sábado, 14 de agosto de 2010

Por que surgem os boatos?

A vida de uma pessoa pode ser transformada da noite para o dia por causa de um simples boato. Fofocas, calúnias e intrigas comprometem qualquer ser humano trazendo tristeza, depressão e até um isolamento da sociedade. Mesmo porque até provar que “alhos não são bugalhos”, lá se foram noites de sono e a moral da pessoa envolvida foi por água abaixo. Há casos em que o sujeito demora algum tempo para desmentir um boato ou até mesmo não consegue isso, ficando no prejuízo.

Quantos já não se viram envolvidos em difamações? Por exemplo, como um homem pode provar que não assediou uma mulher sendo que a mesma insiste, falsamente, em dize-lo? Ou como alguém pode provar que é inocente de um roubo visto que um desafeto insiste em acusa-lo? Difícil responder. Ninguém gostaria de passar por situações assim. Existe pessoas que são presas e acusadas injustamente.

Com os evangélicos não tem sido diferente. Nos últimos anos os boatos no meio cristão têm aumentado de maneira assustadora. Pastores, igrejas e cantores evangélicos, que antes não apareciam em noticiários seculares, hoje têm seus rostos expostos na mídia para que todos vejam. São tantas as calúnias, que se perde até a conta. Dizer que o pastor tal morreu, que a cantora tal ficou grávida antes de se casar, que um determinado líder foi pego em adultério, que o cantor fulano se desviou do evangelho e outras pérolas, já são costumeiros no dia a dia.

Foi vinculado na internet, que o Pastor Silas Malafaia, vice-presidente da Igreja Assembléia de Deus na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, teve que desmentir um boato que circulou há algum tempo atrás, envolvendo seu nome. O boato acusava o pastor de ter sido afastado de seu ministério na Igreja por supostas irregularidades. A cantora Aline Barros, no início do ano, foi alvo de outro boato. Ela foi acusada de estar veiculando mensagem satânica através da faixa "Fico feliz". A cantora Cassiane também passou por um dissabor semelhante.

Mas por que isso acontece?


Uma das causas mais graves dos boatos é a inveja. A Palavra de Deus em Provérbios 14:30 diz que “a inveja é a podridão dos ossos”, ou seja, corrói, destrói a vida de quem é invejoso. Por inveja, casamentos são desfeitos, famílias são desestruturadas, amizades são rompidas e vidas são arruinadas por causa do diz-que-diz e a imaginação invejosa de pessoas que não suportam ver os outros felizes.

Outro motivo pelo qual surge o boato é o desejo incontrolável e maligno de fofocar. Isso tem a ver com a “língua comprida”, considerado a maior arma para semear a divisão, a discórdia e inimizades nas igrejas (Tiago 1:26; 3: 5, 6 e 8). É deplorável quando vemos pessoas que ficam esperando uma falha qualquer do seu próximo para detonar a imagem da mesma com rumores, exageros e até calúnias.

O ciúme também dá origem a balelas. Alguns ciumentos não suportam a prosperidade alheia, bem como o sucesso de outrem, isso porque o ser ciumento se relaciona quando se tem falta de segurança, por baixa estima.

Na verdade os boatos têm acabado com a vida de várias pessoas. Não só dos “famosos”, mas de pessoas comuns também. O tempo para abafar a dor deixada pela calúnia é demorado, as cicatrizes ficam para o resto da vida dependendo do grau do problema. Todo e quaisquer tipo de boatos devem ser evitados por aqueles que servem verdadeiramente a Deus. Devemos fugir daqueles que gostam de inventar as coisas, pois mesmo sem querer você também está dando legalidade para estragar a vida de alguém.

O boato é como fogo que alastra destruindo tudo que está a sua frente. A Bíblia declara que tudo que se planta, se colhe. Assim é com o pecado, hoje pode ter acontecido com um conhecido seu, amanhã pode ser você.

Ana Paula Costa
Fonte: http://www.lagoinha.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário