quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Entre o pecado e a salvação




“E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gênesis 3.9)

Todos nós conhecemos a história de Adão e Eva. Desde pequenos somos ensinados sobre a criação perfeita de Deus, Seu jardim e o quanto o primeiro homem e a primeira mulher “estragaram tudo”, tirando de nós a possibilidade de viver de maneira plena uma relação idealizada por Deus muito antes de criar tudo o que existe, transferindo as nós todas as consequências de rebelião do primeiro pecado.

É fácil pensarmos assim e imputarmos toda culpa aos nossos antepassados, quando nos afastamos dEle; ou então pensarmos que faríamos algo diferente em seu lugar. Mas, provavelmente, não. Somos feitos da mesma estrutura passível por escolha de corrupção instigados pelos maus desejos que insistem em nos deformar e nos levar para longe do nosso Criador. Eu sou Adão e você também. Somos falhos e fracos. Precisamos de alguém que nos vista, nos alimente, nos dirija, e mais do que isso, nos salve.

A culpa não estava em comer uma fruta, mas sim na desobediência. A restrição de Deus ao fruto não era um ato malvado, punitivo e nem doentio de um deus que tem prazer na dor de suas criaturas. Era, na verdade, uma prova do Seu cuidado por nós e uma mostra de resposta do nosso amor por Ele. Deus conhecia o melhor para Seus filhos e, de acordo com isso, os instruía. Ele, porém, não impõe Sua vontade. Tendo todo poder, escolheu nos dar a possibilidade de decidir por qual caminho queremos ir. Como Adão e Eva, temos todos os dias oportunidades de decidirmos ouvir a voz da serpente ou a voz de Deus.

Mesmo quando fugimos de Sua vontade e seguimos pela direção errada, Ele sempre está pronto a nos ajudar e retomar às rédeas, com os braços estendidos para nos receber. Apesar da nossa decadência, muitas vezes escolhendo, rebeldemente, o fruto da desobediência, encontramos NEle a esperança de nossa redenção, através do Filho, aquele que sendo Deus, se fez homem, morreu e ressuscitou para nos resgatar de uma rebelião. Apesar da catástrofe que causamos, Ele vem com socorro e solução.

É em Cristo, por Ele e através Dele que tudo se faz novo. Ele é o caminho vivo que nos leva à vida eterna. Apenas Nele encontramos a salvação. Ele é o meio pelo qual Deus nos encontrou e, mais do que isso, para que nós encontremos a Deus.

O Pai hoje te chama pelo nome, te procura e ainda pergunta onde está você? Ele deseja te encontrar, mesmo sendo um maltrapilho, sujo e nu. Não importa. O que o Senhor espera é que, em meio à cruz ou ao fruto, você escolha pelo caminho que te leve mais perto Dele, eternamente.

Aline Lacerda
Blog Minha Vida Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário