quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cooperação financeira

Procurei no dicionário o significado da palavra “cooperar”. Encontrei algumas definições importantes: “Operar juntamente com alguém, colaborar, todos cooperam para o desenvolvimento”, e também os sinônimos da palavra cooperação: ajuda, assistência, auxílio e socorro.

Como está a sua Cooperação Financeira? Você ajuda o próximo ou aqueles que necessitam de ajuda ou cooperação. Como você tem usado o seu dinheiro? Como sempre escrevo em meus artigos, o dinheiro foi feito realmente para gastar! Contudo, com equilíbrio, de forma a garantir uma boa qualidade de vida material hoje, amanhã e, principalmente, no futuro.

Cooperar faz muito bem. Cooperando, você se sente útil para seus próximos e, talvez, até para aqueles que você nunca irá conhecer. Tenha esta experiência na sua vida. Coopere com o próximo. Alguns podem estar pensando: “Quem precisa de ajuda sou eu! Estou cheio de dívidas e não sobra nada no final do mês; aliás, falta e sempre uso o cheque especial.”

A solução desse problema se chama “controle”, para que você viva dentro de suas possibilidades financeiras e não tenha que pagar juros abusivos no cheque especial, ou ser punido ao deixar de pagar o valor total da sua fatura de cartão de crédito.

Não espere o final de ano para começar a cooperar. Invista na ajuda a outras pessoas. Se não tem dinheiro, abra seu guarda roupas e veja quantos sapatos você tem e quantos realmente têm usado. Veja roupas de cama que não estão sendo usadas, toalhas e até móveis e eletrodomésticos. Limpe suas gavetas. Isto lhe fará bem e você estará investindo em outras pessoas.

Agora, avalie com cuidado: certifique-se de que está cooperando com quem realmente necessita. Em minhas consultorias, já ouvi muitos casos de pessoas que estão com problemas financeiros por terem cooperado com pessoas que, muitas vezes nem precisavam.

Cooperar faz bem, e viva sempre em paz com seu dinheiro.

::Erasmo Vieira
Palestrante e Consultor Financeiro Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário