quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A vida é feita de escolhas

Ao assistir um anúncio de TV que mostrava algumas situações, a necessidade de sabermos escolher e que por fim enfatizava que sua marca era a melhor escolha, minha mente foi aguçada.

Comecei a refletir e percebi quantas escolhas fazemos no dia-dia: a roupa que vamos vestir, de que forma arrumaremos o cabelo, que sapato que iremos usar, o que vamos almoçar, qual ônibus iremos pegar, qual programa vamos assistir, que livro vamos ler.... e segue a gama de escolhas.

Quando se trata de vida cristã também temos várias escolhas a fazer e essas escolhas fazem toda a diferença. Quando lemos Lucas 10, versículos do 40 ao 42, vemos que Marta escolheu apresentar a Jesus uma recepção calorosa, oferecer a acolhida a altura do hóspede que estava em sua casa pois, para ela, era uma honra receber o Mestre. Entretanto, ela mesma colocou sobre seus ombros uma responsabilidade que não foi capaz cumprir. Isso tornou aquele momento que deveria ser especial, pois o MESTRE JESUS ESTAVA EM SUA CASA, em um momento de muita agonia, irritação, inquietação e murmuração. E aquela presença que deveria trazer alegria, trouxe a Marta desânimo.

Já Maria escolheu não perder a oportunidade de aproveitar aquele momento, que na vida dela seria único. Ela parou tudo e priorizou aproveitar a presença de Jesus, sentar-se aos pés do Mestre para ouvir o seus ensinamentos, comer e beber de sua palavra. Maria entendeu que as demais tarefas eram secundárias e, naquele momento, o que interessava era não perder a oportunidade de estar com o Mestre.

Considerando o texto bíblico que marca esse episódio Marta e Maria (Lucas 10:38-42), podemos destacar alguns pontos e aprender que:

1. Somos frutos das nossas escolhas. O que temos escolhido?
2. Jesus se fazia presente tanto a Marta a Maria, mas apenas uma parou para estar em sua presença. Temos aproveitado nosso tempo com Jesus?
3. Temos dado mais prioridade a nossa particularidade do que ao reino;
4. A murmuração não agrada a Deus. Devemos evitá-la, pois não nos edifica;
5. Nem tudo que pedimos a Jesus é bom para nosso crescimento.

Marta e Maria nos trouxe um exemplo e uma advertência. Não estamos querendo que você escolha a atitude de Maria ou de Marta, o que queremos é que todas as nossas escolhas sejam baseadas em Jesus. Em nenhum momento Jesus repreendeu Marta pelo que estava fazendo, pois ela se mostrou comprometida em agradá-lo, de acordo como está escrito em gálatas 5:12, ser servos uns dos outros. Em contrapartida, também não podemos ser igual a Maria que deixou tudo pra lá. O que queremos ressaltar é a buscar pelo equilíbrio e a conciliação de duas atitudes que nos farão crescer em Cristo Jesus.

Elizângela Santos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário