sábado, 7 de agosto de 2010

Uma mensagem aos pais!

Hoje comemoramos mais um Dia dos Pais e nada é mais importante para uma família do que ter um pai que conhece o Deus Todo Poderoso e sabe quais são as responsabilidades que Ele lhe deu. Muitos lares estão sendo destruídos porque os pais não conhecem ou não colocam em prática as suas responsabilidades. Há uma ampla falta de compreensão sobre a natureza da paternidade (Os 4.6). Um pai deve representar a paternidade de Deus para seus filhos. Temos um tremendo chamado diante de nós. Qual tem sido a nossa perspectiva de pai? Temos que transmitir aos nossos filhos os padrões de Deus. Temos que descobrir e colocar em prática o que a Palavra de Deus diz sobre os pais e para os pais.

A responsabilidade de um Pai

Um bom pai conhece o Pai celestial
Um homem não será capaz de entender o que significa ser um bom pai se não conhecer seu Pai celestial. Confiança e dependência de Deus é o que um pai precisa exibir para seus filhos (Jo 20.17).

Um bom pai ama a mãe de seus filhos
A segunda coisa mais importante que um homem pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles. Os filhos têm uma sensação de segurança quando veem isso. As crianças assimilam tudo o que veem, e os filhos observam como o marido trata sua esposa muito do que se imagina. Uma criança geralmente perde o respeito por seu pai se ele não der à sua mãe a consideração e o amor que ela merece (1Pe 3.7).

Um bom pai ama seus filhos
Amar não é comprar presentes. Amar é ser um presente. O amor também significa corrigir, repreender e disciplinar seus filhos se necessário. Amar seus filhos significa estabelecer padrões para eles. Você precisa dar a seus filhos um amor que imprima valores eternos. Você não deve dar ao seu filho tudo que ele quer. Você deve dar ao seu filho tudo que ele precisa.

Um bom pai é responsável por seus filhos
Os pais têm a responsabilidade diante de Deus de criar seus filhos. Deus não deixa o cuidado e a criação de seus filhos para eles mesmos ou para a sociedade. Ele delegou isso a você.

Quanto tempo você gasta com seus filhos? Você de fato os está educando? Para ser responsável por seus filhos, você precisa gastar tempo com eles, eles devem ser uma prioridade.

Um bom pai ensina e instrui seus filhos
Um pai precisa ler e estudar a Palavra de Deus para que possa ensiná-la aos seus filhos.
Ele precisa conhecer as ordens de Deus. É impossível ensinar alguma coisa que você mesmo não aprendeu (Gn 18.18-19). Quando os pais ensinam aos seus filhos os desígnios de Deus, eles aprendem que vale a pena ouvir quem conhece a Palavra de Deus.

Um bom pai treina e disciplina seus filhos
Nosso Pai celestial tem interesse pessoal em nosso treinamento. Da mesma forma devemos pessoalmente treinar nossos filhos. Ao disciplinar e corrigir seu filho, você está dando esperança a ele. Você dará a ele um sistema de valores para a vida inteira (Pv 22.6).

Um bom pai encoraja seus filhos
1 Ts 2.11-12. Mais três responsabilidades de um bom pai: encorajar, confortar e advertir. Filhos precisam de encorajamento. uma palavra de incentivo. Os pais precisam encorajar seus filhos naquilo que eles estiverem tentando fazer mesmo que não sejam perfeitos.

Um bom pai conforta seus filhos
Filhos precisam também de conforto. Você os encoraja quando fazem algo certo ou quando você quer aperfeiçoá-los em alguma coisa. Para ser um confortador, você tem de ser acessível aos seus filhos.

Um bom pai adverte seus filhos
Os pais também advertem ou exortam seus filhos a viverem uma vida correta. É responsabilidade de um pai advertir seus filhos das consequências de se rejeitar a Deus. Se você estiver caminhando nos caminhos de Deus quando adverti-los, eles respeitarão o Deus do pai deles.

Um bom pai não provoca seus filhos
A impaciência e a aspereza dos pais são caminhos para provocar os filhos à ira (Ef 6.4).

Fonte: http://www.lagoinha.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário