Foto: Internet
Foto: Internet
Ao ler o livro de Daniel, nos deparamos com uma pessoa agindo na contramão do ambiente. Daniel não tinha nenhum estímulo humano para buscar a Deus. Nada, absolutamente nada na realidade ao seu redor era animador.
O clima era seco, frio e hostil. Ele vivenciou acusação, difamação, críticas, falsidade, mentira, manipulação, hipocrisia, tudo isso estava diante dos olhos dele rotineiramente. Mas diz a Palavra que “Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro [...]” (Dn 1.8).
Essa atitude me fez lembrar as famosas miçangas “furta cor”. Elas são conhecidas por combinarem com tudo. Na foto você pode observar diversas tonalidades, suaves nuances diferentes numa mesma pedrinha. Peças com esse material são fáceis de se adaptar a qualquer visual.
Miçanga “furta cor” é um bom exemplo de tudo que Daniel nunca foi. Ele não se adaptou ao ambiente. Ele teve força para ser o que precisava ser, quando ninguém era; fazer o que devia fazer quando ninguém fazia. Buscar a Deus quando ninguém buscava! Daniel era uma pedra de difícil combinação no visual babilônico.
Em nossa caminhada, às vezes não encontramos nenhum estímulo para obedecer ao Senhor, além do próprio Deus. O mundo caminha para um tempo de relacionamentos humanos cada vez mais superficiais. Ninguém tem tempo para pensar no próximo uma vez que a correria enfia as pessoas num mundo cheio de “eu”. Esse é o ambiente deste século. Quem deveria encorajar, ataca. Quem deveria proteger, expõe. Quem deveria amar, fere. Definitivamente, se você esperar um mundo melhor para buscar a presença de Deus, isso é a última coisa que você fará meu irmão.
Nossa decisão deve ser a de entrar e permanecer em Deus, por causa dele e somente por Ele. E assim seremos uma pessoa melhor num mundo mau. Com grandes chances de tornar o pedacinho desse mundo em um lugar melhor. Foi assim com Daniel.
Por toda a Babilônia, havia um caos espiritual. Para os israelitas, além do fator espiritual havia o caos político-social. Mas perto de Daniel, a presença de Deus operava profundamente no coração do Rei e o profeta inicialmente perseguido fora honrado.
Que possamos ter um Daniel dentro de nós. Buscando a Cristo, por Cristo, ainda que nada mais ao meu redor revele Cristo.
::Thais Monteiro,lagoinha.com