segunda-feira, 9 de junho de 2014

Qual o vírus mais antigo que conhecemos? Qual o vírus que tem ceifado mais vidas? Qual o vírus mais perigoso?




Estava vendo uma reportagem em que se falava dos vírus mais aterradores do planeta: Varíola; Gripe Espanhola; HIV; Ebola; Marburg; Lassa; H5N1; SARS, H1N1; Sabiá; Dengue¹. A reportagem falava nos riscos de cada um, no provável surgimento e a estatística de mortalidade registrada. No entanto, não foi lembrado nem de perto o “vírus” mais antigo e mais letal que existe, aquele que transcende a matéria, que sua consequência atinge não apenas o corpo, mente e coração, mas também o espírito e a alma. Os outros vírus citados na reportagem causam temor e faz com que as pessoas se cuidem para não se contaminarem ou ficarem expostas as ações mortais do vírus.
Há também os vírus cibernéticos, que não foram contemplados na reportagem, no entanto, causam dificuldades nos sistemas de comunicações e se estendem a outros setores ligados a informática trazendo grandes problemas. Mas há um “vírus” que é o pior de todos sendo o mais mortal e perigoso, acima de qualquer outro que exista ou venha a existir, mas infelizmente não é percebido nem tratado adequadamente.
Quando Deus criou o homem o fez perfeito, e por ser perfeito o homem teve a liberdade de escolher entre obedecer ao seu Criador ou se rebelar, não acatando as diretrizes recebidas. Quando o homem deu ouvidos à voz da serpente (Satanás) ele abriu a porta ao mais cruel e mortal de todos os vírus. A contaminação viral foi tal que toda a terra foi corrompida “maldita é a terra por sua causa” Gn 3.17b.
Vários séculos se passaram e este “vírus” se contextualizou, tendo se alastrado de forma sutil e plural, entrando em nossas vidas e fazendo estragos na família, na sociedade, na igreja e por onde quer ele seja recebido.
O “vírus” que não está sendo percebido pelo homem é o PECADO. Temos nos acostumados, igual a uma pessoa que chega a uma sala que esta sendo pintada e depois de algum tempo não sente mais o cheiro da tinta, assim é o pecado para muitos, acostumam-se e começam a conviver com esse “vírus” como se fosse algo totalmente normal.
Quando refletimos sobre isso lembramos o que Tiago escreve em sua carta: “Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” (Tg 1.14-15). O resultado desse “vírus” é o fogo eterno “...apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.” (Mt 25.41b)  e castigo eterno “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mt 25. 46). O pecado é o “vírus” que nos contamina, e não é contraído por circunstâncias difíceis, educação que tivemos, vida de pobreza ou riqueza, ou mesmo pelo diabo quem o disseminou. É como o apóstolo Paulo declarou:  “mas o pecado que habita em mim” (Rm 7.17b)
O Senhor Jesus nos ensinou que esse vírus tem atingido o homem de forma avassaladora. “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância, e a insensatez. Todos estes males vêm de dentro e tornam o homem impuro” (Mc 7.21-23).
Há uma grande possibilidade de alguém ser muito religioso, muito crente, e mesmo assim estar cheio de pecados não tratados e assim distante de Deus “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens” (Mt 15.8-9)  e em risco de morte eterna, precisando urgentemente ir ao médico (Jesus Cristo).
O vírus que chamamos de Pecado, só tem um remédio definitivo e é o próprio Deus quem nos dá a receita: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, PERDOAREI O SEU PECADO e curarei a sua terra.” (II Cr. 7.14) (grifo meu).
O sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário é suficiente para nos sarar e curar deste “vírus” que nos rodeia, é a vacina cuja dose única nos conduz a vida eterna “assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos” (Hb 9.28a).
Se fizermos uma introspecção em nossas vidas à luz da vontade de Deus revelada nas Escrituras, haveremos de saber e perceber se estamos vivendo uma vida que agrada ou não a Ele.
Minha oração e desejo é que vivamos uma vida que honre ao Senhor em todas as coisas e assim estejamos nos alimentando do antídoto deste vírus tão mortal que pode levar o homem para o lago de fogo eterno que não foi preparado para o homem. No entanto, se não atentarmos para o que as Escrituras nos falam e vivermos sem compromisso com Deus, dissolutamente, como se esse vírus não fosse tão mortal, o final não será bom, pois no livro da vida só estará o nome (Ap 20.15; 21.8) de quem foi vacinado pelo sangue precioso de Cristo Jesus e anda de acordo com a Sua boa, agradável e perfeita vontade (Rm 12.1-2) e será herdeiro de todas as coisas boas que Deus preparou para quem Vencer. (Ap 21.7)

Como está sua vida?
Você tem se cuidado para não ser contaminado com o “VIRUS”? Deus te ama e deu a vacina para exterminar esse “vírus”.  JESUS CRISTO!

No amor de Cristo Jesus!
“que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração, sejam agradáveis a Ti, Senhor! Deus meu! e Redentor meu!”

1- Fonte: http://www.enfermagemesaude.com.br/noticias/8850/os-virus-mais-perigosos-do-mundo

Pb. João Cruz 
Discípulo de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário