quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ORGANISMO VIVO!

          

         A Igreja do Senhor não é apenas uma organização, mas um organismo vivo, onde Deus concede a capacidade de crescimento e multiplicação. A igreja tem uma responsabilidade individual e coletiva de frutificar, preservar o ensino, a comunhão, o partir do pão e as orações para que as gerações vindouras permaneçam fiéis e firmes na doutrina (Atos 2.42) e assim sejam multiplicadores da multiforme graça do Senhor (Ef 3.10).
         Deus tem um propósito em tudo o que faz, a Igreja tem uma razão espiritual de existir. Existe para Proclamar, Ensinar, Servir, Comungar e Adorar, (P.E.S.C.A.) honrando assim o Nome do Senhor. Tem também um propósito humano. Um desígnio social – Cuidar dos necessitados, exercendo misericórdia e amor (Lc 6.36; I Jo. 3.17,23). Com relação aos salvos – Existe para edificar, nutrir, aperfeiçoar os que são cristãos (Cl 1.28; Ef 4.12,13). Com relação aos perdidos – Para anunciar o Evangelho, alcançando novas pessoas (At 1.8; Mt 28.19). Wayne Gründem renomado teólogo afirma: “a igreja tem o propósito de manter esses propósitos em equilíbrio.” Segundo Gründem, “nenhum propósito é mais importante do que o outro; nenhum deve ser enfatizado à custa do outro; nenhum pode ser negligenciado”. Igreja bíblica forte é a que mantém esses propósitos em equilíbrio. Se a Igreja extravasa na adoração a Deus, mas, não ensina seguindo os preceitos da Palavra de Deus, seus membros serão superficiais, imaturos e soberbos. Se a evangelização é negligenciada, fica infrutífera, voltada unicamente para si. Se apenas ensina, produz cristãos cheios de conhecimentos, porém, infrutíferos e cheios de si, secos, áridos. Se há dedicação apenas na evangelização, acabará crescendo, porém, sem firmeza doutrinária e santidade pessoal, carnais.
A Igreja do Senhor precisa edificar os seus membros (crescimento através do ensino totalmente convergente com a Palavra de Deus), precisa também avançar (proclamar, evangelizar de acordo com a vontade de Deus). Ela precisa crescer para cima e para frente, sem esquecer quem dá o crescimento (I Co 3.7).
A seara é grande e poucos são os trabalhadores (Mt 9.37), que na maioria das vezes, estão longe tanto da obra como uns dos outros, indicando falta de comunhão, visão, preparo e disposição, etc... Sendo pequenos focos os que se levantam, e essa falta de unidade impede o avanço progressivo e sistemático que é saudável e consistente.
Jesus é quem edifica a Sua igreja (Mt 16.18). É o dono desta edificação. Nós somos o material usado nesta construção. O projeto, a planta, e os recursos, vêm d’Ele, que administra e comanda a obra. Mas são os pedreiros, seus servos, quem constroem. 
Não podemos negligenciar nenhum dos propósitos de Deus para sua igreja, mesmo sendo trabalhoso e, não poucas vezes, incompreendidos, devemos olhar para o consumador da nossa fé (Hb 12.2), que nos dá força para continuar crescendo para frente e para cima seguindo o Caminho (Jesus) que é a verdade e a vida e sem O qual não chegaremos ao Pai (Jo 14.6)

Dos escombros, pedras são selecionadas (Sl 65.4; Jo 15.16) para serem colocadas na parede do templo (Sl 15.1; 24.3; 46.4), mas antes, estas pedras são lapidadas (Is 59.1,2; At 2.37,38). A Igreja que Jesus está edificando precisa ser levantada e precisa também avançar, isto é, crescer para cima (edificando) e para frente (evangelizando).

Observemos o que Jesus nos ordenou e obedeçamos sem reservas, “...a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” (II Tm 4.2). “Ide, portanto, fazei discípulos (avançar, multiplicar) de todas as nações... ensinando-os (edificar) a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28.19-20) “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo” (Atos 9.31). “De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número” (Atos 16.5)


“Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração, sejam agradáveis a Ti, Senhor, Rocha minha e Redentor meu” Sl 19.14


João Cruz – discípulo de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário