinária e uma vida de estabilidade na fé são testemunhadas diante da sociedade onde por este testemunho venceremos os embates da vida que fazem parte do dia a dia do verdadeiro cristão. O apóstolo nos convida a lutar pela fé do evangelho confirmando o testemunho pessoal, isso seria uma boa combinação entre evangelismo e  pregação, e uma verdadeira demonstração de mudança de vida, e amor pelas almas perdidas. Para vivermos de modo digno do Evangelho é preciso fazer mais do que apenas proclamar o evangelho, mas também defendê-lo, sustentando e vivendo sua verdade. (Fl 1 – 29, 30 Pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis que está em mim).


No amor de Jesus Cristo,
Pastor Manassés Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário