“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”(Romanos 12.2)
Foto: Internet
Foto: Internet
Existe algo na virada de ano que é fantástico: aquele mistério, aquela sensação na contagem regressiva que gera dentro de nós uma novidade, alguma coisa boa está prestes a acontecer… Por isso, todo o Réveillon é tão aguardado! Ele é contagiante e nos deixa entusiasmados!
Então, chega o novo ano junto à lista de objetivo que fazemos e as tão sonhadas férias (pelo menos para muitas pessoas). A medida que o ano passa, chega também o cansaço, stress, a rotina… Passamos a buscar menos a Deus, e rapidamente estamos em dezembro novamente, constatamos que quase nada da nossa lista foi realizado. Na maioria das vezes, terminamos o ano cansados e desejosos por um novo ano. Voltamos ao ciclo vicioso de fazer promessas. Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina que, se quisermos viver algo novo da parte do Senhor, que é bom, perfeito e agradável, temos que renovar a nossa mente. Dizem que Ghandi, o pacifista indiano, tem um pensamento mais ou menos assim:
Nossas crenças se transformam em pensamentos
Nossos pensamentos se transformam em palavras
Nossas palavras se tornam ações
Nossas ações se tornam hábitos
Nossos hábitos se tornam valores
e os nossos valores revelam o nosso destino
Antes dele, a Palavra de Deus já nos dizia sobre nos transformarmos através da renovação da nossa mente. Talvez fosse por isso que Deus achou tão importante registrar nas Escrituras a respeito da mente. Tudo começa nela. Deus poderia ter dito para renovar qualquer outra coisa, mas Ele disse para renovarmos a mente, porque ao final, o que pensamos, o que imaginamos, se transformam em atitudes. Se nossas atitudes são boas, ligadas à Palavra de Deus, é certo que experimentaremos Sua boa, perfeita e agradável vontade; mas se nossas atitudes são ruins ou nos deixam frustrados, enquanto não mudarmos nossa maneira de pensar, que afeta nosso jeito de ser, continuaremos a viver assim, ano após ano, réveillon após réveillon do mesmo jeito.
Dois mil e quinze começa com força total! Temos mais 365 dias pela frente. Não vamos nos conformar com este mundo. Para o Brasil pode ser um ano decisivo, pois desde de 2014 muitos estão inconformados com o governo que tem. Não se acomode com que está acontecendo, pensamentos do tipo: “É assim mesmo, nada vai mudar” já explicam por si mesmos: nada vai mudar. Se você e eu queremos um ano da novidade de Deus a nosso favor, temos duas coisas a fazer, de acordo versículo: Não nos conformarmos com o que acontece neste mundo e renovarmos a nossa mente. Assim, poderemos chegar ao final deste ano testemunhando que vivemos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a nossa vida.
:: Jaqueline Sales,lagoinha.com