domingo, 29 de junho de 2014

O SEU VALOR EXCEDE AO DE FINAS JÓIAS!



A partir deste primeiro texto, quero convidar você a caminharmos juntas pelas Escrituras e extrairmos o máximo possível daquilo que Deus requer e deseja de nós, mulheres virtuosas aos olhos de Deus. Não que os homens não possam também se beneficiar com esse texto afinal ele é baseado na Palavra de Deus.
Sabemos que a mulher nos tempos atuais, tem alcançado várias posições na vida social e no mundo do trabalho, mas percebemos que, como nunca, o valor da mulher tem se deteriorado a cada dia, ela tem sido tratada como objeto e ela mesma tem se comportado como se fosse um. Mas essas mulheres que vemos na mídia, mulheres belas, ricas, inteligentes, glamorosas e até mesmo sofisticadas, não representam nem de longe o padrão determinado por Deus em Sua Palavra. Muitas sonham em ser tão bonitas quanto essas mulheres da mídia, mas precisamos refletir sobre essa aparente beleza que, na verdade, serve apenas para consumo externo, pois com o passar do tempo se acabará e serão substituídas por outras mais glamorosas.
Na verdade, toda mulher deve cuidar da sua beleza, afinal de contas este é um privilégio nosso. Mas a nossa maior preocupação deve ser a de cultivar a beleza que só Deus pode dar. Se você já encontrou o autor da beleza (Deus) você é uma jóia de raro valor. Se você não se sente como uma jóia cintilante é porque precisa ser polida. Somos um diamante em estado bruto, à medida que a Palavra de Deus vai polindo nosso caráter, levando nossos temores e pecados, passamos a refletir o brilho de Cristo em nossas vidas. Na verdade, não é uma questão de como você se sente, mas como Deus quer que você seja.
Se somos capazes de fazer sacrifício por nossa aparência, o que não deveríamos fazer para o nosso interior brilhar? As palavras em provérbios 31.11-30 refletem o padrão de excelência de Deus para uma mulher virtuosa. Pense em você como essa mulher bela aos olhos de Deus. Uma mulher que tem Deus como sua força, uma mulher doadora para sua família, sua igreja para a geração futura e que alcança o coração de outras mulheres através do amor de Cristo. Não pense que esse padrão está acima de nós mulheres, isso não é verdade. O próprio Deus teve o cuidado de revelar o que ele considera lindo em uma mulher, por isso, você e eu podemos ser graciosas aos olhos de Deus. De acordo com Provérbios 11.16a “A mulher graciosa alcança honra...” contrariamente, a mulher sem graciosidade nunca será honrada.
A ideia de Deus, autor de toda beleza, é bem diferente daquilo que eu e você consideramos belo e com certeza diferente da ideia que o mundo tem. O próprio Deus diz em Isaias 55.8a “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,...”.
Medite em Provérbios 31.10-31 e veja os traços do caráter de uma mulher de valor. A mulher virtuosa tem sua vida pautada pela lealdade (v.11), bondade (v.12), alegria (v.13), misericórdia (v.20), diligência (v.21), sabedoria (v.26), ela honra ao Senhor de todo o coração e o teme (v.30). Essas qualidades capacitam a bela mulher de Deus a ser uma jóia de valor. A palavra joia, de acordo com o Aurélio, significa pessoa ou coisa de grande valor. Por sua vez a palavra valor significa importância que a pessoa ou coisa tem por suas qualidades. Portanto, a mulher virtuosa é uma pessoa de grande valor e o seu valor está em suas qualidades.
A lista de qualidades poderia ser maior, pois a Bíblia está repleta de ensinamentos, mas esses já são suficientes, pois com a ajuda de Deus eu e você poderemos nos tornar essa mulher admirável, dia após dia, paulatinamente. Sussurre agora uma oração a Deus e declare a Ele o seu desejo de refletir na sua vida o ideal Dele para você. Sei que desejas o mesmo que eu, ser uma mulher segundo o coração de Deus. Então, comece hoje, dedique o resto do seu dia a Ele (e o resto da sua vida).
O Salmo 90.12 diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de maneira que alcancemos corações sábios.” Como você quer chegar aos seus 70 anos? Você quer ouvir de Deus o que Rute ouviu do seu resgatador? “Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” (Rute 3.11) Rute foi reconhecida como uma mulher virtuosa. Lance um desafio a você mesma e seja o tipo de mulher que Deus quer que você seja! E diga comigo: farei isto porque amo a Deus e quero agradá-lo!

No amor de Deus, 
Josiane Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário